RECENTES

CIDADE: Sobradinho comemora 55 anos com muita festa em maio


Rua do Lazer, exposição de carros antigos, serviços para a comunidade, shows e bolo estarão entre as atrações.

O aniversário de 55 anos de Sobradinho é em 13 de maio, mas durante todo o mês haverá eventos para comemorar a data. A abertura será no dia 1º, das 9 às 16 horas, no estacionamento do Ginásio de Esporte, com ações sociais para os moradores, como estandes do Procon, do Na Hora e de atendimento oftalmológico e ainda artesanato, dança, judô e ginástica terapêutica. Todas as atrações são patrocinadas por meio de parcerias.

Outra atividade em diversos bairros da região — como Grande Colorado, Nova Colina e Vila Basevi — é "Sobradinho, Ação e Cidadania! A Administração Está Aqui", que terá atendimentos do Procon; das Secretarias do Trabalho e do Empreendedorismo; de Justiça e Cidadania; do ônibus da mulher e da Defensoria Pública.

No dia do aniversário, os parabéns serão em frente à Administração Regional. As padarias locais vão produzir um bolo de 55 metros. Em 3, 10 e 16 de maio, será promovida a Rua do Lazer, das 9 às 16 horas, no Parque Jequitibás, onde o público poderá fazer piquenique e acompanhar shows musicais.

Quem gosta de carros antigos poderá apreciá-los em 31 de maio, das 12 às 18 horas, no estacionamento do Estádio Augustinho Lima.

História

Sobradinho foi implantada em 13 de maio de 1960, às margens da estrada que ligava Planaltina de Goiás a Brasília. O nome surgiu devido a uma velha cruz de madeira erguida, em meados do século XIX, às margens de um ribeirão. Conta à lenda que em um dos braços foram construídas duas casinhas sobrepostas do pássaro joão-de-barro — que lembravam um pequeno sobrado e chamavam a atenção dos viajantes. Na época, eles denominaram o local de Sobradinho do Cruzeiro ou Cruzeiro do Sobradinho.


O plano para a quinta região administrativa foi elaborado em 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, ex-funcionário da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).


Nenhum comentário