RECENTES

CIDADE

Sobradinho completa 57 anos neste sábado (13)

Para comemorar, haverá corte de bolo, ações sociais e shows de rock. Programação vai durar o dia todo, e mais eventos estão marcados para os outros fins de semana de maio

Com eventos gratuitos, a programação para comemorar os 57 anos de Sobradinho começa nesta sexta-feira (12) e vai até o fim de maio.

A comemoração dos 57 anos de Sobradinho contará com corte de bolo, ações sociais e shows de rock. Programação vai durar o dia todo, e mais eventos estão marcados para os outros fins de semana de maio


A comemoração dos 57 anos de Sobradinho contará com corte de bolo, ações sociais e shows de rock. Programação vai durar o dia todo, e mais eventos estão marcados para os outros fins de semana de maio.

A primeira atividade é a exposição Retratos da Cidade, que reúne fotos do Arquivo Público do Distrito Federal e telas de nove artistas locais. As visitas podem ser feitas até o dia 30, na sede da Administração Regional de Sobradinho, das 8 às 18 horas.

No dia do aniversário, neste sábado (13), haverá corte de bolo e ações sociais, como aferição de pressão arterial, ginástica, demonstrações e aulas de judô, jogos e brinquedos infláveis para as crianças. Será no Parque dos Jequitibás, das 9 às 17 horas.

Também no sábado, o estacionamento do Estádio Augustinho Lima receberá shows com bandas de rock da região, das 8 horas à meia-noite.

Para 20 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, está prevista uma força-tarefa para recuperar o espaço de cultura Casa do Ribeirão.

As festividades contarão ainda com cerimônias religiosas. No dia 26 (sexta-feira), ocorrerá um culto em ação de graças na Igreja do Nazareno, às 19h30. No dia 28 (domingo), uma missa será celebrada na Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, às 8 horas.

Origem do nome Sobradinho




A região administrativa foi batizada em alusão ao Córrego Sobradinho, que passa pelo local. A dúvida, no entanto, está na origem do nome do curso d’água.

Na versão popular, o nome surgiu da existência de um cruzeiro de madeira erguido antes de 1850, às margens do córrego, onde pássaros da espécie joão-de-barro construíram ninhos, o que atraía a atenção dos que passavam. Aquele ponto teria ficado conhecido como Cruzeiro do Sobradinho ou Sobradinho do Cruzeiro.

A outra versão adota que, durante as minerações, existia um sobrado no local que servia como referência para contrabandistas de ouro que tentavam burlar o fisco real. O governo de Portugal descobriu e construiu um posto para conter o trânsito ilegal de minério.

Sobradinho foi criada em 13 de maio de 1960 e oficializada como região administrativa em 1967. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2015, a população estimada é de 68,5 mil habitantes.


Fonte Agência Brasilia – Edição Marina Mercante - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nenhum comentário