name='content'> ]]>

RECENTES

Copa Abarka inicia a sétima edição com número recorde de inscrições



Consagrada como a maior competição de futsal do gênero no DF, evento promove competição amigável entre times amadores de Sobradinho

A sétima edição da Copa Abarka se inicia no dia 13 de julho, com competições da categoria sub 24, a primeira das 11 que compõem o evento. Participam do evento alunos de escolas públicas e particulares da região, a partir de 7 anos, e jovens nascidos a partir de 1991, com no máximo 24 anos. Essa edição promete ser a maior já realizada e teve número recorde de inscritos na categoria sub 24 masculino. Serão 32 equipes divididas em 8 grupos, que competirão durante um mês.

As inscrições dos times ocorreram na última quinta-feira, dia 14, no Ginásio de Esportes de Sobradinho, com cerca de 500 jovens inscritos na competição. Na ocasião, houve uma reunião que contou com a presença do Administrador de Sobradinho, Divino Sales, e representantes dos deputados da cidade, que apoiam o evento. Ao final, um bolo simbólico foi distribuído aos participantes, como parte da comemoração dos 55 anos de Sobradinho.

Além de promover o esporte, a Copa Abarka se preocupa em incentivar também a educação, respeito ao próximo e ética dos participantes, em sua maioria adolescentes e jovens. “Além do esporte em si, a competição tem um cunho social muito grande. O evento mobiliza toda a cidade e a rede de ensino, trazendo lazer para toda família, integração dos alunos bolsistas, melhora de comportamento dentro da escola e de casa e ajuda na formação do cidadão. É uma forma de conscientizar as crianças e adolescentes da nossa cidade por meio da prática esportiva”, esclareceu Fábio da Abarka, um dos idealizadores do projeto.

Histórico

A Copa Abarka surgiu em 2009, idealizada pela Abarka, time amador da cidade de Sobradinho. Na época, sete escolas da rede pública e privada de ensino acataram a ideia e viabilizaram a realização da 1ª Copa Abarka de Futsal, com a participação de aproxiamdamente 300 alunos divididos em 5 categorias masculina e 1 Feminina. 

Desde então, o projeto cresce de forma exponencial e mobiliza toda a cidade.
Em 2011, o evento mudou seu formato e foi instaurada uma grande festa de Abertura inspirado nos jogos olímpicos, com o tema "Meio Ambiente". A festa de abertura teve a maior lotação do Ginásio de Esportes em Sobradinho, maior até mesmo que eventos esportivos oficiais, como o jogo entre os esportistas Falcão e Peixe. Foi uma verdadeira festa com 17 escolas participantes e vários jogos no mês de Maio e Junho.

Em 2012, mais uma vez a Copa ampliou sua atuação e implementou a categoria sub 23, que contempla não apenas os estudantes das redes de ensino, mas também os recém-egressos das instituições. A categoria foi criada para que os jovens que já vinham participando do evento pudessem continuar a jogar. Para a sétima edição, é esperado um público ainda maior e um envolvimento intenso da comunidade local. Atualmente, a Copa Abarka conta com as categorias Sub 08, 10, 12, 14, 16 e 18 masculino e Sub 12, 14, 16 e 18 Feminino.












Por Fábio Martins

Nenhum comentário