RECENTES

MEIO AMBIENTE: Ibram fiscaliza trabalho de limpeza e recuperação do Ribeirão Sobradinho


Colisão entre caminhões no sábado (18) causou derramamento de cerca de 3 mil litros de piche na água. Dnit e duas empresas envolvidas foram multados

Devido a um acidente que envolveu dois caminhões — um carregado de botijões de gás e outro com piche — por volta das 7h40 de sábado (18), cerca de 3 mil litros da substância escorreram para as galerias de água pluvial e desaguaram no Ribeirão Sobradinho, na altura do km 6 da BR-020, em Sobradinho. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) agiu rapidamente e exigiu que os envolvidos limpassem e recuperassem o local o quanto antes para evitar mais danos.

De acordo com o fiscal do Ibram Humberto Bernardo Valli, quando servidores do órgão chegaram ao local no dia do acidente, por volta das 10h30, o material já havia escorrido para a área protegida. Ele explica que as empresas proprietárias dos veículos precisavam ter agido de imediato para impedir o problema. "Eles deveriam ter criado algumas barreiras para evitar que o piche chegasse ao ribeirão."

O caminhão com o produto pertence a uma empresa de recapeamento terceirizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Tanto a autarquia federal quanto as duas empresas foram multadas em R$ 80 mil cada uma pelo dano ambiental e pela omissão em conter o óleo. Além disso, uma sanção diária no valor de R$ 8 mil seria aplicada enquanto os responsáveis não iniciassem a recuperação do local.

Na segunda-feira (20), o Dnit e as empresas começaram a limpar a área. Técnicos do Ibram fiscalizam a ação. De acordo com Valli, até o momento foram retiradas as canaletas de água pluvial com piche e colocadas barreiras de contenção — para evitar que a substância se espalhe ainda mais pela água — e de absorção.

Em locais onde é impossível retirar o líquido, como na terra e na vegetação, será realizada uma raspagem. Já nos materiais de concreto, como nas manilhas, será feito um hidrojateamento — aplicação de um jato de água de alta pressão.

O Dnit e as empresas terão ainda de informar ao Ibram qual foi o destino de todo o material coletado. A ação deve durar em torno de uma semana. "Independentemente do tempo, viremos aqui todos os dias para monitorar o trabalho de limpeza e recuperação da área", avisou o fiscal do instituto.





Fonte: Dayane Oliveira /Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Nenhum comentário