RECENTES

Votorantim Cimentos contribui para desenvolvimento sustentável de Sobradinho


Presente no Distrito Federal há mais de 40 anos, fábrica investe em modernização e novas tecnologias, além de desenvolver projetos que beneficiam a comunidade local

A fábrica da Votorantim Cimentos faz parte do cenário industrial de Sobradinho (DF) há mais de 40 anos. Presente na região desde 1972, na comunidade de Fercal, é a unidade da Votorantim Cimentos com maior capacidade produtiva na região Centro-Norte: 1,8 milhão de toneladas por ano. Com a marca Tocantins, o produto atende o Distrito Federal e também os Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Em seus processos industriais, a fábrica utiliza a tecnologia de coprocessamento, que consiste no aproveitamento de resíduos industriais e pneus inservíveis como substitutos de combustíveis fósseis ou de matérias-primas não renováveis usadas na fabricação do cimento, sendo opção adequada para a destinação final de resíduos, com a eliminação completa e sem a necessidade de gerar novos passivos em aterros.

A fábrica opera 24 horas por dia, com 950 funcionários diretos e indiretos, sendo a maioria dos trabalhadores moradores da região. Além de valorizar a mão de obra local, a fábrica ainda promove projetos sociais que beneficiam a comunidade. No ano em que Sobradinho comemora 55 anos, a Votorantim Cimentos realiza novas ações em prol do desenvolvimento local.

“Evoluímos em produção e tecnologia ao longo desses anos, mas também sempre investimentos em nossa atuação social. Por isso, no aniversário de Sobradinho, reafirmamos nosso compromisso de continuarmos próximos da população e fazendo o melhor em prol do desenvolvimento local”, afirmou o gerente-geral da Votorantim Cimentos de Sobradinho, Matheus Viotto Bezerra.

Iniciativas – Entre projetos e programas sociais que a Votorantim Cimentos de Sobradinho passou a realizar em 2015, está o projeto Memória Local, que auxilia o Conselho Comunitário da Fercal na coleta de relatos de vida de pessoas que escreveram, e ainda escrevem, a história da comunidade. Os trabalhos foram iniciados no mês de abril com oficinas de preparação de membros do Conselho para realizar as entrevistas com os moradores. As histórias serão registradas no Museu da Pessoa, um museu virtual criado com o propósito de registrar, preservar e transformar em informação histórias de comunidades.

Também neste ano, dois projetos de fomento à cadeia produtiva serão concluídos com o apoio da Votorantim Cimentos: a consolidação da cadeia de panificação, idealizado por mulheres do Assentamento Contagem, e o projeto de incentivo da agricultura familiar, da Associação dos Agricultores Familiares de Sobradinho (Aspraf). As iniciativas contam com o auxílio do Programa ReDes, promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações.

A unidade promove ainda o projeto Engaja, que consiste em realizar ações em diversas áreas, em parceria com o governo e empresas. Inicialmente, as atividades do Engaja são destinadas a contribuir com a melhoria da segurança pública local. Outra iniciativa é o Programa de Qualificação de Fornecedores, que capacita empresários interessados em aprimorar processos de gestão para se tornarem aptos a fornecer produtos e serviços à mineradora.

Para o desenvolvimento de crianças e jovens, a empresa realiza o projeto Votorantim Cimentos pela Educação na Fercal. Executado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o projeto visa apoiar os profissionais locais na ressignificação das aprendizagens e das relações dentro da escola. Além disso, a fábrica oferece aos jovens a oportunidade de praticarem esporte, por meio de parceria com a Associação Thourão de Tae-kwon-do.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Nenhum comentário