RECENTES

SEGURANÇA: Crimes contra o patrimônio aumentaram 18,2% em 2014



Secretário de Segurança Pública divulga balanço das ocorrências criminais de 2014, destacando que ações de combate ao crime serão orientadas a partir da análise de dados

A Secretaria de Segurança Pública do DF apresentou hoje (13) o balanço das ocorrências criminais de 2014-2013, com uma posterior análise dos dados feita pelo novo secretário de Segurança Pública e Paz Social, Arthur Trindade. Os dados, que se referem ao período de janeiro a dezembro do ano passado, mostram crescimento de 18,2% no número de crimes contra o patrimônio e redução de 0,3% no número de crimes contra a pessoa , quando comparados aos números de 2013.  

Durante a coletiva, o secretário de Segurança Pública e Paz Social valorizou a produção de informação e análise como estratégia para otimizar a atuação das forças policiais. “O objetivo é coordenar as ações de segurança com dados coletados e analisados de maneira rigorosa. Os dados vão dar subsídios à aplicação de recursos e de pessoal, de acordo com os problemas específicos de cada região”, ressaltou Trindade.

Estatísticas


Em relação ao número de homicídios, houve 707 casos em 2013 e 688 em 2014 -  redução de 19 mortes ou -2,7%. No detalhamento dos dados, foi constatado que 11 regiões administrativas concentram 80% dos casos e que seis em cada dez vítimas já possuíam algum antecedente criminal. “Apesar de estáveis, esses números ainda estão altos se comparados aos de outros estados. É possível reduzi-los”, analisou o Trindade.

Na lista de crimes contra o patrimônio, chamou atenção o crescimento do número de roubos a veículos (69,1%), que passou de 4.214 para 7.124, e o número de roubos a transeuntes (61,9%), que passou de 19.533 para 31.615 em 2014. “Crimes contra o patrimônio são os que mais afetam a sensação de segurança da população. A partir dos dados de concentração espacial, vamos tomar ações coordenadas com as polícias para contê-los ”, garantiu.

Pacto pela Vida

O secretário de segurança pública afirmou que a implantação do programa Pacto pela Vida – prioridade do governo na área de segurança,  começou com a reestruturação da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social. “Os msetores que cuidarão da análise de dados e do Pacto pela Vida estarão refletidos no organograma da secretaria, como prioridade que são”, afirmou.

O programa Pacto pela Vida terá dois eixos: buscará a redução dos crimes violentos e o aumento da qualidade de vida da população, por meio da redução das incidências de roubos e furtos.

Trindade afirmou ainda que, durante sua gestão, haverá transparência na divulgação dos dados criminais. “Ter acesso a esses números é um direito do cidadão e a divulgação é uma obrigação do Estado. Pretendemos fazê-la de forma periódica e certa, na segunda semana de cada mês”. O comandante da Polícia Militar, Florisvaldo Cesar, o comandante dos Bombeiros, Hamilton Santos Esteves e o diretor da Polícia Civil, Eric Seba, estiveram presentes. 

(*) Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal


Nenhum comentário