RECENTES

Receita faz operação no DF para combater fraudadores do IR

A poucas horas do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, a Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam hoje (29), no Distrito Federal, a Operação Risco Duplo, que cumpre mandados de busca e apreensão em oito locais, inclusive residências, ligados a pessoas suspeitas de praticar fraudes contra o Fisco.
A investigação começou há um ano quando a inteligência da Receita identificou três escritórios de contabilidade que, embora de forma independente, promoviam fraudes com características semelhantes. Participam da operação, 18 auditores fiscais e 32 policiais federais.
Segundo a Receita, há indícios de que os contadores e consultores tributários titulares desses escritórios estariam orientando a sua clientela para que “declarassem ao Fisco falsas despesas dedutíveis, a fim de aumentar indevidamente os valores das restituições”.
Eram simuladas principalmente despesas com saúde, previdência privada e educação, que permitiam deduções de até 80% na base de cálculo do Imposto de Renda.
Os contribuintes envolvidos serão intimados pela Receita Federal para comprovar as informações fornecidas.
Segundo a Receita, se os dados não forem confirmados, além do imposto devido, poderá ser cobrada multa de até 150% do imposto omitido. Esses contribuintes também estarão sujeitos às sanções penais previstas para os crimes contra a ordem tributária.

(*)fonte: Daniel Lima / blog doplenario

Nenhum comentário