RECENTES

Análise de Conjuntura


Na manhã do último sábado (27/02), centenas de militantes lotaram o auditório da Câmara Legislativa para assistir à análise de conjuntura feita pelo líder do PT, Deputado Paulo Tadeu; pela Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Arlete Sampaio, e pelo Diretor Nacional do PT, Hamilton Pereira.

Hamilton começou fazendo a análise da conjuntura internacional. Ele lembrou que o mundo ainda vive os efeitos da crise internacional, que eclodiu nos EUA, e destacou a postura da economia brasileira frente à situação: “Graças à atuação do Presidente Lula, a economia brasileira e nfrentou a crise e se conserva vigorosa”, ressaltou.

Hamilton também defendeu a necessidade de uma reforma política no Brasil. “Precisamos trabalhar com objetivos claros para que haja a reforma política e o fortalecimento dos partidos em nosso País”, ressaltou.

Na sequência, a Secretária Executiva do MDS, Arlete Sampaio, fez a análise da conjuntura nacional. Arlete começou sua fala ressaltando a situação turbulenta por que passa a Câmara Legislativa. “O momento é dramático, mas a Bancada do PT tem feito a diferença”, afirmou. “Quero destacar a postura do Deputado Paulo Tadeu, que tem se esforçado para que o povo do DF não enterre esta Casa ”, disse.

Ela destacou que o Governo Lula vem, ao longo dos anos, mudando a realidade do País. “O Brasil avançou. Agora, não podemos aceitar retrocessos”, afirmou. “Hoje somos referência internacional, uma alternativa pós-liberal para o mundo”, disse. “Queremos continuar avançando, para aprofundar a democracia em nosso País. Mas, para isso, é fundamental a construção de uma unidade político-partidária em torno da candidatura da companheira Dilma”, defendeu Arlete.

Em seguida, o Líder do PT, Deputado Paulo Tadeu, fez a análise da conjuntura local. Segundo ele, “para compreendermos o momento em que vivemos no DF é preciso voltar no tempo”. Por isso, o Deputado fez uma retrospectiva, falou sobre a luta da esquerda pela autonomia política no DF e fez menção às trajetórias do ex- Senador, Joaquim Roriz (PSC), e do Governador preso, José Roberto Arruda (sem partido, ex DEM).

“A crise que vivemos é fruto de uma lógica que tem sido sustentada há anos em nossa cidade, a lógica da acumulação e da ganância”, afirmou. “Agora precisamos buscar saídas para que não continuemos agonizando. Para isso, é fundamental que esta Casa assuma suas responsabilidades”, destacou o Deputado Paulo Tadeu.

Também participaram do encontro o Diretor da Anvisa, Agnelo Queiroz; o representante da Esquerda Plural, Reinaldo Goes; o representante do Movimento pela reafirmação do Socialismo (MRS), Marcelo e o presidente da Zonal de Sobradinho do PSB, Moisés Marques.




Fonte: Ísis Dantas

Nenhum comentário