RECENTES

FESTIVAL DE OUTONO



Caldeirão musical de Sobradinho vai ferver neste final de semana


O caldeirão musical de Sobradinho vai ferver neste final de Semana e esquentar as noite  na Feira da Lua e na Praça Teodoro Freire, onde ocorre a segunda edição do Festival de Outono, este ano, um pouco atrasada, em relação ao ano passado, devido à Copa do Mundo.

A programação da festa será desenvolvida de sexta (18) a domingo (20), com as seguintes atrações: Anna Doni, Alex Paz, Luca Rodriguis e Gessé Lima se apresentam na Feira da Lua ( estacionamento do Estádio Augustinho Lima), a partir das 18h30, da sexta-feira;

Kátia Monteiro, Banda Terceira Capital, Daniela Machado e MC Kmila fazem a festa no sábado, a partir das 17h, na Praça Teodoro Freire, ao lado do Supermaia; Grupo Aroeira, Rosemaria, Fátima Paz, Rigo Nunes e Amélia Pinheiro fecham a programação, a partir das 16h, também na Praça Teodoro Freire.

Autoestima - O maestro Alex Paz, presidente da Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno-Artise- promotora do evento, informa que o Festival apresenta os artistas mais destacados da região serrana, com o intuito de valorizar a matéria-prima local e contribuir para o aumento da autoestima da população, “justamente no momento em que estamos todos abalados pelo péssimo desempenho da Seleção Brasileira na Copa” .

Segundo o maestro, Sobradinho, Sobradinho II e seus condomínios contam com uma população que ultrapassa 200 mil habitantes e abrigam o maior número de artistas por metro quadrado, como demonstram algumas pesquisas já realizadas no Distrito Federal.

- Apesar disso, afirma Alex, a Cidade Serrana é carente de espaços culturais e de inserção social, o que resulta numa juventude desnorteada, que descarrega sua frustração e ostracismo na pichação do espaço urbano, no consumo de drogas e na violência.

Para o, presidente da Artise, é mais do que urgente o desenvolvimento de ações que canalizem a juventude ao exercício da cidadania e engajem a comunidade em práticas saudáveis de convivência social. “O Festival de Outono é uma semente de cidadania, arte e cultura que eleva a autoestima do cidadão, o que abre caminho para uma comunidade sadia,” afirma.

Radamés - Alex Paz destaca ainda que o Festival homenageia, “apropriadamente”, o maestro  gaúcho Radamés Gnattali (falecido em 1988, no RJ), que estreitou os laços entre a música erudita e a MPB e, entre outras façanhas, trabalhou por 30 anos, na Rádio Nacional, onde surgiram parte de  nossos maiores talentos musicais, foi pianista de cinemas e teatros e fez o arranjo de Copacabana, gravada por Dick Farney, um dos precursor da Bossa Nova.


Compôs choros, sambas, sambas-canções e valsas. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos e do Quarteto de Cordas Henrique Oswald.  Radamés ainda trabalhou durante 11 anos como arranjador, compositor e regente para a TV Globo e foi peça fundamental no movimento de redescoberta do choro, na década de 70. Recebeu o prêmio Shell (1983) na categoria música erudita.

Fonte: Alex Paz/Artise

Nenhum comentário