Implosão de rocha causa novo bloqueio de trânsito no Torto-Colorado
Para a ação neste domingo (24),
serão usadas 3,3 toneladas de explosivos — o triplo da primeira vez
(*) Jade Abreu
Neste
domingo (24), o trânsito na saída norte de Brasília terá alterações pela
segunda vez por causa da implosão de uma rocha na margem da via. Como ocorreu no domingo
(17), a partir das 14h30, o trecho de 5,2 quilômetros entre o balão
do Torto e o do Colorado ficará interditado até o fim da operação, prevista
para durar uma hora.
Trabalhos
de remoção de rocha na margem da via que liga o Torto ao Colorado continuam no
domingo (24).
A detonação
da rocha é necessária para as obras da Ligação Torto-Colorado e
do Trevo de Triagem Norte, que devem desafogar o trânsito na região
norte da capital, onde mais de 100 mil motoristas transitam diariamente.
Para chegar
a Planaltina, a Sobradinho ou aos condomínios nas regiões, o motorista deverá
contornar pelo Varjão, pelo Lago Norte e pelo Paranoá, sentido balão do
Colorado. Essa é a principal rota alternativa.
Outros
caminhos são possíveis, a depender da região administrativa de origem do
condutor. Aquele que estiver em São Sebastião ou no Jardim Botânico, por
exemplo, poderá passar pela barragem do Lago Paranoá, seguindo pelo Itapoã com
sentido ao balão do Colorado.
A
recomendação para quem estiver saindo de Brazlândia é pegar a DF-430 até a
DF-001, que dá acesso ao balão. O trajeto inverso poderá ser feito pelos motoristas
que saírem de Sobradinho ou de Planaltina.
Para implodir
a rocha, serão usadas 3,3 toneladas de explosivos. O número é quase o triplo do
que foi empregado na detonação de domingo (17), quando foi necessária 1,2
tonelada. De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem
do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, a primeira ação atingiu
um terço da camada superficial da rocha — o objetivo é alcançar dois
terços amanhã. “A implosão será maior, por isso precisamos reforçar os
explosivos.”
O diretor
afirma que o trabalho é controlado, pois são feitos estudos para reduzir o
impacto sonoro e de resíduos. Para isso, coloca-se argila em cima da parte que
será implodida. A rocha tem 100 metros de comprimento, 70 metros de largura e 8
metros de profundidade.
Obras do Trevo de Triagem Norte e da Ligação
Torto-Colorado
São dez
obras no Trevo de Triagem Norte, entre pontes, viadutos e túneis, feitas para
distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixo
Rodoviário Norte-Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2. Somadas às passagens
previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003
e novos acessos aos condomínios —, serão 23 intervenções.
No total, as
melhorias vão custar R$ 207 milhões — R$ 146 milhões do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com R$ 51 milhões de contrapartida
do governo de Brasília e R$ 10 milhões da Agência de Desenvolvimento do DF
(Terracap).
A primeira
parcela do financiamento do banco federal, de R$ 10 milhões, foi liberada em
junho. Os repasses serão trimestrais, até o fim das obras — a do Trevo de
Triagem Norte deve estar concluída em 24 meses e a da Ligação Torto-Colorado,
em 17 meses.
Fonte: JADE ABREU, edição: MARINA MERCANTE, foto: Dênio Simões/Agência
Brasília
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