RECENTES

SAÚDE: FORÇA TAREFA ATUA CONTRA A DENGUE NA REGIÃO DE SOBRADINHO II




De acordo com o informe epidemiológico de dengue, 6246 casos foram confirmados este ano. Até o dia 10/06, 748 em Sobradinho II, contra 56 casos confirmados de Janeiro a Dezembro de 2012. Diante dessa situação, entre os dias 10 e 17 de Junho, a comunidade de Sobradinho II realizou uma ação de prevenção e combate à doença, desenvolvida pela Regional, devido ao grande aumento do índice de infestação na região.


O trabalho denominado Força Tarefa consistiu em uma operação em parceria com a Regional de Saúde de Sobradinho, Administração de Sobradinho II, Vigilância Sanitária, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), além da participação de mais de 40 voluntários. Foi realizada uma varredura nas áreas consideradas de risco, visita às casas, lojas comerciais e lotes baldios para combater os focos que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Também ensinaram como combater o problema, manejo ambiental e orientação preventiva à comunidade. Caminhões foram disponibilizados para retirar materiais como madeira, ferro, móveis velhos, pneus e garrafas das ruas e lotes, que eram recipientes propícios para a larva se desenvolver.


O mutirão alcançou áreas em que houve incidência de infestação de focos, identificadas como mais críticas da cidade. Cerca de 18 caminhões do SLU foram recolhidos cheios de lixo dispensado pelos moradores.

“Sem dúvida, por meio de ações bem planejadas e com parcerias, o resultado pode ser alcançado com maior êxito. Assim, o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Controle da Dengue de Sobradinho tem realizado este trabalho de forma contínua e rotineira, observando sempre a área mais vulnerável e crítica para aplicar mais força. E isso não significa que o trabalho não aconteça em locais com menos intensidade neste momento. É importante também que a sociedade entenda que cada cidadão deve ser o primeiro agente no combate à dengue e cuidar do seu ambiente”, explica Iris da Silva, enfermeira sanitarista e gerente de políticas e programas da diretoria regional de atenção primária.


Atenção:


- Remova folhas, galhos e tudo que impeça a água de correr pelas calhas e sobre a laje.

- Lave semanalmente os tanques utilizados para armazenar água.

- Mantenha a caixa d água sempre fechada com tampa adequada, bem como os tonéis e barris d água e fique atento com o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas, lixos, entre outros objetos.

Centro de Saúde 03 realiza atendimento voltado para saúde do homem



Pequenas cirurgias como fimose, correções genitais e, principalmente vasectomias, agora são feitas no Centro de Saúde 03 em Sobradinho II, localizado na Área Residencial 13, unidade de atenção primária com referência em saúde do homem.




O projeto começou quando a Dra. Janaína de Amorim, ginecologista/obstetra, chegou ao Centro para assumir a gerência e se deparou com uma estrutura arquitetônica diferente. “Quando eu vi este espaço, fiquei vislumbrando a possibilidade de montar um centro cirúrgico ambulatorial. Tínhamos um espaço grande, subutilizado, dentro de uma comunidade que só tem basicamente este centro de saúde como referência”, comenta a doutora, a respeito do local, que funcionava como uma enfermaria.


Pioneiro neste projeto na comunidade de Sobradinho, o Centro de Saúde 03 já realizou 40 cirurgias entre março e junho deste ano. Para marcar a cirurgia, o interessado deve assistir à palestra de planejamento familiar, ministrada pelo agente de saúde toda quinta-feira, onde é divulgada a eficácia dos métodos e são tiradas dúvidas. Em seguida, o paciente é encaminhado para agendar consulta com urologista. Normalmente, não são necessários exames pré-operatórios para cirurgias como a de vasectomia, quando em homens saudáveis com menos de 40 anos.


“O que fazemos aqui é a descentralização da saúde pública, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e desonerar os hospitais. É assim que funciona em países de primeiro mundo”, conta o doutor Paulo Werlang, médico urologista.


De acordo com a responsável pelo Centro de Saúde, este trabalho comprova que é possível trabalhar com eficácia ainda que a estrutura não seja favorável. “Conseguimos fazer muito mais do que uma unidade básica de saúde é capaz. Aqui, fazemos procedimentos cirúrgicos e não só consulta médica ou encaminhamentos para o Hospital Regional de Sobradinho. Vejo isso como uma quebra de paradigma. Nosso sonho se tornou realidade. Estamos vivendo isso”, destaca a doutora Janaína.



Acompanhe nossas notícias também na Rádio Alternativa FM.


Temos um programa toda sexta-feira, das 16h às 17h. Sintonize na 98,10 FM e acompanhe discussões com especialistas sobre os mais diversos assuntos ligados à saúde. Este ano, já tivemos na programação temas como saúde do idoso, banco de leite, nutrição e alimentação saudável, vacina de HPV nas escolas, o vírus da AIDS, a semana mundial de aleitamento materno, entre outros. Tem alguma sugestão para nós? Entre em contato pelo telefone: 3487-9441 ou procure a Diretoria de Atenção Primária da Saúde (Diraps), no bloco administrativo do Hospital Regional de Sobradinho.

(*) Tem dúvidas e/ou sugestões? Mande um e-mail para imprensa.hrs@gmail.com



Por Amandda Souza – fotos Divulgação

Nenhum comentário