RECENTES

Novo remédio está disponível na rede de Saúde


Medicamento fitoterápico atua no tratamento gastrointestinal

A tintura de funcho, novo remédio da Farmácia Viva da Secretaria de Saúde (SES/DF), já está disponível para distribuição na rede de Saúde. O medicamento é utilizado no tratamento gastrointestinal, aliviando sintomas de cólica, gases e má digestão.

A entrada da tintura de funcho na lista de medicamentos distribuídos pela SES/DF faz parte das comemorações dos 25 anos da criação do Núcleo de Farmácia Viva (Nufarv). Nilton Netto, chefe do núcleo, comemora o novo remédio. "É uma forma de disseminar a fitoterapia, de aumentar a sua área de atuação."

Uma média de 250 unidades são produzidas por semana para reabastecer os centros de saúde. "Nós esperamos que um lote de 600 unidades dure cerca de um mês", destacou Antero Costa, técnico da Farmácia Viva.

Antero explicou, ainda, que a matéria prima (funcho) leva seis meses para ser produzida. Para tanto, a Farmácia Viva está plantando mais funcho. "Queremos aumentar essa distribuição para atendermos uma parcela ainda maior da população do DF", frisou o técnico.

Confira a lista de Centros de Saúde que oferecem produtos fitoterápicos, inclusive a nova tintura de funcho:

1) Riacho Fundo I: ISM e CS No 03
2) Riacho Fundo II: CS No 04
3) Candangolândia: CS No 01
4) São Sebastião: PSF e CSSS
5) Samambaia: CS No 02 e CS No 04
6) Guará: CS No 01 e CS No 03
7) Núcleo Bandeirante: CS No 02
8) Sobradinho: CS No 03
9) Taguatinga: CS No 04 e CS No 05
10) Gama: CS No 02 e CS No 05
11) Brazlândia: CS No 01
12) Asa Sul: H-Dia - 508 –Sul


Da Secretaria de Saúde/ Foto: Divulgação SES/DF

Nenhum comentário