Pesquise neste blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

BOLETIM DE OCORRÊNCIA



PMDF RECUPERA CARRO ROUBADO POR DOIS JOVENS


(*) Fabio Evangelista

Dois menores de idade foram apreendidos após roubarem um carro na porta de uma escola na quadra 13 de Sobradinho. Mãe e filho foram rendidos pelos adolescentes que efetuaram o assalto usando um facão, por volta das 22h desta quinta-feira (29).

Os jovens levaram o Renault/Logan enquanto mãe e filho fugiram correndo. Os suspeitos foram vistos na quadra central por uma viatura da PMDF. Ambos foram conduzidos para a DCA e o carro restituído à vítima.
Participaram da ocorrência os sargentos Edilon e Aurelino.


(*) Fabio Evangelista/PMDF

EMPREENDEDORISMO: Grupo Coqueiro inaugura 11ª loja em Brasília



No dia 26 de setembro, sábado, o Grupo Coqueiro Materiais de Construção inaugurou mais uma loja, dessa vez, em Sobradinho. O evento foi a partir das 9h da manhã, com um café da manhã para clientes, fornecedores e convidados. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, o Grupo Coqueiro é o maior distribuidor de ferro e cimento para a construção do Distrito Federal, contribuindo dessa forma, com o sonho da casa própria de muitas pessoas. Em Sobradinho, a loja fornece toda a linha de material de construção com o que há de mais moderno e atual no mercado.



O supervisor de vendas da Coqueiro Materiais de Construção Alex Santos com o gestor de logística Antônio Filho comemorando o sucesso de mais uma loja.

 Os sócios-proprietários da Coqueiro Julio Coqueiro e Vera Maia na abertura de mais uma loja.

 A sócia-proprietária da Coqueiro Materiais de Construção Vera Maia com a cliente Ângela de Souza em manhã de inauguração.

Os sócios-proprietários da Coqueiro Julio e Fabio Coqueiro em café da manhã de inauguração de mais uma loja do grupo.



Promoções especiais para novembro


O Grupo Coqueiro de materiais para construção lançou uma promoção especial para o mês de novembro. Entre os dias 3 e 21, para pagamentos à vista e em dinheiro, muitos artigos para construção e reforma estarão com preços reduzidos, dentre eles: furadeira hobby 300W, torneira bica ¼, kit reno para banheiro, jogo de panelas Tramontina, dentre outros itens. De acordo com o diretor comercial, Julio Coqueiro, apostar em promoções e novas opções de pagamento são uma forma de superar a inflação e, principalmente, atrair mais clientes.

Grupo Coqueiro
www.grupocoqueiro.com.br
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 7h30 às 18h.
Sábado, das 7h30 às 17h
Feriado: 7h30 às 13h


Fonte: Casa da Redação- Fotos: Diassis

Operação Finados 2015




Em 2 novembro, Dia de Finados,os portões dos seis cemitérios do DF – Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia – serão abertos uma hora mais cedo, às 7 horas. O acesso será permitido até as 19 horas. O atendimento ao público também será estendido nesse dia, será das 7h30 às 18 horas.

O acesso de veículos aos cemitérios de Planaltina e de Brazlândia será proibido, uma vez que não há espaço para circulação de automóveis. O acesso de carros às demais unidades ficará restrito aos que tiverem a autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) – essa autorização é a mesma utilizada em estacionamentos públicos e privados durante todo o ano. Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho haverá transporte coletivo gratuito dentro do cemitério. Se houver necessidade, a restrição para a entrada de veículos também ocorrerá durante o fim de semana (30 de outubro e 1º de novembro).

Todos os cemitérios aumentarão o número de terminais e de atendentes no feriado. Serão 15 terminais e 26 atendentes extras para reforçar o trabalho, além dos 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos cemitérios em tempo integral. Velórios e sepultamentos serão realizados normalmente.

Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente na segurança interna das unidades, haverá 38 homens nos cemitérios durante o feriado. Como se trata de área pública sob concessão, os cemitérios também contarão com reforço da Secretaria da Segurança Pública e Paz Social, da Secretaria de Justiça e Cidadania, da Agência de Fiscalização do DF, das Polícias Militar e Civil, do Detran-DF e do Corpo de Bombeiros.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será das administrações regionais, da Agefis, do Detran-DF e da Polícia Militar.

Água

Os clientes que precisarem de água para a limpeza das sepulturas podem solicitar diretamente na administração do cemitério, como ocorre durante todo o ano. Não falta água nos seis cemitérios do DF e as contas com a Caesb estão todas em dia.

Manutenção

A Campo da Esperança Serviços Ltda. faz manutenção diária dos seis cemitérios do DF. Na área-parque (área nova), são feitos os serviços de irrigação, adubação, limpeza das placas de identificação das sepulturas, recolhimento de lixo e corte da grama. Na parte antiga, o serviço de manutenção é feito nas calçadas e gramados entre os túmulos. Qualquer sepultura com jardins e adornos deve ser cuidada pelos proprietários, uma vez que são bens imóveis. A concessionária só pode mexer nessas sepulturas com autorização da família, por meio da contratação do serviço de manutenção, ao custo mensal de R$ 37.

Duas vezes por ano, os funcionários da Campo da Esperança Ltda. pintam as instalações. A dedetização também é feita a cada seis meses nos seis cemitérios do DF. O cronograma é ajustado para ocorrer perto das datas de maior movimentação: Dia das Mães e Dia de Finados.

Qualquer reclamação sobre manutenção contratada diretamente com a Campo da Esperança Ltda. pode ser feita na administração do cemitério.


Missas

Cemitério
Horários
Asa Sul
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.
Brazlândia
Às 9 horas e às 16 horas.
Gama
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.
Planaltina
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas e às 15h30.
Sobradinho
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 15 horas e às 17 horas.
Taguatinga
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.

Endereços

  • Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul
  • São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN Área Especial
  • Cemitério do Gama – SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste
  • Cemitério de Sobradinho – AR 7 Área Especial Cemitério Sobradinho II
  • Santa Rita (Planaltina) – SNO Conjunto E Área Especial Cemitério
  • Cemitério de Brazlândia – SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério


Fonte: Ana Paula Ferraz - foto divulgação


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: PMDF EVITA O DESMANCHE DE DOIS CARROS



(*) Fabio Evangelista


Um guincho foi preciso para remover os carros

Policiais Militares do 13º Batalhão localizaram na AR 12 conjunto 7 de Sobradinho dois carros furtados. O endereço era usado para desmanche de veículos. A apreensão dos automóveis foi possível devido uma denúncia feita na Base Móvel de Polícia Comunitária, por volta das 16h30 de ontem (28).

Os carros localizados no lote, um Fiat/Uno e um VW/Gol, haviam sido furtados no estacionamento do Hospital Regional de Sobradinho e em Alto Paraíso (GO), respectivamente.

No momento da chegada dos policiais o suspeito, que ia começar o desmanche, pulou o muro e não foi mais localizado, porém a identidade é conhecida.

Com a ajuda de um guincho os carros foram conduzidos para a 35ª DP e depois restituídos para os proprietários.

Participaram da ocorrência os sargentos Sílvio e Eudes e os cabos Gutemberg e Virgínio, com apoio do CPU 33 e do prefixo 2359.

(*)Fonte:  Fabio Evangelista/PMDF


BOLETIM DE OCORRÊNCIA: ADOLESCENTES SÃO PEGOS COM PISTOLA EM SOBRADINHO II



(*) Carlos Brant

Na tarde de hoje (28), por volta das 16h, a equipe do 13º BPM, comandada pelo sargento Carias, patrulhava pelo conjunto 7 da AR 12, em Sobradinho II, quando abordou dois adolescentes. Eles estavam em uma motocicleta Honda/CG e na cintura de um deles foi encontrada uma pistola calibre 380 que não funcionava.
A dupla é suspeita de cometer assaltos na região. Os infratores foram levados à Delegacia da Criança e do Adolescente.


(*) Fonte: Carlos Brant/PMDF

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: EM SOBRADINHO, MENOR É APREENDIDO COM ARMA E CARRO ROUBADO



(*) Carlos Brant

No começo da madrugada desta quarta-feira (28), policiais do Grupo Tático Operacional de Sobradinho apreenderam um menor, de 17 anos, por roubo a veículo na quadra 708 da Asa Norte. O menor foi apreendido na ES 9B do Condomínio Mini Chácara, em Sobradinho. Um revólver calibre 32 com duas munições foi apreendido com o adolescente.

A equipe do Gtop 33, composta pelo subtenente Valtencir, sargento Carneiro, cabo Mascarenhas e soldado Valverde, realizava patrulhamento em Sobradinho II, quando recebeu a informação de roubo a um veículo Fiat Siena de cor branca, na quadra 708 Norte. O crime havia sido cometido por dois indivíduos armados.

Os policiais deslocaram-se pela DF 420 e, na altura do um mercado, avistaram o veículo com as mesmas características do veículo roubado. Ao ver a equipe da PMDF, o motorista fugiu em alta velocidade. Na ES 9B os suspeitos abandonaram o carro e fugiram a pé. Um deles conseguiu fugir e o adolescente foi apreendido com a arma de fogo.

O menor confessou participação no crime e foi conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente. Ele foi autuado em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de roubo.


(*) Fonte: Carlos Brant/PMDF com Informações de Claudio Martins

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O “diálogo” como a mais poderosa arma contra a Dengue


Administração Regional de Sobradinho II e Vigilância Ambiental no combate à Dengue

A Administração Regional de Sobradinho II, em parceria com Agentes de Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde, vem intensificando as ações de combate as larvas do Aedes aegypti, causador da dengue, febre Chikungunya e Zica.

O trabalho, intensificado durante todo o ano, contou com diversas ações e estratégias como por exemplo o chamado “DIA D” de combate à Dengue, ocorrido em setembro de 2015. O evento uniu esforços para limpeza e conscientização para se evitar a doença.

Nesta nova ação iniciada em 22/10, os agentes de saúde conscientizam os moradores e marcam o dia para o recolhimento do lixo acumulado dentro das residências, neste caso, o diálogo é o mais importante, porque os moradores ajudam na limpeza de seus próprios lotes, retirando o lixo, mato, mobílias velhas, pneus, garrafas, entulho, enfim tudo que possa acumular água. A Administração Regional de Sobradinho II passa em seguida recolhendo este material que é depositado em frente às residências.

Já foram beneficiadas as quadras ARs 17 e 19 e posteriormente as ARs 14,16,18,21, 23 e 25. “A possibilidade de proliferação do mosquito é grande neste período chuvoso, iniciamos uma verdadeira guerra com ações constantes durante todo o ano para reduzirmos ao máximo os casos de Dengue em nossa região. A parceria com a Vigilância Ambiental e Agentes de Saúde em envolver a comunidade nas ações tem sido fundamental para atingirmos nossa meta, que é a eliminação do mosquito”, afirmou o Administrador Estevão Reis.


Fonte:  Giancarlo Samir

JÁ EM CIRCULAÇÃO A EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE SOBRADINHO - NÚMERO 287, REFERENTE A SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO DE 2015



NÃO DEIXE DE PEGAR SEU EXEMPLAR GRATUITAMENTE NA BANCA OU REVISTARIA MAIS PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA...










terça-feira, 27 de outubro de 2015

PROBLEMAS CONTINUAM



TCDF APONTA MÁ QUALIDADE DA OBRA DA TORRE DE TV DIGITAL
EQUIPE CONSTATOU BAIXA QUALIDADE, COMO TRINCAS E INFILTRAÇÃO
  


EQUIPE DO TCDF CONSTATOU BAIXA QUALIDADE, COMO TRINCAS E INFILTRAÇÃO

Em visita à Torre de TV Digital na última sexta-feira, dia 23 de outubro de 2015, o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Conselheiro Renato Rainha, e a equipe do Núcleo de Fiscalização de Obras do TCDF constataram a baixa qualidade da obra. Há trincas e manchas de infiltração na fachada, na cobertura e internamente; fissuras nas rampas e por todo o monumento.

Também foi foram identificados vidros rachados; significativas imperfeições no acabamento da pintura; e calçadas quebradas ou remendadas, apesar da recente substituição das placas de concreto trincadas. Outro problema apontado anteriormente e que persiste é a inclinação indevida e fora dos padrões da rampa lateral de acesso. Ela tem caimento para fora, o que dificulta e muito o acesso de cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção.

Por outro lado, o sistema de combate a incêndio foi implementado e algumas medidas foram tomadas para minimizar os problemas de drenagem pluvial. O Governo do DF fechou o shaft, que é um vão vertical de tubulações por onde passam os cabos das emissoras de televisão. Ele era aberto na cobertura da torre, recebendo toda água da chuva. Mesmo assim, o sistema de drenagem ainda é precário, especialmente nas passarelas de acesso às cúpulas. Nessas passarelas, está prevista a instalação de coberturas que resolvam o problema, as quais devem ser licitadas ainda.

Idealizada por Oscar Niemeyer, a chamada Flor do Cerrado custou até o momento R$ 72.626.309,70 e foi inaugurada em 21 de abril de 2012, mesmo estando incompleta. Foi fechada para a visitação em 04 de outubro de 2013 e reaberta ao público no último dia 12 de outubro de 2015.

Durante a visita, o gerente de Engenharia da Terracap, Carlos Leal, informou que houve a desinterdição da obra pela Defesa Civil em 9 de outubro de 2015. Segundo ele, a liberação ocorreu após a solução de diversas pendências, inclusive a apresentação de laudo atestando as condições de segurança da estrutura. Porém, essas medidas não contemplaram a solução dos problemas de qualidade da obra mencionados anteriormente. O TCDF, portanto, vai continuar fiscalizando para verificar se as adequações necessárias foram feitas para que o monumento seja confortável, acessível e, principalmente, seguro para o público.

O presidente do TCDF ressaltou que o recebimento definitivo da obra só pode ser realizado quando os defeitos apontados forem corrigidos pelo Consórcio contratado. A medida evita o início da contagem do prazo da garantia da obra, que é de cinco anos. “O que o Tribunal quer é que obra tenha qualidade. Por isso, nós vamos agendar uma nova reunião com os presidentes da Terracap e da Novacap e com o secretário de Obras para apresentar os problemas que identificamos e estabelecer um prazo para a correção deles”, disse o Conselheiro Renato Rainha. (TCDF)


Fonte: Blog Diário do Poder / Foto: Gabriel Jabur/ Agência Brasília - Publicado: 27 de outubro de 2015 às 15:58

COLUNA TEXTOS & TEXTOS por Geraldo Lima



CINCO MINICONTOS


(*) Geraldo Lima

Desde a infância carregava aquele corpo inexpressivo, carente de carne e força. Doenças e vagar a ermo alimentavam-se do seu ser.
>>>>>>>>>     <<<<<<<<<<<<<<<<<
Lutou pra que o amor não acabasse. Era a mulher da sua vida. Mas o tempo matou a ternura e secou o desejo.
<<<<<<<<<   >>>>>>>>>>>>>>>>>
Esforço enorme para não beijar a lona. Tudo o que enxerga, no entanto, é a mão do outro, embaçada, rocha medonha prestes a atingir-lhe o olho são.
>>>>>>>>>>>  <<<<<<<<<<<<<<<<
Liberdade repentina, esperada há décadas. Vai sair pra folia, esbaldar-se, ser outra.
<<<<<<<<<<<   >>>>>>>>>>>>>>>>
Parecia não ter mais pele: a fiação do corpo exposta, ameaçando um curto-circuito.


(*) Geraldo Lima é escritor, dramaturgo,  roteirista e colabora com o Jornal de Sobradinho.

TECNOLOGIA & UTILIDADE PÚBLICA



  Cresce adesão ao aplicativo da Caesb



Versão de App para aparelhos Android e iPhone que ajuda a informar
vazamentos ganha popularidade entre os moradores do DF

A Caesb identificou crescimento de mais de 40% nas demandas de serviços de vazamento de água e de esgoto, registradas em outubro, feitas a partir do novo aplicativo da Companhia, lançado em julho deste ano. Ao mesmo tempo, vem crescendo de forma linear, mês a mês, o número de aplicativos baixados em ambas versões para aparelhos Android e iPhone. Na comparação de outubro para setembro, houve um aumento de cerca de 9% nos downloads do aplicativo criado pela Caesb.

A grande novidade dessa ferramenta é que o cliente pode informar vazamentos de água e esgotos, apontando o local e enviando foto, por meio de um sistema georreferenciado, o que permite mais agilidade no atendimento e, com certeza, vai ajudar a Companhia a reduzir índices de perdas.

O sistema é simples. Para utilizar o serviço é preciso apenas baixar o aplicativo da App Store ou da Google Play, digitando a palavra Caesb. O App possui apenas 5MB, sem ocupar muito espaço na memória do celular. No momento que o cidadão avistar um vazamento em qualquer lugar – rua, praças, calçadas – ele acessa o aplicativo e aponta no mapa o local onde o problema está acontecendo. Se preferir, pode também tirar uma foto. A informação é enviada para a Caesb que, por meio do mapa, já identifica o local exato onde ocorre o vazamento. Não é preciso digitar o endereço.

A solução é pioneira entre as empresas de saneamento no Brasil e está dentro do novo conceito de sociedade inteligente, onde a comunidade interage com a Companhia sendo uma espécie de fiscal, preocupando-se com a questão ambiental, melhorando o relacionamento e ajudando a Caesb a reduzir perdas, uma vez que os vazamentos são rapidamente identificados e podem ser consertados com mais agilidade e precisão.

A ferramenta permite ao cliente realizar consulta de segunda via com acesso ao código de barras para pagamento de fatura e contato direto com a Central de Relacionamento com o cliente - 115. Uma versão da cartilha de caça-vazamentos, com orientações e dicas para os consumidores, também está disponível no aplicativo.

A Caesb já está trabalhando para que, até o final do ano, novas funcionalidades sejam agregadas ao aplicativo, entre elas a autoleitura dos hidrômetros, consulta do andamento de protocolos, denúncias de irregularidades, gráfico com histórico de consumo de cada cliente, além de traçados de rotas para o escritório de atendimento da Caesb mais próximo de onde o cliente estiver, caso ele precise se dirigir a um deles.

Um aspecto importante do aplicativo é que o cliente não precisa informar o endereço, pois o aplicativo já informa as coordenadas geográficas (latitude e longitude), facilitando assim, a localização do problema encaminhado.

No site – www.caesb.df.gov.br – existem outros serviços disponíveis ao cliente com destaque para o atendimento feito por meio de chat. A Caesb continua a investir em tecnologia para ampliar cada vez mais o portfólio de soluções de atendimento, de acordo com as novas necessidades do mercado e interligando de forma segura e rápida o consumidor à Companhia.

Fonte: José Carlos Barroso-Assessoria de Comunicação – PRC


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ESPORTE SERRANO: Chigoga é o vencedor do Amadorzão 2015





No último domingo (25), foi realizada a final do Campeonato Amador da Liga das Associações Desportivas de Sobradinho (Lades) no Campo de Futebol da Quadra 15.  Mais de 1500 pessoas acompanharam a disputa emocionante que foi decidida nos pênaltis. A vitória foi do Chigoga e o segundo lugar ficou para o Sobradinhense. O placar do tempo regular foi de 0 a 0. Nos pênaltis, 5 a 3 para o Chigoga.

As autoridades presentes elogiaram o desempenho dos jogadores. "O campeonato de futebol amador já é tradição em várias cidades do Distrito federal. Esse tipo de evento é muito importante para Sobradinho, pois além de atrair o olhar da população, também é uma oportunidade de mostrar a capacidade dos nossos atletas", ressaltou o deputado distrital Raimundo Ribeiro. O administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, entregou a premiação aos vencedores e destaques da competição. “Sobradinho tem muitos talentos no esporte e isso faz com que o público venha prestigiar os jogos na cidade”, destacou.


Fotos: João Timóteo e Roberto Rodrigues

domingo, 25 de outubro de 2015

Novos serviços serão oferecidos à população em unidades do Na Hora



Parcerias vão permitir postos da Polícia Rodoviária Federal e assistência jurídica da Defensoria Pública da União nos espaços

Mais dois tipos de serviço serão oferecidos à população de Brasília no Na Hora. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai implantar postos para, por exemplo, emitir multa, nada consta e credenciamento de empresas de escolta. Já a Defensoria Pública da União (DPU) prestará atendimento jurídico simplificado. A previsão da Secretaria de Justiça e Cidadania, responsável pelas unidades, é que o serviço seja disponibilizado em até 60 dias.

O atendimento da PRF será feito em seis unidades: rodoviária do Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Gama e Riacho Fundo. Neles, será possível emitir multas e nada consta, entrar com defesa de autuação, pedir restituição de valores, solicitar cópias de decisões, protocolar a identificação de condutor infrator, credenciar empresas de escolta, comunicar roubos, furtos e crimes, e registrar denúncias anônimas.

Para a inclusão dos serviços jurídicos da DPU, o processo passará por três etapas: capacitação dos servidores, disseminação de conhecimento entre membros da equipe e, por fim, a prestação dos serviços. Os locais de atendimento ainda não foram divulgados pela Secretaria de Justiça e Cidadania, responsável pelos termos de cooperação.

Os novos serviços não vão aumentar as despesas do governo local. Os possíveis custos com o deslocamento de servidores terão de ser arcados pelo órgão de origem.

Assinaturas

Os termos de cooperação mútua da secretaria com a Polícia Rodoviária Federal e a Defensoria Pública da União serão assinados em evento na terça-feira (27), às 10 horas, na sede da pasta.


Fonte:  Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: EM DUAS AÇÕES, POLICIA COMUNITÁRIA DE SOBRADINHO II FAZ APREENSÃO DE ADOLESCENTE, DROGAS E A DETENÇÃO DE UM ADULTO POR FURTO




(*) Ferreira Santos






Material foi apreendido por policiais do comunitário com um adolescente, levado a DCA responderá por uso e porte de substância entorpecente.


  
Na quinta-feira (22), graças a ação de policiais militares integrantes do policiamento comunitário do 13º Batalhão da Policia Militar de Sobradinho, foi realizada apreensão de um adolescente, de 17 anos, com várias porções de maconha, porção de cocaína, sete munições calibre 38 sendo três deflagradas, três balanças de precisão, material para embalagem da droga, um caderno com anotações do tráfico, além de certa quantia em dinheiro. O fato ocorreu em um lote do conjunto 2 da AR 7, em Sobradinho II, por volta das 10h de quinta-feira (22). Mais tarde um homem foi preso por outra guarnição do policiamento comunitário após ser acusado por furto em comércio o material foi recuperado.

Na primeira ação a equipe do policiamento comunitário composta pelos soldados Franco, Débora e Mendonça, foi designada pela Ciade a atender ocorrência de roubo na AR 7. No local foi constatado se tratar de tentativa de homicídio, contra um adolescente que estava escondido numa casa vizinha e se apresentou com a chegada dos policiais. Em alguns cômodos  da casa foram constatadas manchas de sangue. Segundo a vítima dois homens teriam invadido o lote, após espancá-lo, efetuaram dois disparos de arma de fogo contra ele, que conseguiu segurar a arma, um revolver, e abrir o tambor, em seguida fugiu para uma casa vizinha não sendo atingindo pelos disparos. Perguntado pelos policiais sobre o sangue na casa, respondeu que foi devido ao espancamento não revelou para os policiais o nome dos criminosos. Os policiais acharam a história do jovem meia confusa e acreditam que a desavença tenha ocorrida dentro da casa e um dos motivos poderia ter sido a própria arma usada nos disparos.

Os acusados teriam fugido no veículo vermelho que a vítima não sou precisar marca nem modelo. Durante revista no lote foi encontrado porções de maconha, cocaína, dinheiros, três balanças de precisão e material para embalagem da droga. Apesar do menor confessar aos policiais que o material encontrado na casa era de sua propriedade, ele não responderá por ato infracional análogo ao crime de tráfico, e sim por uso e porte de substancia entorpecente na DCA. O plantão da 35ª DP foi informada pela equipe da PM dos disparos e da tentativa de homicídio e providenciou perícia para o local.

Mais uma ação

Na segunda ação outra equipe da Polícia Comunitária, prendeu por volta das 14h, Lucas Wederton de Oliveira Paiva, 18 anos, acusado por furto ao comercio da quadra 11 do Condomínio Serra Azul, Setor de Mansões de Sobradinho II. O cabo Gutenberg da guarnição prefixo (3062), foi solicitado por populares informado que um homem teria entrado em um bar da quadra, subtraindo dois aparelhos celulares e uma carteira de cigarro. O policial mesmo estando em horário de almoço, realizou rondas conseguindo localizar e prender o acusado que foi reconhecido pela vítima. Na delegacia a guarnição presentou o larapio ao delegado Maldonado plantonista da 13ª Delegacia de Polícia Civil, que o autuou em flagrante por crime de furto a comércio.


(*) Por Ferreira Santos/ blogdoferreirasantos.blogspot.com.br

sábado, 24 de outubro de 2015

SUCESSO: OUTUBRO ROSA EM SOBRADINHO/DF










Pela primeira vez, a Administração de Sobradinho organizou um grande evento no mês de outubro para destacar a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero. A mobilização contou com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) e da Secretaria de Saúde.

O Outubro Rosa Sobradinho foi realizado no dia 24 de outubro, sábado, das 9h às 17h, no Ginásio de Sobradinho.  Na programação, as mulheres foram convidadas a participar de palestras e realizarem exames de saúde, atendimento jurídico, psicológico e nutricional prestado por diversos órgãos e empresas particulares de saúde de Sobradinho.

O evento contou, também, com programas recreativos como exposição de artesanato, brechó, sorteios e espaço de diversão para as crianças.

Destaque  
Luzi Cavalcante e Dra Maria Quitéria

Relacionamento do L. Sabin em conversa com o Deputado Distrital Raimundo Ribeiro e  Divino Sales Administrador Regional de Sobradinho e sua equipe de trabalho.

Equipe do Laboratório Sabin  com a primeira dama de Sobradinho  e idealizadora do Outubro Rosa - Ana Sales



Realizando exame de Glicemia no Dep. Raimundo Ribeiro

 Sucesso de público - E a fila não parou!
Evento realizado hoje 24/10 no Ginásio de Esportes de Sobradinho , contou com profissionais de saúde como Dra. Maria Quitéria – Ginecologista e palestrante de renome, bem como empresas premiadíssimas no cenário nacional - Laboratório Sabin e o Centro Médico Matsumoto.  Segundo Luzi Cavalcante - Relacionamento do Laboratório Sabin : “ É sempre uma grande oportunidade estar junto à comunidade serrana falando sobre prevenção e ofertando alguns serviços como exame de glicose” Já para  Claudio Anjos – Marketing do CM Matsumoto : “É  importante a valorização dos serviços de uma empresa genuína da cidade de Sobradinho pelos seus moradores”  . Vale registrar também que em discurso proferido pelo Administrador Regional Divino Sales , ficou a indignação e um pedido de desculpas ao tratamento dado pelo Órgão AGEFIS para o empreendedor e gerador de empregos C Matsumoto, que teve essa semana, suas placas de publicidade retiradas de forma arbitrária sem direito a defesa pela empresa. Divino destacou os  bons serviços prestados pela empresa e espera que não mais aconteça outros imprevistos .

Dep. Raimundo Ribeiro ao lado de Claudio Anjos  - Marketing do CM Matsumoto

Divino Sales Adm Regional de Sobradinho passou no stand da CM Matsumoto para aferir a pressão

A comunidade apoiou o evento e o stand da CM Matsumoto

Equipe de Trabalho 

Consultas e atendimentos no DF

Na rede pública de saúde do Distrito Federal, o câncer de mama é diagnosticado em todos os hospitais regionais. O acesso é feito por meio de consultas agendadas pelo ginecologista e mastologista, nos Centros de Saúde e Clínicas da Família.

O tratamento é realizado nos hospitais de Base, da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.

Os tratamentos oferecidos são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.  O último avanço obtido a nível de Secretaria de Saúde é a possibilidade de reconstrução imediata da mama, disponibilizando-se cirurgia plástica no Hospital de Base e nos regionais da Asa Norte e Sobradinho.

Desde janeiro, 100 mulheres foram submetidas a cirurgias para retirada de câncer de mama no HBDF. Destas, 70% fizeram reconstrução mamária, após a mastectomia. As outras não realizaram devido a casos específicos, nos quais a inclusão de prótese não é recomendada, como casos clínicos mais graves, pacientes com diabetes ou hipertensão, entre outros fatores. Em 2014, 225 pessoas morreram de câncer de mama no DF. Foram realizadas 450 cirurgias em razão da doença.

Recomendações para prevenção:

·         Vida saudável: Alimentação pobre em gordura, evitar obesidade especialmente após a menopausa, evitar álcool, incentivo a prática de atividade física.
·         Ter anualmente suas mamas examinadas por profissional de saúde (médicos generalistas e enfermeiras treinadas da Estratégia de Saúde da Família e Centros de Saúde, ginecologistas)
·         Autoexame – apesar de carecer de evidências científicas que comprovem que ele é capaz de salvar vidas, na realidade brasileira onde não há mamografias para todas as mulheres, sua prática deve ser estimulada, mas não como estratégia isolada.

·         Realização periódica da mamografia


Fonte: Érica Ianuck Léda com adaptação de Júnior Nobre/JS -  fotos:  Júnior Nobre/JS

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Governador percorre áreas rurais do DF




O objetivo é acompanhar os avanços do Fórum Distrital de Políticas de Reforma Agrária, criado em setembro. Visitas continuam à tarde


(*) Samira Pádua


O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visita desde o início da manhã desta sexta-feira (23) áreas ocupadas por movimentos participantes do Fórum Distrital de Políticas de Reforma Agrária — colegiado criado em setembro para discutir questões relacionadas à criação de assentamentos de trabalhadores rurais. O objetivo é acompanhar pessoalmente os avanços do grupo e conhecer as necessidades da causa. Na tarde de hoje, o chefe do Executivo do DF também será recebido em outras localidades.

Pela manhã, Rollemberg iniciou as visitas pelo assentamento Chapadinha, em Brazlândia, onde vivem 44 famílias. Lá, tomou café da manhã com a comunidade e recebeu uma lista de demandas. "Vamos levar todas essas reivindicações às secretarias envolvidas e dar o retorno dessa visita em forma de ações para a melhoria da qualidade de vida da região", disse o governador.

Em seguida, foi ao acampamento José Wilker, em Sobradinho. "Queremos conhecer a realidade e ter elementos para implementar uma política eficaz de democratização do acesso à terra", explicou Rollemberg. Cerca de 130 famílias moram no local.

O Fórum Distrital de Políticas de Reforma Agrária do Distrito Federal foi instituído pelo Decreto n° 36.769, de 24 de setembro de 2015.

Acompanharam a visita os secretários de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; do Meio Ambiente, André Lima; a secretária-adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (fusão das secretarias de Educação e do Esporte e Lazer), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Leila Barros; o presidente da Agência de Desenvolvimento do DF, Alexandre Navarro; a presidente do Instituto Brasília Ambiental, Jane Vilas Bôas; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Argileu Martins da Silva; o vice-presidente da Centrais de Abastecimento do DF, José Deval da Silva; a subsecretária da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo Karina Rosso; e dos administradores de Sobradinho 2, Estevão Reis, e do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento e da Estrutural, Evanildo da Silva Macedo.








 (*) Por Samira Pádua, Fotos: Tony Winston/Agência Brasília