RECENTES

SOBRADINHO II: Moradores da região norte de Brasília fazem sugestões para o PPA 2016-2019



Segundo encontro do projeto Voz Ativa no Planejamento reuniu em Sobradinho II habitantes de seis localidades e de condomínios vizinhos

(*) Mariana Damaceno


A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e o governador Rodrigo Rollemberg

Moradores da Fercal, do Itapoã, de Planaltina, do Paranoá, de Sobradinho I e II e dos condomínios da região norte de Brasília deram sugestões ao Plano Plurianual (PPA) de 2016 a 2019. Na noite dessa quinta-feira (13), cerca de 600 pessoas participaram da segunda edição do projeto Voz Ativa no Planejamento e levantaram questões relacionadas à saúde, ao esporte e à regularização habitacional, entre outros temas.

As primeiras 28 pessoas a chegar ao ginásio de esportes da AR 3, em Sobradinho II, puderam falar diretamente com o governador Rodrigo Rollemberg, que, no começo da conversa, listou algumas melhorias previstas para as regiões administrativas envolvidas no encontro, como a drenagem e a pavimentação do Condomínio Nova Colina, em Sobradinho II, com início na semana que vem; o asfaltamento novo de ruas de Sobradinho I e II; e a conclusão dos projetos para construir uma escola e uma unidade básica de saúde na Fercal. "Algumas demandas serão garantidas ainda em 2015, outras entrarão no Plano Plurianual", explicou o chefe do Executivo.


Lourival Azevedo (foto) foi o primeiro a preencher o formulário de participação. O morador do Setor Nova Colina, em Sobradinho II, reivindicou a regularização do local, além de espaços para os jovens da região praticarem esportes.

Cada participante teve direito a dois minutos de fala, tempo suficiente para que Simone Magalhães, do Setor Buritizinho, desse sua contribuição. Segundo ela, é preciso construir uma creche no local e uma unidade básica de saúde. "Além disso, queremos escolher nosso administrador", disse, ao completar que a falta de sistema de águas pluviais no lugar é o que mais a incomoda. Rollemberg respondeu que a licitação para obras de infraestrutura naquela região está em fase de recurso e que as intervenções devem começar em setembro.

Em relação à Fercal, reclamou-se da baixa qualidade do transporte público e do sistema de abastecimento de água. O governador comprometeu-se a visitar a região administrativa para ver de perto o que foi apontado pelos habitantes.

Ação colaborativa

O Voz Ativa no Planejamento caracteriza-se por audiências públicas dinâmicas e colaborativas e atende a uma exigência legal no que se refere ao PPA. Até o fim de agosto, mais dois encontros serão realizados, de forma que todas as regiões administrativas tenham direito a participar.

Antes de Sobradinho II, o projeto foi realizado em Samambaia, onde estiveram pessoas de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga e Vicente Pires. Em 18 de agosto, será a vez do Gama, reunindo moradores do Riacho Fundo I, do Riacho Fundo II, do Recanto das Emas e de Santa Maria. Por último, o Plano Piloto juntará, no dia 27 deste mês, a comunidade do Cruzeiro, da Octogonal, do Sudoeste, do Park Way, do Jardim Botânico, dos Lagos Sul e Norte, do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), do Guará, da Candangolândia, do Núcleo Bandeirante, de São Sebastião e do Varjão.

Até o fim do mês, quem quiser também pode contribuir de forma on-line, pelo site da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Plano Plurianual

O Plano Plurianual define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos — sendo três da atual gestão e um da seguinte. A execução do planejamento se dá por meio das Leis Orçamentárias Anuais.

O evento dessa quinta-feira foi aberto pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e acompanhado pelos secretários de Educação, Júlio Gregório Filho; de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco; e de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis; além dos secretários-adjuntos de Gestão do Território e Habitação, Luiz Otávio; de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino; e do Trabalho e do Empreendedorismo, Alan Kardek Saraiva Ferreira. Também participaram o diretor-administrativo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto, e os administradores regionais de Sobradinho II, Estevão Reis — também interino da Fercal —; de Sobradinho I, Divino de Oliveira Sales; de Planaltina, Dinalva Ferreira; e do Itapoã e do Paranoá, Eduardo Rodrigues.



(*) Fonte: Mariana Damaceno / Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Nenhum comentário