RECENTES

COLUNA TEXTOS & TEXTOS - POR GERALDO LIMA


PARA INICIAR BEM O NOVO ANO

(*) GERALDO LIMA
 

 

Pensem num dia bom pra se ficar em casa,

debaixo das cobertas, namorando e tal,

ou lendo um livro, ou ouvindo uma boa música acompanhado de um vinho.

 
Não sei como estava por aí, nesse vasto, vasto mundo,

mas aqui, no Grande Colorado,

fazia um friozinho delicioso nesse segundo domingo de janeiro de 2016.

O céu encoberto de nuvens

(o Sol querendo pôr a cara pra fora, mas nada de as nuvens deixarem),

um vento soprando a música da natureza pra dentro de casa,

deixando a alma leve e o corpo preguiçoso.

 

Levantei cedo,

fui à feirinha do Colorado comprar tapioca na banca do Carlinhos,

como faço todos os domingos

(saudável rotina!)

com o ventinho gelado batendo na cara.

Ah, pensei na hora: vamos valorizar mais, meu caro, esses momentos

 em que a vida se abastece de energia e esperança!

Então fui à banca de revistas do Flamingo e comprei o CD do Caetano

(convertido do vinil que ele gravou no exílio em 1970)

e no som do carro mesmo voltei pra casa ouvindo "If You Hold a Stone".

Quando ele diz "Eu não sou daqui (...) eu sou da Bahia"

as palavras se ressignificam,

ampliam tanto o seu sentido,

é o sentimento de se estar exilado, desterrado, apartado das suas raízes culturais

que vem à tona.

É forte demais.

 
(*) Geraldo Lima é escritor, dramaturgo , roteirista e colaborador do Jornal de Sobradinho.

Nenhum comentário