RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Lojas devem contratar 300 temporários para o natal

  


A contratação de trabalhadores temporários para novembro e dezembro no comércio do Distrito Federal deve ser reduzida em relação a outros anos.



Entre outubro e dezembro de 2013, o Sindivarejista – Sindicato do Comércio Varejista – colocou nas mais de 30 mil lojas de rua e de shoppings 5.200 candidatos a emprego e 22% deles acabaram efetivados.
  

No mesmo período, em 2014, o número despencou para 880 – e 20% foram efetivados em janeiro.

  
Agora em 2015, as contratações não devem passar de 300 temporários “porque o comércio está se adaptando a uma nova realidade econômica. As lojas já se estocaram, mas o consumidor mostra-se cauteloso. Ele vai comprar presentes, mas gastando menos que os R$ 130 do natal passado”, disse hoje o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.

  
Um fator que contribui para a baixa contratação de temporários é que há 2.200 lojas de rua e de shoppings fechadas em todo o DF por diferentes razões: aluguéis altos, insegurança, queda nas vendas e falta de estacionamento.

  
O presidente do Sindivarejista afirma, ainda, que, em todo o País, para o natal de 2014 foram abertas 209 mil vagas de empregos temporários. Agora, o número caiu para 24 mil, refletindo o atual cenário da economia.

  
Edson de Castro diz, também, que, com a alta do dólar, o consumidor deve optar por presentes fabricados no Brasil porque custam menos.

  


Fonte: Aline Liano ASCOM/ Sindivarejista

Nenhum comentário