RECENTES

SAÚDE: CENTRAL OTIMIZA MARCAÇÃO DE CONSULTAS EM SOBRADINHO E PLANALTINA


Sistema integrado reduziu de mais de 210 dias para 62 o tempo de espera por atendimento especializado

Um novo sistema integrado de agendamento de consultas de Sobradinho e Planaltina já realizou mais de 6 mil marcações e a central ainda tem vagas nas especialidades de odontologia, endocrinologia e otorrinolaringologia.

"Antes de criarmos a central o tempo de espera por uma consulta especializada levava mais de 210 dias e agora reduzimos para 62 dias", informou o diretor de Atenção Primária à Saúde de Sobradinho e coordenador da Central, Gleiton Lima.

Segundo ele, o novo sistema integrado tem como objetivo otimizar e diminuir o tempo médio de espera por uma consulta especializada.

A central foi implantada em outubro de 2012 e logo estendida a Planaltina, e, atualmente, as duas regionais trabalham em conjunto com oito centros de saúde conectados em on-line.

"Isso (o sistema) permitiu não só a marcação das consultas por grau de necessidade, mas o desenvolvimento de estratégias para mutirões beneficiando os pacientes de Sobradinho e Planaltina com a diminuição do tempo de espera", acrescentou o coordenador.

Lima acrescentou que a meta, até o fim do ano, é alcançar um tempo médio de espera de 45 dias.

A atenção primária é ordenadora do processo de encaminhamento dos pacientes pelos responsáveis pelo tratamento inicial – clínico e saúde da família –, e, em caso de necessidade de avaliação ou intervenção de um especialista, a central de marcação de consulta gerencia o agendamento por telefone.

Por  Júliio Duarte, da Secretaria de Saúde/Foto:Divulgação/SES

Nenhum comentário