RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA - FERCAL / SOBRADINHO

Ceva Saúde Animal realiza ação gratuita de vacinação contra leishmaniose no Distrito Federal

Campanha já realizou exames sorológicos em 951 cães. Expectativa é que cerca de 2 mil animais sejam imunizados contra a doença

A Leishmaniose é uma zoonose com grande poder endêmico. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 2 milhões de pessoas são contaminadas com a doença.

O Distrito Federal é o segundo Estado brasileiro que mais apresenta infecções humanas com 14,3% dos casos confirmados.  O histórico de incidência da doença está diretamente ligado a Região Administrativa da Fercal/ Sobradinho, área onde o primeiro óbito por leishmaniose foi registrado em 2003.

Campanha gratuita já realizou exames sorológicos em 951 cães - Divulgação

A região constituída por pequenas chácaras e com população carente possui características ambientais que estimulam o surgimento da doença, como a falta de saneamento básico, esgoto a céu aberto, grande número de animais soltos nas ruas, falta de recolhimento sistemático de lixo, criação de aves domésticas nos quintais, entre outros fatores que fazem com que a região reúna uma série de características que estimulam a proliferação do mosquito-palha, vetor da leishmaniose visceral.

Estes fatores fizeram com que a área fosse escolhida para o desenvolvimento da campanha de vacinação em massa dos cães da Fercal/ Sobradinho. A ação gratuita está sendo realizada pela Ceva Saúde Animal em parceria com a Secretária de Saúde do Distrito Federal.

“Os cães são os principais reservatórios de transmissão no ciclo urbano. A única forma de proteger a população é vacinando os animais. Por isso, doamos lotes da Leish-Tec®, única vacina do mercado contra a leishmaniose visceral canina, que serão utilizados para imunizar os cães da região”, explica o Diretor da Unidade de Negócios Pet da Ceva, Leonardo Brandão.
 
Ação está vacinando animais na Região Administrativa da Fercal/ Sobradinho -  Divulgação

Desde o dia 6 de maio, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal vem trabalhado em um inquérito sorológico da população canina. Até o momento já foram coletadas amostras de 951 cães. Apenas os animais soronegativos para leishmaniose estão sendo vacinados com a Leish-tec®. A campanha acontecerá na região até 29 de julho e a expectativa é que até o final da ação cerca de 2 mil cães sejam imunizados.

O projeto tem o apoio dos alunos do curso de medicina veterinária da FACIPLAC, UNICEUB e UNB, que são responsáveis pela conscientização da população, coleta de sangue e vacinação dos animais. Toda as ações são supervisionas pelos médicos veterinários da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. “A receptividade da população tem sido um dos fatores que mais tem entusiasmado os participantes do projeto”, comenta Brandão.

Diante do sucesso da ação, a Diretoria de Vigilância Ambiental está realizando o monitoramento da população canina de três áreas vizinhas a Região Administrativa da Fercal/ Sobradinho. O objetivo é avaliar a capacidade de criação de uma barreira imunológica a partir da vacinação dos cães. “Quanto mais animais forem imunizados, menor será a dispersão da doença, pois os cães da região não poderão ser utilizados como reservatório pelo mosquito por estarem devidamente protegidos”, finaliza Brandão.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma das 5 maiores empresas de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br


Nenhum comentário