RECENTES

CIDADE: PEC'S CONTRIBUEM PARA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE


Os Pontos de Encontro Comunitário (PEC) são uma ótima opção para os idosos que gostam de praticar exercícios físicos ao ar livre. Só em Sobradinho, dez regiões já contempladas. E ainda tem mais!

Manutenção corporal, melhora nos sistemas imunológicos, raciocínio e estabilidade do humor. Estes são alguns dos benefícios que as atividades físicas podem trazer aos idosos. Com a chegada dos Pontos de Encontros Comunitários (PEC’S), mexer o esqueleto ficou ainda mais fácil. Em Sobradinho, dez regiões já foram contempladas com os equipamentos e mais oito já estão em andamento.

O professor de Educação Física, Júlio César, explica que as atividades físicas podem tratar e até prevenir doenças.  “Os exercício melhoram a quantidade de oxigênio cerebral, ajudando na retomada da força motora e no aumento de massa muscular, evitando assim um infarto, por exemplo”, disse.

Segundo Júlio César, além das melhorias no corpo, os PEC’S também contribuem com a vida social dos idosos. “Quando os exercícios não são contraindicados pelo médico, devem fazer parte de uma rotina pessoal. Conhecer pessoas novas proporciona um maior bem-estar no nosso dia a dia e principalmente na terceira idade”, ressalta.

A dona de casa Geralda Alves, 75 anos, comemora a PEC da quadra seis, do ladinho de casa. “Tenho diabetes e sofria com sedentarismo. Não conseguia ir à padaria que ficava cansada. Era muito complicado. Agora tudo mudou”, explica.  Segundo a idosa, até a quantidade dos remédios diminuiu após a prática dos exercícios. “Me sinto mais disposta e saudável. Fiz amigas que me incentivam a vir todos os dias”.

Para o administrador da cidade Márcio Guedes, as PEC’s são ideais para quem quer manter a saúde em dia e não tem condições de pagar uma academia. “Em breve teremos os Pontos de Encontros em todas as quadras. Traremos mais conforto e qualidade à população de Sobradinho”, explica.

Onde posso encontrar as PEC’s?

- Nova Colina
- Denocs
- Quadra 15
- Jequitibás
- Quadra 06
- Quadra 03
- Setor de Mansões
- Vale das Acácias
- Vila Rabelo
- Vila Basevi
- DF- 425

Novas PEC’s previstas para o primeiro  semestre de 2014:

- Quadra 10,
- Quadra 02
- Quadra Central
- Quadra 01
- Quadra 14
- Quadra16
-  Praça Teodoro Freire ( quadra 08)
- Morro de Sansão

Por Jéssica Nascimento Lacerda Lima/FOTO: JOÃO TIMÓTEO


Nenhum comentário