RECENTES

FISCALIZAÇÃO: AÇÃO RECOLHE 4 MIL EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO NÚCLEO RURAL TAQUARA


A operação, desenvolvida pela Emater-DF, faz parte da programação da 15ª Semana do Pimentão e reforça os cuidados que o agricultor deve ter com a saúde e o meio ambiente

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) recolheu hoje quatro mil embalagens vazias de agrotóxicos no núcleo rural Taquara, em ação que objetiva reforçar os cuidados que o agricultor dever ter com a saúde e com o meio ambiente.

“Devemos lembrar que estamos numa bacia importante, que compreende o córrego Taquara e o ribeirão Pipiripau. Esses recursos hídricos abastecem toda a região de Planaltina e Sobradinho, o que aumenta nossa responsabilidade com o meio ambiente”, destacou o técnico da Emater-Taquara, Névio Guimarães.


A ação faz parte da programação da 15ª Semana do Pimentão, que acontece até sábado (17) na região.


De acordo com o especialista, há toda uma preocupação com o uso de agrotóxicos e com o descarte das embalagens e, por essa razão, o órgão orienta constantemente os agricultores.


“Primeiro, avaliamos a real necessidade de utilizar esse tipo de produto, já que em culturas pequenas, como a couve, por exemplo, uma doença na planta pode não causar perdas significativas para a lavoura, o que dispensa o uso do defensivo”, explicou.


Quanto aos recipientes vazios, a orientação é que o produtor “faça a tríplice lavagem e guarde em local trancado, com ventilação adequada e, ao manejar a embalagem, o faça com luvas protetoras”, detalhou Guimarães.


Programação — A 15ª Semana do Pimentão prossegue até sábado (17) e, além de palestras sobre vários temas importantes para a comunidade rural, a programação inclui oficinas de receitas com pimentão, o concurso “Qualidade do Pimentão”, demonstração de máquinas e equipamentos e apresentações culturais.


O núcleo rural Taquara fica na região administrativa de Planaltina, a cerca de 15km da cidade e 60km do Plano Piloto.



Fonte:  Emater-DF/ Foto: Divulgação/Embrapa

Nenhum comentário