RECENTES

A terapia comunitária conduzida por Nélio Azevedo fez 6 anos





















Fotos: Divulgação

No último dia 02, as 19 horas, na Igreja Bom Jesus dos Migrantes, houve uma confraternização pelos 6 anos de existência do Serviço de Terapia Comunitária gratuita, oferecido a comunidade de sobradinho.

A realização desse evento foi recompensada pela presença de muita gente. O evento foi aberto pela D. Raimunda Bezerra Braga, com o cântico seja bem vindo olê lê. Em seguida o padre Cláudio fez oração inicial. Depois, a deputada Érica Kokay, com quem trabalho, externou sua preocupação com a violência, drogas e expressou a esperança de cada uma descobrir sua força e, assim, poder tornar-se autônomo, sujeito das suas mudanças.

Eu apresentei alguns dados estatísticos da Terapia Comunitária do primeiro ao sexto anos respectivamente: Da quantidade de pessoas que participaram das sessões em cada ano: primeiro 344; segundo 336; terceiro 460; quarto 413; quinto 382; sexto 564; Dados dos transtornos mais freqüentes identificados: 1º) depressão; 2º) conflito conjugal; 3º) perda por morte; 4º) uso de drogas; 5º) violência; 6º) suicidio; 7º) transtornos de ansiedade, etc. Falei também sobre a minha grande preocupação com a redução da violência das ruas e de dentro dos lares, que é um dos meus mais importantes projetos pessoais: trabalhando para informar pessoas sobre as alternativas a ela ? em entrevistas em rádios e TVs, palestras, etc; Participando do núcleo de estudos para acidentes e violências - NEPAV, que tem representantes do Governo, Ongs, e pessoas preocupadas com a escalada da violência como eu; escrevendo sobre o tema e indicando literatura; Externei minha preocupação com a punição física (bater em crianças) que é aprovada pelos adultos. Essa regra é aprovada, em pesquisas, por 85% da população adulta.

O evento foi abrilhantado pela voz e violão do Sérgio Nogueira, um dos melhores cantores de Brasília e pelo som do violino de Ludwig Ritter.

Gostaria de agradecer a todos que compareceram, especificamente, as lideranças comunitárias e religiosas: Pe. Claudio, Raimundo, Jr, Pastora Vane, Bené, Sr. Heles, Álvaro, Fábio, etc.

Nélio Azevêdo, psicoterapeuta, Terapeuta Comunitário e palestrante.

Nenhum comentário