RECENTES

Ricardo Vale - Sobradinho terá um grande aliado na Câmara Legislativa


(*) Juliana Oliveira

A região de Sobradinho tem 200 mil habitantes, aproximadamente. Poucos municípios brasileiros são tão populosos. Hoje, o cidadão sobradinhense convive com engarrafamentos, desordenamento territorial, poluição, carência de serviços públicos e aumento da violência, problemas típicos da cidade grande. Para lidar com estes desafios, ninguém melhor que quem lida com eles no seu dia a ida e que conhece bem a cidade. Ricardo Vale nasceu, cresceu e mora Sobradinho e aceitou o desafio de melhorar a qualidade da vida da região.

Eleito deputado distrital em outubro passado, Ricardo Vale tem uma extensa lista de serviços prestados a Sobradinho. Participou decisivamente na luta pela duplicação da DF 150, da legalização e reforma da Feira Modelo e do apoio a manifestações culturais. Ajudou o atual governo a trazer várias obras necessárias para a região, como a Clínica da Família, a nova rodoviária, a segunda maior Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do País e uma agência do BRB para Sobradinho II. Para Sobradinho vieram a reforma do Polo de Cinema, o recapeamento das principais vias da cidade, a construção de pista de atletismo no Ginásio e a construção de 400 casas populares no DNOCs. Militante do Esporte, Ricardo Vale foi indispensável na melhoria dos campos de futebol garantindo iluminação e infraestrutura básica para os jogadores. Foi o articulador, junto à Secretaria de Esportes, do programa Boleiros, que oferta árbitros para todos os campeonatos de futebol amador do Distrito Federal.

É no esporte, inclusive, que Ricardo Vale acredita estar a saída para um dos problemas que mais aflige Sobradinho, o envolvimento dos jovens com as drogas. Para o deputado eleito, ao praticar esportes, o jovem se afasta desta realidade. “A prática esportiva fomenta valores indispensáveis para a vida em sociedade, como a valorização do trabalho em equipe, a solidariedade, a disciplina e o incentivo a uma vida saudável”, conta Vale. Nas propostas apresentadas pelo futuro deputado durante a campanha, está a construção de uma nova pista de cooper na avenida que contorna a cidade, a manutenção e reforma de quadras esportivas e do Ginásio de Esportes. A cultura é outro ponto, para Ricardo Vale, fundamental para o desenvolvimento da juventude. “A vida cultural da cidade é pujante e precisamos valorizar esta vocação”, declara. Sobradinho conta com uma manifestação cultural consagrada, o Boi do Sr. Teodoro, além de vários artistas plásticos, cênicos, músicos e um Polo de Cinema, reformado recentemente pelo Governo do Distrito Federal. “Há toda uma cadeia produtiva da cultura que pode e deve ser incentivada para atender a demanda dos artistas e que, se posta para funcionar, vai gerar emprego e renda para os moradores da cidade, especialmente para os jovens”. Sobradinho tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento do Distrito Federal, mas alguns fatores podem ser melhorados para garantir a melhoria na qualidade de vida da população. O Ribeirão que leva o mesmo nome da cidade está poluído e com suas margens assoreadas. Ricardo Vale se comprometeu, durante a campanha, a trabalhar pela revitalização do Ribeirão. “Este é um compromisso com a minha cidade e com minha infância. Brinquei muito às margens do ribeirão e sei da importância dele para a cidade”, afirma.

Durante a campanha, Ricardo Vale visitou todas as cidades do Distrito Federal, mas deu especial atenção a Sobradinho. Na cidade, ele participou de caminhadas, reuniões com lideranças e visitou várias quadras, estabelecimentos comerciais e condomínios de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal.  Foi apresentado um conjunto de propostas específicas para todas as regiões administrativas e para diversas categorias profissionais. Para a Região de Sobradinho, foram elaboradas, em conjunto com moradores, propostas para Sobradinho, Sobradinho II, Córrego do Arrozal, Condomínios, Fercal, Vila Basevi e Lago Oeste.  “Construímos uma proposta de mandato baseado no diálogo. Conversei com os moradores da cidade, olhei nos olhos de cada um e ouvi as demandas e necessidades. Esta experiência é enriquecedora e necessária. Vou leva-la para dentro do mandato e construir canais de participação da sociedade, para elegermos as prioridades para Sobradinho e para o Distrito Federal.”


Ricardo Vale toma posse na Câmara Legislativa no próximo 1º de janeiro, num momento complicado na vida política do DF e do Brasil. Ele defende modificações no sistema político brasileiro. “Precisamos fazer a reforma política, urgentemente. Financiamento privado de campanhas, a quantidade exagerada de partidos e a forma como escolhemos nossos candidatos são fórmulas ultrapassados e levam a toda essa relação onde interesses individuais, de grandes empresas e das classes dominantes, se sobressaem aos interesses coletivos, à melhoria da qualidade de vida da classe trabalhadora e dos serviços públicos”, afirma.

(*) Fonte:  Juliana Oliveira/ Foto: Raphaella Bechepeche - Exclusivo para o Jornal de Sobradinho - Edição 275 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário