name='content'> ]]>

RECENTES

EDUCAÇÃO: CIGANOS TERÃO ACESSO AO ESTUDO COM TENDA ESCOLAR

 Projeto beneficiará 28 jovens do Núcleo Rural Córrego do Arrozal

O projeto Tenda Escolar, que tem como objetivo alfabetizar jovens, adultos e idosos de cultura cigana, será inaugurado hoje (3), no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, Chácara 163, BR-020, km 16, onde vivem 25 famílias da Associação Cigana da Etnia Calon do DF e Entorno.

"O GDF tem acompanhado o acampamento da Associação Calon, onde todos já possuem certidão de nascimento, e agora podem contar com a Tenda Escolar, com o programa DF Alfabetizado", informou o secretário da Promoção da Igualdade Racial do DF, Viridiano Custódio.

Serão 28 alunos com idades acima de 15 anos, que aprenderão a ler e escrever e também receberão orientações sobre drogas e violência familiar, com palestras ministradas por policiais militares do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, uma proposta da Educação para Cidadania e Segurança (EDUCS).

A Tenda Escola é uma proposta da SEPIR-DF em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e a Administração de Sobradinho.

Cultura Cigana - O Distrito Federal faz parte da rota dos ciganos e há três anos os calons se fixaram nestas terras cedidas pela União, no Córrego Arrozal, e iniciou-se um novo momento para estas famílias, começando com o registro de nascimento de todos os integrantes do acampamento.

Todas as crianças menores de dez anos foram matriculadas na escola pública, mas como no local havia também adolescentes que precisavam estudar – e não se sentiram à vontade de ficar na mesma sala dos pequenos – surgiu o projeto Tenda Escolar.


Fonte: Agência Brasilia, com informações da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial/Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Nenhum comentário