RECENTES

SEGURANÇA: DF registra queda de 13,8% nos casos de estupro em maio



Foram registradas 75 ocorrências desse crime no DF em maio, contra 87 no mesmo período do ano passado


Análise criminal feita pela Secretaria de Segurança Pública aponta que o número de estupros cometidos nas regiões do Distrito Federal apresentou redução de 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Fora registrados 75 casos em maio deste ano, contra 87 no mesmo período do ano passado.

"Tanto essa redução de 13,8% nos casos de estupro registrada no último mês quanto aquela de 7,6% registrada em janeiro, traduzem os bons resultados alcançados por meio da integração entre as forças de segurança, bem como a fundamental participação da população, pois nesse tipo de crime, as forças de segurança só podem atuar por meio da denúncia ou registro da ocorrência", explicou o chefe da pasta, coronel Paulo Roberto Batista de Oliveira.

Em 28,0% dos casos de estupro, a ocorrência policial foi registrada no mesmo dia do fato, o que corresponde a 21 casos. Nos demais, a vítima registrou o crime com mais de 24 horas após o fato, o que dificulta a atuação policial e consequente prisão do acusado.

Entre as Regiões Administrativas, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Brasília e Sobradinho foram as que registraram maior número de ocorrências (44) totalizando 58,7% dos casos de estupro praticados no DF.

De acordo com o estudo, Ceilândia é a cidade com maior número absoluto de estupro e estupro de vulnerável, contendo 18,7% das ocorrências.

Com base nos relatos das ocorrências, em 77,5% dos estupros e estupros de vulneráveis (62 casos), os autores têm algum tipo de vínculo com as vítimas. Em 22,5% dos casos não existe ligação entre autor e vítima (18 casos). As ocorrências de estupro de vulnerável somam 58,8% dos casos e outras 41,3% de estupro. 

Importante ressaltar que, de acordo com a Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, todo ato libidinoso passou a ser considerado estupro. Por isso, ao analisar o conjunto de atos libidinosos dessa tipificação penal, constatou-se que em 46,3% dos registros (37 casos) não houve conjunção carnal. Nos demais casos, 53,8% (43 casos) houve tal prática – totalizando 80 ocorrências.

Dos estupros ocorridos, 58,8% foram de vulneráveis, o que corresponde a 44 casos.

Ao analisar o perfil das vítimas, por divisão de faixa etária, o estudo mostra que em 76,3% dos casos a vítima tem até 17 anos de idade (57 vítimas), sendo que na faixa dos 9 aos 13 anos (22 vítimas) situam-se 30,0 dos casos.

"Analisando o perfil das vítimas, temos condições de elaborar melhor as ações de combate e prevenção desse delito e ainda alertar a população como um todo para a problemática”, enfatizou o secretário.

Ainda de acordo com a análise, a quinta-feira foi o dia da semana de maior incidência desse tipo de crime, contendo 18,7 % dos casos (14) e o período da manhã, entre 6h e 11h59, continua concentrando a maior frequência de casos (33,3), ou 25 ocorrências.


Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal

Nenhum comentário