RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Zoonoses alerta para o abandono e cuidado dos animais


Em média, dois bichos, especialmente cães e gatos, são deixados diariamente no local, que não pode ficar com eles



A Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF (Dival/SES) alerta a população para o problema do abandono e o cuidado com os animais. Em média, diariamente, dois animais (como cães e gatos) são encaminhamos para a Dival para cuidados, o que não faz parte das atribuições da instituição.

"O que queremos alertar à população é que recebemos várias ligações de pessoas denunciando maus-tratos e também pessoas que trazem animais para ficarmos com eles. Mas a atribuição da Dival não é essa. Precisamos capturar animais que apresentam risco de doenças à população, como a leishmaniose e raiva", orientou a Diretora da Dival, Kênia Cristina.

Os animais deixados no local, quando saudáveis, são encaminhados para adoção pelos cidadãos comuns e ONGs de proteção aos bichos. "Animais que chegam até nós, porque os donos não querem mais, não podem ser recebidos. A Dival não é hospital veterinário ou abrigo. Nossa competência como órgão de Vigilância Ambiental da SES/DF é bem definida no Decreto n° 34.213, de 14 de março 2013", acrescentou a diretora.

O órgão responsável pela saúde dos animais é a Secretaria do Meio Ambiente, que disponibiliza os "Castra-móveis", por exemplo. Além das clínicas privadas, o hospital veterinário da Universidade de Brasília também tem atribuição de cuidar da saúde dos animais.

SUSPEITOS DE DOENÇAS – O animal deve ser apreendido e passar por exame para confirmar se tem leishmaniose (em caso de cão) ou raiva (no casos de gatos e cães) e ficar em observação, explicou Kênia. De janeiro a maio deste ano, foram recebidos no canil e no gatil da Dival, 595 cães e gatos com suspeitas de leishmaniose ou raiva. Os casos suspeitos devem ser registrados no Disque Saúde (160) ou pelo telefone 3343-8809.

MAUS-TRATOS – Os animais que ficam abrigados temporariamente na Zoonoses, em observação de doença ou antes do exame, permanecem em ambiente limpo, com alimentos (ração) e água disponíveis dia e noite. "O mau trato é crime em nossa legislação. Por isso, não o admitimos em nossos canis e gatis", acrescentou o especialista.

"Fazemos um trabalho contínuo com os animais que ficam aqui. Eles são observados e, em casos de suspeitas, fazemos o exame laboratorial. Os animais saudáveis são encaminhados para a adoção. Muitas ONGs e pessoas comuns levam os animais para adoção", destacou a especialista.

EUTANÁSIA – Animais deixados na instituição e que chegam com feridas graves, atropelados, agredidos ou que já demonstram sinais de sofrimento de morte, são eutanasiados, mesmo não sendo atribuição do órgão. "Como levamos em conta o respeito e o atendimento humanitário dos animais, fazemos também a eutanásia de bichos machucados com graves ferimentos e que não vão sobreviver", informou o veterinário da Zoonoses, Ivanildo Santos.

Os animais que têm a confirmação de leishmaniose e raiva são eutanasiados de forma indolor para que o animal não sofra. "Damos uma anestesia no animal e depois a injeção letal e o proprietário do animal pode acompanhar o procedimento", disse o especialista.

Após isso, os animais são encaminhados para incineração, feita de forma terceirizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para evitar contaminações.

Clique aqui para saber mais sobre leishmaniose e raiva.



Fonte: Secretaria de Saúde / Foto - Mariana Raphael / Arquivo

Nenhum comentário