RECORDE EM TENTATIVAS DE FRAUDE EM OUTUBRO
As tentativas de fraudes contra os consumidores se
intensificaram em outubro, com o registro de 224.025 ações do gênero. Esse
número foi o maior já registrado por meio do Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor. A cada 12 segundos, em média, um consumidor
foi vÃtima desse tipo de crime.
O levantamento feito pela Serasa Experian informa
que, no mês anterior, isso ocorria a cada 14,8 segundos. No acumulado de
janeiro a outubro, ocorreram 1,81 milhão de tentativas de fraude, número acima
de igual perÃodo do ano passado (1,76 milhão) e da mesma base de comparação de
2011 (1,63 milhão).
O setor de telefonia continua o preferido dos
criminosos, que roubam dados pessoais para criar falsos documentos e obter
crédito ou fazer negócios cujos pagamentos não serão honrados. Quase a metade
das ações, 49,3% ou 110.470 tentativas, foram constatadas nesse setor. Em
outubro de 2012, a taxa era 40,2%.
O setor de serviços aparece em segundo lugar, com
59.743 tentativas ou 26,7%. Esse número foi o maior do setor já registrado
neste ano em um único mês. Mas a taxa em relação ao total de ações ficou abaixo
de outubro do ano passado (28,6%).
Entre os alvos de interesse dos criminosos foram
identificados construtoras, imobiliárias, seguradoras, salões de beleza e
pacotes de turismo. Na terceira posição está o setor bancário com 36.411
tentativas ou 16,3% do total.
As maiores vÃtimas, segundo a Serasa, são as
pessoas que tiveram os documentos roubados. Com a carteira de identidade e o
número do Cadastro de Pessoas FÃsicas (CPF), os ladrões mesclam os dados para
criar uma falsa identidade. Há casos em que eles usam o nome e números de
documentos de pessoas falecidas para comprar um bem ou conseguir crédito,
causando prejuÃzos a empresários e transtornos a parentes das vÃtimas.
A Serasa recomenda cuidado na hora de digitar a
senha do cartão de débito/crédito e alerta o consumidor para não informar o
número de documentos ao preencher cupons de sorteios ou promoções de lojas.
Também orienta a não fazer cadastros em sites que não sejam de
confiança e pede precaução com sites que anunciam oferta de
emprego ou promoções e com a publicação de dados pessoais nas redes sociais.
Outra dica é evitar transação financeira por meio de computadores portáteis
conectados à redes públicas de internet e sempre manter atualizado o antivÃrus
do computador.
(Por: Marli Moreira/ABr)
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