RECENTES

É possível consultar os locais de votação para conselheiros tutelares



Qualquer pessoa com título de eleitor pode participar do processo de escolha que ocorre no domingo (4). Serão selecionados 200 titulares e 400 suplentes

(*) Samira Pádua

Está disponível a consulta dos locais de votação para a escolha dos conselheiros tutelares de Brasília — quadriênio 2016-2019. Além disso, desde as 14 horas desta quinta-feira (1º), ocorre audiência pública para sanar dúvidas de eleitores e candidatos e apresentar o sistema de votação. O encontro é na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, na 907 Sul.

O pleito ocorrerá no domingo (4), das 9 às 17 horas. Para saber o local exato, é necessário acessar o portal da Fundação Getulio Vargas (FGV), ligar para o telefone 156, opção 9 ou ir a um dos postos do Na Hora. Nos três casos, deve ser informado o número do título de eleitor — que precisa ser levado no dia da votação, quando também será pedido um documento oficial com foto.

A secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klébia Reis, reforça a importância de participar do processo de escolha, ao citar o papel do conselheiro: “É alguém eleito pela sociedade para zelar e promover o direito da criança e do adolescente”.

Eleição

Qualquer pessoa com mais de 16 anos poderá votar no domingo em algum candidato da região administrativa referente ao título de eleitor. A lista dos concorrentes está publicada no site.

Os moradores da Fercal terão de ir a Sobradinho e Sobradinho II. Para isso, contarão com transporte gratuito oferecido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado à secretaria. Os veículos sairão das duas escolas públicas da Fercal e levarão os eleitores às três escolas de Sobradinho e Sobradinho II. Além disso, em reunião nessa quarta-feira (30), foi incluído mais um local à lista, no Riacho Fundo I.

Conselhos

O Distrito Federal tem 40 conselhos tutelares, cada um com cinco conselheiros. Todas as unidades são ligadas administrativamente à Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. No dia 4, serão selecionados 200 titulares e 400 suplentes. O mandato é de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição.

Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselhos tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos desses menores, e seus integrantes têm o dever de interferir em qualquer questão que viole ou ameace tais direitos, bem como solicitar providências legais imediatas para assegurá-los ou restaurá-los. Um conselheiro recebe R$ 4.684,66 e dedica-se exclusivamente ao cargo, trabalhando em esquema de plantão. Todas as unidades funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para ver onde votar

Pela internet, por telefone (156, opção 9) ou pessoalmente, nos postos do Na Hora.

Eleição dos conselheiros tutelares
4 de outubro (domingo)
Das 9 às 17 horas
Documentos necessários: título de eleitor e documento oficial com foto
Mais informações: www.eleicoes.criancadf.com.br


(*) Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Nenhum comentário