RECENTES

CLDF: Nova lei protege contra Raio X de inspeção

Deputado Distrital  Dr. Michel 


Agora é lei. Os operadores de equipamentos de radiação ionizante são obrigados a ter diploma de técnicos em radiologia e ainda deverão usar proteção individual que evita riscos à saúde.

Na tarde desta terça-feira (14), o Plenário da CLDF derrubou, com o voto dos 16 parlamentares presentes, o veto ao projeto de lei do deputado Dr. Michel que prevê, no mínimo a conclusão de curso técnico em radiologia para os operadores dos chamados “scanners ou Raio X” de inspeção, aparelhos amplamente utilizados em aeroportos, portos, tribunais, grandes empresas públicas e privadas, para a verificação do interior de malas e bolsas por meio de radiação ionizante.

A nova lei prevê a utilização de equipamentos de proteção aos funcionários que operam tais dispositivos, segundo a Portaria da Anvisa  453, de junho de 1998 e a Resolução Conter 21, de 27 de dezembro de 2006, do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia. "Com isso serão evitados riscos à saúde dos operadores e também da população", comemora o distrital.


Fonte: Ana Paula Cortes

Nenhum comentário