RECENTES

SOBRADINHO: Comunidade será ouvida em projeto para revitalizar Avenida São Francisco, no Grande Colorado



   Consulta aos moradores será realizada no próximo sábado (4) e contará com caminhada pela Avenida e divisão dos participantes em grupos temáticos de trabalho

A Avenida São Francisco é a principal via do Grande Colorado. Quem transita por ela, no entanto, anseia por diversas melhorias. Com o intuito de reunir sugestões da comunidade para o aprimoramento dos projetos de macrodrenagem e integração viária da Avenida, a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) realizará a Oficina de Revitalização da Avenida São Francisco. O evento vai reunir moradores e comerciantes da região do Grande Colorado no próximo sábado, dia 4. A UPSA é proprietária da Fazenda Paranoazinho, onde foram construídos mais de 50 condomínios de forma irregular.

Metodologia

O credenciamento dos participantes para a atividade começa às 9h, no Posto de Atendimento da UPSA, localizado na própria Avenida São Francisco. Eles partem para uma caminhada pela Avenida às 10h. No passeio, moradores, comerciantes e frequentadores da Avenida vão observar diversos aspectos da via e, a partir da avaliação de critérios de qualidade, identificar os principais problemas dela. Os participantes também vão apontar, a partir de um painel de fotos, o que precisa mudar na Avenida e o que deve ser mantido nela. Na etapa seguinte, eles se dividem em grupos de trabalho para discutir temas como conflitos espaciais – qualidade das calçadas e ciclovias, faixas de pedestres, paradas de ônibus – e necessidade de equipamentos públicos. Às 12h30, os grupos apresentam as sugestões desenvolvidas.

Também serão expostos banners explicativos sobre temas relacionados à regularização – problemas ambientais, Termo de Compromisso, projetos urbanísticos, soluções para drenagem na Avenida, emissão de Habite-se, entre outros.

Transparência

Os resultados da consulta serão anexados ao Projeto de Revitalização da Avenida, a ser apresentado pela UPSA à Secretaria de Estado e Gestão do Território e Habitação (Segeth). A Oficina é uma maneira de a UPSA desenvolver um projeto mais alinhado aos anseios da comunidade. As obras contemplarão a rede de drenagem pluvial – hoje, inexistente – e melhorias urbanas, como recuperação de calçadas, postes elétricos, implantação de ciclovias e equipamentos públicos. Conforme estabelece o Termo de Compromisso firmado com o Governo do Distrito Federal, as obras serão custeadas e executadas pela UPSA. O Projeto será colocado em prática após a regularização de 50% dos lotes do Grande Colorado.

A Oficina é a segunda etapa de uma consulta aos moradores, comerciantes e frequentadores do Grande Colorado. Em setembro do ano passado, a UPSA realizou uma pesquisa pública, por meio de lousas espalhadas ao longo da Avenida São Francisco, onde os passantes deixaram sua opinião sobre o que poderia ser melhorado. O desconforto ao transitar pela via e o receio pelo risco de acidentes foram os principais sentimentos apontados na pesquisa.

A UPSA

A Urbanizadora Paranoazinho promove o desenvolvimento, a valorização e a qualidade de vida da região Colorado-Sobradinho por meio de investimentos em regularização fundiária, urbanização e novos empreendimentos social, ecológica e economicamente sustentáveis. Mais Informações: http://www.upsa.com.br/

Serviço

Oficina de Revitalização da Avenida São Francisco
 

·         Data: 4 de junho de 2016
·         Hora: de 9h às 13h

·         Local: Posto de Atendimento da UPSA - Condomínio Jardim Europa II, AE 04, loja 01, Avenida São Francisco, Grande Colorado – ao lado do Supermercado Mais Você.

 
(*) Fonte: Taise Borges

Nenhum comentário