Pesquise neste blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CIDADE: 37° GP de Ciclismo encerra atividades esportivas dos 54 anos de Sobradinho


Para encerrar as atividades esportivas do calendário de 54 anos de Sobradinho, a Administração Regional realiza neste domingo (1°) a partir das 8h, o tradicional GP de Ciclismo. O evento – que está na 37° edição – terá largada nas quadras 08/06 e os atletas inscritos serão divididos em 13 categorias.

“O esporte possui fatores agregadores de saúde, socialização, civilidade e melhoria do potencial intelectual. Temos que incentivar nossas crianças e jovens a praticá-los”, ressaltou o administrador Márcio Guedes que também é bacharel em Educação Física.

Os atletas competirão nas seguintes categorias: Infanto-Juvenil (13-14 anos); Juvenil (15- 16 anos); Especial (DV); Veterano (acima de 60 anos); Open (Iniciantes); Master C (50 a 59 anos); Elite Feminina (40 a 49 anos); Júnior (17 a 18 anos); Master A (30 a 39 anos); Sub 30 (23 a 29 anos); Elite masculina Sub 23 (19 a 22 anos).

Por Jéssica Nascimento

SEGURANÇA: "PEIXINHO" É MORTO COM VÁRIOS TIROS NA FERCAL


(*) Claudio Martins


Por volta das 19h de quinta-feira, 29/05, Elder Rodrigues da Costa, 22 anos, conhecido por “Peixinho” foi vítima de homicídio no entroncamento da DF 150 com a DF 205 Oeste, na Fercal.

“Peixinho” foi alvejado com diversos disparos de arma de fogo, enquanto passeava com sua namorada, nas proximidades de um Colégio da Região. Segundo populares, um indivíduo saiu de um matagal, com duas armas em punho e efetuou os disparos contra “Peixinho”. A vítima correu para o matagal, atravessando uma cerca de arame farpado, porém não conseguiu fugir do agressor e morreu no local. Nenhum suspeito foi preso.

Policiais civis da Seção de Investigação de Crimes Violentos da 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II estão investigando o caso.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 29 de maio de 2014

MORRE O PIONEIRO DE SOBRADINHO , NELSON DO MEL



(*) Valéria Brandão


O mês de maio traz para a serra um vazio imensurável: O Seu Nelson do Mel lhe acenou adeus. Desbravador, cientista nato, polêmico e sobretudo fraterno. Veio para Brasília acompanhando Bernardo Sayão. Abriu trilha onde hoje é a 16, fez tocaia para onça que pela 04 rondava.

Sobre as plantas que tudo sabia, aprendeu com os índios. E conhecia a região como a palma da mão, nos mostrou a arvore dos enforcados, no Parque dos Jequitibás. Apicultor mestre e ambientalista. Conhecia o cerrado e preservava espécies. A ele dediquei minha monografia “O Uso de Plantas no Controle de Fungos”, que na ignorância da Faculdade, se quer algum professor perguntou quem seria “Seu Nelson”, que mais que qualquer um deles sabia. Com estes nada aprendi.

O homem à frente do tempo recordava “Planaltina é a mãe de Sobradinho”. Ele que organizou a cidade ao passar pelo Departamento Imobiliário, e acompanhou a arborização da cidade, entre a 6 e a 8, eram flamboyants. Ainda me lembro de sua animação por trazer a Feira da Lua, que começou em 15 de maio de 1998, na Praça Teodoro Freire.

Ganha o Céu. Perde a cidade. Perdida e engolida pelo costume que não me acostumo. De não correr contra o tempo e retorcer esses sábios para registrar nossa história. Um tempo em que se discordava, sonhava e agia. Doce símbolo de um grande homem, vai aos céus com as nobres abelhas que pouco restam. Pois pouco resta neste mundo para seres além. Além da média pequenez que vai ficando e crescendo, e se acostumando.

(*) Por Valéria Brandão
Uma Boa Leitura: “A Vida das Abelhas” de Maurice Maeterlink.
“Brasília – Poeira e Batom” - Foto Divulgação


quarta-feira, 28 de maio de 2014

CULTURA: II mostra Coletiva recebe 16 artistas na Galeria Van Gogh





(*) Jéssica Nascimento

Com o objetivo de resgatar a cultura na cidade, a Administração Regional de Sobradinho realizou na noite de ontem (27), a II mostra coletiva “A Arte do Lugar”. A galeria Van Gogh - localizada na quadra 08 – recebeu 16 artistas artísticas locais que puderam expor 48 peças, entre quadros e esculturas.

O administrador regional de Sobradinho Márcio Guedes ressaltou a parceria que a pasta possui com os artistas da região. “Sobradinho é conhecido como a cidade-arte. Há algum tempo, tínhamos perdido algum desses valores. No entanto, estamos resgatando-os com a inauguração do Palco da Feira da Lua, o retorno da música ao vivo nos bares e outros projetos”, disse.

Um dos quadros da artista plástica Dolores Ritter chamou a atenção dos visitantes. Cerca de 1500 lentes formaram um olho em homenagem ao programa da Secretaria de Saúde, Brasil sem Catarata. “Fiquei emocionada com esse projeto do GDF. Foram realizadas mais de sete mil cirurgias em apenas um mês e gratuitamente. Em um hospital particular, o procedimento custa mais de R$15 mil”, disse.


Moradora há mais de 20 anos em Sobradinho, a artista Lucia Feitosa comemorou a reforma da galeria e da Biblioteca Loureiro Júnior. “É um resgate da nossa arte. A comunidade estava carente de cultura e a Administração Regional de Sobradinho proporcionou esse retorno”.





(*) Por Jéssica Nascimento / Fotos: João Timóteo

EXCLUSIVO: Entrevista com Ricardo Vale - Presidente do Sobradinho Esporte Clube e Secretário Geral do PT no Distrito Federal


“VAI TER COPA E VAI SER UM SUCESSO, O POVO BRASILEIRO FEZ POR MERECER”


JS)  -  Você é a favor da realização da Copa do Mundo do Brasil?


RV) -  Claro que sim, não consigo entender os argumentos das pessoas que se  dizem contrários à realização da Copa no Brasil. A última Copa realizada no país foi em 1950, ou seja, 64 anos atrás, e nem por isso os problemas na saúde, educação, segurança e etc. foram resolvidos. Ou alguém vai dizer que os governos anteriores resolveram ou investiram mais dinheiro nesses setores porque não realizaram a Copa do mundo? Além disso, se realmente esse evento fosse ruim  para um país porque os países europeus, asiáticos, árabes e os Estados Unidos “brigam” para sediar o evento? No meu ponto de vista é o inverso, a realização da Copa no Brasil obriga os governos federais, estaduais e municipais a investirem mais fortemente nesses setores. O que me intriga é o comportamento da maioria da grande mídia em relação a Copa do Mundo no Brasil. Nas Copas realizadas em outros países, a grande mídia brasileira, principalmente as emissoras de televisão, começavam transmissões especiais um mês antes do evento, promoviam até concursos de ruas e casas mais enfeitadas com motivos da Copa, porque será que agora que a Copa é no Brasil nós estamos vendo esse esfriamento, as mídias estão dando mais cobertura para manifestações com “meia dúzia” de manifestantes do que para um dos maiores eventos do mundo que ocorrerá no país! Será que querem politizar a Copa do Mundo no Brasil? Tenho certeza que vai ter Copa sim e vai ser um sucesso, o povo brasileiro fez por merecer.

JS) Você acha que foi gasto muito dinheiro na construção dos estádios?

RV - O Evento mostra a capacidade do Brasil e, particularmente, de Brasília  em sediar grandes eventos internacionais. A copa do mundo especificamente tem gerado grandes oportunidades para o país, acreditamos que a expectativa no crescimento do PIB seja real. Os organizadores da Copa do Mundo no Brasil estão projetando uma arrecadação de R$ 7 reais para cada real investido no evento, caso essa projeção se confirme, o povo brasileiro vai ser o grande beneficiário da realização da Copa no país. Aqui em Brasília o Estádio Nacional vem provando sua viabilidade com jogos dos grandes clubes brasileiros e com vários outros eventos, a população do DF está cada dia mais orgulhosa de contar com um dos maiores e mais modernos estádios do Brasil. E é sempre importante lembrar que todo o dinheiro investido pelo governo federal na construção dos estádios para a Copa foi emprestado, isso significa que esses recursos retornarão para os cofres públicos. Outro elemento importante é que as obras de infraestrutura realizadas e que estão sendo realizadas nas cidades sedes representam um conjunto de investimento muito maior que os que foram feitos nos estádios e que estas obras beneficiarão de forma definitiva todos os brasileiros. Como exemplo, só o investimento que está previsto para a modernização dos aeroportos supera em muito o dos estádios, e essas obras já são uma revolução para o transporte aéreo no país.
  
JS)    Qual legado que a Copa vai deixar?


RV - Volto a afirmar que todas as obras que estão sendo estruturadas para a realização da Copa vão beneficiar toda a população no futuro. Além disso, como já disse antes, a expectativa é que todo o investimento realizado pelo país retorne multiplicado para o povo brasileiro em forma de infraestrutura, emprego e porque não, muita festa e alegria.
A Copa é um evento esportivo que traz crescimento, gera empregos, incentiva o turismo, promove a revitalização de áreas urbanas e garante investimentos de peso no país. Além disso após a Copa do Mundo o Brasil se projeta aos olhos do mundo como um país que, hoje, é a sétima economia do mundo e que reúne todas as condições para sediar qualquer evento com impacto mundial e isso gera respeito e admiração em todos os cantos do mundo e varre de uma vez por todas do país o “complexo de vira latas”, que muitos ainda teimam em manter. Somos o país do futebol e merecemos não só sediar a Copa como ficar com o troféu.

JS)    O país não tinha outras prioridades?

RV - O país tem várias prioridades, ninguém quer colocar embaixo do tapete os problemas do Brasil. O que defendo é que o fato de realizarmos a Copa do Mundo não impede de investirmos nessas prioridades e tentar resolver os sérios problemas que ainda temos. Mesmo realizando a Copa o governo federal, com Lula e depois com Dilma a frente, construiu diversas universidades públicas, está mandando mais de cem mil jovens para o exterior por meio do Ciências Sem Fronteiras, criou dezenas de cursos técnicos em todo o país com o PRONATEC, criou o Mais Médicos, financiou pequenos, médios e grandes empresários para gerar emprego, financiou pequenos, médios e grandes produtores rurais, está concluindo a superposição do rio São Francisco e tantas outras ações que não teria espaço aqui pra falar, com o intuito de atacar os enormes problemas do país. No entanto, não podemos esquecer que os graves problemas que assolam o nosso país não são de agora, persistem pôr séculos de exploração do nosso povo e de nossas riquezas. Então me cheira como hipocrisia, justamente, os representantes desses que sempre exploraram nosso país quererem boicotar a Copa do Mundo. Eu não tenho dúvida que o Brasil passa pelo seu melhor momento econômico, social e cultural e a Copa do Mundo vem para reafirmar isto e talvez, esse seja o grande problema para os que torcem contra o país e querem retomar, a qualquer custo, o poder institucional no Brasil.

JS) - Brasília , recentemente  completou 54 anos, em junho e julho teremos a copa , considerada por muitos a "Copa das Polêmicas" e em outubro teremos a festa da democracia (as eleições 2014), qual a sua visão entre um evento e outro para o sucesso da escolha de candidatos que estão na disputa à vários cargos eletivos, será que a copa irá influenciar a população na escolha de seus candidatos ?

RV - Com certeza um evento não tem ligação com outro. A Copa é um evento esportivo que traz crescimento, gera empregos, incentiva o turismo. A eleição nos garante o direito e o dever de lutar por um país mais justo, mas com certeza, o povo saberá reconhecer quem fez mais pelo Brasil e por Brasília nos últimos anos, quem colocou o Brasil em um patamar de respeitos e igualdade com os grandes países do mundo e quem desenvolveu políticas que, realmente, fizeram a diferença para a maioria do povo brasileiros. E com tudo isso tenho certeza que Agnelo e Dilma serão os escolhidos para continuarem mudando Brasília e o Brasil.

Da Redação - Exclusivo com Ricardo Vale - para o Jornal de Sobradinho 28/5/2014



BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: CIDADÃO TEM CAMINHONETE ROUBADA NO ESTACIONAMENTO DE LANCHONETE EM SOBRADINHO.


UMA VIATURA DA PM QUE PASSAVA PELO LOCAL FOI ACIONADA PELA A VÍTIMA E DETEVE A DUPLA DE ASSALTANTES. UM DELES FICOU FERIDO NA MÃO.

(*) Claudio Martins

Por volta das 21h30 de terça-feira, 27/05, policiais militares de Sobradinho detiveram uma dupla de assaltantes e apreenderam com eles uma caminhonete roubada e um simulacro de arma de fogo.

Os bandidos roubaram uma caminhonete S/10, modelo novo, no estacionamento de uma lanchonete da quadra 06 de Sobradinho. Só não contavam que a vítima pedisse socorro a uma viatura da Polícia Militar que passava pelo o local e apontasse o caminho que os bandidos seguiram com seu veículo.




O prefixo 2711, comandado pelo sargento Trajano e composto pelos cabos C. Alberto e Albert, começou uma perseguição policial aos criminosos nas entre quadras 04/06 de Sobradinho. Os policiais se aproximaram do veículo e mandaram que o condutor estacionasse. Nesse momento o condutor sacou uma arma, tipo pistola, e com a mão para fora do veículo apontou para a viatura policial. Os policiais de imediato efetuaram disparos de arma de fogo que atingiram a mão do indivíduo e fez com que ele parasse o veículo e se entregasse.

A dupla de assaltante foi detida e com eles foi localizada uma arma de brinquedo, tipo pistola. Thiago Queiroz Rodrigues, 18 anos, foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia. Já o condutor, um menor de idade, foi encaminhado ao Hospital Regional de Sobradinho com uma fratura exposta na mão e não corre risco de morte.

VEÍCULO FURTADO É LOCALIZADO PELO GTOP-33.


Por volta das 19h desta terça-feira, 27/05, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho recuperaram um veículo Fiat Uno de cor azul, furtado horas antes na quadra 02 da cidade.

A equipe Bravo composta pelos sargentos Torres Viana, Claudio e cabo Arilson, recebeu a informação via CIADe de que um veículo Fiat Uno de cor azul e placa KDY 4686/GO teria sido furtado no conjunto B-3 da quadra 02 de Sobradinho por volta das 17h.

Os policiais realizaram patrulhamento no Setor de Expansão Econômico, às margens da BR-020 e lograram êxito em localizar o veículo, abandonado no estacionamento da quadra 07.

O veículo foi apreendido e o proprietário foi localizado na 13ª Delegacia de Polícia, registrando a ocorrência de furto. A vítima ficou feliz com o trabalho do Grupo Tático de Sobradinho, pois seu veículo não estava assegurado.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de sobradinho

DF Sem Miséria melhora vida de agricultores do Distrito Federal


Plano possibilita também o enfrentamento da pobreza na zona rural

Garantir alimentos de qualidade para populações vulneráveis e promover a inclusão produtiva de agricultores familiares são objetivos que estão sendo alcançados por meio do Programa de Cestas Emergenciais, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Em 2014, o Governo do Distrito Federal inovou ao adquirir frutas, verduras e legumes diretamente de agricultores familiares e incluir alimentos orgânicos nas cestas.

A ação faz parte do Plano DF Sem Miséria e tem como objetivo não só fornecer alimentos às famílias e às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional grave, mas também fomentar a produção familiar, inclusive a produção agroecológica, pois parte das frutas, legumes e verduras adquiridos da agricultura familiar é orgânica, portanto, livre de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, contribuindo, dessa forma, para o fortalecimento de sistemas de produção de menor impacto ambiental.

Essa inovação já gera enorme impacto na vida de 31 famílias de agricultores (aproximadamente 150 pessoas) da região da Chapadinha (Lago Oeste), da Colônia I (Ceilândia) e Contagem (Sobradinho) que produzem alimentos orgânicos. São famílias que possuíam como única garantia de renda os repasses do Programa Bolsa Família (PBF) e do DF Sem Miséria e que agora podem contar com o repasse certo que vem da venda dos produtos vendidos ao GDF. A ação também beneficia famílias que vivenciam situações de risco pessoal e social, pois recebem uma cesta de alimentos sem agrotóxico e que duram mais tempo. Com essa ação, o governo potencializa e multiplica os impactos positivos para os agricultores e para a população beneficiária.

O programa vem apresentando resultados positivos e aumentando a cada dia o número de cestas entregues pelos agricultores. Hoje, já são mais de 160 cestas orgânicas entregues por semana. Esse número tende a crescer com a incorporação de novos agricultores familiares com certificação de produção orgânica das regiões de Sobradinho, Paranoá e São Sebastião. A intenção do governo é substituir gradativamente os alimentos convencionais por orgânicos.

A mudança social na comunidade é visível. Com o apoio da Seagri, Emater e também do Sebrae, os agricultores aprenderam sobre planejamento e técnicas de manejo que foram essenciais no salto de qualidade da produção. Esse suporte foi estratégico para superar dificuldades e alcançar melhorias de gestão, além da ampliação da cooperação e união dos agricultores.

Francisca Borges (52 anos), natural do Maranhão, mãe de três filhos, vive no assentamento Chapadinha há 10 anos e produz milho, frutas e hortaliças. Para ela, o incentivo veio em boa hora. “Agora são apenas sorrisos, a vida está muito melhor. Os programas foram fazendo a vida melhorar. Com o PAA consegui comprar minha geladeira, máquina de lavar. Agora, com o PAPA e a venda dos alimentos para as cestas, estou conseguindo melhorar ainda mais minha renda e investir mais na produção. Vou conseguir financiar até uma picape”, comemora.

“Já estou me organizando para devolver meu cartão do Bolsa Família. Esse dinheiro me ajudou a manter minha casa, comprar meus remédios. Meus filhos conseguiram terminar o 2º grau. Agora em julho eu quero voltar a estudar também. Quero devolver meu cartão, porque quero que outras pessoas possam ser ajudadas”, finaliza.

Valdir, mais um dos produtores beneficiados, conta que, com os recursos das cestas, pagou o IPVA e as parcelas do caminhão recém-adquirido.

José Cândido da Rocha (62) relata que hoje recebe mais no campo do que recebia em seu emprego de lanterneiro na cidade. “Tudo está melhorando, consegui até convencer meus dois filhos a abandonarem seus trabalhos na cidade para me ajudar na produção”.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Osvaldo Russo, esses exemplos demonstram que a integração das políticas sociais é fundamental para enfrentar o ciclo da pobreza e melhorar a vida da população. "Todos ganham com a integração, fortalecendo a agricultura familiar promovemos a inclusão produtiva, a alimentação saudável, a segurança alimentar e a preservação do meio ambiente”, disse.

Cestas Emergenciais
Cada cesta emergencial é composta por dois grupos de alimento: o primeiro é formado por alimentos não perecíveis adquiridos por meio de licitação; e o segundo grupo é formado por alimentos perecíveis (frutas, legumes e verduras) adquiridos diretamente da agricultura familiar do DF, por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar – PAPA/DF, sob gestão da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri).

A Sedest é hoje a maior compradora de produtos pelo PAPA/DF, pois das cestas também adquire leite, queijos e derivados, que são repassados a instituições socioassistenciais e beneficiam, diariamente, mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.


Mensalmente, mais de 2 mil famílias foram beneficiadas com as cestas emergenciais em 2013. Foram investidos R$ 4.889.591,34 de recursos para as cestas, somando um total de 26.041 cestas entregues durante o ano.

terça-feira, 27 de maio de 2014

HOMENAGEM: Deputado Agaciel Maia presta homenagem aos 50 anos da Escola Santa Rita, em Sobradinho.

  
Na noite desta terça-feira (27/05), a Câmara Legislativa prestou homenagem, em sessão solene, aos 50 anos de fundação do Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, em Sobradinho.

A cerimônia, presidida pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, que propôs a homenagem, aconteceu no Plenário e contou com a participação de alunos, ex-alunos, pais, professores e moradores da cidade serrana.

Em seu discurso de abertura, o deputado Agaciel Maia lembrou a criação da instituição, fundada pela pioneira Maria das Dores Rezende, hoje com 93 anos, presente à cerimônia e homenageada pelo parlamentar. “Ainda jovem, com oito filhos, se tornou viúva e teve que reinventar sua própria história. O barraco de madeira que havia servido de residência foi transformado por essa guerreira em uma escola infantil”, discursou o deputado, lembrando que o jardim de infância começou com sete alunos e hoje possui mais de 1.000, atendendo crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio.

Um vídeo, intitulado “Jubileu de Ouro”, contou a história dos 50 anos da escola Santa Rita. Em seguida, a banda de música, formada por 60 alunos, fez uma bela apresentação ao tocarem o hino nacional e o Tema da Vitória, do maestro Eduardo Souto Neto.



A diretora administrativa, Márcia Rezende, agradeceu as homenagens e lembrou que o Centro de Ensino Santa Rita se apresenta como “alternativa para as famílias que buscam para seus filhos uma educação de qualidade”.

Para a presidente do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE/DF), Fátima Franco, histórias como a da Escola Santa Rita merecem destaque. “Educamos no presente, mas nos pautamos no passado, preocupados em desenvolver valores e ética”.

Durante a sessão solene, o deputado Agaciel Maia fez a entrega, à fundadora da escola, de um certificado, parabenizando-a pelo trabalho e pelos 50 anos da instituição. “Com esse gesto, presto homenagem a toda família Santa Rita”.


Por Regina Amaral/JC

SEGURANÇA: Policiais do 13º BPM prendem assaltante em Sobradinho



Por Fabiano Lopes/PMDF




Faca utilizada pelo assaltante

Durante policiamento de rotina na quadra 2 de Sobradinho os policiais militares cabos Demetryus e Diego Felix foram abordados por uma mulher que informou ter visto um homem que a roubou dois dias antes. Os policias saíram a procura do suspeito e o encontraram logo em seguida. Na abordagem foi localizada uma faca que teria sido utilizada no crime. O detido foi encaminhado à delegacia onde foi reconhecido pela mulher e por outras vítimas.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

SOCIAIS DE MAIO DE 2014 – Por Jr Nobre


       Um abraço em especial ao empresário Júlio Oliveira e sua esposa Ligia que ofereceram uma deliciosa feijoada neste final de semana na residência da família, para amigos comemorarem a passagem de mais uma primavera do Júlio. Vale registrar que o evento contou com brinquedoteca para criançada, música ao vivo de boa qualidade, excelente comida e também conseguiu arrecadar muitos quilos em cestas básicas para doação a entidades carentes.


      Aconteceu neste final de semana; Missa em Ação de Graças pelo aniversário da vovó Lica, matriarca e responsável por toda essa história de amor, trabalho e sucesso da família 7 Estrelas.  Parabéns vó Lica pelos seus 85 anos.



      Parabéns ao Centro de Ensino Santa Rita de Cássia pelos seus 50 anos de atividade ininterrupta na formação de jovens ávidos do amanhã.  Em um mês repleto de atividades comemorativas ao Jubileu de Ouro foi inaugurado essa semana um busto na escola em homenagem a matriarca da Família Resende e também fundadora da Escola; Maria Resende. Muito bom receber homenagem em vida não é Dona Maria Rezende? Sucesso!

UTILIDADE PÚBLICA: Zoonoses alerta para o abandono e cuidado dos animais


Em média, dois bichos, especialmente cães e gatos, são deixados diariamente no local, que não pode ficar com eles



A Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF (Dival/SES) alerta a população para o problema do abandono e o cuidado com os animais. Em média, diariamente, dois animais (como cães e gatos) são encaminhamos para a Dival para cuidados, o que não faz parte das atribuições da instituição.

"O que queremos alertar à população é que recebemos várias ligações de pessoas denunciando maus-tratos e também pessoas que trazem animais para ficarmos com eles. Mas a atribuição da Dival não é essa. Precisamos capturar animais que apresentam risco de doenças à população, como a leishmaniose e raiva", orientou a Diretora da Dival, Kênia Cristina.

Os animais deixados no local, quando saudáveis, são encaminhados para adoção pelos cidadãos comuns e ONGs de proteção aos bichos. "Animais que chegam até nós, porque os donos não querem mais, não podem ser recebidos. A Dival não é hospital veterinário ou abrigo. Nossa competência como órgão de Vigilância Ambiental da SES/DF é bem definida no Decreto n° 34.213, de 14 de março 2013", acrescentou a diretora.

O órgão responsável pela saúde dos animais é a Secretaria do Meio Ambiente, que disponibiliza os "Castra-móveis", por exemplo. Além das clínicas privadas, o hospital veterinário da Universidade de Brasília também tem atribuição de cuidar da saúde dos animais.

SUSPEITOS DE DOENÇAS – O animal deve ser apreendido e passar por exame para confirmar se tem leishmaniose (em caso de cão) ou raiva (no casos de gatos e cães) e ficar em observação, explicou Kênia. De janeiro a maio deste ano, foram recebidos no canil e no gatil da Dival, 595 cães e gatos com suspeitas de leishmaniose ou raiva. Os casos suspeitos devem ser registrados no Disque Saúde (160) ou pelo telefone 3343-8809.

MAUS-TRATOS – Os animais que ficam abrigados temporariamente na Zoonoses, em observação de doença ou antes do exame, permanecem em ambiente limpo, com alimentos (ração) e água disponíveis dia e noite. "O mau trato é crime em nossa legislação. Por isso, não o admitimos em nossos canis e gatis", acrescentou o especialista.

"Fazemos um trabalho contínuo com os animais que ficam aqui. Eles são observados e, em casos de suspeitas, fazemos o exame laboratorial. Os animais saudáveis são encaminhados para a adoção. Muitas ONGs e pessoas comuns levam os animais para adoção", destacou a especialista.

EUTANÁSIA – Animais deixados na instituição e que chegam com feridas graves, atropelados, agredidos ou que já demonstram sinais de sofrimento de morte, são eutanasiados, mesmo não sendo atribuição do órgão. "Como levamos em conta o respeito e o atendimento humanitário dos animais, fazemos também a eutanásia de bichos machucados com graves ferimentos e que não vão sobreviver", informou o veterinário da Zoonoses, Ivanildo Santos.

Os animais que têm a confirmação de leishmaniose e raiva são eutanasiados de forma indolor para que o animal não sofra. "Damos uma anestesia no animal e depois a injeção letal e o proprietário do animal pode acompanhar o procedimento", disse o especialista.

Após isso, os animais são encaminhados para incineração, feita de forma terceirizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para evitar contaminações.

Clique aqui para saber mais sobre leishmaniose e raiva.



Fonte: Secretaria de Saúde / Foto - Mariana Raphael / Arquivo

MORADIA: Pontas de quadras e becos poderão ser áreas residenciais



Projeto de autoria do Executivo foi aprovado na Câmara Legislativa e beneficiará seis cidades

Áreas públicas de seis regiões administrativas do Distrito Federal, como pontas de quadras e becos, serão destinadas ao uso residencial. A modificação foi aprovada na Câmara Legislativa do DF pelo Projeto de Lei Complementar (PLC) 93/2014, de autoria do GDF.

A nova definição normatiza, em Ceilândia, Gama, Brazlândia, Sobradinho II, Taguatinga e Recanto das Emas, as áreas que serão contempladas com essa medida. "Estamos bem próximos de regularizar essas áreas. A aprovação do PLC pela Câmara Legislativa é um passo avançado. Mas ainda precisamos revisar os projetos urbanísticos de cada cidade", esclareceu a secretária de Habitação, Jane Diehl.

Para a revisão dos projetos urbanísticos, a Codhab lançará um edital, até o final de julho, para contratar uma empresa que fará o trabalho. Concluída essa fase, o governador Agnelo Queiroz assinará decreto de aprovação e a Terracap fará o registro em cartório.


Fonte:  Secretaria de Habitação/ Foto: Pedro Ventura / Arquivo

domingo, 25 de maio de 2014

SEGURANÇA: TRÂNSITO VIOLENTO NA 020


ATROPELAMENTO FATAL NA BR 020 ENTRADA PARA SOBRADINHO NA NOITE DE SÁBADO

(*) Ferreira Santos


A BR 020 fez mais uma vitima fatal na noite desse sábado (24). O acidente aconteceu na altura do KM 6, próximo à passarela da Vila Denocs, entrada para Sobradinho sentido Planaltina por volta das 20h30. Segundo uma pessoa que estava em um ponto de ônibus próximo do local do acidente, a vítima teria atravessado a via correndo não dando tempo para que o condutor do VW Polo envolvido no acidente parasse o veiculo sendo atropelado de forma violenta. O impacto com o corpo da vítima identificado como José Bonifácio Nunes, de 40 anos, morador de Taguatinga, foi grande fazendo com que partes do corpo ficassem dilaceradas pelo asfalto. Equipes de paramédicos do Corpo de Bombeiro foram chamadas, porém devido sua gravidade a vitima veio a óbito no local antes de ser socorrida. Uma equipe da PM foi quem preservou a área do assumida pela Policia Rodoviária Federal, responsável por procedimentos de transito ocorridos nas BRs. O fato estar registrado na 13ª DP de Sobradinho e o laudo pericial revelará o que ocasionou o sinistro fatal.


Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: MENOR É APREENDIDO POR TRÁFICO DE DROGAS EM SOBRADINHO



(*) Claudio Martins

Às 23h10 de sábado, 24/05, policiais militares do Grupo Tático Operacional apreenderam pelo ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, um menor de 17 anos, morador da Vila Denocs de Sobradinho. Com ele foram apreendidas 52 pedras de crack.

A equipe do GTOP-33, comandada pelo sargento Marcio Batista realizava patrulhamento na Vila Denocs quando abordou um indivíduo em atitude suspeita, em via pública da quadra 04. Na abordagem foi localizado dentro das vestes do adolescente um saco plástico contendo 52 porções de crack.

O menor foi conduzido à DCA e autuado em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: MENORES SÃO APREENDIDOS APÓS ROUBAREM LANCHONETE EM SOBRADINHO.



(*) Claudio Martins

Por volta das 23h de sábado, 24/05, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho apreenderam dois menores de idade, após eles cometerem um roubo em uma lanchonete nas entre quadras 04/06 de Sobradinho.

Os menores, simulando estarem armados, renderam os funcionários da lanchonete, roubaram cerca de R$200,00 e correram em direção à quadra quatro.

A ocorrência foi passada via rádio e a equipe do GTOP-33, comandada pelo sargento Torres Viana realizou patrulhamento nas proximidades e logrou êxito em abordar dois adolescentes em atitudes suspeitas. Com eles foram apreendidos R$194,00.

Os menores foram conduzidos à delegacia e as vítimas de roubo os reconheceram como sendo os autores. A arma usada no crime não foi localizada.

Os dois menores foram conduzidos à DCA e autuados em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de roubo a comércio.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: ADOLESCENTE É APREENDIDO COM ARMA DE FOGO APÓS ALVEJAR A PRÓPRIA PERNA ACIDENTALMENTE.




(*) Claudio Martins

Um menor de 15 anos foi apreendido no sábado, 24/05, por policiais militares de Sobradinho, após efetuar um disparo de arma de fogo acidental na própria perna.

O adolescente deu entrada no Hospital Regional de Sobradinho com um ferimento de arma de fogo na perna e o plantão policial solicitou o prefixo comandado pelo sargento Salvador para averiguar a situação.

Os policiais após conversar com o adolescente seguiram até a residência dele e com autorização de sua mãe realizaram uma busca no quarto do menor. Lá a equipe localizou um revolver calibre 38 com quatro munições intactas e uma deflagrada.

O adolescente, após ser atendido no hospital de Sobradinho, foi encaminhado à DCA e autuado em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.


(*) Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

sábado, 24 de maio de 2014

SEGURANÇA: Homem é flagrado com carro roubado em Sobradinho




(*) Fabiano Lopes

Um homem acusado de roubar um carro de uma mulher na última quinta-feira (22) foi preso na tarde de ontem (23) por policiais militares do 13º Batalhão.

A prisão ocorreu depois que policiais do serviço de inteligência (Águia 33) abordaram o suspeito e com ele encontram o celular da vítima. Ele assumiu o crime e informou que abandonou o carro, um GM/Astra, na Vila Denocs. O carro foi localizado e o detido encaminhado à delegacia onde acabou sendo reconhecido pela proprietária veículo.


(*) Por Fabiano Lopes/PMDF

sexta-feira, 23 de maio de 2014

SIMPLES ASSIM



Fecho meus olhos,
Em suplicas peço apenas paz,
Um cantinho de luz,
E que meu coração não se torne pedra,
Que as noites frias não esfrie minha alma,
Não confundam meus sentidos,
Fazer de minha alma um labirinto de emoções
Disperso ao cada toque de teus lábios,
Diante do silenciar da noite,
Para que assim possa ouvir o teu respirar ao longe,
Quero disfarçar a loucura dos meus dias,
Com o toque de tuas mãos,
Deixe me ver em teus olhos a doçura do teu amor.
Retire meu ócio, meu vicio, meu cio por você,
Deixe-me a paixão do dia a dia,
Dos erros e acertos,
Deixe-me rejuvenescer a cada brilho dos teus olhos,
Ensina-me o valor da palavra,
A palavra falada, sem rimas, sem poesias,
E assim agradecer por não querer partir,
Segura que manda em seu próprio destino,
Não que sejamos perfeitos,
Nessa imperfeição que colhemos e plantamos sorrisos,
De me apaixonar todos os dias,
Beba comigo a doçura do meu sorriso,
Meu olhar juvenil,
E as vezes retira-me do silencio,
Dessa reinvenção constante da minha poesia,
Dos meus sonhos de menino,
Dessa solidão que transformo minha poesia,


Por Daniel Atta, Advogado, Escritor, Poeta e colaborador do Jornal de Sobradinho

ADOTE UM DISTRITAL


CLDF: 'Adote um Distrital' lança nota de repúdio


O projeto Adote um Distrital vem a público REPUDIAR a recente decisão tomada pela Comissão de "Ética" a partir dos votos dos Deputados Agaciel Maia, Olair Francisco e Dr. Michel de acatar a triste e recorrente manobra protelatória da defesa, em detrimento da duração razoável do processo e do decoro os quais a sociedade exige da casa legislativa.

Mas uma vez resta claro que o abuso do direito da defesa é perpetrado com a anuência de suas excelências.

A despeito dos prazos regimentais já extrapolados, o reprovável espetáculo de esculhambar a imagem da Comissão não tem limites, o que nos faz pensar que eventuais desvios de conduta cometidos pelos nobres parlamentares não encontram barreiras dentro da casa, tão somente nas ruas e nos tribunais. Foto: Reprodução...

Assim sendo, entendemos que o deputado Dr. Michel deveria honrar seu importante papel de presidente da Comissão e dar sentido a esse triste circo que se tornou o processo do Deputado Benedito Domingos, coincidentemente do seu partido, rejeitando o requerimento da defesa com seu voto de minerva.

Por fim, ressalte-se o que foi dito pelo Deputado Patrício, Corregedor da Câmara e membro da Comissão de "Etica" : "Esse processo está aguardando a apresentação da defesa há seis meses. Isso é artimanha jurídica para tentar ganhar ainda mais tempo. Além disso, a medida é inócua, pois o que vai mudar se arquivarem um dos processos e restar o outro? Não adianta tentar protelar. A única saída para o deputado é apresentar sua defesa no prazo regimental".

Sendo um dos efeitos da decisão tomada pela comissão o envio à Procuradoria da Casa, estaremos aguardando a posição do órgão jurídico na esperança de que sejam respeitados os princípios da duração razoável do processo e da moralidade, além do resgate da Ética na Comissão.


Fonte: Portal Guardian Notícias - 23/05/2014 / 13:47:57

quinta-feira, 22 de maio de 2014

SEGURANÇA: PM DE SOBRADINHO APREENDE ADOLESCENTE POR PORTE DE ARMA DE FOGO NA QUADRA 1 CONJUNTO B1

calibre 38


(*) Ferreira Santos





Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido portando um revolver calibre 38 com seis munições nessa quarta-feira (21), por policiais militares do 13º BPM de Sobradinho. A apreensão ocorreu na quadra 1, conjunto B1, em Sobradinho. Após denuncias de moradores, que um homem de camiseta amarela estaria armado, a guarnição do prefixo (2708), comandada pelo subtenente Rodrigues, avistou o adolescente tentando esconde um objeto, ao realizar abordagem e busca pessoal, foi encontrado uma porção de maconha, o objeto que o menor tentou esconder dos policiais, se tratava de uma arma de fogo. Aos policiais o menor de idade confessou ser o dono do revolver e que era usuário de drogas. Levado a delegacia especializada (DCA), o infrator alegou ter comprado a arma na feira de Sobradinho, de um desconhecido pelo valor de R$ 1, 500,00 reais para sua defesa. O adolescente foi autuado na (DCA) por ato infracional análogo a crime de porte ilegal de arma de fogo.


(*) Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

CIDADE: COMUNIDADE GANHA ESPAÇO CULTURAL NO ESTACIONAMENTO DO AUGUSTINHO LIMA





A Feira da Lua é tradição em Sobradinho. Conhecida como “ponto de encontro de amigos” o local foi contemplado com espaço cultural

Um espaço bonito, moderno e confortável. Todas estas características refletem no novo Palco da Feira da Lua que foi inaugurado na ultima sexta-feira (16). Com a presença de diversos artistas da cidade que cantaram e dançaram os principais ritmos brasileiros, o local – que também foi contemplado com camarins - arrancou elogios dos moradores e músicos de Sobradinho.

Para o gerente de cultura da Administração Regional Marcos Venicios de Oliveira, a inauguração foi um recomeço para o local. “O palco é para toda a comunidade. Será um local digno para todos os artistas se apresentarem não só apenas as sextas na Feira da Lua, mas sim, quando desejarem”, ressaltou.

“A cidade merece todas estas melhorias. Agora, todos os artistas podem divulgar seu trabalho, representando a nossa cultura. Parabéns! Precisamos aplaudir as ações positivas”, disse a moradora Celsa Mello.

Feira da Lua

A Feira da Lua é tradição em Sobradinho. Conhecida como “ponto de encontro de amigos” o evento começou a ser realizado na antiga Praça Santos Dumont, atual Teodoro Freire. Hoje, a festa acontece no estacionamento do Estádio Agostinho Lima às sextas-feiras.

Quem deseja fazer compras, lanchar e ouvir uma música estará no lugar certo. A feira da Lua expõe artesanatos e alimentos produzidos na zona rural da cidade como verduras, frutas, doces, queijos entre outros. Pratos típicos e petiscos também podem ser encontrados.


Texto: Jéssica Nascimento / Fotos: João Timóteo

Departamento vai asfaltar rodovia DF-131

  
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) anunciou em diário oficial, nesta quarta-feira (21), a abertura de processo de licitação para as obras de pavimentação da DF-131, em Planaltina.

Serão beneficiados cerca de dez quilômetros que vão interligar a DF-128 a DF 205.

O asfaltamento da DF-131 é reivindicação antiga dos moradores do núcleo rural Monjolo, para facilitar o escoamento de comodities e produtos agrícolas da região.


O deputado Cláudio Abrantes (foto) em encontros com líderes comunitários, moradores e produtores do núcleo decidiu atuar em favor dessa obra.

Por esse motivo, Cláudio Abrantes fez várias gestões com o GDF para viabilizar a pavimentação.

De acordo com a publicação do DER-DF o valor estimado é de R$ 11 milhões e o tempo previsto para a conclusão é seis meses.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Mutirão de empregos oferece mais de 200 vagas para pessoas com deficiência



A Secretaria de Justiça do DF, através da Subsecretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência (Subdef), realiza nesta sexta–feira (23/05) o segundo mutirão de empregos para pessoas com deficiência, na Estação de Metrô da 114 Sul.
As entrevistas acontecerão das 9 às 11h30 e das 14h às 16h30.  Os interessados podem comparecer à Praça do Cidadão (Estação 114 sul do Metrô) e procurar a Coordenação de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Corde) no local. É importante levar currículo e laudo médico comprovando a deficiência.

No total, serão oferecidas mais de 200 vagas. As oportunidades oferecidas são para: auxiliar administrativo, copeira, auxiliar de serviços gerais, servente, pedreiro, eletricista, armador, auxiliar de apontador, auxiliar de almoxarife, auxiliar de depósito, operador de empilhadeira, recepcionista, atendente, agente de recepção, agente de serviço de apoio e agente central de atendimento.

Os salários chegam a R$ 1300,00. Os benefícios, dependendo da empresa e do cargo, vão desde café da manhã, almoço, seguro de vida, vale-transporte, cesta básica, ticket alimentação, assistência médica, auxílio educação, assistência odontológica, a participação nos lucros da empresa;

A Lei 8.231/1991 trata das cotas empresarias para contratação de pessoas com deficiência. O artigo 93 especifica a porcentagem que as empresas devem cumprir: a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:

- até 200 funcionários..................   2%
- de 201 a 500 funcionários........... 3%
- de 501 a 1000 funcionários......... 4%
- de 1001 em diante funcionários... 5%


As pessoas com deficiência não contempladas nessas  vagas podem, ainda, se inscrever no programa de empregos da Corde por meio dos telefones 2104-1187/1188 e pelo e-mail:corde.sejus@gmail.com;

Fonte SEJUS/DF

CONVITE AOS SOBRADINHENSES



quarta-feira, 21 de maio de 2014

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: POLICIA DE SOBRADINHO II REGISTRA DOIS ASSASSINATOS EM MENOS DE 24H



(*) Ferreira Santos




Dois foram mortos por disparos de arma de gogo em Sobradinho II em menos de dez horas.



Em menos de dez horas duas pessoas foram assassinadas a bala na cidade de Sobradinho II. A 35ª Delegacia de Polícia sobre a chefia do delegado Rogério Rezende e responsável pelas investigações tem muito trabalho a fazer. Na manha dessa quarta-feira (21), por volta das 9h, o lavador de carro de um lava-jato localizado na AR 17, conjunto 1, Alex Nunes da Sila, 25 anos, foi morto a tiros por um desconhecido, que segundo informações de populares depois do crime empreendeu fuga em um veículo Fiat Fiorino de cor preta. Conhecidos da vitima afirmaram que o homem chegou disparando, Alex tentou escapar do algoz, mas caiu e foi executado. Alex estava lavando um veiculo que ficou com marcas de bala. A vítima veio a óbito no local, preservado por uma equipe da Policia Miliar. Após levantamentos periciais o corpo de Alex foi levado ao IML para trabalho de necropsia. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas da Polícia.

SOBRADINHO II - HOMEM É ASSASSINADO NO DIA DO ANIVERSÁRIO
  

  
Mais uma vítima da violência na AR 9 conjunto 5, em Sobradinho II. Terça-feira (20), por volta das 22h, Edgar Rosa Aguiar, foi assassinado no dia em que completou 31 anos de idade, com cerca de quatro disparos de arma de fogo por desconhecidos. 

Populares informaram que os autores chegaram, bateram no portão onde a vitima morava chamando por alguém. Edgar foi quem atendeu ao portão, houve uma discussão, os facionaras dispararam quatro vezes contra Edgar, que foi socorrido por populares ao pronto socorro do Hospital Regional de Sobradinho, porém não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. O choro e o desespero por parte dos familiares, que não acreditavam no que estava ocorrendo foi grande dentro do pronto socorro.

Populares disseram que Edgar era uma boa pessoa, casado, pai de familiar, trabalhador e nunca teve envolvido com a Polícia, e que o alvo era outra pessoa que residia no mesmo lote da vitima. A 35ª Delegacia de Sobradinho II, responsável pela área investigara o crime.


(*) Por Ferreira Santos (texto e fotos) especial para o Jornal de Sobradinho

ESPORTE: CONVITE AOS SOBRADINHENSES



Convidamos os desportistas de Sobradinho, para participar da COPA ROCK N´ GOL DE FUTEBOL SOCIETY (Adulto Masculino), que iniciará no dia 24/05 (Sábado) a partir das 14h.

Informo que o Congresso Técnico e último dia de inscrição, será amanhã às 20h no Campo Society Rock n´ Gol na BR 020 (Em frente o Condomínio Morada dos Nobres) em Sobradinho-DF.

- PREMIAÇÃO:

- Campeão: R$1.000,00 - Troféu e Medalhas.
- Vice: R$500,00 - Troféu e Medalhas.
- Artilheiro: R$100,00 - Troféu.
- Goleiro: R$100,00 - Troféu.



- Maiores Informações: 8632.4358 ou 9558.1063 (Alex Victor) -


SOBRADINHO: PRODUTORES DO LAGO OESTE TERÃO OFICINA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA



Semeando o Bioma Cerrado leva orientação para produtores do Lago Oeste

Cumprindo a proposta de capacitar e gerar multiplicadores para a preservação do Cerrado, o Projeto Semeando o Bioma Cerrado vai fazer um fim de semana de atividades com famílias do Lago Oeste nos próximos dias 24 e 25 a partir das 8 horas de sábado

Sensibilizar a família toda para a necessidade de preservação do bioma Cerrado. Este é o objetivo do curso de capacitação e educação ambiental que vai ser ministrado pelo Projeto Semeando o Bioma Cerrado em ação conjunta com a Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste) e a Igreja Cristo para as Nações nos dias 24 e 25 de maio no Lago Oeste.

Cerca de 25 pessoas deverão estar reunidas a partir das 8 horas de sábado para dois dias de campo. De acordo com a coordenadora de educação ambiental do Projeto, Mery-Lucy Souza, no primeiro encontro serão apresentadas e revistas noções de educação ambiental adequada à realidade do público e suas rotinas e instrumentação. No segundo dia, domingo, “o grupo vai botar a mão na massa e iniciar a construção de uma horta na área da igreja, a qual eles próprios irão cuidar para que vingue”, explica.

De acordo com Mery-Lucy, será uma horta pequena, demonstrativa, que vai representar o que cada um dos envolvidos poderá fazem em sua própria casa depois desta oficina. O Projeto Semeando o Bioma Cerrado, patrocinado pela Petrobras, no entanto, vai dar suporte em termos de informações para que a horta progrida e para que naquele núcleo se estabeleçam multiplicadores da proposta.

Cerrado - O Cerrado é o segundo maior bioma do País com uma área de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados (quase 205 mil campos de futebol) que envolve 11 estados da federação desde a região Norte até o estado do Paraná, na região Sul. Mas o segundo maior bioma do Brasil corre o risco de ficar restrito às unidades de conservação, terras indígenas e áreas impróprias à agricultura até 2030, se o ritmo atual de degradação continuar. Restam cerca de 50% dos dois milhões de quilômetros quadrados originais deste bioma onde pouco mais de 2,2% está protegido em unidades de conservação. O coordenador do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, Rozalvo Andrigueto, explica que o trabalho proposto pela Rede de Sementes do Cerrado, “além da catalogação de árvores matrizes, da demarcação de áreas de coleta de sementes, da recuperação de áreas degradadas e programas de capacitação relevante para diferentes segmentos da sociedade também inclui oficinas de educação ambiental”.

Degradação - Diversos estudos mostram a ocupação desordenada do Cerrado a partir dos anos 70 e a implantação no Centro-Oeste do modelo de desenvolvimento voltado à agricultura de exportação como fortes razões para que o bioma se tornasse um dos mais ameaçados do mundo. O Distrito Federal, por exemplo, perdeu cerca de 57% da sua cobertura vegetal original nas últimas cinco décadas, frisa Andrigueto.


Endereços:

·         Asproeste -       Rua 08, chácara 187, Núcleo Rural Lago Oeste.
Tel.: (61) 3478-1335 asproeste@asproeste.org.br
·         Igreja Cristo para as Nações - Núcleo Rural Lago Oeste – chácara 543
Tel.: (61) 3478-2146


Fonte: Teresa Cristina Machado / Semeando o Bioma Cerrado