RECENTES

A saga de um democrata


(*)Por Paola Lima/Blog da Paola

Primeiro suplente da coligação do Democratas na Câmara Legislativa, Raad Massouh nunca conquistou a confiança irrestrita do Buritinga. Convocado por várias vezes para assumir o mandato - por força da licença de democratas que assumiam o governo - o distrital nunca era contado como voto certo para o governo nas votações da Casa. Em meio à crise desencadeada pela Caixa de Pandora, Raad chegou a ser cotado para assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, onde seriam enterrados os pedidos de impeachment do governador, à época ainda em exercício, José Roberto Arruda. Sua primeira declaração à imprensa, prometendo ser imparcial, desagradou o Executivo. E ele foi então devidamente despachado.

Apresentou então um pedido de licença médica que o impediria de assumir - a motivação para a desistência do mandato foi o direito de nomear cargos e mais cargos do governo. Em seu lugar, assumiu o segundo suplente, Geraldo Naves. Este, sim, faria o papel difícil de defender o governo.

O fim da história de Naves todo mundo conhece. Mas assim que a vaga dele ficou novamente aberta - com a prisão - Raad reapareceu na Câmara. Nem chegou a tomar posse - o titular Paulo Roriz, mesmo a contragosto, foi obrigado a retornar ao mandato e assegurar a presença de aliados do governador na Casa. Raad foi mais uma vez despachado. Dessa vez, porém, sem acordos. O democrata não conseguiu disfarçar a mágoa. A muitos aliados, disse estar prestes a desistir da carreira política. Ao blog, chegou a dizer que “se soubesse como essa Casa funcionava, nunca teria entrado por aquela porta”. Apesar disso, continuou freqüentando as reuniões e encontros da base governistas durante toda a crise.

Na próxima terça-feira (2), quando a renúncia de renúncia de Leonardo Prudente for oficializada, Raad volta novamente à Câmara. Desta vez, porém, como dono absoluto do mandato que herdou. Poderá agora mostrar de que lado estava.

NR: É importante registrar que o trabalho de base na cidade satélite de Sobradinho-DF feito pelo Raad Massouh e sua equipe é primoroso. Sua determinação assemelha-se a sua vontade política de ingressar na CLDF como titular da cadeira de Deputado Distrital. Vejamos o que acontece até as eleições de outubro desse ano.

Nenhum comentário