Pesquise neste blog

domingo, 29 de junho de 2014

Secretaria de Habitação tem novo cronograma de regularização de lotes


Moradores de seis cidades do DF que residem em becos e pontas de quadras receberam as informações

A Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) se reuniram, nesta semana, com os moradores das cidades beneficiadas pelo projeto de lei que regulariza os becos e pontas de quadras em seis cidades do Distrito Federal.

Na oportunidade, os moradores conheceram o cronograma estabelecido para a regularização dos lotes em Ceilândia, Gama, Brazlândia, Sobradinho II, Taguatinga e Recanto das Emas. De acordo com os técnicos, entre 45 e 60 dias será lançado o edital de licitação para contratação de empresa que fará o projeto urbanístico das áreas. Concluída essa fase, o governador Agnelo Queiroz assinará o decreto de aprovação e a Terracap fará o registro em cartório.

O Projeto de Lei Complementar nº 93/2014, que desafeta áreas públicas em várias cidades do Distrito Federal com o objetivo de regularizar lotes residenciais, foi aprovado em maio, na Câmara Legislativa. A modificação responsável por normatizar as áreas nas seis cidades foi proposta pelo Governo do Distrito Federal (GDF).


Fonte: Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano/ Foto: Divulgação

sábado, 28 de junho de 2014

ELEIÇÕES 2014: JUSTIÇA ELEITORAL PROPÕE ACORDO POR PROPAGANDA RESPONSÁVEL


Procuradoria Regional Eleitoral no DF se reunirá com dirigentes das legendas com objetivo minimizar os impactos sobre o meio ambiente urbano. A partir do dia 6 de julho, candidatos poderão iniciar suas ações de divulgação.

Na próxima quarta-feira (2), a Procuradoria Regional Eleitoral no DF (PRE-DF) se reunirá com dirigentes dos partidos políticos para propor um acordo no qual as legendas se comprometam a respeitar a legislação sobre propaganda eleitoral. O termo elaborado pelo Ministério Público Eleitoral tem a finalidade de minimizar os impactos da propaganda sobre o meio ambiente urbano.

Segundo o procurador regional eleitoral do DF, Elton Ghersel, o objetivo da proposta é a “união de esforços para que a propaganda seja realizada em igualdade de condições para todos os candidatos e destinada à exposição de ideias e propostas, garantindo-se o respeito à ética, à moralidade, aos direitos individuais do cidadão e principalmente à preservação do meio ambiente, do patrimônio público em geral e da incolumidade pública”.

A partir de 6 de julho de 2014, está liberada a propaganda eleitoral, conforme a legislação vigente, que proíbe, por exemplo, a fixação de cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis em bens de uso comum, como postes de iluminação pública, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e árvores.


Fonte: Brasília 247

SEGURANÇA: JOVENS SÃO VÍTIMAS DE ROUBO COM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE ÀS MARGENS DA BR-020 E GTOP-33 RECUPERA O VEÍCULO MINUTOS DEPOIS.



AS VÍTIMAS FORAM DEIXADAS NO BALÃO QUE DÁ ACESSO A DF-330, EM NOVA COLINA. ELAS PEDIRAM SOCORRO A UM TAXISTA QUE PASSAVA PELO LOCAL, QUE SEGUIU O VEÍCULO DE LONGE ENQUANTO AS VÍTIMAS LIGAVAM PARA POLÍCIA MILITAR.

(*) Claudio Martins

Por volta das 18h deste sábado, 28/06, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho recuperaram um veículo Fiat Siena Fire, cor cinza, produto de roubo com restrição de liberdade, minutos antes, às margens da BR-020.

A equipe do GTOP-33 Charlie, composta pelo sargento Edson Silva e cabos Avelar e Xavier recebeu uma informação da CIADE de que havia dois indivíduos realizando roubos na DF-330 em um veículo Fiat Siena de cor cinza e deslocou até o endereço.

Quando os policiais se aproximaram do balão que dá acesso à DF-330, depararam com três pessoas, um homem e duas mulheres, dizendo que teriam sido vítimas de roubo com restrição de liberdade às margens da BR-020, por dois menores armados com um revólver e que um taxista teria seguido os bandidos em direção da DF-330.

Com apoio do GTOP-33 Bravo, os policiais, juntamente com as vítimas, patrulharam pela DF-330 e avistaram o taxista que seguiu os bandidos. O taxista disse que os ladrões seguiram na direção do Acampamento dos Sem Terra e as equipes foram no encalço deles.

As equipes localizaram o veículo abandonado em um matagal e todo sujo com o extintor do veículo. Os bandidos fugiram levando um celular de uma das vítimas, o som do carro e dinheiro.

O veículo foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia, juntamente com as vítimas para o registro da ocorrência.



(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: HOMEM É PERSEGUIDO E MORTO NAS RUAS DE SOBRADINHO II

  

ELE FOI ALVEJADO COM PELO MENOS CINCO DISPAROS DE PISTOLA, FOI SOCORRIDO AO HRS, NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS E VEIO A ÓBITO.

(*) Claudio Martins

Por volta das 21h de sexta-feira, 27/06, um possível “acerto de contas” entre desafetos tirou a vida de Adriano Eduardo Rodrigues dos Santos, 34 anos, conhecido pelo apelido de “Pará”. Ele foi perseguido por desafetos no momento que transitava em seu veículo, um GM Kadet, nas ruas da AR 21 de Sobradinho II. O veículo ficou com várias perfurações de arma de fogo e Adriano foi atingido por pelo menos cinco disparos de pistola calibre 380.


Populares ligaram para a Polícia Militar informando um tiroteio nas proximidades da AR 23 e havia um homem ferido no local. Ninguém soube informar as características dos autores dos disparos.

Policiais militares seguiram para o local e deparou com o veículo GM Kadet, parado no meio da rua, com a chave na ignição e com perfurações de arma de fogo, frontalmente e nas laterais do veículo. Havia cápsula de pistola calibre 380 no chão e não havia vítima no interior do veículo.


Os policiais passaram a informação via rádio e o plantão policial do Hospital de Sobradinho informou que um homem baleado em estado grave estava dando entrada naquela emergência e encaminhado direto à sala de cirurgia, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


Policiais civis da 35ª Delegacia de Polícia estão investigando o crime a fim de descobrir os autores. Tudo leva a crer que foi mais um “acerto de contas” na cidade, pois a vítima possuía passagens pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo.









(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

sexta-feira, 27 de junho de 2014

INFORME PUBLICITÁRIO: VOCÊ JÁ PODE ADQUIRIR PRODUTOS DA BIKE MANIA PELO E-COMERCE

Finalmente o e-comerce da Bike Mania está pronto !
Aproveitem a comodidade em receber nossos produtos em sua casa...
Promoção: Todas as mercadorias do site em até 18 x e mais 19 bandeiras de cartões aceitas!
Confiança tem nome: BIKE MANIA



quinta-feira, 26 de junho de 2014

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: HOMEM É PRESO ARMADO COM PISTOLA NA QUADRA 12 DE SOBRADINHO.



(*) Claudio Martins

As 7h30 desta quinta-feira, 26/06, policiais militares de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, Breno Rafael Puccinelli, 30 anos. Com ele foi apreendida uma pistola calibre 380, com numeração raspada e cinco munições intactas.

A equipe do prefixo 2428, composta pelos sargentos Inácio, F. Queiroz e cabo A.vieira foi acionada pela CIADe para averiguar uma ocorrência de indivíduo armado no quiosque na quadra 12 de Sobradinho, ao lado do Hospital da cidade.

No local os policiais abordaram quatro clientes que estavam no quiosque. Um deles, Breno Rafael, proprietário de um bar na quadra 17 de Sobradinho, portava uma pistola calibre 380, com cinco munições intactas, na cintura.

Breno Rafael foi preso, conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, pois a arma estava com a numeração raspada.

LADRÃO É PRESO EM FLAGRANTE, APÓS ROUBAR MOTO TAXISTA EM SOBRADINHO.



Na madrugada desta quinta-feira, 26/06, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de roubo Rhangel de Sousa Batista Dias, 24 anos. Ele foi preso na Quadra Central de Sobradinho, após roubar um moto taxista da cidade e levar sua motocicleta, uma CG 125 FAN, 2010, cor preta.

A informação fundamental para que o assaltante fosse preso partiu dos policiais do Águia-33, policiamento velado de Sobradinho, que informou aos prefixos de GTOP-33 que Rhangel teria cometido um roubo a um moto taxista da cidade e estava na Quadra Central com a motocicleta roubada.

A equipe Charlie do GTOP-33, composta pelo sargento Edson Silva, cabos Xavier e Avelar, com apoio das equipes Alfa e Bravo, deparou com o suspeito e realizou a abordagem. Ele foi preso em flagrante com a motocicleta, o capacete e as chaves da vítima.

Rhangel foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de roubo. Posteriormente foi conduzido ao cárcere do DPE e ficará a disposição da justiça.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

quarta-feira, 25 de junho de 2014

CLDF: Luos vai dar vida às cidades do DF


Cláudio Abrantes (foto) em pronunciamento na Câmara Legislativa nessa terça-feira (24) tratou da importância de se aprovar a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal (Luos), que precisa ser apreciada em plenário.

"Tenho o meu posicionamento e digo que não tenho visto parlamentar que seja contra a aprovação dessa matéria. Pelo contrário, todos entendem a necessidade que temos de disciplinar o uso, a destinação e a ocupação do solo em todo o Distrito Federal", disse.

Nas palavras do distrital, a Luos é o instrumento que vai encerrar uma limitação fundiária em várias regiões administrativas. "Temos atualmente áreas que não podem se expandir e desenvolver, pois não têm como ter uma vida mais intensa à altura da grandeza e potencial dessas cidades", analisou.

Apesar dessas convicções, Cláudio Abrantes alertou que o consenso entre os distritais é de que a votação só ocorrerá quando os parlamentares estiverem seguros sobre o tema.

"Vamos nos comportar nos mesmos moldes do que foi o debate sobre o PDOT, que foi aprovado e não sofreu qualquer contestação do Ministério Público ou ação jurídica", antecipou.

A expectativa é que a Luos seja analisada em plenário depois do recesso. A esse respeito, o distrital fez outra afirmação. Para ele, o período eleitoral não pode prejudicar os trabalhos legislativos no segundo semestre.

"Temos essa obrigação com a nossa atividade parlamentar, embora tenhamos a logica de lutar pela reeleição precisamos dar continuidade às votações", concluiu.


Fonte: Assessoria de Comunicação

ENTREVISTA: Ricardo Vale fala dos investimentos na região norte do DF


Até setembro de 2013 foram investidos mais de R$ 3,5 bilhões nas sete Regiões Administrativas

O Governo do Distrito Federal tem dado especial atenção para as sete Regiões Administrativas da área norte do DF. Além de obras estruturantes, como o início da construção do Expresso Norte, investimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social e habitação completam a cesta de investimentos que já somam mais de $ 3,5 bilhões. O secretário-geral do Partido dos Trabalhadores do DF, ex-secretário adjunto de governo do GDF e morador dos condomínios de Sobradinho, Ricardo Vale fala das principais ações do governo em Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Itapoã, Paranoá e Varjão.

JS – As obras do Expresso Sul já terminaram. Os moradores da Região Norte já podem sonhar com um transporte rápido e eficiente para sua região?

RV – Claro. Em março o governo federal e o GDF assinaram acordo para a liberação de R$ 1,5 bilhão para obras de infraestrutura e entre elas está o Expresso Norte, com o BRT nos mesmos moldes do que já está em funcionamento na Região Sul do DF. E como esta é uma obra de vulto, leva mais tempo. Enquanto isto, já começaram as obras da Via Expressa, que vai ligar o Balão do Torto ao Balão do Colorado. Serão duas faixas com três pistas, ciclovia e 11 viadutos. A obra vai desafogar o trânsito e beneficiar cerca de 400 mil pessoas que moram na Fercal, Sobradinho II, Lago Oeste, condomínios e Grande Colorado.

Para nós, que sempre estivemos à frente de mandatos de esquerda e fomos oposição aos desmandos de Roriz e Arruda, é um sonho ver que quando pudemos, fizemos tantas obras. A duplicação da DF-150 mesmo é fruto da luta de muitos anos e que concretizamos neste governo. Outra grande luta foi o transporte coletivo de qualidade. Foi neste governo que conseguimos ônibus novos, que não quebram no trajeto. Os ônibus de antes da licitação das frotas eram um transtorno para todo mundo. Para o usuário que tinha o imensurável transtorno de não conseguir chegar ao seu destino sem ter que ficar parado na rua esperando um outro ônibus lotado. E para o trânsito, porque um ônibus quebrado causa um transtorno enorme com engarrafamento e aumento da chances de acidente.

JS – Mas não é só na infraestrutura viária que o governo está investindo na Região?

RV – Não, os investimentos são em muitas áreas. Só em habitação, até setembro de 2013 foram investidos mais de R$ 1 bilhão em unidades do programa Morar Bem. As obras já começam e muitos moradores já foram convocados. Só no Itapoã serão entregues 12.112 unidades do programa, mais de 6 mil no Paranoá e mais de 4 mil em Planaltina. É uma mudança radical na política de habitação do Distrito Federal. Antes havia doação de lotes, sem nenhuma infraestrutura. Hoje estamos conferindo dignidade à quem precisa de moradia e para quem tinha moradia em condições precárias. Até o ano passado foram investidos R$ 124 mil em saneamento básico. Sobradinho II, Fercal e Grande Colorado já têm obra de saneamento em estado avançado. Nunca antes houve saneamento nesta região. As outras Regiões Administrativas estão recebendo melhorias e reparos nunca antes realizados. E sabe o que é mais importante? É que parte destas obras, como o saneamento de esgoto no Grande Colorado, é fruto de escolha do Orçamento Participativo. É o modo petista de governar que envolve e escuta a população.

JS – Sobradinho II recebeu o primeiro Centro de Educação da Primeira Infância. Ainda há outros para serem inaugurados?

RV – Esta é outra vitória deste grupo político que lutou por anos para que nossas crianças tivessem educação de qualidade. Até o fim do ano, a Região Norte receberá 11 Centros de Educação da Primeira Infância, os Cipes. São creches de educação em tempo integral, que oferecerão cinco refeições diariamente. É mais que escola em tempo integral, é educação em tempo integral. O investimento em educação nas sete RA’s foi de R$ 58 milhões até setembro do ano passado.

JS – E os desafios da região?

RV – Vamos continuar na luta por melhores condições de vida da nossa população. Temos um passivo grande de desmandos pelos quais o nosso grupo sempre lutou por anos e que agora que estamos no governo estamos tentando minimizar. Há ainda muito o que fazer quanto a regularização fundiária. Este governo está fazendo muito para a infraestrutura das cidades, foram investidos mais de R$ 800 milhões em asfalto novo para toda cidade, R$ 125 milhões em saneamento na Região Norte e vamos continuar fazendo mais por segurança, saúde e educação.

Da redação - foto divulgação

  

terça-feira, 24 de junho de 2014

SOCIAL: MARIA ISADORA COMEMORA SEU PRIMEIRO NIVER


Um abraço em especial ao casal Carlos Barros (Carlinhos) & Patrícia Maruno pela linda festa de aniversário de um aninho de sua filha Maria Isadora. Muitos familiares e amigos foram prestigiar o concorrido evento ocorrido dia 21/06 no Condomínio Chácara Real residência dos Marunos. Parabéns!!!





Fotos Roberto Aguiar

ESPORTE: Evangelho é campeão da Copa Sobradinho 2014



(*) João Timóteo


Na finalíssima da competição que foi alusiva ao aniversário da Cidade no iluminado campo da quadra 15, a fortíssima equipe do Evangelho goleou o Chigoga pelo escore de 3x1, conquistou o título e o troféu da disputa que rolou nos campos da Cidade no período de 27/04 a 22/06 de 2014.

O jogo aconteceu no último dia 22 de Junho com a participação das seguintes equipes : ABARKA AJAX, ASTEKA, ATLANTIDA, BAHIA, BARCELONA, CHIGOGA, COLINA, EVANGELHO, FAST, MINAS ESPORTE, NOVA ALIANÇA, SOBRADINHESE , TOTAL FLEX E UNIDOS.

Foram realizados 39 jogos com 91 gols marcados, uma média de 2,33 por partida. O principal goleador foi o Bruno Monteiro (Mosca) do Asteka e o goleiro menos vazado foi o Vinicius Pires do Evangelho.


Por João Timóteo (TEXTO E FOTO) ASCOM - Administração Regional de Sobradinho

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: JOVEM DE 19 ANOS É ASSALTADA ÀS MARGENS DA BR-020 E TEM CELULAR ROUBADO





O LADRÃO FOI PRESO MINUTOS DEPOIS NO CONDOMÍNIO NOVA COLINA, COM O CELULAR DA VÍTIMA.

(*) Claudio Martins

Na manhã de segunda-feira, 23/06, policiais militares do Águia-33 prenderam em flagrante pelo crime de roubo, Raylon Gonzaga de Souza, 23 anos. Ele é acusado de roubar um celular de uma jovem de 19 anos, às margens da BR-020, próximo à passarela.

A jovem estava caminhando em direção ao Condomínio Nova Colina quando foi abordada por Raylon, que simulou estar armado e pediu o seu aparelho celular. Posteriormente correu pelo mato em direção a Condomínio Nova Dignéia, em Nova Colina. A jovem conseguiu um telefone emprestado e ligou para a Polícia Militar informando o roubo.

Policiais militares do serviço de inteligência, Águia-33, que estavam nas proximidades do Condomínio Nova Colina, realizaram patrulhamento nas proximidades e lograram êxito em abordar Raylon em fuga, portando o celular da vítima.

Raylon, morador do Condomínio Nova Dignéia I, foi preso e autuado em flagrante pelo crime de roubo a transeunte. Ele disse que apenas simulou que estava armado para roubar o celular da jovem.

JOVEM É PRESO EM NOVA COLINA COM 100 COMPRIMIDOS DE ROUPHYNOL.



Policiais militares do Serviço de Inteligência do 13º Batalhão de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, Michael de Souza Ribeiro, 21 anos. Com ele os policiais apreenderam 100 comprimidos de Rouphynol.


A equipe do Águia-33 realizava patrulhamento no Condomínio Lara no Setor Nova Colina quando abordou Michael, em via pública. Com ele os policiais localizaram 10 cartelas de comprimidos Roupynol, com dez comprimidos cada, e uma munição calibre 38, intacta.

Essa droga é usada no golpe “Boa noite Cinderela”, em festas realizadas na cidade. O nome tem origem no uso dessas drogas para dopar as adolescentes e abusá-las sexualmente.

Michael foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de munição.

TRÁFICO, NA AR 09 DE SOBRADINHO II, É MONITORADO PELA POLICIA CIVIL E TRAFICANTE É PRESO VENDENDO DROGAS.


Por volta das 18h de segunda-feira, 23/06, policiais civis da Seção de Repressão às Drogas da 35ª Delegacia de Polícia prenderam em flagrante pelo crime de tráfico de drogas Wender Oliveira Fernandes Silva, 24 anos, conhecido pelo apelido de “Coruja”.

Os agentes da SRD realizavam ponto de observação na AR 09 de Sobradinho II, com o intuito de identificar e coibir o comércio de drogas na localidade, quando notaram o momento em que uma mulher se aproxima de Wender, compra uma porção de droga e passa uma certa quantidade em dinheiro.

Os policiais realizam a abordagem nos suspeitos e localizam com a mulher uma porção de cocaína. Com Wender a equipe localizou porções de crack, cocaína e dinheiro.

O casal foi conduzido à 35ª Delegacia de Polícia, onde Wender foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de droga. A mulher assinou um Termo Circunstanciado pelo uso e porte de drogas e foi liberada.



(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

SAÚDE: Hipertensão, um mal do rim


Sem sintomas aparentes, a pressão alta não controlada pode causar insuficiência renal

Poucas pessoas sabem, mas a relação entre a hipertensão arterial e a saúde dos rins é uma linha direta. Silenciosa, a pressão alta acomete milhares de brasileiros e a falta de cuidados com a doença tem grandes chances de afetar os rins. Os números são alarmantes, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.

Metade das mortes por AVC (derrame) ou infarto (ataque do coração) é consequência da hipertensão. Essa doença foi responsável diretamente por 13% de todas as mortes no mundo, em 2004. O diagnóstico precoce e o maior acesso às medicações reduziu essa cifra para 31% em 2008 contribuindo, assim, para reduzir doenças renais, cardíacas e mortes.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão arterial aumentada, é uma doença na qual os vasos que carregam o sangue oxigenado do coração para todo o corpo apresentam uma pressão em seu interior acima do normal. Na maior parte das vezes, a hipertensão não causa sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico. Dor de cabeça, falta de ar, tontura, dor no peito e sangramento nasal são alguns indícios comuns.

Em termos médicos, a pressão arterial normal de um adulto é 12 (120 mmHg), quando o coração bate (sistólica) e de 8 (80 mmHg) quando o coração relaxa (diastólica). É considerada hipertensão quando a pressão sistólica é igual ou superior a 14 (140 mmHg) ou a pressão diastólica é igual ou superior a 9 (90 mmHg).

Quanto mais alta a pressão arterial, maiores os riscos à saúde. Pessoas hipertensas têm mais chance de terem infartos, AVC, insuficiência cardíaca e problemas renais. Em estado normal, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração. Nas pessoas hipertensas os rins são sobrecarregados. Ao longo do tempo, perdem lentamente sua função. Quando já existe a doença renal pela hipertensão, os próprios rins contribuem para o aumento da pressão, agravando a doença.

“A hipertensão não controlada pode prejudicar o rim, mas o uso contínuo de remédios para seu controle, não”, alerta o diretor-executivo da Clínica de Doenças Renais de Brasília, Dr. Evandro Reis. O especialista também afirma que 40% dos hipertensos possuem problemas renais.

Prevenção é o foco

Medidas como atividades físicas e dieta saudável podem ajudar a evitar e controlar a doença e suas consequências. A mudança no estilo de vida é fundamental, como parar de fumar, perda de peso, exercícios regulares (indica-se ao menos 40 minutos durante 5 dias na semana) e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Também é preciso se atentar para um dos grandes vilões do organismo, o sal. Há muito tempo considerado como um dos condimentos principais para conservar alimentos e tempero onipresente na dieta cotidiana, hoje, se usado de forma excessiva, torna-se responsável por causar severos danos à saúde. Os rins têm papel-chave no círculo vicioso em que o organismo entra a partir do consumo excessivo de sal. Com isso, os órgãos ficam com mais dificuldade para excretar o excesso de cloreto de sódio, provocando péssimas consequências para o organismo.

Cuidados para controle da hipertensão arterial:

• Considera-se razoável que adultos com pressão inferior a 12 x 8 (120 x 80 mmg) tenham a pressão aferida a cada 2 anos.
• Já pessoas com pressão na faixa de 12-14 x 8-9, devem ter a pressão aferida anualmente.
• Aos já hipertensos, indica-se uma visita anual ao médico, com dosagens de glicose e creatinina no sangue e pesquisa de albumina na urina. Essas medidas mostram ao médico o estado de evolução da doença, para que se possa otimizar o tratamento.
• Quando há alteração de creatinina e presença de albumina na urina, é aconselhável procurar o atendimento de um nefrologista.

SERVIÇO:

Clínica de Doenças Renais de Brasília
Endereços e contatos:
• SEP/Sul 710/910 Ed. Vital Brasília Lote A Sala 1 (térreo e subsolo), Brasília-DF CEP 70.390-108 Tel.: (61) 2109 0404
• SHLS 716 Bloco L Centro Clínico Sul Torre 1 Sala 11, Brasília-DF CEP 70.390-700 Tel.: (61) 3345 2650
• SHLS 716 Bloco C Hospital Santa Lúcia, Brasília-DF Tel.: (61) 3345 0258
Site: www.cdrb.com.br

Fonte: Olá Comunicação
Tel.: (61) 3344.2119/3344.0448

Site: www.olacomunicacao.com.br

segunda-feira, 23 de junho de 2014

CONVITE AOS SOBRADINHENSES




Nesta sexta-feira tem DiscoPraise agitando a #SextaPower!. Chame os amigos e não perca!


CLIMA: Maio foi o mês mais quente do planeta


O mês de maio foi o mais quente no planeta desde que se começaram a registrar temperaturas, em 1880, divulgou, nesta segunda-feira (23), a agência norte-americana responsável pelos oceanos e pela atmosfera.

A temperatura média do planeta chegou a 15,54 graus centígrados, 0,74 grau acima da média do século 20, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). O recorde anterior tinha sido estabelecido em 2010.

“A maior parte do mundo teve temperaturas mais quentes que a média mensal, com temperaturas altas recorde no leste do Cazaquistão, em partes da Indonésia, e no centro e noroeste da Austrália”, comunicou a NOAA.

A temperatura dos meses de maio dos últimos 39 anos tem sido superior à média de todo o século 20. Abril também é um mês historicamente quente por todo o globo, e a temperatura média registrada igualou os valores de 2010, os mais altos desde 1880, divulgou a NOAA.

O aumento da temperatura é consequência do aquecimento global. A última vez que as temperaturas de maio ficaram abaixo da média do século 20 foi em 1976, de acordo com a agência norte-americana.


Fonte: Agência Lusa

Marco Civil da Internet entra em vigor


Começam a valer nesta segunda-feira (23) as novas regras para o uso da internet no Brasil. A Lei 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, é uma espécie de constituição do setor, que estabelece os direitos e deveres de usuários e de provedores de internet no País. Após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado, a lei foi sancionada e publicada no dia 24 de abril, com prazo de 60 dias para entrada em vigor. Vários pontos da lei vão precisar de regulamentação.

Para os usuários, uma das principais novidades será a neutralidade de rede, ou seja, a garantia de que o tráfego terá a mesma qualidade e velocidade, independentemente do tipo de navegação. O usuário não poderá ter sua velocidade reduzida de acordo com o uso e as empresas não podem, por exemplo, diminuir a velocidade de conexão para dificultar o uso de produtos de empresas concorrentes.

Outro direito dos usuários é relacionado à privacidade. Segundo a nova lei, informações pessoais e registros de acesso só poderão ser vendidos se o usuário autorizar expressamente a operação comercial. Atualmente, os dados são coletados e vendidos pelas empresas, que têm acesso a detalhes sobres as preferências e opções dos internautas.

Outra mudança: atualmente, as redes sociais podem tirar do ar fotos ou vídeos que usem imagens de obras protegidas por direito autoral ou que contrariam regras das empresas. Com o marco civil, as empresas não podem retirar conteúdo sem determinação judicial, a não ser em casos de nudez ou de atos sexuais de caráter privado. O provedor não pode ser responsabilizado por conteúdo ofensivo postado em seu serviço pelos usuários.

O Marco Civil também determina que os registros de conexão dos usuários sejam guardados pelos provedores durante um ano, sob total sigilo e em ambiente seguro. A lei também garante a não suspensão da conexão à internet, salvo por débito, e a manutenção da qualidade contratada da conexão à internet.

Hoje, segundo levantamento da SaferNet, só Brasília e os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul tem delegacias especializadas. A morosidade da Justiça preocupa já que, com exceção de casos de nudez,  julgamentos de processos por calúnia e difamação, por exemplo, pode demorar anos.

Para reduzir o número de crimes na internet, a aposta é na prevenção. O Artigo 26 do Marco Civil estabelece que é dever do Estado promover a educação para o uso seguro e responsável da internet em todos os níveis de ensino.


Fonte: ABr

SEGURANÇA: Homem com prisão preventiva é detido na rodoviária de Sobradinho



(*) Gilmar Santos

A equipe policial do 13º Batalhão, comandada pelo subtenente Valtencir, passava pela rodoviária de Sobradinho I, por volta das 20h30 de ontem (21), momento que viu e desconfiou das atitudes de um homem, e resolveu abordá-lo.

Após algumas informações junto à Ciade (190), os policias descobriram que havia contra o detido, um mandado de prisão preventiva (roubo). Diante da Situação, o Sr. Manoel, de 27 anos, foi levado para a delegacia da área.


(*) Por Gilmar Santos PMDF

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: GTOP-33 RECUPERA MAIS UM VEÍCULO ROUBADO EM SOBRADINHO



(*) Claudio Martins

Por volta de 1h30 desta segunda-feira, 23/06, policiais do Grupo Tático Operacional de Sobradinho recuperaram um veículo GM Ônix de cor preta, ano 2014, produto de roubo no Setor de Indústria de Sobradinho, abandonado na AR 22, conjunto 2 de Sobradinho II.


A equipe Charlie do GTOP-33, composta pelo sargento Edson Silva, cabos Xavier, Alysson Xavier e Avelar realizava patrulhamento na AR 22, de Sobradinho II, quando avistaram no conjunto 2, um veículo GM Onix, de cor preta, parado em via pública e pesquisaram sua placa.

Os policiais constataram que o veículo era produto de roubo, no Setor de Indústria de Sobradinho, por volta das 19h30 de domingo. A proprietária foi localizada e com a chave reserva conduziu o veículo até a 35ª Delegacia de Polícia para ser periciado.

VEÍCULO FURTADO É RECUPERADO ANTES DE SER TOTALMENTE DEPENADO.

Por volta das 20h de sábado, 21/06, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho apreenderam um veículo Fiat Uno de cor branca, furtado minutos antes na quadra 02 da cidade. O veículo foi localizado em uma rua de chão por trás da Vila Denocs, sendo depenado. Ao lado, um outro veículo já estava queimado.


A equipe Alfa do GTOP-33, composta pelo sargento Silvan, cabos Marcelo Campos, Claudio Paiva e soldado R.Gomes realizava patrulhamento na BR-020 quando recebeu a informação da CIADe, de um furto a veículo na quadra 02 e que os bandidos estavam seguindo na direção no Denocs.

Os policiais realizaram patrulhamento na "Vila" e ao passarem por uma estrada de chão, localizaram o veículo, sem duas rodas e o capu. Dentro do veículo estavam parte das compras que as vítimas teriam feito para o almoço de domingo.

Os proprietários foram contatados e compareceram no local com um guincho para conduzir o veículo até a 13ª Delegacia de Polícia para ser periciado.


(*) Por Claudio Martins (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

sábado, 21 de junho de 2014

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: JOVENS SÃO SEQUESTRADOS NA QUADRA 02 DE SOBRADINHO E DEIXADOS EM ESTRADA DE CHÃO PRÓXIMO AO CONDOMÍNIO RK.



(*) Claudio Martins

Dois jovens, um de 20 e outro de 22 anos, foram vítimas de roubo com restrição de liberdade na madrugada desta sexta-feira, 20/06, na quadra 02 de Sobradinho. Os assaltantes, portando duas armas de fogo, sequestraram as vítimas e as abandonaram minutos depois em uma estrada de terra próxima ao Condomínio RK, levando o veículo, um Fiat Punto de cor vermelha. Por volta das 10h policiais civis da 13ª Delegacia de Polícia receberam uma informação de que o veículo das vítimas estava abandonado nas proximidades do Denocs e recuperaram o veículo.



Os jovens estavam conversando na frente da casa de um amigo na quadra 02, conjunto C-4 quando apareceram três indivíduos e anunciaram o assalto. Os bandidos, portando uma pistola e um revólver, obrigaram um dos jovens a entrar no porta-malas do automóvel e colocou o outro no banco de trás, com uma arma apontada para sua cabeça.

Os criminosos rodaram com as vítimas por cerca de vinte minutos e posteriormente pararam o veículo em uma estrada de terra próxima ao Condomínio RK, deixaram as vítimas e fugiram levando o veículo, um Fiat Punto de cor vermelha.

Os jovens conseguiram pedir socorro nas proximidades do Condomínio RK e deslocaram até a 13ª Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência. Por volta das 10h policiais civis do plantão da delegacia localizaram o veículo abandonado na Vila Denocs.


CASAL DE TRAFICANTES É PRESO EM SOBRADINHO II. CONTRA O HOMEM HAVIA UM MANDADO DE PRISÃO DEFINITIVA.




Por volta das 21h de quinta-feira, 19/06, policiais civis da 35ª Delegacia de Polícia prenderam em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, Carlos Henrique Carvalho da Silva, 21 anos, conhecido como “Chuchu” e sua companheira Nathalia Monteiro Amaral, 24 anos. Com o casal foi apreendido maconha, cocaína, crack e Hohypnol.

A equipe da Seção de Repressão às Drogas da 35ª Delegacia de Polícia realizava diligencia de rotina, nas proximidades do Condomínio Sobradinho III, quando avistou três pessoas em atitude suspeita e realizou a abordagem. Com uma mulher que estava entre os suspeitos foi localizado dinheiro e com um dos rapazes, droga.

Os indivíduos foram detidos e em conversa com os suspeitos foi descoberto que no local acabara de ocorrer um comércio ilícito de drogas. Os policiais deslocaram até a casa da mulher, Nathalia que mora junto com “Chuchu” e na residência foi apreendido maconha, cocaína, crack e Hohypnol, além de uma balança de precisão e plásticos para acondicionar as drogas.

O casal foi conduzido à 35ª Delegacia de Polícia e foi constatado que havia um mandado de prisão definitivo em desfavor e Carlos Henrique. Ambos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.


HOMEM TENTA VENDER MOTO ROUBADA EM SOBRADINHO E GTOP-33 O PRENDE EM FLAGRANTE.

Por volta das 22h de quinta-feira, 19/06, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de receptação de veículo roubado, Deivide Rodrigues e Rodrigues, 18 anos. Ele foi preso na quadra 13 conjunto B de cidade, tentando vender uma motocicleta roubada em Planaltina.


A equipe Charlie do GTOP-33, compota pelo sargento Edson Silva, cabos Alysson Xavier e Avelar recebeu uma informação de que um indivíduo, morador da quadra 13 de Sobradinho, estava tentando vender uma motocicleta Titan de cor amarela, com determinada placa, na Quadra Central e ao consultar a placa da motocicleta a equipe constatou que era produto de roubo.

Os policiais realizaram patrulhamento na quadra 13 e depararam com o suspeito em via pública do conjunto B. Ele foi abordado e confessou que a motocicleta estava em sua residência, no conjunto D da mesma quadra.

Os policiais conduziram o suspeito até a sua residência e lá localizaram a motocicleta. Deivide disse que não sabia que a motocicleta era roubada e que um amigo pediu para guardá-la em sua residência.

Deivide foi preso, conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de receptação de veículo roubado. O delegado de plantão estipulou uma fiança de R$2000,00 para o acusado responder em liberdade pelo crime.



(*) Por Claudio Martins / Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

sexta-feira, 20 de junho de 2014

CIDADE: 51ª Festa São João do Boi de Seu Teodoro anima Sobradinho



Festa tradicional traz a cultura do Maranhão para a cidade

No próximo sábado (21) começa a 51ª Festa São João do Boi de Seu Teodoro, em Sobradinho. O Bumba-meu-boi do Seu Teodoro é um dos mais importantes grupos de cultura popular do Distrito Federal e é considerado Patrimônio Cultural Imaterial.

Com diversas atrações gratuitas, o evento possui uma vasta programação que vai até segunda-feira (23). A administração da cidade espera que cerca de 1.600 pessoas acompanhem a programação diária.

O São João terá o formato de um arraial junino, com forró ao vivo, quadrilhas juninas, apresentação de Boi e do Tambor de Crioula, praça da alimentação, barracas típicas e área de recreação infantil.

Entre as atrações musicais estão as bandas locais Pé de Cerrado, Banda Tá Fervendo, Jhonny e Rahony e Trio Siridó. Também será exibido o filme Bumba Seu Teodoro Meu Boi, de Pedro Lacerda.

Seu Teodoro

Teodoro Freire veio para Brasília em 1962 e trouxe com ele o bumba-meu-boi, tradicional festa do Maranhão. Em 1963, ele conseguiu a gestão de um núcleo para uma área de folclore, o Centro de Tradições Populares de Sobradinho.
O espaço sedia e apoia a difusão das tradições populares do Maranhão no DF ao realizar as celebrações do Divino e São Sebastião, o boi, o tambor e quadrilhas.

Serviço:

Local: Centro de Tradições Populares Bumba-meu-boi de Seu Teodoro: Quadra 15 – Área especial número 2 – Sobradinho – DF
De 21 a 23 de junho.
Entrada franca.
Classificação indicativa livre.

Confira a programação completa:

Dia 21 de junho – Sábado
18h - Abertura Oficial - Execução do Hino Nacional Brasileiro e Bumba-meu-boi de Seu Teodoro (DF)
19h - Circo Teatro Artetude (DF)
20h - Quadrilha Junina (DF)
21h - Alex Júnior (DF)
22h - Quadrilha Junina (DF)
23h - Pé de Cerrado (DF)
0h - Banda Tá Fervendo (DF)
01h30 - Jhonny e Rahny (DF)
03h - Encerramento

Dia 22 de junho – Domingo
18h - Tambor-de-crioula de Seu Teodoro (DF)
19h - Quadrilha Junina (DF)
20h - Catira (GO)
21h - Trio Siridó (DF)
22h - Quadrilha Junina (DF)
02h30 - Encerramento

Dia 23 de junho – Segunda-feira
20h - Filme: Bumba Seu Teodoro Meu Boi – Direção: Pedro Lacerda
20h30 - Repentista: Chico de Assis – Declamador e Animador (DF)
21h - Ritual do Batizado e apresentação do Tambor-de-crioula de Seu Teodoro (DF)
23h30 - Ritual do Batizado e apresentação do Boi de Seu Teodoro (DF)

02h30 - Encerramento


SAÚDE: Sábado é Dia Nacional de Prevenção à Asma


Em 2013 foram atendidos 20.496 casos

No próximo sábado (21) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção à Asma. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF possui o Programa de Atendimento ao Paciente Asmático (PAPA/DF). Estima-se que 20% da população mundial seja portadora de Asma, que é a doença crônica de maior prevalência na infância após a desnutrição. Em 2013 foram atendidos 20.496 pacientes nas unidades de Alergia e Imunologia da rede.

O PAPA/DF visa oferece atendimento ambulatorial contínuo ao paciente asmático, bem como introduzir no sistema público de saúde os avanços na terapêutica da asma, inclusive com fornecimento de anticorpos monoclonais para aqueles que têm asma grave ou de difícil controle, entre outros objetivos.

Atualmente, existem 30 Centros de Referência do Programa de Asma distribuídos em todo o DF. “Nossos objetivos são informatizar o atendimento e os dados estatísticos, adquirir espirômetros (aparelho usado para medição da função pulmonar) para todos os Centros de Referência, capacitar os profissionais da Secretaria de Saúde, participar em eventos para divulgação do Programa de Asma, entre outros”, acrescenta a Coordenadora do Programa de Asma da SES/DF, Vanessa Guimarães.

Precauções

Para prevenção, a especialista orienta a procurar um atendimento médico em casos de tosse há mais de 10 dias em uso de medicação de asma, sem melhora. Pacientes com doenças cardiovasculares e que já tenham diagnóstico de asma, também devem fazer o acompanhamento médico.

Em casos de cansaço ou falta de ar, deve-se procurar imediatamente a emergência. Se já teve crises graves ou internação no último ano por asma, internação em UTI; se foi paciente com consultas repetidas (mais de 3 vezes) no pronto socorro pelas crises; recebeu tratamento inadequado ou insuficiente da asma; utilizou mais de 2 frascos de Salbutamol spray por mês, deve procurar um atendimento com especialista.

O que é?

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores ocasionando tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito de forma recorrente. Pode ser desencadeada por poeira, poluição, infecções e outros fatores.

Sintomas

Os principais sintomas da asma são tosse recorrente; falta de ar (dispneia); chiado (sibilos); aperto no peito e dor torácica. Os fatores desencadeantes são aeroalérgenos que incluem a poeira domiciliar, pêlo e secreção de animais, barata, fungos, pólen.

Os fatores irritantes são: fumaça de cigarro, odores fortes, poluentes do ar (ozônio, óxido nitroso, óxido sulfúrico), produtos químicos ocupacionais (gases, vapores); medicamentos como: AAS (ácido acetil salicílico), anti-inflamatórios, inibidores da enzima conversora de angiotensina, contraste.

Há também os fatores endócrinos desencadeantes que são os problemas na tireóide, como o hipertireoidismo, gravidez e menstruação, em alguns casos. Além de implicações emocionais; extremos de temperatura; infecções nas vias aéreas.

Comorbidades (associação de mais de uma patologia)

- Rinite Alérgica: 70 a 80% dos pacientes com asma tem rinite alérgica. Sintomas: Coceira no nariz, espirros, coriza, obstrução nasal (entupimento).
- Infecções vias aéreas virais e bacterianas.
- Doença do Refluxo Gastroesofágico.
- Cardiopatias
- Doenças Psiquiátricas

Eventos

Para o combate à doença, a SES/DF intensifica e participa de várias ações como: Comemoração Anual do Dia Mundial da Asma; Semana de Combate à Asma e promoção da Caminhada do Paciente Asmático; fortalecimento do acompanhamento dos pacientes na Atenção Primária (Centros de Saúde, Unidades Mistas e Programa da Família Saudável) e abrangência multidisciplinar (nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo, odontólogo e outros).

Serviço

Os Centros de Referências estão localizados no Hospital de Base; hospitais regionais da Asa Sul (HMIB), da Asa Norte (HRAN); do Gama (HRG), de Taguatinga (HRT), de Ceilândia (HRC), de Sobradinho (HRS), do Guará (HRGu), de Planaltina (HRP), de Brazlândia (HRBz) e Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O atendimento também é oferecido no Núcleo de Assistência à Saúde da Família de Brazlândia; e nas Unidades Mistas de Taguatinga e de São Sebastião. Nos Centros de Saúde do Lago Sul; nº 2 de Taguatinga, nº 2 do Núcleo Bandeirante, nº 1 do Paranoá, nº 1 do Recanto das Emas e nº 2 de Santa Maria. Atualmente, existem 70 médicos especialistas em Alergia ou Pneumologia atuantes no Programa.

Em caso de crises asmáticas, o correto é administrar corticoesteroide oral (Prednisolona solução ou Prednisona comprimido – disponível nos centros de saúde e hospitais), associado à inalação de salbutamol spray oral ou nebulização com salbutamol (solução para inalação).
A prática de exercícios físicos também deve ser suspensa em casos de crise.


Fonte: Alessandra Franco, da Agência Saúde DF

SEGURANÇA: Medicamentos de uso controlado são apreendidos em Sobradinho



(*)  Cícero Feitosa

Policiais militares de Sobradinho prenderam um homem portando 100 comprimidos de rupinol. Os policiais patrulhavam no fim da noite de ontem (19) o condomínio Lara na Nova Colina em Sobradinho II quando viram um homem em atitude suspeita. Na revista pessoal foram encontrados em seu poder os medicamentos além de uma munição de revólver calibre 38. O homem foi encaminhado a delegacia para registro da ocorrência.


(*) Por Cícero Feitosa/PMDF

SEGURANÇA: GTOP-33 LOCALIZA VEÍCULO FURTADO NA VILA DNOCS E PROPRIETARIA NÃO SABIA DO FURTO.



(*) Claudio Martins

Por volta das 20h30 de quarta-feira, 18/06, policiais militares do Grupo Tático Operacional, GTOP-33, localizaram um veículo Fiat Uno de cor vinho, abandonado e sem as rodas, em uma estrada de chão, por trás do Rezende, no Dnocs, em Sobradinho.

A equipe Charlie do GTOP-33, composta pelo sargento Jeferson, cabo Duarte e soldado R. Gomes realizava patrulhamento na Vila Dnocs, quando deparou com o veículo abandonado e parcialmente depenado.



Os policiais pesquisaram o nome do proprietário pela a placa do veículo e identificaram a dona. Em ligação feita pela equipe, a senhora ficou surpresa em saber que seu veículo teria sido furtado, pois ela não deu conta do furto.

A proprietária do veículo compareceu, com um guincho, no local onde seu veículo estava e os policiais restituíram sua propriedade, pois ela não havia feito a ocorrência policial na delegacia.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Entidades assistenciais recebem uma tonelada de frango para reforçar alimentação


Ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, que compra a produção de agricultores familiares

Beneficiários de organizações sociais de Sobradinho e de Planaltina receberam da Secretaria de Agricultura a doação de mais de uma tonelada de frango para reforço da alimentação. O alimento, que já está sendo preparado por instituições assistenciais, destina-se principalmente a pessoas em situação de rua, mulheres em situação de risco, vítimas de abuso sexual e violência doméstica.

"É muito importante para a gente receber esse frango, pois quase nunca ganhamos carne. Para nós é fundamental", aprovou a presidente da Associação de Apoio à Criança Carente – Renascer (AACCR), Flora Helena.

A distribuição da proteína animal faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para fortalecer a agricultura familiar local com a compra da produção. Esses alimentos são doados a entidades socioassistenciais, beneficiando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Para o presidente de uma ONG de apoio a crianças carentes, Vilmar Valim Ribeiro, o PAA traz vantagens para quem vende e para quem recebe. "O programa tem ajudado os dois lados, além de termos a certeza da qualidade dos alimentos adquiridos", frisou.

A quantidade de verdura e de frango que cada entidade pode levar é definida por um programa de computador, que, em posse dos números de atendimento das associações, calcula a quantidade a que cada uma tem direito.


Fonte: Secretaria de Agricultura/Foto: Divulgação

SEGURANÇA: Ação em Sobradinho II prende 10 pessoas por invasão de área pública


Grupo liderava ocupação de terreno da Terracap na região administrativa

Dez pessoas foram detidas, nesta quarta-feira (18), depois de serem identificadas como líderes de um movimento de invasão de área pública em Sobradinho II. Após as prisões, sete órgãos do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, coordenados pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis), removeram do local 29 obras irregulares e desconstituíram 73 lotes demarcados.

A ação ocorre dois dias após os mesmos invasores serem retirados da área. Na segunda-feira, o governo havia retirado 31 edificações e desconstituído 380 lotes na região. Os terrenos ocupados, que ficam nas quadras QR 1, 2, 3, 5 e 22, pertencem à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

"Essas pessoas insistiram em ocupar área pública e por isso acabaram autuadas. É bom salientarmos que o mesmo poderá ocorrer com outras pessoas que promovem invasões no DF", avisou o subsecretário de Defesa do Solo e da Água, da Seops, Nonato Cavalcante.

Entre os detidos havia duas mulheres. Os acusados foram levados à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), onde foram autuados em flagrante por invasão de área pública, crime que prevê até três anos de reclusão. Foi estipulada fiança de R$ 1 mil para que os suspeitos possam responder em liberdade.

Os acusados poderão, ainda, responder pelo crime de dano ambiental. Tudo dependerá do resultado de uma perícia que foi realizada no local, no início da tarde, o que poderá agravar a situação dos suspeitos e aumentar a pena em até três anos, em caso de condenação.

A Seops registra desde janeiro a prisão de 62 pessoas por invasão de área pública no DF. Em todo o ano passado, 72 foram autuados em flagrante pelo mesmo tipo de crime e outros 38 responderam por grilagem de terras.

SÃO SEBASTIÃO - Em outra ação realizada pelos órgãos de fiscalização do GDF, mais de três quilômetros de cerca e outros 300 lotes acabaram desconstituídos, na Chácara 14 e no Curral Comunitário, do bairro Vila do Boa, em São Sebastião.

"Vamos manter a vigilância dos locais durante o feriado para evitar novas invasões. Caso sejam constatadas, operações serão agendadas nos próximos dias para a retirada das obras", afirmou o subsecretário.

Ao longo do dia, 127 servidores estiveram mobilizados para as operações. Além de Seops e Agefis, estiveram presentes as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a CEB, a Terracap e o SLU.

LEGISLAÇÃO - O Código de Edificações do Distrito Federal (Lei nº 2.105/98) determina que toda construção deve ser previamente autorizada pelo governo. Essa licença é emitida pelas administrações regionais, que levam em conta a destinação da área prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

As construções ilegais, ou seja, as que não estão autorizadas, podem ser removidas mediante notificação com prazo de 30 dias. Se a obra estiver em área pública cabe a retirada imediata, sem necessidade de notificação.

Há, ainda, leis federais que preveem a criminalização de quem ocupa ou promove a divisão de áreas sem a autorização do Estado. Invasores ficam de um a três anos presos. Grileiros podem ficar até cinco anos presos, além de terem que pagar fiança que varia entre 10 e 100 salários mínimos.


Fonte: Seops/Foto:Cláudio Enéas/Seops