RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Caesb alerta população para uso racional da água


Medidas simples contribuem na preservação deste bem precioso

Neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22/03), a Caesb chama a atenção para as simples medidas que podem ser adotadas para racionalizar o uso da água. Apesar do Brasil ser um país privilegiado, com 13,7% da água doce do planeta e 1/3 do maior aquífero subterrâneo do mundo, o consumo por pessoa pode chegar a 200 litros. No Distrito Federal, por exemplo, a média de consumo por pessoa é de 185 litros/dia.

De acordo com o relatório da ONU, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Para se ter ideia, um chuveiro gasta de três a seis litros de água por minuto. Um banho de vinte minutos gasta em média, 120 litros de água. O banho ideal deve demorar no máximo cinco minutos, onde serão gastos 30 litros de água.

Uma torneira aberta continuamente durante três minutos tem um gasto de 18 litros de água. Ao escovar os dentes recomenda-se fechar a torneira e só abrir quando for enxaguar a boca. Na lavagem da louça é a mesma coisa. Com a torneira aberta continuamente o gasto é de 240 litros. Abrindo e fechando durante a lavagem, o gasto passa para 70 litros.

Ao limpar calçadas, aconselha-se a varrer a sujeira em vez de utilizar mangueiras, pois o gasto médio é de 120 litros de água potável. Essa limpeza poderia ser feita, por exemplo, usando a água utilizada na lavagem de roupas.

Uma torneira mal fechada pingando desperdiça 46 litros por dia. Uma torneira fluindo em filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Uma torneira correndo normalmente gasta de 8,5 mil a 12,5 mil litros por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É necessário sempre observar se a válvula da descarga está regulada, se não há furos nos canos e as torneiras da casa estão bem fechadas. O desperdício de água pelo ladrão pode chegar a 10 mil litros por dia.

Outra medida que pode contribuir para o aspecto ambiental e econômico é a instalação de hidrômetros individualizados. O hidrômetro individual é um grande avanço nas questões condominiais, pois além de reduzir o desperdício de água, faz uma cobrança justa pelo consumo real de cada unidade habitacional. A medição individualizada incentiva o consumo responsável de água e propicia mais atenção aos aspectos de manutenção das instalações hidráulicas, pois em caso de problemas como vazamentos, há um aumento da conta mensal individual induzindo o morador a tomar providências imediatas.

Caso o condomínio não possua hidrômetros individualizados, uma forma simples de saber se há vazamento nas instalações hidráulicas da residência é observar se há paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo ou ruído de escapamento de água. Um vazamento na instalação hidráulica pode causar uma perda de dois a sete mil litros de água por dia.

Fonte:  José Carlos Barroso/CAESB

Nenhum comentário