RECENTES

Quarta-Feira de Cinzas é dia de pedalar em Sobradinho


Ação da PM, da administração regional e de um grupo de ciclistas garante passeio seguro duas vezes por semana



Ciclistas da região de Sobradinho se preparam para passeio pelas ruas da cidade

Para atletas profissionais e amadores, Quarta-Feira de Cinzas (10) vai terminar com passeio ciclístico em Sobradinho. Os policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, a administração regional e os ciclistas da região atuam em parceria no Pedal Serrano Seguro. A iniciativa ocorre toda quarta-feira à noite, com concentração às 19 horas, no Parque Ecológico dos Jequitibás, na Área Especial 4/5, Avenida do Contorno, Quadra 10/11.

A ação começou na quarta-feira da semana passada e seguiu no fim de semana, quando reuniu cerca de 50 atletas em cada dia. "Além de acompanhar as bicicletas, nós explicamos algumas questões de segurança e regras de prevenção de acidentes", destacou o comandante, major Washington Delfino. No sábado, a atividade tem concentração às 7h30, com ponto de encontro definido até o dia do evento.

O objetivo é proporcionar esporte e lazer com toda a segurança para a comunidade local e a das regiões próximas. Para acompanhar os esportistas são destacados quatro motociclistas da Polícia Militar. "Em atuações como essa, nós dialogamos com a população, fazemos o trabalho preventivo e buscamos identificar as demandas e os pontos críticos e perigosos da área", explicou Delfino.

O administrador de Sobradinho, Divino Sales, informou que foram três reuniões até a definição do projeto: "Trata-se de uma atividade para estreitar os laços entre os moradores e o poder público local".

 Subidas e descidas

Um dos idealizadores do Pedal Serrano Seguro, o empresário Carlos Alberto Cavalcanti, de 53 anos, comemora a iniciativa: "Temos visto vários casos de acidentes envolvendo ciclistas, e toda ação que preserve a integridade do atleta é fundamental".

Segundo ele, o percurso é geralmente de 40 quilômetros, feito em cerca de 3 horas. Não há necessidade de inscrição para participar: basta pedalar em direção ao ponto de encontro estabelecido. "Quem exagerou no carnaval pode aproveitar para queimar o álcool e curar a ressaca", sugeriu Cavalcanti. A única exigência é que as crianças estejam sempre acompanhadas de um responsável maior de idade.

Apesar de a velocidade variar de baixa a moderada, é recomendável ter uma preparação física mínima, segundo os organizadores, uma vez que o relevo de Sobradinho apresenta subidas e descidas que exigem bastante do atleta.

Essa não é a única parceria entre PM e comunidade. Desde 2 de janeiro, o 10° Batalhão de Ceilândia recomeçou o projeto de passeios noturnos — que ocorre desde abril do ano passado e foi interrompido por cerca de um mês em virtude das festividades de fim de ano e das chuvas. Nessa região, os encontros são às 19 horas de terça-feira, com concentração no Setor de Indústria do Setor O, Quadra 1, em Ceilândia Norte.
 
Fonte: Ádamo Araújo- Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Nenhum comentário