name='content'> ]]>

RECENTES

Técnicos estudam ampliações no projeto da Torre de TV Digital



Na foto: Engenheiros Jair Valera, representante do escritório de Oscar Niemeyer, e Hamilton Caeta visitam obras da Torre de TV Digital.

Térreo do monumento poderá abrigar mais opções de gastronomia, comércio e lazer aos visitantes. Inauguração será no dia 21 de abril

“A ampliação será avaliada pelo arquiteto [Oscar Niemeyer], que dará a posição final”Jaime Alarcão Secretário de Obras

Técnicos da Secretaria de Cultura do Distrito Federal se reuniram com representantes de emissoras de televisão, engenheiros do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer e com a equipe técnica da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) nesta segunda-feira (11) para avaliar o andamento das obras da Torre de TV Digital. Durante a reunião foi discutida a possibilidade de ampliar o espaço na parte térrea do monumento. O novo ponto turístico da capital federal está com as obras aceleradas e será entregue no aniversário de 50 anos da cidade, no próximo dia 21 de abril.

O secretário de Obras, Jaime Alarcão, explicou que a sugestão tem como objetivo oferecer mais opções de lazer aos visitantes. “A ideia é disponibilizar um conjunto de lojas no térreo da estrutura para atender melhor os turistas”, afirmou o secretário. “A ampliação será avaliada pelo arquiteto, que dará a posição final”, completou Alarcão. Para ele a prioridade é concluir a obra. “Todas as sugestões e modificações estão sendo feitas agora, mas nossa meta é entregar a torre no dia 21 de abril”, afirmou.

O secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, afirmou que a ampliação do projeto inicial será importante para o local. “Vamos solicitar que Oscar Niemeyer projete um novo espaço que abrigue o Museu das Telecomunicações e também lojas de grife”, adiantou Gorgulho. “Não queremos que a obra seja invadida por barraquinhas, como aconteceu na Torre de TV”, adiantou Gorgulho.

Projetada por Niemeyer, a nova torre terá 150 metros de altura e abrigará os equipamentos das emissoras de televisão para transmissão digital. Apelidada pelo arquiteto como “Flor do Cerrado”, a torre contará com um restaurante, um espaço para exposições e um mirante.

O representante do escritório de Niemeyer, Jair Valera, explicou que a técnica utilizada para a construção acelerou o andamento da obra. “Com o método adotado a torre crescia quatro metros por dia”, explicou. Valera acredita ser viável a sugestão para aumentar o espaço no térreo. “Todas as possibilidades serão avaliadas, mas acredito que a nova torre poderá oferecer mais opções aos turistas do que a ofertada no projeto original” adiantou.

O diretor da Terracap, Luis Antônio Reis, acredita que a torre é uma conquista tecnológica para a capital. Para ele, o andamento da obras é recorde. “Os trabalhos estavam previstos para serem concluídos em 120 dias, prazo agora reduzido pela metade”, afirmou o diretor. “Além da função de transmitir sinais digitais de televisão, o monumento servirá como ponto turístico da capital”, completou.

Texto Jane Rocha/foto Acácio Pinheiro – Agência Brasília

Nenhum comentário