RECENTES

RETROSPECTIVA: SOBRADINHO MUDOU E VAI CONTINUAR MUDANDO


(*) Jéssica Nascimento e Patrícia Figuerêdo



O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Administração Regional de Sobradinho mostram as melhorias realizadas na gestão 2011/2014. Ações na área da saúde, educação, segurança, esportes, mobilidade, cultura e sustentabilidade foram realizadas. Muitas delas, atenderam à antigas reivindicações dos moradores da cidade. Confira algumas delas:




* Em 2013, foi entregue o Bloco Materno-Infantil possibilitou a instalação de novos serviços de UTI Neo Natal e de Atendimento de Alto Risco, além da melhoria de toda a estrutura da maternidade. 


* Em 2013 foram inauguradas duas Clínicas de Saúde da Família. Uma no Setor de Mansões e outra no Nova Colina -  esta foi uma iniciativa pioneira, já que a comunidade não possuía nenhum equipamento de saúde pública. 



* Nova enfermaria da Clínica Médica do Hospital Regional de Sobradinho foi inaugurada com novas instalações que incluem 38 leitos, salas de repouso para médicos, de prescrição, de emergência, copa, depósito e posto de enfermagem.  


* A Carreta da Mulher já realizou 188.979 exames. Os serviços da unidade móvel estiveram disponíveis em Sobradinho por duas vezes. 


*Contrariando o dito popular que “Tudo que começa errado, termina errado”, a Nova Feira Modelo foi entregue pelo governador Agnelo Queiroz em um espaço totalmente moderno, seguro e confortável fazendo com o que o empreendedorismo da cidade, fosse ressaltado ainda mais. 


* A UPA, localizada entre Sobradinho e Sobradinho II, já está concluída e foi entregue em setembro de 2014.


* A Carreta da Visão já realizou 34.620 cirurgias e 60.200 consultas. A unidade móvel esteve na cidade-serrana em julho de 2014. 


*Um espaço bonito, moderno e confortável. Todas estas características refletem no novo Palco da Feira da Lua que foi inaugurado em maio de 2014. O local que foi contemplado com camarins arrancou elogios de moradores e músicos de Sobradinho. 


* Após 10 anos de abandono, o Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo foi reaberto. Local virou cidade cenográfica novamente e está pronto para cumprir sua função cultural. 


* Estudantes e moradores realizaram um mutirão em janeiro para plantar 10 mil mudas nativas do Cerrado às margens do Ribeirão Sobradinho. A ação foi apenas a primeira de várias que aconteceram no local. O objetivo foi reestruturar o ambiente. 


* A região Norte do Distrito Federal foi contemplada com o primeiro Complexo Regional da Polícia Civil da região. Com a entrega, cerca de três mil veículos e demais bens apreendidos serão retirados das delegacias e ficarão instalados no local, que tem mais de 1 milhão de m². 


* Mais fluidez no trânsito e qualidade de vida para os moradores de Sobradinho. As obras das duas pistas expressas da região Norte já começaram. A via será contemplada com três faixas, no percurso entre o Balão do Torto e o Colorado. A DF-003 terá 5,2 km de trecho, incluindo ciclovias e 11 viadutos. 


* Após 12 anos de abandono, o prédio da Secretaria da Fazenda - localizado na quadra 06 de Sobradinho - foi entregue totalmente revitalizado, com mais comodidade e tecnologia para os moradores e servidores. A previsão é de cinco mil atendimentos mensais. 


* O Centro Olímpico David Meira já abriu inscrições para diversas modalidades desportivas. Trata-se de um complexo esportivo que tem capacidade para receber, diariamente, cerca de 300 crianças e adolescentes para atividades como: futsal, dança, vôlei, entre outras. 


* 15 Pontos de Encontro Comunitário instalados em toda a cidade. As PEC’s’ são academias ao ar livre que visam trazer mais qualidade de vida para os moradores. 


* Construção e revitalização de 17 quadras poliesportivas.  


* O programa “Asfalto Novo” beneficiou milhares de motoristas que transitam pelas vias de Sobradinho diariamente. 


* Nova iluminação em toda a cidade. Postes mais altos e lâmpadas mais potentes. 


*Construção de 429 casas no DNOCS. As moradias foram entregues às pessoas que saíram de área de risco. 


*Pavimentação e regularização da Vila Basevi. Essa era uma reivindicação antiga dos moradores da região. 


* Reforma da Biblioteca Loureiro Júnior


"E MAIS OBRAS":


* Reforma do Ginásio de Esportes da quadra 02.
* Inauguração da Unidade Básica de Atendimento à Saúde e Ludoteca da Vila Basevi.
* Recuperação do Centro de Saúde da quadra 14.
* Revitalização do Parque Jequitibás e instituição da Rua do Lazer aos domingos e feriados.
* Construção de baias de embarque e desembarque.
* Interligação de conjuntos.
* Construção de campo sintético na quadra 07 (antigo Castelo de Grayskull).
*Abandonada há anos, a Praça das Artes Teodoro Freire (antiga Praça Santos Dumont) foi revitalizada em 2011 e entregue aos artistas da cidade. Neste espaço já ocorreram diversas atividades desde a sua reinauguração.



(*) Por Jéssica Nascimento e Patrícia Figuerêdo / fotos: João Timóteo

Nenhum comentário