Pesquise neste blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O governador eleito, Rodrigo Rollemberg, e o secretário de Segurança Pública e Paz Social, Arthur Trindade, anunciam os nomes dos seguintes integrantes do novo governo:



Comandante da Polícia Militar - Coronel Florisvaldo Ferreira Cesar

44 anos, nascido em Brasília (DF). Formado em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra e bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do DF. Tem pós-graduação em Direito Internacional dos Conflitos Armados pela Universidade de Brasília (UnB), em Alinhamento Estratégico pela Academia de Polícia do Ceará e na área de ensino pela PMDF, por onde concluiu ainda cursos de gerenciamento de crise, inteligência e negociação. É o chefe do Departamento Operacional da PMDF, já chefiou o Comando de Policiamento Regional Metropolitano durante a Copa do Mundo e foi comandante do Batalhão de Taguatinga. Integra a Polícia Militar desde 1990 e é coronel desde dezembro de 2013. Participou também de missões de paz das Nações Unidas na Sérvia (2004-2005) e na África (2009-2010).

Diretor da Polícia Civil - Eric Seba de Castro

52 anos, nascido em Brasília (DF). Formado em Direito, com cursos de negociação e gerenciamento de crise pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e de investigação voltada para entorpecentes, pelo FBI. Está na Polícia Civil desde 1984 e é delegado desde 1990. Chefiou várias delegacias, como a de Roubos e Furtos, de Tóxicos e Entorpecentes, a 17ª DP (Taguatinga Norte) e a Divisão de Repressão ao Sequestro. Foi diretor do Departamento de Polícia Circunscricional e do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e vice-diretor da Academia de Polícia. Hoje é coordenador da Região Metropolitana da Polícia Civil do DF e instrutor da Academia de Polícia Militar.
  
Comandante do Corpo de Bombeiros - Coronel Hamilton Santos Esteves Junior

44 anos, nascido no Rio de Janeiro (RJ), morador de Brasília há mais de 30 anos. É formado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Administração em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB), e Gestão Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Bombeiro militar há 26 anos, com formação em Sistema de Comando de Incidentes (SCI) pela Guarda Costeira norte americana, curso técnico em Intervenção e Salvamento em Catástrofe realizado na Espanha e capacitação em substâncias perigosas no Exército Brasileiro. Foi instrutor de cursos de formação para bombeiros militares de todo o país e trabalhou na Subsecretaria de Planejamento e Capacitação da Secretaria de Segurança Pública. É coronel desde 2011 e assumiu o comando do CBMDF em agosto de 2014.


Fonte: Imprensa Rollemberg / imprensa@rollemberg.com.br – Foto Correio Braziliense - 29/Dez/2014

UTILIDADE PÚBLICA: ATENDIMENTO CEB - ANO NOVO



Informamos que as Agências de Atendimento da CEB funcionarão de 8h às 14h no dia 31/12 e em horário normal (12h/18h) no dia 02/01/2015.

O plantão de atendimento pelo 116 funcionará normalmente todos os dias.



Fonte CEB

SEGURANÇA: ASSALTANTES SÃO PRESOS PELA ROTAM


(*) Carlos Brant

Na noite do dia (28/12), policiais da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) prenderam três homens suspeitos de participarem de assaltos na região de Sobradinho.

A equipe passava pela BR 020, em Planaltina, quando desconfiou dos ocupantes de um GM/Corsa parado às margens da Rodovia. Ao ver a viatura policial, os três homens correram mas foram alcançados e contidos. Dentro do carro foi encontrado um simulacro de arma de fogo, além de vários celulares.

Os suspeitos foram levados à delegacia. Lá, foram reconhecidos por uma das vítimas.


(*)Fonte: Carlos Brant/PMDF com adaptação Jornal de Sobradinho

domingo, 28 de dezembro de 2014

Criança morre após ser arrastada por cavalo em fazenda de Sobradinho



Menino de 10 anos ficou preso em sela de animal em Sobradinho.
No Lago Norte, criança de 1 ano morreu após se afogar em piscina.

Uma criança de 10 anos morreu após cair e ser arrastada presa à sela de um cavalo em uma fazenda na região do Alto da Boa Vista, em Sobradinho, no Distrito Federal, neste sábado (28). Segundo o Corpo de Bombeiros, o menino foi arrastado por alguns metros e não resistiu aos ferimentos.

A corporação informou que dois menores brincavam com o cavalo na fazenda quando o animal se assustou e os derrubou. A outra criança, com idade não revelada, sofreu apenas ferimentos leves pelo corpo. O acidente foi na Fazenda Vitória, no km 22 da DF-205, na Fercal, próximo ao Rio do Sal.

Criança afogada

Outra criança, de 1 ano e 9 meses, morreu neste sábado (27) após se afogar na piscina de um clube de servidores públicos no Lago Norte, no DF. Segundo a Polícia Militar, o menino brincava com um irmão na beira da piscina, que estava coberta por uma lona.

A suspeita é de que a criança tenha caído na piscina e ficado presa sob a cobertura plástica. Quando percebeu o acidente, a mãe levou o menino para o carro e seguiu rumo ao hospital, mas, no caminho, pediu ajuda a uma viatura da PM que fazia monitoramento na via.

Bombeiros foram ao local e ainda tentaram reanimar a criança por uma hora antes de confirmar a morte. Um helicóptero da corporação foi acionado para transportar a vítima a uma unidade de saúde, mas não chegou a ser utilizado. Por volta das 13h, o Instituto Médico Legal já tinha sido acionado para remover o corpo do acostamento da via, onde foi feito o socorro dos bombeiros.

Fonte: G1 DF


Fundo de Desenvolvimento Rural Social beneficia mais produtores do DF


Desta vez, equipamentos foram entregues a agricultores da região de Brazlândia, Sobradinho e Planaltina, além de Vargem Bonita e Riacho Fundo

Produtores rurais da região de Brazlândia, Sobradinho e Planaltina receberam equipamentos adquiridos por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural Social (FDR Social). Os bens são patrimônio público, concedidos às entidades dos agricultores por meio de convênio.

O presidente da Cooperativa Agropecuária do Vale do Curralinho (Coomvale), Carlos Cardoso, agradeceu o apoio. "Nunca houve desenvolvimento para nós antes. Conseguimos um conjunto de mecanização e agora esse caminhão leiteiro. Avançamos muito e mais do que imaginávamo, nos últimos anos graças ao apoio que recebemos", disse.

Para receberem os equipamentos, as entidades participaram de chamada pública na qual apresentaram projetos para aquisição. As propostas foram submetidas aos conselhos regionais de desenvolvimento rural e ao Conselho Gestor do FDR.

Os agricultores terão de fazer seguro dos equipamentos, zelar por sua manutenção e conservação. Os servidores da Secretaria de Agricultura fiscalizarão o uso dos bens, que podem ficar com as entidades por tempo indeterminado se tiverem o uso adequado.

Para Anaildo da Silva, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Astraf), o caminhão-baú adquirido representa mais qualidade dos produtos e menos custo. "Vai ajudar demais. Hoje vendemos ao Papa-DF (Programa de Aquisição da Produção da Agricultura do Distrito Federal) e pagávamos frete. Agora isso vai acabar. Atuamos em três feiras e também vamos transportar os alimentos para elas", comemorou.

"É uma conquista muito grande e é de vocês. O FDR deve continuar a ser utilizado, ampliado e fortalecido. A participação de vocês é essencial. Construímos essa política com muito esforço e a participação do produtor rural foi essencial para ela dar certo", ressaltou o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Campelo.

Para o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, as entregas são resultado de uma política construída de forma correta, séria e com foco no desenvolvimento da população. "Nós estamos num momento especial por que conseguimos fazer uma política pública, com lei e regulamentação, que chegou para quem precisa. É assim que tem que ser feito. Fizemos essa mudança, as pessoas entenderam e se apropriaram dela. O processo começou há dois anos e hoje entregamos o resultado", disse.

Entidades beneficiadas e equipamentos recebidos:

Coomvale – Caminhão de carroceria aberta e tanques de leite.
Associação Mista dos Produtores Rurais do Rio Preto (Mista) – conjunto de equipamentos para o plantio de mandioca e equipamentos para a produção de feno.
Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Astraf) – Caminhão-baú.
Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Vargem Bonita – recuperação de tubulação para os canais de irrigação da Vargem Bonita e da área rural do Riacho Fundo.

Fonte: Secretaria de Agricultura

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Aposentados e pensionistas têm até o dia 30 para fazer comprovação de vida



(*) Daniel Lima

Quem perder o prazo para fazer a comprovação de vida poderá ter o benefício suspenso

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o próximo dia 30 para a comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. Quem perder o prazo poderá ter o benefício suspenso. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências não terão expediente ao público na quarta-feira ( 31). A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe.

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Os bancos que têm tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la.

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada.

O modelo da procuração pode ser encontrado no site do ministério. Outra opção é uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário for não alfabetizado, informa o INSS. Além disso, é necessária a apresentação de atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.


(*) Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil

SEGURANÇA: DUPLA É PRESA APÓS TENTAR ROUBAR COMERCIANTE EM SOBRADINHO E ARMA É APREENDIDA.


Por volta das 21h30 do dia 25/12, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho prenderam um maior de idade e apreenderam um menor pelo o crime de tentativa de roubo. Com a dupla foi apreendido um revólver calibre 32 com cinco munições intactas.

A equipe do GTOP-33 Bravo composta pelo sargento Silvio, cabo Alysson Xavier e Wilson Machado realizava patrulhamento na Quadra Central de Sobradinho quando percebeu uma movimentação estranha de dois indivíduos, nas proximidades de um veículo, onde um casal de comerciante se preparava para sair do estacionamento do comércio e se aproximou para realizar a abordagem.

No momento em que os indivíduos perceberam a viatura policial, jogaram a arma de fogo dentro do veículo das vítimas e correram. Eles foram alcançados e presos. A arma de fogo, um revólver calibre 32 com cinco munições intactas foi apreendida.

O maior de idade foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de tentativa de roubo. O menor foi conduzido à DCA e autuado pelo ato infracional análogo ao crime de tentativa de roubo.



Fonte: Claudio Martins/blog Informativo Flagrante

Confiança do comércio sofre queda, outra vez



O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,5% na passagem de novembro para dezembro. O indicador atingiu 108,9 pontos, o segundo menor patamar da série histórica, iniciada em março de 2010, superando apenas o resultado de setembro deste ano (108,5 pontos).

De acordo com a FGV, o resultado demonstra que os empresários do comércio estão insatisfeitos com o desempenho das vendas neste final de ano. Em relação ao primeiro semestre de 2015, os empresários têm apenas “expectativas modestas” de recuperação.

Houve piora na avaliação atual, com queda de 5,9%, depois de uma alta de 1,3% em novembro. Em relação aos próximos meses, houve crescimento de 1,2% no otimismo dos empresários, depois de cair 2,3% no mês anterior.

(*) Fonte: Marcos Machado/Do Plenário

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

SEGURANÇA: HOMENS ENCAPUZADOS INVADEM CASA NO DNOCS E EXECUTAM TRÊS MENORES DE IDADE.



Na noite de quarta-feira, 24/12, três jovens foram executados em uma residência na quadra 03 conjunto 6 da Vila Dnocs, em Sobradinho.

Segundo testemunhas dois veículos pararam na frente da residência e pelo menos quatro indivíduos armados com pistolas e encapuzados, invadiram a casa e atiraram à queima roupa nas vítimas.

Uma jovem de 15 anos foi alvejada no braço e sobreviveu. Dois menores, um de 17 anos e outro de 16 morreram no local com diversos disparos pelo corpo e um confere na cabeça. Uma adolescente, aparentando ter 16 anos, também foi alvejada e morreu no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e tentou reanimar a adolescente, porém sem êxito. O triplo homicídio está sendo investigado pelos policiais da Seção de Investigação de Crimes Violentos da 13ª Delegacia de Polícia. Muitas cápsulas de munição de pistola foram encontradas no local. A adolescente que sobreviveu foi socorrida ao HRS e passa bem.


Fonte: Claudio Martins/Blog Informativo Flagrante

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: JOVEM, COM PASSAGEM PELA POLÍCIA, É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SOBRADINHO II.


(*) Claudio Martins

Por volta das 15h30 de domingo, 21/12, Lennon Felix, 19 anos, morador da AR 07 de Sobradinho II foi vítima de tentativa de homicídio, enquanto passeava com sua namorada nas proximidades de sua residência.

Segundo a namorada de Lennon, Talita da Silva, 18 anos, eles estavam, caminhando na rua, em direção a um mercado da cidade, quando um veículo de cor cinza se aproximou deles e o indivíduo que estava de carona, abaixou o vidro e sem dizer nada apontou uma arma de fogo, tipo revólver, de cor preta, para Lennon e efetuou um disparo.

Nesse momento Talita deitou no chão e Lennon correu. O indivíduo efetuou cerca de cinco disparos de arma de fogo na direção de Lennon, que foi atingido no lado direito do corpo, na altura das costelas. Após efetuar dos disparos, os indivíduos fugiram em sentido ignorado.

Lennon, que saiu da cadeia a poucos dias, por ter sido preso pelo crime de tráfico de drogas, foi socorrido ao Hospital de Sobradinho e submetido a cirurgia para retirada do projétil. Ele não corre risco de morte.

Policiais civis do plantão da 35ª Delegacia de Polícia recolheram fragmentos de um projétil de arma de fogo no local do crime e fizeram a apreensão. O crime está sendo investigado.

JOVEM, COM PASSAGENS PELOS CRIMES DE PORTE ILEGAL DE ARMA E TRÁFICO DE DROGAS, É PRESO, ARMADO, EM SOBRADINHO II.

Por volta das 11h de domingo, 21/12, policiais militares do Serviço de Inteligência do 13º Batalhão de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, Lucas Gomes da Silva Maltha, 19 anos. Com ele os policiais localizaram um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

A equipe do Águia-33 realizava patrulhamento velado quando avistou dois indivíduo em bicicletas nas proximidades da AR 10 de Sobradinho II, em atitude suspeita. No momento em que os indivíduos perceberam que se tratava de uma viatura da Polícia Militar descaracterizada, fugiram em direção ao conjunto 05 e um dos indivíduos foi alcançado pela equipe.

O indivíduo de nome Lucas foi abordado e com ele foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Lucas, que já possui passagens pela polícia pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, foi preso e autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, pois a arma estava com a numeração raspada.


(*) Fonte: Claudio Martins/Blog Informativo Flagrante

SOCIAL: Corrente de solidariedade transforma o Natal de idosos em asilo de Sobradinho


Idosos do Lar São José, em Sobradinho, recebem presentes de Natal do Papai Noel

Uma corrente de carinho e solidariedade para tornar mais feliz o Natal de pessoas até então desconhecidas. É assim a psicóloga Tânia Maria Borges define a campanha Adote um Velhinho, que ela e um grupo de amigos organizaram para doar presente a idosos de um asilo de Sobradinho, no Distrito Federal. A festa, com a entrega dos presentes, ocorreu neste domingo (21).

Tânia explicou que cada um dos 45 idosos moradores do Lar São José foi fotografado e teve o desejo de presente registrado. Os interessados em doar receberam um e-mail com a foto e o pedido e puderam escolher o presente. “Falei com amigos e eles começaram a pedir ajuda de mais pessoas. Com isso, formamos uma corrente”, ressaltou.

“Tiramos uma foto de cada idoso e a enviamos diretamente para o padrinho, sem passar por redes sociais, para preservar a privacidade dos idosos. Isso deu mais proximidade ao padrinho, porque ele viu o rosto da pessoa. Cada padrinho ficou à vontade para dar o presente. Muitos deram além do que o idoso pediu”, salientou.
Tânia acrescentou que o idoso se sente prestigiado, porque recebe presente de acordo com seu gosto. “Muitos pediram vestidos, shorts, camisetas, camisas. Fizemos um trabalho com a equipe do Lar e ficamos sabendo do gosto e das necessidades de cada um. Vimos os detalhes do tamanho e cor da roupa e do calçado. Assim, o idoso recebeu exatamente o que gosta”.

Para a assistente social Marisa Saldanha, uma das coordenadoras do asilo, as doações são fundamentais para a instituição e para a autoestima dos idosos. “Para os idosos, é uma sensação de gratidão com as pessoas. Para nós, a mobilização social é muito importante. O Lar pertence à comunidade e precisamos de mobilizações como esta”, comentou.

“A gente precisa ter ajuda da sociedade. Uma ação como esta, com tudo planejado, com dedicação das pessoas, que gastam tempo, dinheiro, é gratificante”, concluiu Marisa.

Fonte: Agência Brasil /Editor: Armando Cardoso/ Foto: Antônio Cruz c/ adaptação Jornal de Sobradinho

sábado, 20 de dezembro de 2014

SEGURANÇA: PMDF e TJDFT assinam acordo para combate a violência doméstica



(*) Itaney Gonçalves



Reunião para assinatura de acordo entre a PMDF e o TJDFT. 
Aconteceu na tarde do último dia (18/12), no salão do gabinete da presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, momento em que o comandante-geral da PMDF, coronel Anderson Carlos de Castro Moura e o presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, firmaram o compromisso de atuarem de forma conjunta nos atendimentos de famílias em situação de violência doméstica e familiar. A atuação conjunta dar-se-á com o acompanhamento das famílias que forem encaminhadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e Planaltina ao policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid), coordenado pelo Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) e 14º Batalhão da PMDF.
O evento, promovido pelo TJDFT, além dos participes supramencionados, contou com a presença da Desembargadora do TJDFT Ana Maria Duarte Amarante Brito, que compõe o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Juiz de Direito Dr. Ben-Hur Viza coordenador do Centro Judiciário da Mulher – CJM/TJDFT, a Coronel Verônica Lucia Dantas chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o Tenente Coronel Anderson David de Moura comandante do 14º Batalhão da PMDF, dentre outras autoridades civis, militares e convidados.
O policiamento PROVID vem sendo gradativamente implementado nas unidades operacionais, estando funcionando atualmente também nas Cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Santa Maria, Gama, Sobradinho e São Sebastião. Maiores informações no CPCDH pelo telefone 3910-1349.


Comandante-geral da PMDF, coronel Anderson, assinando o acordo entre a PMDF e o TJDFT.


Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes, assinando o acordo de cooperação técnica.

(*) Fonte: Itaney Gonçalves/PMDF - Fotos: Foto: Gilmar Santos,

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

SAÚDE: Regional de Sobradinho lança Manual de Política de Aleitamento




Objetivo é estabelecer normas e rotinas para o atendimento às gestantes e aos bebês

A Regional de Sobradinho lançou esta semana o Manual de Política de Aleitamento, documento que busca nortear e estabelecer normas para o aleitamento materno e a humanização do parto na região administrativa. O evento foi destinado a todos os servidores da rede de saúde.

De acordo com a coordenadora da Linha de Cuidado Materno-Infantil de Sobradinho, Ednamara dos Santos, o manual surge como necessidade da regional. "Como parte do Projeto do Prosaúde/Programa de Educação para o Trabalho, foram realizadas oficinas com profissionais de saúde que atuam junto às mães e aos bebês, desde a gestação, em Sobradinho. Neste projeto surgiu a demanda para uma política de aleitamento", explicou.

Ednamara espera que o manual "seja usado imediatamente nas reuniões semanais das equipes de Saúde de Sobradinho". Dessa forma, a coordenadora acredita que a qualidade do atendimento terá um impacto expressivo, uma vez que será possível fazer um maior controle do pré-natal, parto e pós-parto.


Fonte: Secretaria de Saúde/ Foto: Pedro Ventura/Arquivo

OAB/DF : SUBSEÇÃO DE SOBRADINHO REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO


A Subseção de Sobradinho realizou nesta última terça-feira (16) a confraternização de final de ano. O evento ocorreu em uma pizzaria na cidade. Participaram da comemoração, representando a diretoria da Seccional da OAB do Distrito Federal, o vice-presidente da Ordem, Severino Cajazeiras, e o secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto. Ex-presidentes da subseção e presidentes de outras subseções também estiveram presentes.

O presidente da subseção, Márcio de Souza, falou do apoio oferecido pela OAB/DF. “Todos os pedidos solicitados pelos advogados de Sobradinho foram prontamente atendidos, inclusive a reforma da subseção. Estamos recebendo elogios no edifício-sede. Os advogados hoje estão sendo respeitados e nós só temos a agradecer a seccional”, afirmou.

Texto – Sussane Martins
Foto – Valter Zica
Links:

 http://www.oabdf.org.br/noticias/subsecao-de-sobradinho-realiza-confraternizacao/#.VJPx5F4BA

http://www.oabdf.org.br/galeria-de-fotos/confraternizacao-da-subsecao-de-sobradinho/#.VJPyEl4BA

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mudas doadas ao Projeto Produtor de Água no Pipiripau chegarão a 100 mil


Mais de 50 espécies nativas do Cerrado são usadas para compor áreas de preservação em propriedades rurais

A Secretaria de Agricultura (Seagri), juntamente com parceiros da Unidade Gestora do Projeto (UGP), alcançará a marca de 100 mil mudas doadas ao Projeto Produtor de Água do Pipiripau, até o fim de dezembro. São mais de 50 espécies de árvores nativas do Cerrado, como jatobá, peroba, angico, ipê verde, caju do cerrado, cagaita e buriti, usadas para compor áreas de preservação em propriedades rurais.
  

As mudas são produzidas na Granja do Ipê. O local possui cinco estufas, com capacidade para produzir, em média, 16 mil mudas, cada uma – além de dois viveiros, com capacidade para produzir 350 mil mudas. Cerca de 20 pessoas, entre servidores da Seagri e terceirizados, trabalham diretamente na produção, fazendo a coleta, o preparo e semeadura das mudas, entre outras coisas.
  

Para o chefe do Núcleo de Produção Vegetal da Granja do Ipê, Cláudio Silva, é gratificante trabalhar em algo que deixará um legado à sociedade. "É muito importante. Não estamos fazendo isso para a gente e sim para os nossos filhos, nosso futuro", afirmou.
  

Devido à parceria da Seagri com a Rede de Sementes do Cerrado e com o Sesi, houve melhorias na infraestrutura da Granja do Ipê, que saltou na produção de 40 mil mudas ao ano para 140 mil no biênio 2014-2015. A expectativa é que produção cresça ainda mais e alcance as 210 mil mudas para a estação de plantio 2015-2016.
  

A Rede de Sementes do Cerrado recebe recursos do Sesi, que são investidos na infraestrutura da Granja do Ipê. Foram implantados estufas e viveiros. Também houve a reforma de três tratores e do prédio que abriga os serviços administrativos, num investimento de R$ 100 mil.

  
O transporte, o plantio e a manutenção ficam a cargo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), por meio do Programa Água Brasil, parceria que também conta com a Agência Nacional de Águas (ANA) e Banco do Brasil (BB). O Água Brasil é financiado pelo BB e Fundação Banco do Brasil.

  
Para apoiar o trabalho, os parceiros no Produtor de Água e a Seagri também disponibilizam van para transporte dos trabalhadores e caminhonete para a coleta de mudas e sementes, insumos destinados à produção de mudas e implementos para a manutenção e limpeza dos viveiros, além de um trator agrícola.
  

Após germinarem e estarem prontas, as mudas são levadas às propriedades dos agricultores dos núcleos rurais Pipiripau e Taquara – ambos em Planaltina – que aderiram ao Produtor de Água. Com a assistência técnica da Emater, as mudas são plantadas.
  

PRODUTOR DE ÁGUA – O Produtor de Água é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro aos produtores rurais, à execução de ações de conservação da água e do solo, como a construção de terraços (também conhecidos como curvas de nível), bacias para infiltração da água, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e saneamento ambiental.
  

No Distrito Federal, o projeto está em execução na Bacia do Ribeirão Pipiripau, que abastece mais de 200 mil pessoas das regiões de Sobradinho e Planaltina. Atualmente, cerca de 90 produtores estão inscritos voluntariamente no projeto e já adotam práticas de preservação ambiental. A expectativa é que o numero triplique em 2015. Os pagamentos variam de R$ 80 a R$ 200 por hectare, a depender dos serviços ambientais prestados pelo agricultor. O programa é realizado por meio de uma UGP.

  
Além da Seagri, fazem parte da UGP a Semarh, a Emater, a Adasa, o DER, a Caesb, o Ibram, a Terracap, Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Sudeco, Banco do Brasil, Embrapa, UnB, Sesi, WWF, Fundação Banco do Brasil, TNC e Rede de Sementes do Cerrado.


Fonte: Secretaria de Agricultura /Foto: Rubens Shinkai/SAGRI Arquivo

HUM MILHÃO E OITOCENTOS MIL ACESSOS !!!

  


Agradecemos os internautas pelos mais de 1.800.000 - Hum milhão e oitocentos mil acessos ao blog DIÁRIO do Jornal de Sobradinho. Breve iremos inaugurar o CANAL VIRTUAL DE TV COMUNITÁRIA CIDADE SERRANA; um portal para acessos a entrevistas e vídeos ligados a Sobradinho I, II, Fercal, Dnocs, Nova Colina e Condomínios Horizontais da região norte do DF. Será mais uma ferramenta para agregar valores ao Jornal de Sobradinho IMPRESSO, ao Blog Diário, a Fan Page e breve o Canal Virtual.

Segue no canto esquerdo do blog em anexo, a edição 275 - eletrônica do mês de Dezembro de 2014 do Jornal de Sobradinho.

Pegue também o seu exemplar gratuitamente nas bancas e revistarias da cidade de sobradinho e região norte do DF.

ESPÍRITO NATALINOQue o espírito natalino traga aos nossos corações a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor.   Boas Festas!

Equipe JS

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

INFORME PUBLICITÁRIO


POLÍTICA: Rui Barbosa há exatos 100 anos, em um pronunciamento ainda muito atual e realista



Vejam o que o ilustre jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador RUI BARBOSA em discurso no Senado Federal brasileiro pronunciou em 17 de dezembro de 1914. Hoje, exatos 100 anos após o célebre discurso parece que nada mudou... Diante de tanta bandalheira, descaso e corrupção. Será que vai passar mais 100 anos e nada de novo vai acontecer?




Em resumo, eis o que consta nos Anais de Senado Federal o que o ilustre Senador disse:

“A falta de justiça, Senhores Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação. A sua grande vergonha diante o estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais. A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vem nascendo à semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...”.

(*) Texto enviado ao Jornal de Sobradinho pelo Marcos (Serrinha) 17/12/2014.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Brinquedoteca do Hospital de Sobradinho reabre após reforma





Local foi pintado, mesas e cadeiras foram trocadas e as crianças desfrutam de novos brinquedos


A brinquedoteca do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) foi reinaugurada nesta terça-feira (16), após passar um mês em reforma. Por meio de doações da Organização Não Governamental Amigos da Vida, o local foi pintado, as mesas e as cadeiras foram trocadas e as crianças receberam novos brinquedos.

A brinquedoteca possui 32 leitos e é responsável pelo atendimento pedagógico das crianças da regional. É um espaço que concede oportunidade de convivência, de socialização e de novas amizades. De acordo com a pedagoga e responsável pela brinquedoteca, Maria Fabíola, o hospital não parou de atender as crianças. "Nós estávamos funcionando em outro setor do hospital no período de reforma, mas agora, poderemos voltar a funcionar 100%", explicou.

Da Secretaria de Saúde/ Foto: Divulgação


Homens do DF ganham cartilha para cuidar da saúde





Material dá dicas de como prevenir as principais causas de mortalidade da população masculina


Os homens do Distrito Federal passaram a contar com uma cartilha para evitar doenças graves e acidentes. O objetivo do material produzido pela Secretaria de Saúde é aproximar a população masculina das unidades de atenção básica de sua regional, seja centro de saúde ou equipe de saúde da família.

"A ideia é que o homem passe a procurar o serviço de atenção primária de forma preventiva uma vez por ano e não dirigir-se às unidades de saúde quando já tenha um problema grave", explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde do Homem (NuSH), responsável pelo material, Laurês Ferreira Vilela.

Assim como ocorre com a caderneta de saúde das crianças, a cartilha masculina indica o calendário de vacinação dos homens adultos. O documento ressalta também a necessidade de adotar hábitos para prevenir doenças, como alimentação saudável, atividades físicas e as práticas integrativas em saúde, as PIS, como yoga, tai chi chuan e liang gong, que ajudam a amenizar o estresse.

Além disso, a cartilha destaca ainda importância de manter uma boa saúde mental e familiar. Entre os serviços recomendados, está o de terapia comunitária, disponível em várias unidades de saúde, onde os homens podem desabafar e falar de seus problemas.

O documento traz ainda questões sobre os cuidados com a sexualidade, alimentação, saúde bucal, proteção do sol, planejamento familiar, controle de colesterol, prevenção da hipertensão e de acidentes para aqueles que já se aproximam da terceira idade.

Segundo o urologista do NuSH, Anderson Miranda Abud, a cartilha aborda um pouco de tudo, de maneira simples, clara e direta, e é para toda a família. "A Cartilha do Homem foi escrita não só para a população masculina, mas para as famílias também, porque acabam sendo as esposas, mães, filhas e irmãs as que levam os homens aos serviços de saúde", completou Laurês.

Estatística - No mundo, morrem mais homens que mulheres, e, no Brasil, eles falecem sete anos antes que elas. No Distrito Federal, a maioria das mortes masculinas foram por acidente vascular encefálico (AVE), o popular derrame, seguido por infarto do miocárdio.

Atendimento - Para facilitar o acesso da população masculina aos serviços de atenção básica, a Secretaria de Saúde mantêm dois serviços especializados que funcionam com agenda aberta, ou seja, sem a necessidade de marcar consulta. O Ambulatório do Homem funciona nas regionais da Ceilândia e Sobradinho, nos centros de saúde 3 e 6, respectivamente.

Nos locais, os usuários podem fazer testes de colesterol, triglicerídeos e glicemia, além de tirar a pressão e pedir exames de rotina. A partir do diagnóstico dos testes, o paciente receberá atenção individualizada e será encaminhado a um especialista, caso necessário.

A perspectiva do NuSH para o ano que vem é ampliar os serviços para a população masculina. A previsão é que em fevereiro comecem a qualificar profissionais para poder, futuramente, oferecer um Ambulatório do Homem em cada regional.

Serviço - O Ambulatório do Homem de Sobradinho II, do Centro de Saúde nº 3 funciona com agenda aberta, e o horário de atendimento é das 18h às 22 horas, às terças, quartas e quintas-feiras. A unidade fica na AR 13 CONJ. 7 lote 1 de Sobradinho II.

Já o atendimento à população masculina da Ceilândia funciona no Centro de Saúde n°6 da cidade, às quartas-feiras, das 18h às 22 horas. O endereço é EQNP 10/14 lotes E,F,G e H.


Fonte:   Secretaria de Saúde/ Foto: Pedro Ventura / Arquivo


UTILIDADE PÚBLICA: Secretaria de Saúde do DF prorroga prazo de vacinação



Imunização não atingiu meta e será realizada até 31 de dezembro

A Secretaria de Saúde irá prorrogar, até 31 de dezembro, a campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Até o momento, o DF não alcançou a meta de 95% em nenhuma das duas imunizações.

A cobertura vacinal contra a Poliomielite é de 76,9% de um público alvo de 182.211 crianças. Já para Sarampo, a cobertura é de 75,2% de um total de 161.045 meninos e meninas.

Os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem levá-los ao centro de saúde mais próximo de sua residência. A vacina contra o sarampo é indicada para o público infantil de um a cinco anos incompletos. A imunização para pólio é para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.


Fonte: Secretaria da Saúde

UTILIDADE PÚBLICA: Secretaria de Saúde procura pacientes



A Secretaria de Saúde está tentando localizar 94 usuárias com resultado alterado do exame citopatológico de colo de útero. Esse exame é responsável pelo diagnóstico indicativo de lesões que sugerem ou antecedem o câncer de colo de útero. Nesses casos, a intervenção médica deve ser imediata.

As pacientes não foram buscar o resultado e a Secretaria de Saúde não conseguiu localizá-las utilizando endereços e números telefônicos deixados para contato.

Para a usuária saber se é uma dessas 94 mulheres, deve ligar para a Ouvidoria, no 160. Os atendentes possuem a lista com o nome completo de cada uma e irão orientá-las como proceder para marcar exames e consultas complementares.


Fonte:  Secretaria de Saúde/ portalsaudedf@gmail.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CONHEÇA OS NOVOS SECRETÁRIOS DO GDF



Confira aqui o perfil completo dos secretários de Estado e do chefe de gabinete do novo governo: http://ow.ly/FUFWU



Secretários:

Chefe da Casa Civil: Hélio Doyle.

Chefe da Casa Militar: Cláudio Ribas.

Secretário de Relações Institucionais e Sociais: Marcos Dantas.

Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão: Leany Lemos.

Secretário da Fazenda: Leonardo Colombini.

Secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização: Antônio Paulo Vogel.

Secretário da Justiça e da Cidadania: João Carlos Souto.

Secretário de Educação: Júlio Gregório.

Secretário de Saúde: Ivan Castelli.

Secretário de Segurança Pública e Paz Social: Arthur Trindade.

Secretário de Gestão do Território e Habitação: Thiago de Andrade.

Secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável: Arthur Bernardes.

Secretário de Cultura: Guilherme Reis.

Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos: Júlio Peres.

Secretário de Desenvolvimento Humano e Social: Marcos Pacco.

Secretário de Trabalho e Empreendedorismo: Georges Michel Sobrinho.

Secretária da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos: Marise Guebel.

Secretário de Agricultura e Abastecimento: José Guilherme Leal.

Secretário de Mobilidade: Carlos Tomé.

Secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens: Jane Klebia Reis.

Secretário do Meio Ambiente: André Lima.

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação: Paulo Salles.

Secretária de Esporte e Lazer: Leila Barros.

Secretário de Turismo: Jaime Recena.


Chefe de gabinete do governador: Rômulo Neves.

Regularização avança na região de Sobradinho



Após o início da entrega das escrituras do Vivendas Friburgo, novos Termos de Compromisso abrem caminho para que avance a regularização de outros setores da Fazenda Paranoazinho

Mais um importante passo para a regularização dos condomínios do Distrito Federal será dado nesta segunda-feira (15). Seguindo modelo já adotado para o Setor Habitacional Grande Colorado, a empresa proprietária da Fazenda Paranoazinho na região de Sobradinho, a Urbanizadora Paranoazinho S.A. (UPSA) assinará com o GDF, outros Termos de Compromisso Pela Regularização Fundiária, contemplando com isso os dois Setores Habitacionais da região: Contagem e Boa Vista.
  
Os documentos serão assinados às 15h, em solenidade no Salão Nobre, no Palácio do Buriti. Após as assinaturas, o governador Agnelo Queiroz participará da entrega de algumas escrituras a moradores do Vivendas Friburgo, regularizado pela UPSA em novembro.
  
Os moradores do Vivendas Friburgo foram os primeiros a negociar a aquisição de seus lotes com a UPSA. A empresa proprietária, por sua vez, cumpriu toda a legislação urbanística e ambiental, permitindo o registro do loteamento no Cartório de Registro de Imóveis de Sobradinho. Com matrículas individualizadas para cada lote, a UPSA está assinando as escrituras de transferência de propriedade com cada morador.
  
Os Termos de Compromisso a serem assinados na segunda-feira contemplam os grupos de condomínios do Setor Habitacional Contagem e do Setor Habitacional Boa Vista, ambos inseridos nas áreas de propriedade da UPSA, assim como o Grande Colorado. O documento estabelece prazos e compromissos com relação às obras de infraestrutura e à criação de equipamentos públicos na região.
  
Na mesma solenidade, os sete condomínios do Grande Colorado, setor habitacional com o processo mais adiantado na região da Fazenda Paranoazinho, e cujo Termo de Compromisso foi assinado em julho de 2014, terão seus decretos de regularização revalidados por mais 180 dias, permitindo àqueles que já tiverem negociado com a empresa proprietária ter suas unidades escrituradas e registradas no início do ano que vem.
  
Com a assinatura desses Termos de Compromisso, os loteamentos dos Setores Contagem e Boa Vista poderão receber a licença ambiental e o decreto de regularização, tal qual ocorreu no caso do Grande Colorado. Com isso, todos os cinquenta e quatro condomínios da Fazenda Paranoazinho estarão prontos para serem registrados em cartório, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.
  
O diretor presidente da UPSA, Ricardo Birmann comentou a importância desse momento: “A regularização do Vivendas Friburgo foi um divisor de águas para o Distrito Federal. Tiramos a regularização do plano das ideias e das promessas vazias e a colocamos no mundo real e concreto”. O diretor-presidente falou ainda sobre o papel do Governo. “O GDF lidou de forma muito séria e responsável com a problemática da irregularidade. Se o governador eleito, Rodrigo Rollemberg, mantiver o enfoque técnico na regularização, Brasília pode deixar de ser exemplo de cidade irregular e terá a chance de, pela segunda vez, ser o modelo nacional de ordenamento urbano”, reforçou.
  
Pioneirismo na Regularização para classe média
  
Depois de 7 anos sem que nenhuma regularização de condomínios de classe média (ARINES) fosse totalmente concluída em todo Distrito Federal, a UPSA iniciou, no dia 25 de novembro deste ano, a entrega das primeiras escrituras aos moradores do condomínio Vivendas Friburgo, do Grande Colorado. Neste período, os únicos moradores a chegar às escrituras foram habitantes de áreas de interesse social (ARIS), para as quais a legislação prevê uma série de flexibilizações.
  
Buscando suprir questões não abordadas pelo processo de regularização individual de cada parcelamento (como as obras de infraestrutura para todo o Setor Habitacional, por exemplo), a UPSA e o GDF assinaram em julho de 2014 um Termo de Compromisso que, após passar pelo crivo do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, viabilizou a regularização do setor Grande Colorado como um todo. Esse documento é um elo entre os projetos individuais de regularização de cada condomínio e o setor habitacional em que se inserem.

O Termo de Compromisso do Grande Colorado contempla 08 parcelamentos, sendo um deles o Vivendas Friburgo, caso piloto que já foi perfeitamente regularizado junto ao Cartório de Registro de Imóveis e cujos moradores já estão assinando suas escrituras e registrando sua propriedade nas matrículas de seus lotes.
  
Com o sucesso do Vivendas Friburgo, o GDF irá prorrogar os decretos dos demais 07 condomínios do Grande Colorado, o que dará à UPSA novo prazo de 180 dias para concluir a regularização.


Fonte:  Jornal de Brasília