RECENTES

Administração de Sobradinho quer acabar com invasão na DF-440

Há sete anos famílias moram irregularmente em chácaras perto de Sobradinho. A área da Terracap é fiscalizada pela Agefis há três anos. Mas, os moradores não saem.


A invasão fica à beira da DF-440, na parte de terra da estrada, logo depois do Condomínio RK, em Sobradinho. No local vivem 16 famílias. Os terrenos são cercados com arame, têm ligação irregular de energia, placa de identificação na entrada e algumas casas têm até lugar para criar animais.

Uma moradora diz que o genro foi o primeiro a se mudar para o lugar, há sete anos. Mesmo sem ter nenhum documento, ela acredita que a família está em situação regular.

“Já está com sete anos que ele trouxe a família para cá. Ele tem documento, mas começou como invasão. Ele já achou quem compre esse terreno, mas ele não vende”, conta uma senhora.

A equipe de reportagem do DFTV foi até outro terreno. O morador recebeu a equipe no portão. Ele disse que comprou a propriedade há cinco anos de um particular, mas que não estava com a escritura para comprovar.

Mas toda a área é da Terracap. São terras destinadas a chácaras. A Sudesa, Subsecretaria de Desenvolvimento do Solo e da Água, informou que monitora a invasão, e que todas as famílias já foram notificadas pela Agência de Fiscalização (Agefis).

A Administração de Sobradinho diz que a invasão está no local há quase sete anos e pediu à Sudesa e à Agefis que o problema seja resolvido. “Nós vamos fazer um pedido formal a Sudesa para que agilizem esse processo de retirada dessas famílias, e assim regularizem aquela área. E também pedir para Terracap que faça bom uso daquela área”, enfatiza o administrador de Sobradinho Alexandre Yanez.

A Agefis informou que fiscaliza a área desde 2007. Mas só agora as famílias foram notificadas para sair do local. Os moradores tem prazo de 30 dias para recorrer. Quem não conseguir autorização para ficar vai ser retirado.

(*) Por Lívia Veiga / Wesley Araruna

Nenhum comentário