RECENTES

CLDF: CELINA LEÃO PROPÕE PLEBISCITO E SOBRADINHO II PODERÁ ESCOLHER NOME PARA A CIDADE


A lei  3.314/2004 que criou a XXVI Região Administrativa, chamada de Sobradinho II, expressa no artigo 8º que a denominação da RA seria escolhida por consulta popular no prazo de 120 dias da publicação da lei, no entanto o tempo passou e nada foi feito. Solidária ao desejo daquela comunidade, a deputada Celina Leão (PSD) protocolou na Câmara Legislativa  uma Proposta de Decreto Legislativo com o objetivo de autorizar  a realização  de plebiscito para  escolha da nova denominação da RA XXVI.

A parlamentar esteve no Tribunal Regional Eleitoral para consulta sobre a viabilidade do plebiscito para este ano. “Conversei com o presidente do TER e vamos fazer uma consulta formal, que será analisada pelos técnicos, que farão um estudo do eleitorado e uma previsão de data, já que a  prioridade agora  é o recadastramento biométrico”, explicou Celina Leão.

A Região Administrativa surgiu na década de 1990, como parte integrante de Sobradinho, por meio  do Programa de Assentamento da População de Baixa Renda do DF. O nome Sobradinho II surgiu devido a sua proximidade com sobradinho, de onde a maioria dos moradores migrou, em decorrência de uma situação crítica com relação ao crescimento populacional, onde diversos lotes residenciais abrigavam várias famílias.

Com a independência econômica que a cidade alcançou e o crescimento populacional, a comunidade de Sobradinho II passou a reivindicar  a escolha do novo nome para a cidade com uma denominação escolhida pelos moradores, e não mais por causa do vínculo com a cidade de Sobradinho.


Por Irene Cavalcante

Nenhum comentário