Obras na saída norte de Brasília serão retomadas em maio
DER-DF
garantiu R$ 146 milhões do BNDES para reiniciar as intervenções, que devem
beneficiar cerca de cem mil motoristas por dia
(*) Mariana
Damaceno
Pistas
paralelas serão feitas para desviar o trânsito e não prejudicar a população
durante a obra de reconstrução da Ponte do Bragueto
As obras que
devem colocar fim nos longos engarrafamentos na saída norte de Brasília estão
perto de ser retomadas. Acordo do Departamento de Estradas de Rodagem do
Distrito Federal (DER-DF) com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) garantiu R$ 146 milhões para a construção das pistas do trecho
Torto-Colorado e do trevo de triagem norte. O investimento contará ainda com
contrapartida de R$ 51 milhões do governo local. Segundo o diretor-geral do
DER-DF, Henrique Luduvice, os trabalhos vão ser reiniciados no início de maio.
Estão em
fase de conclusão as assinaturas dos aditivos para alterar informações, como o
prazo de entrega, que ainda será definido. As benfeitorias começaram no segundo
semestre de 2014, mas foram interrompidas por falta de verba em dezembro do
mesmo ano, na gestão anterior. Em 2015, o Executivo local retomou as tratativas
com o banco.
A novidade
deve beneficiar cerca de cem mil motoristas que passam diariamente pelo local,
especialmente moradores de Sobradinho e de Planaltina, além de cidades vizinhas
do DF, como Planaltina de Goiás e Formosa.
Melhorias
As medidas
deverão eliminar problemas antigos, como a necessidade de recorrer à faixa
reversa em horários de pico, de segunda a sexta-feira. O aumento da capacidade
em um trecho da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será resultado
da construção de duas novas pistas — uma em cada sentido —, com três faixas
cada uma. Serão 5,2 quilômetros de ampliação entre o Torto e o Colorado.
O trevo de
triagem norte terá 12 obras, entre pontes, viadutos e túneis, que ajudarão a
distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixo
Rodoviário Norte-Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2. Uma das
intervenções consistirá em duas vias marginais e as respectivas pontes
paralelas à Ponte do Bragueto. Quando as pistas estiverem concluídas, a
passagem atual poderá ser destruída para dar lugar a uma nova. Assim, o
trânsito será desviado sem que a população seja prejudicada. O local, então,
ficará com três pontes.
Somando-se
às passagens previstas na ampliação entre o Torto e o Colorado, serão 23 obras
no total. O atual financiamento com o BNDES inclui também a contratação de
empresa para auxiliar o DER-DF na supervisão das obras.
Conheça os projetos do trevo de triagem norte e o do sistema viário de ligação Torto-Colorado.
(*) Fonte: Mariana Damaceno, Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília
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