Pesquise neste blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

SEGURANÇA: Mulher é presa após furtar dez lojas em Sobradinho



Comerciantes alertaram a Polícia que prendeu a suspeita com os objetos furtados

Uma mulher foi presa na tarde desta terça-feira (29) suspeita de furtar cerca de dez lojas na Quadra Central de Sobradinho I. Segundo a Polícia Militar, os comerciantes perceberam o crime e acionaram a Polícia, que conseguiu deter a suspeita em quadra próxima, ainda com os objetos furtados.

Entre os produtos furtados estão: escovas, blusas, colônias, loções de barbear, desodorantes, dentre outros objetos. Após ser reconhecida por todas as vítimas, ela foi levada para a delegacia da área.


Fonte: Jornal de Brasília

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: DUPLA É PRESA APÓS COMPRAR CAMISA DO FLAMENGO COM NOTA FALSA EM SOBRADINHO.



(*) Claudio Martins

Por volta das 10h desta quarta-feira, 30/04, policiais militares do Policiamento Comunitário da Quadra Central de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de uso de moeda falsa, Thiago Vitor de Oliveira, 25 anos, e Rafael Santana Pádua, 27 anos.

A equipe do prefixo 3063 composta pelo subtenente Gilberto, sargento Sidnei Miranda e soldado Rômulo Silva foi acionada por um camelô da Quadra Central de Sobradinho. O comerciante disse que dois indivíduos havia comprado uma camisa do flamengo e teria feito o pagamento com uma nota de R$100,00, falsificada. Posteriormente teriam seguido em direção à Feira Permanente da cidade.


Os policiais realizaram patrulhamento e depararam com dois indivíduos com as mesmas características passadas pela vítima, no estacionamento do posto de combustível e na abordagem localizaram a camisa do flamengo e R$300,00 em notas de cinquenta reais falsificadas.

Os indivíduos foram presos, conduzidos a Superintendência da Polícia Federal de Brasília e autuados em flagrante pelo crime de uso de moeda falsa.


ADOLESCENTE DE ALTA PERICULOSIDADE É APREENDIDO PELO GTOP-33 EM SOBRADINHO II.


Por volta das 22h de terça-feira, 29/04, um adolescente de 16 anos, autor de homicídio, roubo e pelo menos três tentativas de homicídio foi preso por policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho na AR 12 conjunto 12 de Sobradinho II.

A equipe do GTOP-33 Alfa, composta pelo subtenente Valtencir, sargento Carneiro e cabo Anderson Augusto tinha ciência de que em desfavor do adolescente havia um Mandado de Busca e Apreensão em aberto, pelo crime de homicídio em Sobradinho II.

Durante patrulhamento no conjunto 12 da AR 12, os policiais depararam com vários indivíduos no meio da rua, conversando, entre eles estava o adolescente de alta periculosidade.

Todos foram abordados e L.N.N, de 16 anos, foi apreendido e conduzido à DCA, onde foi dado cumprimento ao Mandado de Busca e apreensão. Posteriormente ele foi recolhido para dar início às medidas sócias educativas impostas pela justiça.


VEÍCULO ROUBADO EM PLANALTINA É RECUPERADO EM SOBRADINHO E LADRÃO É PRESO.


Por volta das 14h desta terça-feira, 29/04, policiais militares de Sobradinho prenderam em flagrante pelo crime de roubo Ramon Rodrigues de Jesus, 19 anos, às margens da BR -020.

A equipe do prefixo 2357, composta pelos sargentos Flávio, P. Nunes e Rivelino recebeu a informação via CIADe de que três indivíduos haviam assaltado um casal na Estância I de Planaltina, em frente a Academia Equilíbrio. Roubaram um veículo VW Gol de cor branca, de placa JFT 8834/DF, celulares e outros pertences do casal. Posteriormente teriam abandonado o veículo no acostamento da BR-020, próximo a Sobradinho e estavam correndo às margens da rodovia.

Os policiais seguiram até a BR-020 e depararam com o veículo parado no acostamento e, mas à frente avistaram um jovem correndo. O indivíduo foi alcançado pela equipe e abordado. Com ele foram localizados dois aparelhos celulares SANSUNG, sem os chips.

Ramon foi preso, conduzido à 13ª Delegacia e confessou a participação no assalto. Ele disse que a arma usada no crime ficou com seus comparsas que conseguiram fugir. As vítimas compareceram à delegacia e reconheceram o suspeito, bem como seus pertences que estavam com ele.

Ramon foi autuado em flagrante pelo crime de roubo, posteriormente foi conduzido ao cárcere do DPE e ficará a disposição da justiça.


Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

Sobradinho comemora 54 anos com o tema “Cidade Melhor, Vida Melhor”


Administração Regional de Sobradinho preparou uma programação especial para todas as idades e gostos


A única cidade do Distrito Federal localizada numa serra comemora no dia 13 de maio, 54 anos de existência. Com o objetivo de enfatizar as melhorias proporcionadas à população ao longo destes três anos e meio, a Administração Regional de Sobradinho preparou um a programação recheada de atividades que levam o tema “Cidade melhor, vida melhor”.

O administrador regional de Sobradinho Márcio Guedes, explica que o calendário inclui eventos de esporte, cultura, educação e fomento ao desenvolvimento econômico sustentável. “Acreditamos que a qualidade de vida depende desses pilares. Sobradinho nunca esteve tão bonito, seguro e agradável de morar", ressaltou.

A 30ª exposição Agropecuária de Sobradinho é um dos grandes destaques do aniversário. No evento, agricultores e pecuaristas da cidade podem poder expor todo o trabalho, estimulando a produção rural e proporcionando cultura e lazer à comunidade com shows de artistas nacionais e locais, como: Banda Asa de Águia, Fundo de Quintal e Titãs.

O tradicional Desfile Cívico Militar também não poderia ficar de fora. Cerca de três mil pessoas de escolas públicas, privadas e entidades participarão da solenidade.

Estudantes e atletas também serão contemplados com a programação com a III Feira do Livro no Shopping de Sobradinho e as competições: GP de Ciclismo e 1° Corrida da Serra. Segue o calendário abaixo:

Data
Evento
Horário
Local
13/05
Hasteamento da Bandeira
8h
Administração Regional de Sobradinho

13/05
Sessão Solene da Câmara Legislativa
10h
Teatro de Sobradinho
14 a 17/05
3° Feira do Livro
8h às 22h
Shopping de Sobradinho
17/05
Desfile Cívico Militar
8h
RUA 01 (entre as Quadras 07/08)
17 e 18/05
13° aniversário da Canção Nova
8h às 22h
Ginásio de Esportes
18/05
1° Corrida da Serra
8h
Largada no Parque Jequitibás
18/05
Samba na Praça especial
16h
Praça Teodoro Freire
20/05
Mostra Coletiva de Artes Plásticas
20h
Galeria de Artes Vincent Van Gogh
24/05
Carnaval de Rua
14h às 22h
Praça Teodoro Freire
25/05
4º Encontro de Carros Antigos
13h
Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
01/06
GP de Ciclismo
8h às 14h
Largada quadra 08/06
06 a 08/06

30ª Exposição Agropecuária de Sobradinho + Feicotur + Final do Circuito de Quadrilhas do DF
10h Às 02h
Estacionamento do Estádio Augustinho Lima

  
Por Jéssica Nascimento/Chefe da Ascom da Administração Regional de Sobradinho



terça-feira, 29 de abril de 2014

SAÚDE: Valorização do Servidor é tema de palestra em Sobradinho



Fórum Temático acontece nesta quarta

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizará, nesta quarta-feira (30), o 13° Fórum Temático Regional. O evento acontece no auditório do Bloco Materno Infantil no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), na quadra 12 Área Especial, das 9h às 11h30.

Organizados pela Subsecretaria de Programação e Regulação, Avaliação e Controle (SUPRAC), os fóruns têm como objetivo desenvolver uma cultura de gestão para resultados na Secretaria de Saúde, por meio da promoção de palestras mensais.

A palestra será ministrada pela Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ana Beatriz Cabral. Seu tema é “Valorização do Servidor Público” e se destina a todos os servidores da Saúde.

A palestrante é lotada na Coordenação Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.


Regina Célia de Medeiros Gomes/ Paulo Cronemberger, da Agência Saúde DF

Calendário oficial do DF tem mais seis eventos incluídos


Datas sancionadas pelo governador foram publicadas nesta segunda-feira (28) no DODF

Mais seis datas foram incluídas no calendário oficial do Distrito Federal. As leis, de 25 de abril de 2014, foram publicadas nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial do DF. Além de eventos de caráter cultural e religioso, também farão parte da programação datas comemorativas.

Seguem as datas:

- Festa de São José em Planaltina – 19 de março
- Dia Mundial de Conscientização do Autismo - 2 de abril
- Dia Distrital de Conscientização sobre a Alienação Parental no Distrito Federal – 25 de abril
- Festa do Padroeiro da Paróquia São José Esposo de Maria em Sobradinho II – primeira quinzena de maio
- Corrida do Fogo Simbólico da Pátria – 1º de setembro
- Dia do Jovem Adventista – 15 de setembro


Fonte: Agência Brasília

ESPORTE: LUZIÂNIA X SOBRADINHO - 20H - SERRA DO LAGO - LUZIÂNIA-GO.


SÓ A VITÓRIA INTERESSA O SOBRADINHO!!!


NÓS ACREDITAMOS...PRA CIMA DELES LEÃO DA SERRA !!!
NÓS ACREDITAMOS, EM TODOS VOCÊS ATLETAS !!!
NÓS ACREDITAMOS, NO TRABALHO DA DIRETORIA !!!
NÓS ACREDITAMOS, NO POTENCIAL DA COMISSÃO TÉCNICA !!!
NÓS ACREDITAMOS, NA TORCIDA DO SOBRADINHO !!!
NÓS ACREDITAMOS, NA VITÓRIA NA QUARTA EM LUZIÂNIA !!!

CORAÇÃO NA PONTA DA CHUTEIRA...EM BUSCA DA VITÓRIA !!!


AVANTE LEÃO DA SERRA...RUMO AO TRI-CAMPEONATO !!!


Por Alex Victor colaborador de Esportes do Jornal de Sobradinho

CLDF: Cláudio Abrantes fecha acordo em defesa do fundo da cultura

  
Sob a articulação e coordenação política do deputado Cláudio Abrantes, o Poder Executivo e a Câmara Legislativa fecharam acordo para preservar o Fundo da Cultura do Distrito Federal. Pelo que ficou decidido, não será mais possível retirar recursos desse instrumento para outras áreas da política pública.

Era uma prática do GDF retirar recursos, sobretudo no fim do ano, para serem investidos em outras ações. A legislação em vigor já impedia que isso ocorresse com o fundo de educação e saúde.

“A atuação do deputado foi fundamental, para sacramentar o acordo entre legislativo e executivo traduzindo a necessidade premente de preservar o único instrumento de financiamento e fomento do Distrito Federal, que é fundo”, disse o maestro e coordenador do Fórum de Cultura do DF.

Durante a manhã e início da tarde desta terça-feira, Cláudio Abrantes fez várias articulações com o Executivo e com deputados distritais a fim de garantir que o Projeto de Emenda à Lei orgânica (Pelo) nº 57/2013 inclua a excepcionalidade ao funda da cultura nos mesmos moldes do que já acontecesse na educação e saúde.

“É importante compreender que a cultura é tema transversal que interagem com o desenvolvimento econômico, social e por todo esse alcance precisa ser visto como vital na política pública”, comentou.

Da mesma forma, o presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal, Romário Schetino, considerou uma vitória, a excepcionalidade ser estendida ao fundo de cultura. “É uma garantia e valorização de nossos esforços e reivindicações”, comemorou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 28 de abril de 2014

SEGURANÇA: ASSALTANTES DE PANIFICADORA SÃO PRESOS EM NOVA COLINA



(*) Claudio Martins

Por volta das 15h de sábado, 26/04, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho prenderam Moacir dos Santos Júnior, 20 anos, e Adriano da Silva Souza, 21 anos, pelo crime de roubo a comércio em Nova Colina.

A equipe do GTOP-33 Alfa composta pelo subtenente Valtencir, sargento Carneiro e soldado Anderson Augusto, tomaram conhecimento de que três indivíduos haviam roubado uma panificadora no Condomínio Nova Colina e após cometerem o roubo no estabelecimento pararam um veículo Fiat Strada de cor branca que transitava na via e subiram na carroceria. Apontaram a arma para o motorista e mandaram que ele dirigisse para o interior do Setor Nova Colina. Na DF-330, nas proximidades do Condomínio Uberaba, os bandidos pularam do veículo e abandonaram a vítima.

Os policiais após terem acesso às câmeras do estabelecimento saíram em patrulhamento e por volta das 20h depararam com dois indivíduos com as mesmas características dos assaltantes, em uma parada de ônibus, na BR-020, em frente ao Condomínio Nova Dignéia II, sentido Planaltina e realizaram a abordagem. Com os indivíduos foram apreendidos cigarros e dinheiro.

Os indivíduos confessaram a participação no crime e na casa de um deles foi localizado parte dos produtos do roubo e o boné usado no momento do crime. A dupla foi conduzida à 13ª Delegacia e não quis identificar o terceiro envolvido que estava com a arma de fogo. Eles foram autuados em flagrante pelo crime de roubo a comércio.


Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

CIDADE: Práticas Integrativas são oferecidas em Sobradinho



(*)  Patrícia Figuerêdo



Melhora na autoestima, no equilíbrio e na flexibilidade são alguns dos benefícios trazidos pelas Práticas Integrativas em Saúde (PIS). O objetivo das atividades é promover alternativas inovadoras que contribuam socialmente para o desenvolvimento da comunidade. As práticas são oferecidas em vários dias da semana em diversas coordenações de saúde, uma delas é Sobradinho.

A coordenadora regional das práticas integrativas na cidade, Celma dos Santos, explica que os exercícios servem para trazer harmonia, qualidade de vida e socialização das pessoas. “Podemos perceber mudanças físicas, espirituais e sociais nos praticantes”, aponta. Segundo ela, com exceção da acupuntura e homeopatia, o acesso às demais PIS não tem limitações. “Basta aparecer nas rodas de encontro. Quanto mais gente, melhor”, destaca.

Automassagem, Fitoterapia, Homeopatia, Lian Gong, Shantala e Terapia Comunitária são modalidades oferecidas em Sobradinho. Implantadas na Secretaria de Saúde do Distrito Federal desde 2006, já são oferecidas gratuitamente por 48% das unidades assistenciais da rede do Serviço Único de Saúde do DF (SUS-DF). A meta é de que até 2015, sejam alcançadas 80% das unidades.

Segundo a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis), os profissionais concursados como médicos homeopatas e acupunturistas, e os que tenham formação ou habilitação específica em alguma das práticas podem atuar com PIS na SES-DF. Essas pessoas são chamadas de facilitadores.

A enfermeira e facilitadora Nívia Gláucia de Morais conta sobre o trabalho realizado. “É muito gratificante ver a integração dos alunos. Há um ganho visível, principalmente na autoestima dessas pessoas”, relata. Segundo ela, não há dinheiro que pague o carinho com que é recebida nos encontros. “É o que chamo de salário afetivo”, diz.

O administrador de Sobradinho Márcio Guedes elogia a implantação das PIS. “É uma iniciativa importante para trazer mais qualidade de vida e melhorar a saúde das pessoas, pois integra o físico, afetivo e mental”, destaca.

Grupos de encontro
  
A aposentada Maria do Socorro Rosa, 74 anos, frequenta aulas há mais de um ano. “Eu tinha uma dor nos meus braços, punhos e joelhos, mas com as atividades fiquei ótima”, conta.

Para a dona de casa, Edna de Souza, 41 anos, o dia de encontro do grupo é um momento de alegria. “Às vezes a gente chega triste, mas a tristeza logo vai embora”, diz. Edna destaca que quando não faz os exercícios sente falta. “Aqui a gente esquece os problemas e as dores passam”, desabafa.

O maior público é formado por mulheres e idosos. Segundo a coordenadora Celma dos Santos, a automassagem é a modalidade com maior público que abrange cerca de 40 pessoas na cidade serrana.

  
*Para informações adicionais sobre as atividades, a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (GERPIS) atende pelo número: 3348-6191.

Confira locais e horários para práticas em Sobradinho e Sobradinho II clique aqui.


Por Patrícia Figuerêdo

SAÚDE: 10% da população tem insuficiência renal crônica


Em algumas fases tem a necessidade de diálise

A insuficiência renal crônica é a perda lenta do funcionamento dos rins, que tem como principal função remover os resíduos e o excesso de água do organismo. “Por ser lenta e progressiva, a perda da função renal mantêm o paciente até certo ponto da doença sem nenhum sintoma, até que tenham perdido 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase sem sintomas”, explica a coordenadora da Nefrologia do Hospital de Base do Distrito Federal, Odimary Silva.

De acordo com o coordenador de hemodiálise da SES/DF, Marcelo Lodonho, cerca de 1.400 pessoas estão inseridas no programa de diálise no DF, entretanto estima-se que até 10% da população adulta sejam portadores de algum quadro de perda de função renal. “A doença mais frequente é a doença renal crônica, que em sua fase avançada pode acarretar necessidade de diálise. A litíase renal (pedra nos rins) também é uma doença frequente que acomete até 30% da população”, concluiu

As principais causas da insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial, o diabetes e a glomerulonefrite (inflamação crônica dos rins).

Tratamento

Os primeiros sintomas e sinais da doença são: anemia leve, pressão alta, edema (inchaço) dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar (levantar diversas vezes à noite para urinar) e do aspecto da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc). Deste ponto até que os rins estejam funcionando somente 10 a 12% da função renal normal, pode-se tratar os pacientes com medicamentos e dieta. Quando a função renal se reduz abaixo desses valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise ou transplante renal.

Uma das principais formas de tratamento é o controle da hipertensão arterial e da diabetes. O objetivo é manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg. Uma alimentação balanceada também pode evitar que a doença chegue a um estágio mais avançado, as orientações são: Não fume, coma alimentos com pouca gordura, faça exercícios regularmente (sempre consulte um médico antes de começar qualquer atividade física) e mantenha sua glicemia sob controle.

Consultas, exames e tratamentos podem ser marcados e agendados pelo sistema de regulação nas próprias regionais de saúde. O paciente pode receber encaminhamentos de Postos de Saúde e hospitais regionais. As consultas são feitas nos ambulatórios de Nefrologia dos Hospitais de Taguatinga, Sobradinho, Santa Maria, Gama e Hospital de Base, de segundas às sextas-feiras, das 7h às 18h.


Por Bianca Lima, Agência Saúde DF

sexta-feira, 25 de abril de 2014

EXCLUSIVO: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE SOBRADINHO 54 ANOS


54 anos de Sobradinho
Calendário Oficial


Dia 04 de maio
GP de Ciclismo
Local: Largada quadra 08/06
Horário: 8h às 14h

De 07 a 10 de maio
3ª Feira do Livro de Sobradinho
Local: Shopping de Sobradinho, quadra 14
Horário: 8h às 22h

Dia 13 de maio
Hasteamento da Bandeira
Local: Administração Regional
Horário: 8h

Dia 13 de maio
Sessão Solene da Câmara Legislativa
Local: Teatro de Sobradinho
Horário: 10h

Dia 17 de maio
Desfile Cívico-Militar
Local: RUA 01 (entre as Quadras 07/08)
Horário: 8h

Dia 17 e 18 de maio
13° aniversário da Canção Nova
Local: Ginásio de Esportes da quadra 02
Horário: 8h às 22h

Dia 18 de maio
1ª Corrida da Serra
Local: Largada no Parque Jequitibás
Horário: 8h

Dia 18 de maio
Samba na Praça Especial
Local: Praça Teodoro Freire
Horário: 16h

Dia 20 de maio
Mostra Coletiva de Artes Plásticas
Local: Galeria de Artes Vincent Van Gogh
Horário: 20h

Dia 24 de maio
Carnaval de Rua
Local: Praça Teodoro Freire
Horário: 14 às 22h


Dia 25 de maio
4º Encontro de Carros Antigos
Local: Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
Horário: 13h

De 06 a 08 de junho

30ª Exposição Agropecuária de Sobradinho + Feicotur + Final do Circuito de Quadrilhas do DF
Local: Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
Horário: 10h às 02h


Por Jéssica Nascimento/ foto divulgação - Especial para o Jornal de Sobradinho

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: POLÍCIA CIVIL APREENDE DUAS ARMAS DE FOGO EM SOBRADINHO II



(*) Claudio Martins

Por volta das 16h30 de quinta-feira, 24/04, policiais civis lotados na Polinter da Polícia Civil, prenderam Cleber Pereira, 19 anos, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Os policiais civis realizavam diligências na cidade a fim de cumprir um mandado de prisão contra um indivíduo que segundo as investigações estava recebendo guarida na casa de Cleber, na AR 14 de Sobradinho II.

No local os policiais realizaram contato com os moradores da residência e foram recebidos por Cleber. Em buscas no interior da residência os policiais localizaram um revólver calibre 38, com cinco munições intactas, com numeração raspada e uma espingarda, calibre 12, com cano cerrado e sem munição, além de três porções de maconha. O indivíduo procurado pela justiça não foi localizado.

Cleber assumiu a propriedade das armas e da droga. Ele foi preso, conduzido à 35ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e assinou um Termo Circunstanciado por uso e porte de drogas. Posteriormente Cleber foi conduzido ao cárcere do DPE e ficará a disposição da justiça.

SUSPEITO DE COMETER HOMICÍDIO CONTRA ADOLESCENTE DE 15 ANOS NA FERCAL É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL DE SOBRADINHO II.

ELE É ACUSADO DE COMETER PELO MENOS MAIS UM HOMICÍDIO E UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA REGIÃO.

Policiais civis da 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II prenderam por força de Mandado de Prisão Temporária, Jean de Souza Menezes, 20 anos. Ele é suspeito de cometer dois homicídios consumados e um tentado na área da Fercal, em Sobradinho II.

Jean estava sendo procurado após cometer um homicídio contra uma adolescente de 15 anos e uma tentativa de homicídio contra um homem ambos no mês de março deste ano. Além disso, o acusado também está sendo investigado por mais um homicídio contra outro indivíduo no dia 13/04, na quadra 04, próximo ao bar palhoça, no Bananal.

Após ser cumprido o mandado de prisão contra Jean, ele foi conduzido ao cárcere do DPE e ficará a disposição da justiça.


Por Claudio Martins / Informativo Flagrante – Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Polícia Civil ganha complexo de 1 milhão de m² na região norte do DF


Local abrigará veículos e demais bens apreendidos em operações da PCDF

Veículos e demais bens apreendidos em operações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ganharam um local adequado, com a entrega, nesta sexta-feira (26), do Complexo Regional Norte. O investimento para a construção do espaço, que tem área total de mais de 1 milhão de m², foi de R$ 7,2 milhões oriundos do Fundo Constitucional.

"Ao trazermos os veículos para cá, estamos rompendo com a situação atual de deixá-los apreendidos nas delegacias e, também, pensando no futuro, já que reservamos um espaço amplo para a academia de polícia. Tudo isso foi feito prevendo o crescimento da nossa polícia que tanto nos orgulha", disse o governador Agnelo Queiroz em visita ao local.

No terreno, que foi cedido gratuitamente pela Superintendência de Patrimônio da União do Distrito Federal, 46 mil metros quadrados estão reservados para abrigar até três mil automóveis, entre motocicletas, carros e caminhões.

"Com esse espaço pretende-se retirar das delegacias circunscricionais e do pátio do Departamento de Polícia Especializada todos os veículos apreendidos com traficantes ou produtos de crime. Hoje são aproximadamente 2,7 mil veículos nesses locais. Nosso esforço será para concentrar esses automóveis em um lugar e controlar o fluxo de entrada e saída", observou o diretor geral da Polícia Civil do DF, Jorge Luiz Xavier.

Os veículos começam a ser transferidos a partir do mês que vem, a começar pelos carros que têm condições de rodar. "Depois, faremos a transferência dos veículos que precisam de guincho, utilizando transporte da própria polícia, do Detran e, caso necessário, de uma transportadora", explicou Xavier, ao frisar que pretendem concluir a transferência o quanto antes.

O complexo contará, ainda, com três galpões, com 3,7 mil m² de área, para depósito de bens apreendidos, uma vala coberta para vistoria e perícia de veículos, um prédio administrativo e um portal semelhante ao do complexo do Sudoeste.

No local, trabalharão agentes que atuam na Divisão de Cadastro de Veículos roubados, bem como vigilantes armados, 24 horas por dia. "À medida que for aumentando a quantidade de veículos, vamos transferindo mais agentes", explicou o diretor geral da PCDF.

Também está prevista para a área a construção de uma cidade cenográfica para treinamento de policiais e, eventualmente, para alguns equipamentos da Academia de Polícia. De acordo com Jorge Xavier, ainda não há previsão de quando essas novidades começam a ser instaladas.

FUTURO – A ideia da PCDF, porém, é diminuir a quantidade de carros que vão parar no complexo. "Temos conversado com o Ministério Público do DF e com o Judiciário para adotar a prática da venda antecipada de bens apreendidos para evitar entulhar os pátios com veículos que serão vendidos no futuro. Também estamos com o projeto Higéia (deusa da limpeza na mitologia grega) para vender como sucata esses automóveis e outros objetos já deteriorados que não têm valor econômico", explicou o diretor da Polícia Civil.









Fonte: Alline Farias e Fábio Magalhães, da Agência Brasília/Fotos: Dênio Simões / GDF - Agência Brasília