Pesquise neste blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Confiança do consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo


A confiança do consumidor caiu em fevereiro,  pelo terceiro mês consecutivo, revela o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com 113,6 pontos, o INEC recuou 0,9% na comparação com janeiro. No acumulado desde novembro de 2012,  último mês de crescimento, quando o INEC atingiu 117 pontos, a queda  foi de 2,9%.

O mês de fevereiro confirmou a lenta trajetória de queda da confiança do consumidor, mas ela continua maior do que a registrada em fevereiro de 2012 (0,7% acima)  e entre o segundo trimestre de 2011 e o terceiro trimestre de 2012, destaca a CNI.

Dos seis componentes do INEC, contribuíram sobretudo para o recuo de fevereiro as expectativas de inflação, que, com 104 pontos,  caíram 1,7% sobre janeiro – a queda indica aumento do pessimismo sobre a evolução dos preços. Contribuíram fortemente também as perspectivas do consumidor sobre o desemprego para os próximos seis meses, que atingiram 130 pontos,  decrescendo 1,1% em comparação ao mês anterior.

As avaliações sobre a situação financeira e sobre o endividamento recuaram 0,6% e 0,4%, respectivamente, enquanto as perspectivas para os próximos seis meses  sobre a evolução da renda pessoal e  compras de bens de maior valor não se alteraram entre janeiro e fevereiro.

A pesquisa do INEC, realizada para a CNI pelo Ibope Inteligência entre 15 e 18 de fevereiro, ouviu 2002 consumidores em 141 municípios.

Fonte:CNI

SEGURANÇA: GTOP-33 prende foragido da justiça no Setor de Mansões de Sobradinho II


*Claudio Martins

Nesta quinta-feira, 28/02, por volta das 19h, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho, prenderam por força de Mandado de Prisão, Lucas Guedes Sampaio, 22 anos, na QMS 22 do Setor de Mansões de Sobradinho II.

A equipe Alfa composta pelos sargentos Márcio Batista, Claudio, Sevilha e cabo H. Sevilha realizava patrulhamento próximo a QMS 30A quando deparou com dois indivíduos em uma motocicleta CBX 250 de cor vermelha. Os indivíduos ao perceberem a presença da viatura se evadiram da guarnição, foram acompanhados de perto pelos policiais e abordados na QMS 22, no momento em que Lucas tentava adentrar a sua residência.

A equipe realizou a abordagem e localizou com o amigo de Lucas, uma pequena porção de maconha, Lucas demonstrou-se bastante nervoso com a presença dos policiais e por este motivo foi encaminhado juntamente com seu companheiro até a 35ª Delegacia de Polícia a fim de realizar a Polinter dos mesmos.

Na delegacia foi constatado que havia um mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo em desfavor de Lucas. Ele foi preso em cumprimento ao Mandado de Prisão e recolhido ao Presídio do Distrito Federal. O outro indivíduo foi autuado por uso e porte de substância entorpecente e após assinar um Termo Circunstanciado na DP foi liberado. A moto foi apreendida e encaminhada ao Pátio do DETRAN, pois o condutor não estava com o documento de porte obrigatório.








Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

UTILIDADE PÚBLICA: AMANHÃ (1/3) HAVERÁ FALTA DE LUZ EM ALGUMAS QUADRAS DE SOBRADINHO


Nesta sexta-feira (1 de março) haverá desligamento programado de energia elétrica em Ceilândia, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho e Brazlândia. A CEB realizará ações preventivas como substituição de cabos, limpeza de rede e instalação de transformadores. Para saber os locais exatos e o horário previsto para a interrupção acesse o site da empresa: www.ceb.com.br

Fonte CEB

CONVITE AOS SOBRADINHENSES !!!


SEGURANÇA: Policiais Civis da 35º Delegacia prende falsário foragido da justiça em Sobradinho


*Claudio Martins

Agentes da Seção de Repressão às Drogas da 35ª Delegacia de Policia de Sobradinho II, juntamente com o Delegado Chefe Dr. Rogério, prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira, 27/02, na Quadra Central de Sobradinho, Eudes Bembem de Miranda, 31 anos, por constar em seu desfavor um Mandado de Prisão Condenatório de 2006, do Estado do Piauí e por estar portando documentos falsificados.

Eudes Bembem já foi flagrado diversas vezes tentando se passar por outras pessoas. Em 2006 foi preso no Piauí com uma carteira falsa de Delegado de Polícia do Pará, onde foi condenado por uso de Documento falso e roubo qualificado. Em 2011 foi estagiário do Ministério da Fazenda, utilizando documentação falsa e dispensado após investigação da Corregedoria do órgão. Em 2012 foi preso pela PMDF com uma carteira de Delegado falsa.

Há duas semanas policiais civis da 35ª DP receberam a informação do Ministério da Fazenda que o indivíduo teve acesso às instalações daquele órgão, onde teria conseguido entrar sem autorização, pois já trabalhou no local e conhecia os funcionários.

Em autuação conjunta com a Corregedoria do MF, após contato com o TJPI foi constatado que havia em desfavor de Eudes um Mandado de Prisão Condenatório em aberto, pelo crime de 2006.

As equipes receberam a informação nesta quarta-feira, de que Eudes estava na Quadra Central de Sobradinho, tentando dar mais um golpe, com utilização de documentos falsos. Seguiram até o local e o prenderam em flagrante com vários cartões bancários, com indícios de falsificação e um contra cheque falsificado, de servidor efetivo, com remuneração superior a 9 mil reais.

Eudes foi preso mais uma vez por uso de documento falso e transferido para o Presídio do Piauí a fim de dar cumprimento ao Mandado de Prisão que consta em seu desfavor.

Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

\\\ OPORTUNIDADE ///



Recrutamos 
CONTATOS PUBLICITÁRIOS para atuação em Sobradinho I , II e Condomínios da Região Norte do DF, objetivando prestar assessoria de marketing e vendas para o Jornal de Sobradinho. Paga-se comissão de 20% + ajuda combustível + tickt almoço e prêmios por produtividade. Favor enviar CV inbox ou pelo e-mail: jornalsobradinho@gmail.com 
a/c Sr. Redator.


SEGURANÇA: Tragédia em Chácara nos fundos de Condomínio do Grande Colorado. Criança morre afogada


*Ferreira Santos

Uma criança de aproximadamente um ano e quatro meses de idade morreu afogada nesta quarta-feira (27), por volta das 9h50. A tragédia aconteceu na piscina da Chácara Chapada Contagem lote 2, localizada nos fundos do Condomínio Bela Vista no Grande Colorado, em Sobradinho II. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe do banco de leite que estava no Condomínio tentou reanimar a criança por várias vezes na entrada do condomínio até a chegada dos Bombeiros. A criança de nome Pedro Henrique, foi encontrada boiando na água, ninguém sabe explicar o tempo que ela permaneceu na água. Samu e Corpo de Bombeiros foram acionados para o local. A Polícia Civil (35ª DP) estar no local que será periciado.

Por Ferreira Santos ( texto e fotos ) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Fevereiro registra queda nos casos de roubo com restrição de liberdade


16 casos a menos que o mesmo período do ano passado

Integrar as polícias por meio do Programa Ação Pela Vida (PAV) e aplicar o policiamento com base em análises criminais se tornaram as principais armas usadas pela Secretaria de Segurança Pública para provocar a queda sensível em naturezas criminais como o roubo com restrição de liberdade da vítima, o chamado sequestro relâmpago.  Dados da pasta apontam que a modalidade sofreu queda no mês de fevereiro com 47 registros até o dia 24 de fevereiro, 16 a menos que o mesmo período de 2012. O mês completo de fevereiro do ano passado registrou um total de 78 casos, e faltando apenas dois dias para o fim do mês, as ocorrências registrados chegam a 60% dos ocorridos no ano anterior.

As cidades de Brasília e Samambaia possuem o maior número de registros (ambas com sete casos) seguidas por Taguatinga (6) e Ceilândia (6). As forças de segurança prenderam em flagrante 19 pessoas, sendo a maioria nas cidades do Paranoá, Sobradinho e Taguatinga.
Vale destacar que em fevereiro deste ano, cerca de 50% dos registros ocorreram em estacionamentos públicos, aos sábados à tarde, ou seja, período em que as vítimas geralmente estão mais distraídas.

Para ajudar a coibir a criminalidade, a Secretaria lançou na semana passada a Operação Asas, que tem como o objetivo de intensificar a prevenção de crimes em locais com grande circulação de pessoas. Entre as áreas monitoradas estarão Parque da Cidade, Rodoviária do Plano Piloto e as quadras comerciais das asas Norte e Sul.

O secretário de segurança pública, Sandro Avelar, ressalta que o crescimento demográfico e também o aumento da frota de veículos interferem na rotina dos brasilienses. “Brasília cresceu em espaço, número de habitantes e em quantidade de veículos. Em seis anos tivemos um aumento de quase 66% no número de automóveis batendo a marca de 1,4 milhão de veículos. Somos a terceira maior região metropolitana do Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. A produtividade policial alcançada no ano passado mostra o comprometimento das forças de segurança. Mais de 11,5 mil criminosos foram presos e 2,2 toneladas de maconha foiram apreendidas. Em ambos os casos batemos um recorde histórico ”, conclui Avelar.
Leia aqui, algumas dicas de segurança elaboradas dela Polícia Militar do Distrito Federal. http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=15449


Por Carolina Rangel

GDF age para evitar o caos no transporte coletivo




A gestão das empresas permissionárias Viva Brasília, Rápido Veneza e Rápido Brasília, que compõem o grupo, será realizada pelo DFtrans e Secretaria de Transportes. As empresas são responsáveis pelo transporte de 2,5 milhões passageiros por mês. Os cobradores e motoristas serão mantidos. O GDF fica com controle e administração do fluxo de caixa, arrecadação e processos administrativos. Já a TCB, fica com operação das linhas, com aproveitamento da frota, estrutura e pessoal das três permissionárias privadas.
Para solucionar os problemas do transporte público em caráter definitivo, o GDF abriu edital de licitação no ano passado e já escolheu algumas empresas que vão atuar no novo sistema de transporte que será implantado no Distrito Federal. Entre os maiores benefícios: a operação integrada de todas as linhas que vai gerar economia para os passageiros, mais rapidez nas rotas, a utilização de veículos não-poluentes e 85% da frota formada por ônibus 0km.

Fonte GDF/ foto Brito

Projeto Voluntário Cidadão chega a Sobradinho


Idosos do Lar Bezerra de Menezes recebem visita de jovens

Nesta quarta-feira (27), idosos do Lar Bezerra de Menezes, em Sobradinho, recebem o Projeto Voluntário Cidadão. O objetivo é levar a abrigos, creches, asilos e hospitais do Distrito Federal um pouco de atenção e afeto. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), que tem a missão de organizar a mobilização de políticas de voluntariado no Distrito Federal.
Os voluntários passam à tarde com os idosos – das 14h às 18h –, jogam bingo e desenvolvem atividades mais corriqueiras, como fazer a barba e cortar o cabelo.
Qualquer cidadão pode se cadastrar no projeto. Clique aqui e preencha o formulário.

Para o feriado da Páscoa, em abril, já está programada visita à creche Agapi, em Planaltina.

Números - Em 2012, o projeto já visitou 20 instituições diferentes e atendeu cerca de 2 mil pessoas. A proposta para 2013 é que as visitas sejam realizadas pelo menos quatro vezes por mês.
Projeto Voluntário Cidadão

Local: Lar Bezerra de Menezes
Endereço: Quadra 14, Área Especial 1, Sobradinho.

Fonte Agência Brasília/Foto: Brito

Obras na Ponte do Bragueto começam em junho



DER vai escolher, em 1º de abril, a melhor proposta para a execução do Trevo de Triagem Norte. Projeto integra conjunto de soluções para o tráfego e beneficiará 80 mil veículos por dia

As reformas para a duplicação da Ponte do Bragueto e ampliação viária da região norte de Brasília estão cada vez mais próximas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai realizar a abertura dos envelopes do processo licitatório em 1º de abril. Durante a sessão pública, será escolhida a proposta da empresa que será responsável pelo projeto, chamado Trevo de Triagem Norte. A data foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do DF.

As obras beneficiarão, de imediato, cerca de 80 mil motoristas que trafegam pelo local todos os dias, nos dois sentidos. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai refazer todo o conjunto de acessos do final da Asa Norte à Ponte do Bragueto. A previsão do DER é que as obras comecem até junho.

"Agora faremos a abertura de envelopes de preços para definir qual proposta é a mais viável. Com a construção, vamos resolver o problema de trânsito na Saída Norte e eliminar o gargalo de veículos nos horários de pico", afirmou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

O tempo estimado para execução de todas as etapas da duplicação é de dois anos. Antes da reforma da Ponte do Bragueto, está prevista a construção de duas novas pontes, cada uma com três faixas de rolamento, paralelas à atual, além de oito viadutos e novos acessos para os carros. Serão investidos cerca de R$ 100 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Com as obras, todo o trecho que fica entre a altura das quadras 116/216 Norte e a saída do Plano Piloto serão alterados. Veículos com destino ao Lago Norte e à região de Sobradinho terão, por exemplo, a opção de acessar vias exclusivas, a partir da L4 Norte ou do Eixão. A mudança eliminará diversos pontos de retenção, segundo a Secretaria de Transportes.

Fonte Agência Brasília/Foto: Lula Lopes

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Feira Modelo de Sobradinho prestes a ser entregue


Os feirantes de Sobradinho podem comemorar. A Nova Feira Modelo da cidade está quase apta a ser inaugurada. Os primeiros 200 boxes já estão sendo construídos e a estimativa é que até o final de abril os demais estejam prontos. Ao todo, serão 307 boxes.

Em reunião realizada na última terça-feira (19/02), representantes da Secretaria de Trabalho, Administração Regional e Coordenadoria das cidades se reuniram com os feirantes para explicar alguns detalhes acerca da transferência dos permissionários para a nova feira.

O subsecretário do Trabalho, Max Coelho, explicou aos feirantes todas as exigências para a ocupação da Feira. "Vamos continuar trabalhando para facilitar todo esse processo e ajudar os feirantes a viabilizarem a construção dos seus boxes", destacou. Já o diretor da Coordenadoria das Cidades, Passem Asad, falou da importância de padronizar a feira. "Os boxes serão padronizados, para que a feira seja mais bonita atraente aos olhos do público", explicou.

O Administrador de Sobradinho, Márcio Guedes, tranqüilizou os feirantes quanto ao processo de transferência. "Nós estamos trabalhando intensamente para que vocês sejam transferidos o mais rápido possível e possam trabalhar com segurança e dignidade", disse.

Histórico da Feira - Em novembro de 2011, a Administração de Sobradinho deu uma grande notícia aos feirantes da cidade: a tão aguardada Feira Modelo de Sobradinho, cuja obra estava embargada há mais de dois anos por conta de irregularidades com a empresa contratada, seria, enfim, finalizada. Desde então, a Administração Regional, em parceria com vários órgãos do Governo, não tem medido esforços para que a obra seja inaugurada. Mas foi necessário resolver uma série de problemas antes de realizar este sonho dos feirantes.

Retomada as obras da Feira, a Administração Regional de Sobradinh, criou no início de 2012 um grupo de trabalho composto pela Coordenadoria das Cidades, Administração Regional de Sobradinho, Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal e a Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, com o objetivo de organizar o processo de transferência dos feirantes, dando maior transparência a este processo.

Concluída a primeira etapa dos trabalhos, foi publicada no dia 31 de agosto de 2012 no Diário Oficial do Distrito Federal, através da Ordem de Serviço nº 30 da Coordenadoria das Cidades, a listagem final dos feirantes habilitados para participarem do sorteio para distribuição dos boxes na nova Feira Modelo de Sobradinho/DF.

No mesmo mês de agosto de 2012, as obras da área interna da feira foram concluídas, faltando apenas a edificação dos boxes e a parte de urbanização da área externa da feira, com o término da construção de estacionamentos e da praça pública.

Em 3 de setembro de 2012, foi realizado o sorteio que definiu o espaço público que cada feirante habilitado irá ocupar na nova Feira Modelo. O sorteio foi acompanhado pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal. Nesta oportunidade, os feirantes receberam ainda o Termo de Autorização para edificação do Box na nova Feira Modelo e o Termo de Permissão de Uso Não Qualificada, observado o disposto no Decreto nº 33.807/2012 e na Lei nº 4.748/2012.

Aos feirantes/permissionários, foi concedido o Termo de Permissão de Uso Não Qualificada, que dá a eles o direito de ocuparem área pública para o exercício de atividade econômica. Por este motivo, a edificação dos boxes ficou a cargo de cada permissionário, devendo a instalação obedecer ao projeto padrão de arquitetura elaborado e aprovado pela Administração Regional.

Com o objetivo de diminuir os gastos com a edificação dos boxes, os feirantes se reuniram, através da Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, e contrataram uma empresa para realizar essa tarefa. Ficou definido, de acordo com exigências legais, que cada feirante arcaria com as despesas da construção dos seus boxes.

A Administração Regional de Sobradinho, a Coordenadoria das Cidades, o Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal e a Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, por sua vez, articularam com o Banco de Brasília – BRB, possibilitando aos feirantes que necessitam a aquisição de financiamentos com taxas de juros menores. Trata-se do programa Prospera.

A situação atual da nova Feira Modelo de Sobradinho é a seguinte: A obra da feira está pronta e os boxes estão em processo de conclusão; As obras de urbanização ao redor da feira serão iniciadas em breve. No primeiro semestre de 2013, o Governo do Distrito Federal e Administração Regional de Sobradinho irão entregar mais está obra à população.

Fonte: Casa Civil do Distrito Federal

TRANSPORTE: Governo assume gestão do Grupo Amaral no DF



Medida inédita em Brasília atinge a Rápido Veneza, a Viva Brasília e a Rápido Brasília. O objetivo é garantir transporte público seguro e de qualidade, além de assegurar os direitos trabalhistas dos funcionários das empresas

O Governo do Distrito Federal adotou uma medida inédita na capital federal para assegurar um transporte público coletivo de qualidade. Nesta manhã, o governo assumiu a gestão das empresas de ônibus Rápido Veneza, Viva Brasília e Rápido Brasília, integrantes do Grupo Amaral. Coordenada pelo governador Agnelo Queiroz, a ação foi decretada e publicada no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (25). "O objetivo é restabelecer o funcionamento regular de toda a frota, oferecer um transporte público seguro e garantir os direitos trabalhistas dos funcionários dessas empresas", afirmou Agnelo Queiroz.

As três empresas operavam as linhas de São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto. Juntas eram responsáveis pelo atendimento de 2,44 milhões de pessoas por mês. No entanto, o serviço estava deixando a desejar há mais de um ano. Atualmente, apenas 40% da frota estava em circulação, ou seja, dos 446 ônibus registrados no Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), somente 186 estavam nas ruas na sexta-feira (22), quando foi realizada operação pelo órgão. Além disso, foram identificadas outras infrações técnicas. Entre elas, a descaracterização de cinco ônibus que deveriam trafegar apenas no DF, para também atender o Entorno.

Quebra de acordo – A medida de assumir a gestão das empresas foi o último recurso adotado pelo GDF, após esgotadas as chances para que o serviço fosse ofertado integralmente. Em julho do ano passado, o Grupo Amaral firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). No entanto, várias cláusulas foram descumpridas. Entre elas, o aporte de R$ 880 mil mensais para restabelecer o equilíbrio financeiro das empresas; e a manutenção de 95% das viagens previstas com, no mínimo, 350 veículos nas ruas. Atualmente, apenas cerca de 70% dos itinerários eram cumpridos e menos de 200 ônibus estavam em circulação.

"Demos todas as chances possíveis, e, ainda assim, comprometeram o transporte público e não cumpriram com o estabelecido no TAC. Por isso foi imperativa a decisão de assumir o controle das empresas para evitar um prejuízo maior a população", destacou Agnelo Queiroz.

De acordo com o vice-governador, Tadeu Filippelli, essa ação é essencial para evitar um futuro colapso no sistema de transporte público. "Isso vai permitir a normalidade na operação dessas três empresas e tranquilizar os funcionários quanto ao pagamento dos salários. Todos eles terão seus postos de trabalho preservados. É um sinal claro da contínua mudança adotada pelo GDF no transporte público", ressaltou Filippelli.

Direitos trabalhistas – Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório da Silva, as empresas funcionavam em situação precária, o que motivou duas paralisações dos empregados. "Eles não estavam depositando FGTS nem INSS, e os salários eram depositados com até 20 dias de atraso. Além disso, não estavam pagando os direitos trabalhistas nas rescisões", alertou João Osório. "Essa medida beneficia não apenas os usuários do transporte, mas também aos trabalhadores das empresas", completou.

Gestão das empresas – A partir de agora, o GDF, por meio da Transportes Coletivos de Brasília (TCB) com o apoio do DFTrans, assumirá a gestão administrativa e financeira das três empresas. Para regularizar o funcionamento e colocar os ônibus parados em circulação, o governo destinou R$ 15 milhões. Os recursos vão custear despesas emergenciais, como troca de pneus, manutenção de freios, compra de combustível, entre outros. Cerca de R$ 7,5 milhões já foram remanejados pelo GDF, por meio do DFTrans.

Para o secretário de Transportes, José Walter Vazquez, o momento reflete a transição das antigas práticas para o novo modelo de transporte público coletivo, que está em andamento. "Essa é uma medida para recuperar os ônibus e atender melhor a população, e para isso estamos requisitando os equipamentos das empresas. A ideia é que, entre 10 e 15 dias, já tenhamos um aumento significativo da frota", garantiu Vazquez.

Respaldo legal – O Decreto de Assunção, publicado no DODF desta segunda-feira (25), tem respaldo legal. O documento – que designa a TCB, com o auxílio do DFTrans, como responsável pela gestão das empresas Rápido Brasília, Rápido Veneza e Viva Brasília – é previsto na Lei Orgânica do DF e na Lei de Licitações 8666/1993.

"Agimos agora, de forma firme, com respaldo jurídico, da mesma forma que no início do governo para retomar o controle da bilhetagem eletrônica", lembrou o Agnelo Queiroz.

A medida será adotada pelo tempo que for necessário para assegurar a normalidade do transporte de passageiros nas linhas operadas pelas três empresas, e também para tranquilizar os trabalhadores dessas viações quanto à garantia dos seus postos de trabalho e dos salários em dia.

"Inicialmente, será realizada uma radiografia de todos os documentos encontrados nas empresas. Com base nesses resultados, faremos um planejamento estratégico com a melhor linha de atuação", explicou o presidente da TCB, Carlos Alberto Koch.

Operação – A ação – realizada pelo DFTrans e pela TCB, com o suporte da Polícia Militar do Distrito Federal – para assumir a gestão das três empresas do Grupo Amaral teve início às 7h45, desta segunda-feira (25). Cerca de 50 agentes visitaram, simultaneamente, cinco garagens da Rápido Veneza, Viva Brasília e Rápido Brasília, localizadas em Planaltina, São Sebastião, Paranoá, Sobradinho e no Setor de Oficinas Sul (SOF). Nessa última, onde funciona a central das garagens, a operação contou com a participação do presidente da TCB e do diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.

Durante a ação, os documentos das empresas que detalhavam as ações dos setores financeiro, administrativo e operacional foram recolhidos pelos agentes do DFTrans. "Fizemos uma requisição de todos os bens móveis e imóveis para garantir um serviço melhor à população atendida por esses ônibus", assegurou Campanella.

"Em uma garagem do grupo no Paranoá, por exemplo, metade da frota estava em manutenção. A empresa reduziu progressivamente o número de ônibus, não obedecendo ao mínimo de carros previsto para atendimento dos passageiros. Estamos nos amparando na lei para fazer essa ação", declarou Agnelo Queiroz.

Uma Comissão Executiva de Ocupação Provisória, formada pelos representantes da TCB e DFTrans, fará o levantamento patrimonial das empresas e assumirá integralmente os serviços. A criação do grupo foi autorizada por decreto, também publicado no DODF desta segunda-feira (25).

Licitação - A operação para assumir a gestão do Grupo Amaral no DF é uma das medidas adotadas pelo GDF para enfrentar os sérios problemas do setor, contrariando os interesses de poderosos grupos econômicos. Pela primeira vez na história da capital federal, está sendo realizada licitação do Sistema de Transporte Público.

"Agiremos sempre, dentro da mais absoluta legalidade, para resguardar os direitos da população do Distrito Federal, em especial o direito ao transporte público de qualidade. É por isso que estamos licitando todo o sistema e fazendo mudanças profundas nessa área", acrescentou o governador. O novo modelo prevê, entre outras mudanças, operação por bacia e não mais por frota, aquisição de ônibus 0km, corredores exclusivos de ônibus e controle dos veículos por GPS.

Das cinco bacias para operação do transporte coletivo que estão sendo licitadas, duas já tiveram resultados homologados e contratos assinados. Isso significa que o GDF não retrocedeu na decisão de modernizar o sistema, mesmo com mais de 120 ações administrativas e judiciais que tentaram parar o processo licitatório.




  
Fonte: Leandro Cipriano, da Agência Brasília/Foto: Roberto Barroso

MORADIA: Decisão inédita isenta moradores do pagamento de IPTU em terra da União


Para a Justiça, o governo local não pode cobrar taxas de terreno que não pertence ao DF. Entendimento dos desembargadores pode beneficiar cerca de 25 mil pessoas na mesma condição



O loteamento no Grande Coladorado abriga 600 pessoas e, segundo a associação de moradores, cerca de 50% estão inadimplentes com o GDF: briga de oito anos na Justiça
A cobrança de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) nos condomínios irregulares no Distrito Federal se arrastou em uma longa batalha judicial nos últimos oito anos. Em 2005, a Secretaria de Fazenda começou a taxar os moradores dos parcelamentos como contribuintes e, desde então, eles lutam para não pagar o tributo. O índice de inadimplência chega a 50% e, agora, a Associação do Vivendas Lago Azul, região onde moram cerca de 600 pessoas no Grande Colorado, conquistou na Justiça o direito de não arcar com a taxa.

A decisão em segunda instância foi unânime e encerra a discussão no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que tramitava desde 2006, com diversas liminares concedidas para ambas as partes. Além disso, os moradores esperam que o entendimento da Corte sirva de base para novas sentenças em outras ações movidas por condomínios que questionam o pagamento do IPTU. No caso do Lago Azul, os desembargadores da 2ª Turma Cível entenderam que a cobrança não é legítima, porque o loteamento está em terras da União e os condôminos já pagam taxa de ocupação para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O Bela Vista, no Grande Colorado, e 19 loteamentos de baixa renda do Setor Habitacional Nova Colina, em Sobradinho, estão na mesma situação. Cerca de 25 mil pessoas vivem nesses locais.

Quem mora em parcelamentos irregulares contesta a cobrança sob a alegação de que o governo nunca fez nenhuma benfeitoria nas áreas, justamente por elas serem irregulares. No Lago Azul, ainda há outro agravante: desde 1992, a SPU cobra R$ 120 mil por ano como taxa de ocupação que é dividida em sete parcelas entre os 174 lotes. “A terra é da União, somos apenas ocupantes, temos uma posse precária. O GDF quer cobrar o imposto, mas, na hora de dar as contrapartidas, não o faz porque estamos em área irregular”, afirma a síndica do loteamento, Júnia Bittencourt.

Fonte Correio Braziliense

ESPORTE: Leão nas semifinais do Candangão 2013




Motivada com os últimos resultados, a equipe do Leão da Serra foi até o estádio Chapadinha na tarde deste sábado (23/02) enfrentar o Brazlandia pela 6ª Rodada do Candangão 2013 e lutar pela sua vaga nas semifinais da taça JK. Com excelente entrosamento, a equipe do Leão dominou o jogo do início ao fim. Além dos dois gols de Hildo e um de Edicarlos, tivemos outros dois gols anulados e inúmeras oportunidades de aumentar o marcador a nosso favor. O goleiro Donizete também brilhou realizando defesas espetaculares!  Ao final do jogo, o marcador apontava o placar de 3 x 1 para os visitantes! Mas o alívio do dever cumprido não foi suficiente para a galera comemorar por completo, pois ainda era necessária uma combinação de resultados para confirmar nossa classificação. Ao final da rodada a torcida pode soltar o grito preso na garganta e ocupar completamente o Chapadinha numa festa digna de uma conquista de campeonato!

Este foi um turno emocionante: começamos como favoritos e nos tornamos "o time a ser batido". Com alguns tropeços nos primeiros jogos, desacreditados por muitos e abandonado por outros, o Leão da Serra soube levantar a cabeça e dar a volta por cima. Um projeto que nasceu para ser vencedor, com atletas de ponta, com uma equipe técnica talentosa e comprometida, que conta com a bronca e com o apoio de uma torcida apaixonada, tem tudo para conseguir muito mais.

O elenco se apresenta nesta segunda para dar continuidade aos treinamentos, com foco na semifinal, cientes de que ainda há muito trabalho a ser feito! No próximo domingo (03/03), o Leão enfrenta o Brasília F.C em local a ser definido! Mas seja onde for, vamos todos prestigiar nosso time e ser seu 12º jogador!

Avante Leão da Serra!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Feira Modelo está prestes a ser entregue à comunidade


*Gizele Chaves
As obras já foram concluídas. Agora, os primeiros boxes já estão sendo construídos
Os feirantes de Sobradinho podem comemorar. A Nova Feira Modelo da cidade está quase apta a ser inaugurada. Os primeiros 200 boxes já estão sendo construídos e a estimativa é que até o final de abril os demais estejam prontos. Ao todo, serão 410 boxes.
Em reunião realizada nesta terça-feira (19/02), representantes da Secretaria de Trabalho, Administração Regional e Coordenadoria das cidades se reuniram com os feirantes para explicar alguns detalhes acerca da transferência dos permissionários para a nova feira.
O subsecretário do Trabalho, Max Coelho, explicou aos feirantes todas as exigências para a ocupação da Feira. “Vamos continuar trabalhando para facilitar todo esse processo e ajudar os feirantes a viabilizarem a construção dos seus boxes”, destacou. Já o diretor da Coordenadoria das Cidades, Passem Asad, falou da importância de padronizar a feira.   “Os boxes serão padronizados, para que a feira seja mais bonita atraente aos olhos do público”, explicou.
O Administrador de Sobradinho, Márcio Guedes, tranqüilizou os feirantes quanto ao processo de transferência. “Nós estamos trabalhando intensamente para que vocês sejam transferidos o mais rápido possível e possam trabalhar com segurança e dignidade”, disse.
Histórico da Feira
Em novembro de 2011, a Administração de Sobradinho deu uma grande notícia aos feirantes da cidade: a tão aguardada Feira Modelo de Sobradinho, cuja obra estava embargada há mais de dois anos por conta de irregularidades com a empresa contratada, seria, enfim, finalizada. Desde então, a Administração Regional, em parceria com vários órgãos do Governo, não tem medido esforços para que a obra seja inaugurada. Mas foi necessário resolver uma série de problemas antes de realizar este sonho dos feirantes.
Retomada as obras da Feira, a Administração Regional de Sobradinh, criou no início de 2012 um grupo de trabalho composto pela Coordenadoria das Cidades, Administração Regional de Sobradinho, Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal e a Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, com o objetivo de organizar o processo de transferência dos feirantes, dando maior transparência a este processo.
Concluída a primeira etapa dos trabalhos, foi publicada no dia 31 de agosto de 2012 no Diário Oficial do Distrito Federal, através da Ordem de Serviço nº 30 da Coordenadoria das Cidades, a listagem final dos feirantes habilitados para participarem do sorteio para distribuição dos boxes na nova Feira Modelo de Sobradinho/DF.
No mesmo mês de agosto de 2012, as obras da área interna da feira foram concluídas, faltando apenas a edificação dos boxes e a parte de urbanização da área externa da feira, com o término da construção de estacionamentos e da praça pública.
No dia 03 de setembro de 2012, foi realizado o sorteio que definiu o espaço público que cada feirante habilitado irá ocupar na nova Feira Modelo. O sorteio foi acompanhado pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal. Nesta oportunidade, os feirantes receberam ainda o Termo de Autorização para edificação do Box na nova Feira Modelo e o Termo de Permissão de Uso Não Qualificada, observado o disposto no Decreto nº 33.807/2012 e na Lei nº 4.748/2012.

Aos feirantes/permissionários, foi concedido o Termo de Permissão de Uso Não Qualificada, que dá a eles o direito de ocuparem área pública para o exercício de atividade econômica. Por este motivo, a edificação dos boxes ficou a cargo de cada permissionário, devendo a instalação obedecer ao projeto padrão de arquitetura elaborado e aprovado pela Administração Regional.

Com o objetivo de diminuir os gastos com a edificação dos boxes, os feirantes se reuniram, através da Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, e contrataram uma empresa para realizar essa tarefa. Ficou definido, de acordo com exigências legais, que cada feirante arcaria com as despesas da construção dos seus boxes.

A Administração Regional de Sobradinho, a Coordenadoria das Cidades, o Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal e a Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, por sua vez, articularam com o Banco de Brasília – BRB, possibilitando aos feirantes que necessitam a aquisição de financiamentos com taxas de juros menores. Trata-se do programa Prospera.

A situação atual da nova Feira Modelo de Sobradinho é a seguinte: A obra da feira está pronta e os boxes estão em processo de conclusão; As obras de urbanização ao redor da feira serão iniciadas em breve.

No primeiro semestre de 2013, o Governo do Distrito Federal e Administração Regional de Sobradinho irão entregar mais está obra à população.



Fonte Gizele Chaves

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SEGURANÇA: GTOP-33 apreende veículos clonados, adolescente e arma de fogo no Córrego do Arrozal em Sobradinho


*Claudio Martins

Por volta de 1h15 desta quinta-feira. 21/02, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho apreenderam dois veículos roubados e clonados, um VW Golf de cor prata com placa KEY 5573 GO e um Fiat Pálio Fire, também de cor prata e de planca JHA 7267 DF, além de uma adolescente de 17 anos e um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

As equipes Alfa, Bravo e Charlie, compostas pelos sargentos Silvan, Deuzimar, Jeferson, cabos Marcelo Campos, Sandro Pires, Duarte, Claudio Paiva, soldados Feitoza, Vandré e Eduardo Sales realizavam patrulhamento no Condomínio Nova Petrópolis quando avistaram dois veículos sentido Córrego do Arrozal e decidiram realizar a abordagem.

Quando os indivíduos perceberam a presença das viaturas policiais, empreenderam fuga e foram acompanhados pelas equipes. Os indivíduos adentraram uma chácara, pararam os veículos e correram sentido matagal. Uma adolescente que estava com o grupo não conseguiu correr no mato e foi apreendida pelos policiais. Ao ser realizada a abordagem na adolescente foi encontrado em sua cintura um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

Os policiais não conseguiram prender o restante do bando, entretanto ao verificarem os sinais de identificação do veiculo, constataram que se tratava de dois veículos roubados na área de Sobradinho e clonados.

Os veículos foram apreendidos e encaminhados a 13ª Delegacia de Policia para serem periciados. A menor, que já possui passagem por homicídio, foi apreendida juntamente com a arma de fogo e encaminhada à DCA , onde foi autuada em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.




Por Claudio Martins/Informativo Flagrante (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho