name='content'> ]]>

RECENTES

Homens do DF ganham cartilha para cuidar da saúde





Material dá dicas de como prevenir as principais causas de mortalidade da população masculina


Os homens do Distrito Federal passaram a contar com uma cartilha para evitar doenças graves e acidentes. O objetivo do material produzido pela Secretaria de Saúde é aproximar a população masculina das unidades de atenção básica de sua regional, seja centro de saúde ou equipe de saúde da família.

"A ideia é que o homem passe a procurar o serviço de atenção primária de forma preventiva uma vez por ano e não dirigir-se às unidades de saúde quando já tenha um problema grave", explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde do Homem (NuSH), responsável pelo material, Laurês Ferreira Vilela.

Assim como ocorre com a caderneta de saúde das crianças, a cartilha masculina indica o calendário de vacinação dos homens adultos. O documento ressalta também a necessidade de adotar hábitos para prevenir doenças, como alimentação saudável, atividades físicas e as práticas integrativas em saúde, as PIS, como yoga, tai chi chuan e liang gong, que ajudam a amenizar o estresse.

Além disso, a cartilha destaca ainda importância de manter uma boa saúde mental e familiar. Entre os serviços recomendados, está o de terapia comunitária, disponível em várias unidades de saúde, onde os homens podem desabafar e falar de seus problemas.

O documento traz ainda questões sobre os cuidados com a sexualidade, alimentação, saúde bucal, proteção do sol, planejamento familiar, controle de colesterol, prevenção da hipertensão e de acidentes para aqueles que já se aproximam da terceira idade.

Segundo o urologista do NuSH, Anderson Miranda Abud, a cartilha aborda um pouco de tudo, de maneira simples, clara e direta, e é para toda a família. "A Cartilha do Homem foi escrita não só para a população masculina, mas para as famílias também, porque acabam sendo as esposas, mães, filhas e irmãs as que levam os homens aos serviços de saúde", completou Laurês.

Estatística - No mundo, morrem mais homens que mulheres, e, no Brasil, eles falecem sete anos antes que elas. No Distrito Federal, a maioria das mortes masculinas foram por acidente vascular encefálico (AVE), o popular derrame, seguido por infarto do miocárdio.

Atendimento - Para facilitar o acesso da população masculina aos serviços de atenção básica, a Secretaria de Saúde mantêm dois serviços especializados que funcionam com agenda aberta, ou seja, sem a necessidade de marcar consulta. O Ambulatório do Homem funciona nas regionais da Ceilândia e Sobradinho, nos centros de saúde 3 e 6, respectivamente.

Nos locais, os usuários podem fazer testes de colesterol, triglicerídeos e glicemia, além de tirar a pressão e pedir exames de rotina. A partir do diagnóstico dos testes, o paciente receberá atenção individualizada e será encaminhado a um especialista, caso necessário.

A perspectiva do NuSH para o ano que vem é ampliar os serviços para a população masculina. A previsão é que em fevereiro comecem a qualificar profissionais para poder, futuramente, oferecer um Ambulatório do Homem em cada regional.

Serviço - O Ambulatório do Homem de Sobradinho II, do Centro de Saúde nº 3 funciona com agenda aberta, e o horário de atendimento é das 18h às 22 horas, às terças, quartas e quintas-feiras. A unidade fica na AR 13 CONJ. 7 lote 1 de Sobradinho II.

Já o atendimento à população masculina da Ceilândia funciona no Centro de Saúde n°6 da cidade, às quartas-feiras, das 18h às 22 horas. O endereço é EQNP 10/14 lotes E,F,G e H.


Fonte:   Secretaria de Saúde/ Foto: Pedro Ventura / Arquivo


Nenhum comentário