RECENTES

PACIENTES DO HOSPITAL DE SOBRADINHO CELEBRAM 16 MESES DE VITÓRIAS CONTRA A BALANÇA



Grupo Peso Consciente reuniu 135 participantes neste ano

O grupo Peso Consciente, criado em agosto do ano passado pelo setor de endocrinologia do Hospital Regional de Sobradinho, termina o ano com 135 pacientes e a vitória dos que persistiram no tratamento. Para o coordenador de Saúde de Sobradinho, Paulo Lisbão, a iniciativa do grupo o surpreendeu de maneira positiva. “É com esse tipo de iniciativa que se faz a verdadeira saúde publica”, reconhece.

Conforme a coordenadora do grupo, a endocrinologista Françoise Cancio, alguns pacientes conseguiram perder até 30% do peso. O grupo tem uma linha de atendimento direcionada para a Obesidade interligada a Dependência Alimentar, ou seja, a dependência aos alimentos de alto índice de açúcar, como pão, doce e batata frita. “Independentemente da perda de peso, o grande diferencial deste Programa é o processo de conscientização que o paciente é estimulado a buscar, tanto ás doenças mentais associadas, como em relação aos hábitos de alimentação, aos hábitos de vida em geral.” Afirma Françoise.

A paciente Ana Maria Freire Loiola, 53 anos, antes de entrar para o grupo pesava 127 quilos e agora pesa 105. De acordo com ela, antes vivia chorando em casa com as pernas inchadas, não andava mais sozinha, tinha depressão, não conseguia nem mais dormir e já havia quebrado duas costelas devido ao excesso de peso. Ela entrou para o grupo há seis meses e se sente muito realizada pelo fato de estar vencendo a obesidade. “É muito difícil, você chega em casa e encontra tudo que é bom para comer, mas dai eu lembro que a médica vai reclamar e além disso, a cinta entrou”, conta Ana Maria ao risos, que diz estar recuperando o interesse pela vida.

Três residentes da Clinica Médica e o psicólogo Jarbas Barbosa acompanham os pacientes que apresentam obesidade de uma forma multidimensional, direcionando-os à auto reflexão e conscientização das doenças interligadas, tais como transtorno de ansiedade, depressão, compulsão e dependência alimentar.

O Programa dos participantes do Peso Consciente consiste em reuniões de grupo mensais, nas quais, os pacientes são pesados e participam de uma roda de debate, onde são estimulados a traçar metas e tem consultas individuais com Endocrinologista a cada três meses.

As amigas de trabalho Eliane Roma Diniz, 39, Ângela Maria dos Santos, 39, e Andréia Gomes Araújo, 35, entraram para o grupo juntas, com o diagnostico de pressão alta, indicadas pelo pasto de saúde para reeducação alimentar. Não são exatamente obesas, mas já apresentavam sintomas de uma má alimentação.

A grande campeã da perda de peso é Elice Neves Nunes, 63. Ela participa do grupo desde a criação, há 16 meses. Pesava 96 quilos, hoje pesa 71 quilos e tinha dificuldade de fazer tudo, inclusive dormir. “Quando fui convidada para o grupo eu disse, me encaixa aí e pronto, hoje, só saio se me mandar embora”, declara.

Por Fernanda Azevedo, da Agência Saúde DF

Nenhum comentário