Pesquise neste blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

INADIMPLÊNCIA: EMPRESAS CORREM O RISCO DE SAIR DO SIMPLES NACIONAL SECRETARIA DE FAZENDA JÁ NOTIFICOU AS 3 MIL EMPRESAS


O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL TEM CERCA DE R$ 20 MILHÕES PARA RECEBER

Mais de três mil empresas do Distrito Federal estão correndo o risco de serem excluídas do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2016, isso caso não regularizem seus débitos. A secretaria de Fazenda já notificou os empresários.

O prazo para as inadimplentes é 18 de dezembro, podendo aproveitar os benefícios do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis).

O Governo do Distrito Federal tem cerca de R$ 20 milhões para receber, juntando todas as dívidas.

Questionamentos

Também até 18 de dezembro, empresários que não concordam com os débitos podem questioná-los em qualquer agência de atendimento da Receita do DF. O documento deve ser dirigido ao chefe do Núcleo de Administração do Cadastro Fiscal.

Micro e pequenas

O Simples Nacional é um regime que estabelece tratamento tributário diferenciado às micro e pequenas empresas em todo o País, com ações como a arrecadação única de impostos e de obrigações acessórias.


OAB/DF: SUBSEÇÃO DE SOBRADINHO TERÁ SEU PRÓPRIO CONSELHO




Subseção de Sobradinho terá seu próprio Conselho

O Conselho pleno da Seccional da OAB/DF aprovou, na última quinta-feira (26), a criação do Conselho Subseccional da Subseção da OAB de Sobradinho, que terá em sua composição 12 advogados titulares e 12 suplentes, além dos cinco membros que formam a Diretoria, e regimento interno a ser aprovado no próximo ano. A decisão foi acompanhada pelo presidente da Subseção, Márcio de Souza Oliveira (na foto, ao lado da Diretoria da OAB/DF), acompanhado de membros da nova Diretoria eleita. Ele classificou a criação do Conselho como um reconhecimento ao crescimento da advocacia na cidade serrana, bem como à complexidade dos temas locais a exigir um maior envolvimento da entidade.


Fonte: OAB/DF

domingo, 29 de novembro de 2015

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: HOMENS SÃO PEGOS COM 13 LITROS DE LANÇA-PERFUME EM SOBRADINHO

(*) Carlos Brant

No começo da madrugada de hoje (26), policiais do Grupo Tático Operacional do 13º BPM (Gtop 33) abordaram três homens que estavam em um veículo na quadra 1/3 de Sobradinho. Dentro do carro foi encontrado um galão contendo 13 litros de lança-perfume, além de 18 comprimidos de roupinol.

Segundo os detidos, o material havia sido comprado por 500 reais e seria revendido em Sobradinho pelo valor de 5 mil reais. Os homens foram conduzidos à delegacia da área e autuados pelo crime de tráfico de drogas.

Participaram da ocorrência: sargento Silvan, cabo Cláudio Paiva e soldado Márcia.


(*) Fonte Carlos Brant/PMDF

REGIÃO NORTE DO DF/BOLETIM DE OCORRÊNCIA: PMDF IMPEDE SEQUESTRO RELÂMPAGO EM PLANALTINA






(*) Fabio Evangelista

Três homens sequestraram uma mulher e a colocaram no banco traseiro do veículo, por volta das 00h15 desta sexta-feira (27), mas foram impedidos por policiais militares da Rotam e do BPRv. A vítima, de 25 anos, foi abordada em Planaltina pelos bandidos que usavam um simulacro de pistola. Uma testemunha acionou a PMDF.

O carro, com a vítima e os suspeitos, foi visto na DF 128, no sentido Planaltina de Goiás, e foi seguido pelas viaturas da Rotam.

Quando passaram pelo posto do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), os suspeitos ignoraram a ordem de parada dada pelos policiais e perderam o controle do veículo após passar em cima da cama de faquir. O automóvel colidiu com uma viatura da PMDF antes de parar.

Os suspeitos foram conduzidos à 16ª DP para o registro do flagrante. Varias pessoas de Sobradinho afirmaram que foram vítimas do trio. A mulher foi socorrida pelo corpo de bombeiros e conduzida para o Hospital Regional de Planaltina com dores no pescoço.
Participaram da ocorrência os sargentos Mauro Nobre e César Campos, o cabo F.Neto e o soldado Evangelista.


(*) Fabio Evangelista/PMDF

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: MENORES SÃO APREENDIDOS COM ARMA DE FOGO, APÓS PRATICAREM ROUBOS EM SOBRADINHO II.




Por volta de 1h de sábado, 28/11, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho apreenderam dois menores, um de 16 e outro de 13 anos, por roubo a transeunte na AR 12 de Sobradinho II. Com a dupla os policiais localizaram um revólver calibre 38, com duas munições intactas e um celular produto de roubo.

A equipe do GTOP-33 composta pelos sargentos F. Carvalho, Sevilha, cabo Eduardo Souza e soldado Lacerda realizava patrulhamento na AR 12 de Sobradinho II, quando foi acionada por uma vítima de roubo. A vítima disse aos policiais que dois indivíduos de bicicleta, um deles armado com uma arma de fogo, teriam roubado seu celular Moto G e seguiram em direção a AR 13 de Sobradinho II.

Os policiais deslocaram até a AR 13 e depararam com os dois indivíduo de bicicleta e anunciaram a abordagem. Um deles tentou empreender fuga dos policiais, porém caiu da bicicleta e foi apreendido. Na revista pessoal foi localizado na cintura do menor que tentou fugir da equipe, um revólver calibre 38 com duas munições intactas e um celular.

Os menores foram apreendidos, conduzidos à DCA e reconhecidos pela a vítima de roubo. Eles foram autuados em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de roubo a transeunte.


Fonte: Claudio Martins/blog Informativo Flagrante

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CIDADE: MORADORES DE SOBRADINHO TROCAM LIXO POR MUDAS DE PLANTAS




Cansado de ver tanto entulho espalhado por Sobradinho, Ilton Correa começou uma ação solitária, que tem ganhado o apoio de outros brasilienses

Quando alguém decide fazer um pouquinho pelo lugar onde vive, o mundo começa a mudar. Pelo menos é assim que pensa o ambientalista Ilton Correa, 49 anos. Motivado pela vontade de fazer algo pela região de Sobradinho — onde nasceu, foi criado e vive até hoje —, ele deu início ao grupo Caridade Verde. A ideia de Ilton de limpar e preservar o meio ambiente em que vive conquistou a simpatia de oito moradores da redondeza. Passados alguns meses, a iniciativa tem surpreendido. Apesar disso, precisa de ajuda e mais colaboradores para seguir em frente.

Há cerca de quatro meses, em uma de suas andanças por Sobradinho, Ilton se surpreendeu ao encontrar uma paisagem que tirava a beleza natural da cidade. “Notei a existência de vários focos de lixo, acúmulo de pneus e sujeira. Resolvi fazer alguma coisa”, recorda-se. Daí em diante, o trabalho se concentrou na limpeza das ruas e na criação de uma área verde. Caixas de papelão, restos de móveis, pneus e sacos abarrotados de lixo deram lugar a mudas de ipê, dama da noite, mogno e tamarindo.

Com a ajuda dos demais integrantes do grupo, Ilton pega sementes e as cultiva até chegar a hora de plantá-las pela cidade. Um terreno público, localizado na Quadra 8 de Sobradinho I, era conhecido pelo acúmulo de sujeira. Por lá, passavam ratos e baratas e o mau cheiro era constante. O local foi limpo pelo grupo de moradores e deu lugar a uma variedade encantadora de árvores e flores.

“No caso dos pneus, eu os recolho pelas ruas da cidade. Guardo tudo na minha casa, corto, pinto e utilizo para proteger as mudas que plantamos”, explica Jamaica, como é conhecido. Funciona assim: os sacos de lixo e entulho são recolhidos e descartados nos locais corretos. Os pneus, que antes acumulavam água e significavam risco para a saúde da população, são retirados das ruas e dos becos da cidade e ganham novo destino. Ao fundo, são feitos pequenos cortes, que evitam a concentração da água das chuvas, sobretudo nesta época do ano.

Em cada pneu, Ilton faz questão de escrever palavras de conforto e frases motivacionais.

A finalidade, segundo ele, é contagiar a população e arrancar sorrisos de quem passar por ali. “Muita gente tem perdido a essência. É importante voltar aos bons sentimentos”, pontua. Paz, saúde, amor e união são algumas das palavras estampadas nos pneus que ganharam nova vida. Alguns deles, inclusive, são recortados e coloridos de modo a formar imagens que podem ser vistas de longe. Em um dos lugares, uma flor feita de pneus acolhe cinco mudas de árvore. No futuro, o objetivo é recheá-la ainda mais com mudas de roseiras.

Corrente solidária – Apesar dos custos, tudo isso ocorre sem nenhuma ajuda governamental. O grupo, composto por costureira, ambientalista, cozinheira, professora, diarista, operadora de telemarketing, entre outros profissionais, tira dinheiro do próprio bolso para colaborar com o meio ambiente. Os recursos, que já não são muitos, logo vão embora. Mas o que sobra, no fim das contas, é a boa vontade e a preocupação com o futuro. Alisson da Costa, 12 anos, acompanhou a ação da última segunda-feira e sentiu-se inspirado. Na ocasião, foram plantadas sete mudas de árvores. Atento, ele viu tudo de perto e quase não piscava. “Eu acho interessante, porque poucas pessoas fazem isso. Quando eu crescer, quero ser metade ambientalista, metade jogador de futebol”, vislumbra.

A professora Lisdaura Cavalcante, 43, também se sentiu motivada a fazer parte do grupo. Atualmente, ela ajuda na divulgação das ações comunitárias desenvolvidas e acompanha cada novo projeto. Antes mesmo de saber o nome de Ilton, ela o viu carregando um monte de pneus pelas ruas de Sobradinho. Curiosa, ela chegou a pensar que o ambientalista trabalhava em uma das borracharias da região. “Eu passava por aqui e via todas as plantas bem cuidadas, via a praça bonita, cheia de pneus coloridos e decorados. Um dia, eu falei com o Jamaica e decidi ajudar”, conta.

Para que o projeto siga em frente, entretanto, é preciso que mais gente abrace a causa. “Mais pessoas precisam colaborar conosco. Ajudar ao outro pensando no meio ambiente é muito bom”, valoriza a professora. Cada um com sua especialidade pode colaborar, a exemplo da cozinheira Ana Lúcia de Sousa, 55. Levando uma vida simples, ela também decidiu entrar na corrente de solidariedade. Na prática, Ana decidiu traduzir seu amor pelos bichos em ações efetivas.


Fonte e Foto: Correio Braziliense

Três são presos com 13 litros de lança-perfume e Roupinol em Sobradinho



Flagrante aconteceu na quadra 3 de Sobradinho.
Remédio é usado no golpe 'Boa noite, Cinderela'.

Três homens foram presos na madrugada desta quinta-feira (26) com 13 litros de lança-perfume e 18 comprimidos de Roupinol – medicamento tarja preta usado para induzir o sono e comumente utilizado no golpe “Boa noite, Cinderela” – no Distrito Federal. A abordagem aconteceu na quadra 3 de Sobradinho.

As drogas foram encontradas dentro do carro que o trio conduzia. Segundo um dos homens, o material foi comprado por R$ 500 e seria revendido por R$ 5 mil. O trio foi encaminhado para a 13ª Delegacia de Polícia e autuado por tráfico de drogas.


Fonte: G1 DF

Publicada lei que determina impressão do voto






A edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial da União traz publicada a lei que determina a impressão do voto da urna eletrônica para eventual conferência. A exigência do voto impresso nas eleições foi aprovada pelo Congresso Nacional na minirreforma eleitoral e vetada por Dilma Rousseff.

No entanto, na semana passada, o veto presidencial foi derrubado, e a impressão do voto foi reinserida na Lei 13.165/15, da reforma política.

A urna eletrônica imprimirá o voto do eleitor, que será depositado automaticamente em uma caixa lacrada, sem contato manual. “O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica”, informa a lei.

A nova regra vai valer a partir da eleição de 2018.


(ABr)

COLUNA TEXTOS & TEXTOS por Geraldo Lima



A REALIDADE IMPLACÁVEL

(*) Geraldo Lima

Então você pensa, vou passar pelo menos um mês sem me deixar abater pela realidade brutal e cinza em que vivemos. Você pensa e age da única maneira que lhe parece possível – alienando-se. E para se alienar assim (um estágio de desintoxicação do veneno que nos entra mente adentro todos os dias, você justifica), deixa de ler os jornais impressos e on-line, de assistir ao noticiário televisivo e de ouvir os programas jornalísticos das rádios. A violência cessa momentaneamente. A fome desaparece da face da Terra num segundo. A corrupção (à esquerda, ao centro e à direita) não deixa rastro nem catinga. Todos os protestos, seja de que natureza for, calam-se. Não se ouvem mais as asneiras ditas por âncoras e comentaristas nos telejornais. A realidade, como num passe de mágica, suaviza-se como se nunca houvesse sido deformada pela rugosidade da alma humana.

A sensação de paz e saúde mental parece que vai durar para sempre. E você deseja de fato, do mais fundo do ser, que ela dure para sempre. Mas tudo (você logo descobre) é ilusão. Ninguém pode estar protegido, em sua redoma de vidro ou aço, contra os desencantos da realidade.

E essa tão desejada imunidade à realidade brutal dura até o momento em que você vê o BOPE agredindo e prendendo professores no Eixão Sul, em Brasília, durante um protesto da categoria em greve. A imagem é tão chocante que você sucumbe à força do pessimismo: depois dessa violência contra os educadores, todas as esperanças de que o país sairá da lama do atraso através da Educação estão mortas. Chegamos ao fundo do poço, você conclui, e procura voltar correndo para sua redoma. Mas antes que você chegue, outra tragédia barra a sua passagem – a lama que invade os arredores de Mariana, destruindo casas, meio ambiente e vidas humanas.

O rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco leva destruição e pânico ao distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, é o que dizem as manchetes dos jornais, e por mais que você se esquive, as palavras sujas de lama e morte batem direto na sua cara e na sua consciência. Diante das imagens de destruição e desespero, seu coração se comprime de dor e impotência ao mesmo tempo. Como se isso não bastasse, constatam, dias depois, que o Rio Doce está oficialmente morto. Com esse nome, que nos acaricia a alma e o paladar, o destino que a ambição dos homens lhe reservou nos soa ainda mais amargo. A notícia de que mais um rio está morto, neste cenário de crescente escassez de água que aflige o planeta, é de nos deixar apavorados.

Então você se indaga, Ainda posso usufruir da tranquilidade da minha redoma de silêncio e paz? E como acha que sim, vai à sua procura o mais rápido possível. Só que a realidade brutal e tosca intercepta, mais uma vez, os seus passos. Você não pode mesmo fechar os olhos nem tapar os ouvidos aos tiros e explosões detonados na capital francesa. O espetáculo é de horror e tragédia. Outra vez, dez meses após o atentado ao jornal Charlie Hebdo, militantes do Estado Islâmico aterrorizam a Cidade Luz, mergulhando-a nas trevas do terror.  Paris é, nesse momento, apenas dor e medo. E aí você percebe que está longe, muito, muito longe da sua ilusória redoma de alienação e saúde mental.  A realidade, banhada em lama tóxica e sangue de inocentes, não lhe dá trégua nem chance de se manter alheio à sua dinâmica pesada e sinistra.

(*) Geraldo Lima é escritor, dramaturgo, roteirista e colabora com o Jornal de Sobradinho.  

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comando do 7º Distrito Naval realiza Ação Cívico-Social na Fercal



O Comando do 7º Distrito Naval, em parceira com o Governo do Distrito Federal, promoverá no dia 28 de novembro, sábado, de 8h às 17h, uma Ação Cívico-Social (ACISO), na Escola Classe Engenho Velho, na região Fercal, localizada em Sobradinho II.

A ação tem como objetivo levar melhores condições de vida para as comunidades carentes. Serão oferecidos aos moradores serviços médicos, odontológicos, atendimento jurídico e psicossocial, além de orientações sobre prevenção ao uso de drogas, reaproveitamento alimentar, oficina de prevenção da obesidade e alimentação saudável. Os moradores também terão acesso ao serviço de emissão de identidade gratuitamente. Para as crianças, haverá atrações infantis e sorteio de brindes.

Serão beneficiados com os atendimentos cerca de 5 mil pessoas da comunidade. Para isso, a ACISO mobilizará 89 militares da Marinha do Brasil em diversas especialidades, tais como: oftalmologistas, nutricionistas, dermatologistas, ortopedistas, cardiologistas, ginecologistas, dentre outros.

Informações:
Local: DF 150 km 12, Escola Classe Engenho Velho, Fercal, Sobradinho II, DF.
Data e Horário: 28 de novembro de 2015, de 8h às 17h.
Contato: helena@7dn.mar.mil.br / (61) 3429-4149 / (61) 3429-4147 / (61) 9551-0865.


Fonte: Comando do 7º Distrito Naval

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ESTELIONATÁRIO LIGA PARA PM E É PRESO



(*) Jairo Souza


Um homem com mais de 100 passagens pela polícia foi conduzido na manhã desta terça-feira (24) para delegacia de polícia, onde assinou um Termo Circunstanciado (TC), e foi liberado. O suspeito foi abordado em Sobradinho. O estelionatário conseguiu entrar em uma residência, depois de tentar em outras duas, dizendo para a moradora que era amigo do síndico do prédio em frente, e de que um homem havia pulado o muro da casa.

A senhora deixou o rapaz entrar e ele começou a procurar o suposto invasor. Depois que adquiriu a confiança da proprietária e de sua filha, se aproveitou de um descuido e quebrou o vidro de uma janela, tentando dar veracidade a história da invasão. O próprio criminoso acionou a polícia militar de seu celular, angariando ainda mais confiança.

A equipe do sargento Araújo e do cabo Brito estiveram no local fizeram uma varredura e nada encontraram. Quando estavam indo embora, o cabo Brito pediu para o sargento perguntar para a dona do imóvel quem era o homem sentado na cozinha, pois estava muito desconfiado dele. A senhora então disse para os policiais que aquele rapaz foi quem viu o suposto invasor pular o muro. Imediatamente os policiais entrevistaram o suspeito que confirmou ser estelionatário e que aplicaria um golpe na família. Diante da situação ele foi apresentado à autoridade judiciária.


(*) Jairo Souza

Nova diretoria assume o Conselho de Pastores Evangélicos de Sobradinho




Além da nova composição da diretoria do COPEV/Sobradinho, o grupo recebe também nove conselheiros que representarão pastores e pastoras da região

Na noite desta segunda-feira (23), o Conselho de Pastores Evangélicos de Sobradinho-DF realizou uma solenidade para a posse do Conselho e Diretoria Executiva do COPEV- Sobradinho, Sobradinho II e Fercal no auditório da Administração Regional de Sobradinho.

Mais de 100 pessoas estiveram no evento para cumprimentar os representantes sobradinhenses escolhidos para a missão de seguir as diretrizes do Conselho do Distrito Federal em Sobradinho, Sobradinho II e Fercal.

O administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, cumprimentou os presentes e destacou a alegria de receber a nova composição responsável pelo Conselho na região até o ano de 2018. “Sobradinho engrandece com pessoas tão dedicadas no Conselho e pode contar sempre com o apoio da Administração Regional de Sobradinho”, completou Divino Sales. Outras autoridades também prestigiaram a cerimônia como o presidente do COPEV /DF, Josimar Francisco da Silva, o coordenador geral, Chancerley de Melo Santana, e o administrador de Sobradinho II e Fercal, Estevão Reis.



Sobre o COPEV

O Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal – COPEV/DF é uma instituição, sem fins lucrativos, criada em 12 de dezembro de 1970, com o propósito de congregar Pastores (as) Evangélicos, de caráter interdenominacional, bem como Evangelistas, Missionários e Presbíteros com funções pastorais recomendados pelas suas igrejas locais.



Diretoria Executiva - 2015

Presidente – Pastor Lisrael Costa
1º Vice Presidente – Pastor Samuel Soares
2º Vice Presidente – Pastor Eri Nunes
1º Secretário – Pastor Samuel Raspante
2º Secretário – Pastor Francisco Araújo
1º Tesoureiro- Pastor Davi
2ºTesoureiro – Pastor Roberto Braz
1ª Diretora de Ação Social – Pastora Ana Sales
2ª Diretora de Ação Social – Pastora Dalva Santos
1º Diretor de Eventos – Pastor Adalgiso Júnior

Conselheiros

1º Conselheiro Bispo José Raspante
2º Conselheiro Pastor Lourival Dias Neto
3º Conselheiro Pastor Paul Robert Phillips
4º Conselheiro Bispo Jonas Bezerra Veiga Filho
5ª Conselheira Pastora Maria do Socorro
6º Conselheiro Pastor Samuel Brito Figueiredo
7ºConselheiro Pastor Jonathas de Sousa Braga
8º Conselheiro Pastor Igor Maçal Ferreira
9º Conselheiro Pastor Isaias



Fonte: Érica Ianuck Léda - Fotos: João Timóteo

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fercal terá Mutirão da Cidadania



Evento que reúne serviços gratuitos diversos está marcado para o fim de semana

No sábado (28), a Fercal recebe a terceira edição do Mutirão da Cidadania. Das 8 às 17 horas, na Escola Classe Engenho Velho, haverá atendimentos médico, odontológico, jurídico e psicossocial; orientação sobre reaproveitamento alimentar e prevenção do uso de drogas; oficina sobre alimentação saudável; emissão de identidade; entre outros serviços.

A ação é promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania e tem o apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Marinha do Brasil, além da participação de outros órgãos do governo local.

O primeiro Mutirão da Cidadania ocorreu em setembro no Sol Nascente, em Ceilândia. O segundo foi no mês seguinte em Arapoanga, Planaltina. Nas duas edições, mais de 10 mil atendimentos foram feitos.

3º Mutirão da Cidadania
28 de novembro (sábado)
Das 8 às 17 horas
Na Escola Classe Engenho Velho — Fercal


Fonte:  Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

BOLETIM DE OCORRÊNCIA EM SOBRADINHO


Homem troca tiros com PM e morre durante operação antidrogas no DF


Incidente ocorreu dentro de um bar da região na noite deste domingo.
Denúncia partiu de moradores; mulher também foi baleada, mas passa bem.
Um homem morreu durante troca de tiros em um bar em uma operação para desarticular um ponto de tráfico de drogas no Distrito Federal na noite deste domingo (22). Policiais militares afirmam que reagiram após o homem começar a disparar. O incidente aconteceu em Sobradinho II.

A denúncia partiu de moradores. Segundo a Polícia Militar, 24 policiais, em seis carros, foram ao bar. A PM informou que o homem saiu correndo para dentro do estabelecimento assim que notou a chegada da patrulha e depois passou a atirar. Policiais reagiram em seguida.
Ele foi socorrido, mas morreu no Hospital Regional de Sobradinho. Uma outra mulher também foi baleada, mas passa bem, informou a PM.

No local, a PM apreendeu uma pistola com munição, o revólver calibre 38 usado pelo homem que atirou, R$ 600 e meio quilo de cocaína. Até esta segunda-feira (24), nenhuma pessoa foi presa, disse a PM.
  
Fonte: G1/DF

domingo, 22 de novembro de 2015

CIDADE: Raimundo Ribeiro realiza encontro com grupo em Sobradinho




Na manhã deste domingo (22), o deputado distrital Raimundo Ribeiro reuniu mais de 300 pessoas no Rancho Canabrava em Sobradinho para tratar de assuntos importantes para a região como Segurança Pública, Educação e Cidadania.

Além do administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, e do Secretário de Justiça, João Carlos Souto, que também mora na região,  o representante do legislativo no Distrito Federal ouviu líderes comunitários da Vila Rabelo, Morro do Sansão, Vila Dnocs e outras localidades que também fazem parte da quinta região administrativa do Distrito Federal.

Na ocasião, o distrital lembrou de ações da Secretaria de Justiça e Cidadania que serão realizadas nas proximidades como o Mutirão da Cidadania na Fercal. E, já estão no planejamento da Secretaria as realizações em áreas de Sobradinho. "É na dificuldade que encontramos soluções. Juntos somos mais fortes e contamos com a participação da comunidade na missão de trazer melhorias para a região " , completou Ribeiro.



Fotos :Roberto Rodrigues

EDUCAÇÃO: CIL com MATRÍCULAS ABERTAS !


Centros de línguas abrem inscrições para 2016



Cursos são para alunos dos ensinos fundamental, a partir do 6º ano, médio ou da Educação de Jovens e Adultos. Unidade da 906 Sul oferece alemão 

Começam na segunda-feira (23) as inscrições para os cursos de inglês, de francês e de espanhol nos 11 Centros Interescolares de Línguas no Distrito Federal. A expectativa é que 4 mil alunos da rede pública de ensino manifestem interesse em estudar nas instituições que complementam o currículo de idiomas das escolas. A quantidade de vagas, no entanto, será conhecida apenas em janeiro de 2016, quando forem concluídos o ano letivo e as rematrículas.
O estudante deve cursar o ensino fundamental, a partir do 6º ano, o ensino médio ou participar da Educação de Jovens e Adultos. As inscrições serão feitas por meio do site da Secretaria de Educação, até 18 de dezembro. A previsão para divulgar os nomes dos selecionados é fevereiro de 2016. O aluno pode optar por quatro unidades do centro de línguas e por um dos três idiomas oferecidos. Os mais novos de cada série escolar têm prioridade na seleção.
O coordenador pedagógico central para os Centros Interescolares de Línguas, Ivo Marçal, explica que a metodologia adotada é semelhante à de instituições particulares. São no máximo 20 alunos por turma, com acesso a vídeos, áudios, televisores, computadores e à internet. Há dois tipos de currículos para os 42 mil matriculados. O primeiro, com duração de três anos, é direcionado aos do ensino médio e aos da Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes do ensino fundamental concluem o curso em seis anos. "Eles saem daqui falando fluentemente o idioma que escolheram", garante o professor.
Outros idiomas

As unidades de Taguatinga, de Ceilândia e de Sobradinho oferecem também aulas de japonês. O idioma ainda não faz parte do currículo oficial dos centros e está em fase de projeto. Já na escola que fica na 906 Sul se ensina alemão graças a um termo de cooperação firmado com um instituto privado. Para se inscrever nessas disciplinas não oficiais, o aluno deve se dirigir diretamente às secretarias desses centros a partir de fevereiro de 2016.

Veja onde ficam os 11 Centros Interescolares de Línguas:

Brazlândia
Quadra 2, Área Especial 7
3901-3671
Ceilândia
QNM 13, Área Especial (Ceilândia Sul)
3373-2923 e 3901-3746
Gama
Entre as Quadras 16/18, Praça 2, Área Especial, Setor Central
3901-8111
Guará
QE 7, Lote Q
3901-3697 e 3901-4436
Planaltina
Quadra 3/4, Lote H, Setor Residencial Leste
3901-4440
Plano Piloto
SGAS 907/908 Sul, Módulos 25/26
3901-7613 e 3901-7619
L2 Sul, 611/612
3901-7604, 3901-4359 e 3901-7603
Recanto das Emas
Quadra 306, Área Especial, Avenida Monjolo
3332-1757
Santa Maria
CL 310, Conjunto H, Área Especial
Sobradinho
Quadra 11, Área Reservada 1
3901-4099 e 3901-4096
Taguatinga
CSB 2/3, Área Especial
3352-6244 e 3901-6771

Operação de derrubadas em condomínio de Sobradinho é concluída




Cinquenta casas que ocupavam área de preservação permanente foram demolidas em ação que envolveu 200 servidores

Operação comandada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) no Condomínio Mansões Bougainville (DF-440, em Sobradinho) derrubou nesta sexta-feira (20) 19 edificações em alvenaria, soterrou quatro fossas e uma cisterna, retirou 350 metros lineares de cercas, desligou 18 pontos de energia clandestinos e fez 12 mudanças de pertences dos invasores.

O trabalho iniciado em 10 de novembro ficou suspenso por uma semana, por determinação da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, e foi retomado na terça-feira (17). Onze órgãos do governo apoiaram a ação da Agefis e cerca de 200 servidores trabalharam na desocupação da área de preservação permanente (APP).

Ao todo, 50 casas foram derrubadas. A previsão inicial era que 45 construções seriam alvo da operação, mas os agentes encontraram outras cinco dentro da mata da APP. Estas foram derrubadas a marretadas. Na área invadida, há cerca de 80 nascentes. Ela abriga também espécies da fauna e da flora típicas do Cerrado. O condomínio foi criado em 1995 após o parcelamento irregular de uma fazenda.


Fonte: Agência Brasília

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

UTILIDADE PÚBLICA





SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE 2015.


Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

            A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza, entre os dias 23 e 28 de novembro, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue com o objetivo de homenagear o doador voluntário de sangue e chamar atenção para a importância da doação regular de sangue.  Além disso, a programação é uma das ações elaborados pelo Hemocentro que visa garantir o estoque no período do Natal e Ano Novo, quando a demanda aumenta. A programação contará com shows de música, lanche especial, filmes, teatro, videogames, além de ações de conscientização para a população que visam incentivar e agradecer os voluntários.

            Anualmente, o evento ocorre no mês de novembro, sempre em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 25. “É necessário conscientizar a população para que a doação seja um ato regular e voluntário, de cada um para todos, por amor, por solidariedade e com um único intuito: ajudar a salvar vidas”, afirma a diretora-presidente da FHB, Miriam Daisy Scaggion.
           
            Hoje na FHB, o estoque de sangue está estável e atende, no momento, 100 % da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que sejam realizadas mais de 3000 doações de sangue no Hemocentro, durante toda a campanha, garantindo o estoque para o fim do ano.

Segue a programação:

Atividades Semana Nacional do Doador de Sangue 23 a 28 de novembro.
Apresentações de música:

23/11 – 09h Abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue
23/11 - 10h e 15h -Sessão gratuita para doadores no Planetário de Brasília
23/11 - Banda da PMDF (A CONFIRMAR);
23/11 – 12h Banda de Percussão da FEPECS Bicuda;
24/11 - 10h - Prof. Roberto Nunes Correa - apresentação de viola caipira;
25/11 - 09h - Coral Encantos – Eletronorte;
25/11 - 10h - Grupo de Canto Popular da Escola de Música de Brasília;
25/11 – 10h30min Desfile de Cosplayers
25/11 – 11h  Homenagem aos maiores doadores.
25/11 - 15h30min - Apresentação do músico Gabriel Lourenço - guitarra e voz;
25/11 - 17h - Apresentação de violão de Rodrigo Figueiredo;
25/11 – 17h – Sessão gratuita para doadores no Planetário de Brasília;
26/11 - 10h - Grupo de Canto Popular da Escola de Música de Brasília;

26/11 – 12h30min Banda de Percussão da FEPECS Bicuda;
26/11 - 14h - Grupo da Jovem Guarda da Escola de Música de Brasília;
27/11 - Banda do CBMDF (A CONFIRMAR);  
27/11 – 09h Comemoração do Aniversário do Hemocentro;
27/11 – 10h Leonardo Goulart, Projeto Rock Samba;
27/11 – 14h às 17hs Sexta Sertaneja com 3 duplas sertanejas da cidade (A confirmar)
28/11 - 09h30 - Coral Serenata de Natal;
28/11 – 11h Fábio Cesar Mendes Music Alumiua;
28/11 – 14h Apresentação Escola de Samba ARUC;
28/11 – 17h Concurso de Cosplayer.

Apresentação de Teatro

28/11 – Espetáculo de teatro “Palhaços”;

Estrutura do Evento

12m quadrados de tapete vermelho;
Duas tendas 10x10m com teto e piso forrado com carpete;
Lounge composto por 2 sofás, um balcão, 10 mesas e 171 m2 de carpete;
Palco para apresentações com estrutura de som medindo 2x3m, 30 pufes.
Decoração:
2 Blimps de Pedestal, Banner 3X6m, Cartazes de cinema com temática de heróis.

Entretenimento:

Duas sessões de cinema terça e quarta-feira dia, iniciando-se a 1ª às 9h e a 2ª as 14h.
5 Vídeo games disponíveis para os doadores.

Brindes:

700 Camisetas (que serão doadas apenas para os candidatos que, efetivamente, doarem sangue).
Reforço no lanche dos doadores para os dias 23 e 25 de novembro (Apoio da Torteria di Lorenza e Pão Brasil).


Detran-DF leiloará mais de 500 itens em Sobradinho na segunda-feira (23)






Veículos em condições de circular e sucatas ainda podem ser vistos das 8h30 às 17h30 de hoje

Na segunda-feira (23), a partir das 8 horas, mais de 500 itens — veículos em condições de circular e sucatas — serão leiloados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no Ginásio de Esportes de Sobradinho, na quadra 2, próximo ao terminal rodoviário.

Entre eles, por exemplo, estão 43 automóveis, com valores iniciais de R$ 1,5 mil a R$ 15 mil, e 47 motocicletas cujos primeiros lances variam de R$ 700 a R$ 1,5 mil. Todos os veículos foram retidos, removidos ou apreendidos pela autarquia há mais de 90 dias.

Visitação

As unidades a serem leiloadas podem ser vistas até hoje, das 8h30 às 17h30, no pátio da Coordenação Regional de Policiamento e Fiscalização de Trânsito Leste, em Sobradinho (SGA, área especial 11, lote 11, alltura do km 8 da BR-020).

Proprietários que queiram reaver os veículos têm até esta sexta-feira (20) para regularizar a situação, no Núcleo de Leilão do Detran, em Taguatinga.


Leilão do Detran-DF

23 de novembro de 2015 (segunda-feira)
A partir das 8 horas
No Ginásio de Esportes de Sobradinho — Quadra 2 (próximo ao terminal rodoviário)

Veja o edital e os anexos com informações sobre veículos para circular e sucatas

Governo entrega mais de 5 mil escrituras de imóveis


Moradores de 15 regiões de Brasília são beneficiados em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães


(*) Samira Pádua

Luís Santos Filho recebeu a escritura das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg


A manhã desta quinta-feira (19) foi de alegria para Luís Santos Filho, de 57 anos. Morador do Areal há 28 anos, ele recebeu das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a escritura do imóvel onde vive com a esposa e três filhos. "Agora tenho a certeza de que estou morando no que é meu", disse o vendedor, que recebeu o documento durante evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Na solenidade, 5.002 escrituras estão sendo entregues para moradores de 15 regiões do DF: Águas Claras (Areal), Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia (Sol Nascente), SCIA/Estrutural, Gama, Guará, Planaltina, Riacho Fundo I, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho II e Taguatinga.

"É um sonho que traz tranquilidade e segurança jurídica para todos", disse o chefe do Executivo. "Estamos trabalhando em três vertentes: no combate rigoroso à grilagem de terras públicas, na regularização fundiária e na entrega de unidades habitacionais."

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Gilson Paranhos, a legalização do território contribui com o reforço da cidadania. "No momento em que a pessoa recebe a escritura, ela tem condições, por exemplo, de fazer um financiamento para melhoria da habitação."



Balanço

De acordo com a Codhab, neste ano foram entregues outras 1.375 escrituras para moradores de 20 regiões administrativas. Além disso, enviaram-se aos cartórios 13.146 fichas descritivas para que sejam transformadas em escrituras públicas. Com isso, a estimativa é que, até dezembro, as entregas alcancem 20 mil títulos.

Para diminuir o valor para a emissão das escrituras, a empresa pública trabalha na assinatura de convênio com a Associação dos Notários e Registradores do DF, para que o valor passe de R$ 1,8 mil para R$ 160.

Participaram do evento o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade; administradores regionais; os deputados distritais Liliane Roriz (PRTB), Lira (PHS) e Juarezão (PRTB); e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do DF, Allan Guerra.

Fonte: Samira Pádua, Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília