RECENTES

ACONTECENDO: SAÚDE EM SOBRADINHO

*Amandda Souza

Clínica da Família em Nova Colina I

Reduzir o fluxo de pacientes de atenção primária no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e atender cerca de 20 mil moradores da região. Este é a proposta da 6ª Clínica da Família da rede pública de saúde do Distrito Federal, inaugurada no dia 17 de maio, no condomínio Nova Colina I, em Sobradinho, com a presença do governador Agnelo Queiroz, do secretário de saúde, Rafael Barbosa, e da Coordenadora Geral de Saúde de Sobradinho, Joana D’arc Gonçalves Silva, e diversas autoridades. Além dos moradores da região, a nova unidade atende quem vive em Rota do Cavalo e Córrego do Arrozal. A clínica funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira e é formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em saúde bucal.

Visitas de médicos residentes estrangeiros

Neste mês, o Hospital de Sobradinho recebeu a visita de residentes de medicina cubanos, que vieram aprender as técnicas do nosso Banco de Leite. Eles estiveram aqui por dois dias. Os próximos a nos visitar serão angolanos. A visita acompanhada permite que eles se capacitem para levar técnicas brasileiras a seus países e a troca de experiências.

Carreta da Mulher apresenta ótimos resultados em nossa Regional

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, também conhecida como Carreta da Mulher, foi recorde de exames preventivos na rede de saúde pública do Distrito Federal. Voltada para atenção primária das mulheres, a carreta esteve estacionada de 11 de março a 12 de abril em Sobradinho II e na Fercal, e atendeu, ao todo, 3402 mulheres. Milhares de exames preventivos como ecografias, ultrassonografia, mamografia e coletas foram realizados.

Menos filas para você, mãe!

A classificação de risco mudou. Antes, o hospital classificava todos os pacientes de uma só vez. Agora, há uma triagem específica para todos que vão à pediatria. A mudança facilitou a vida das mamães e organizou ainda mais o nosso atendimento! Além disso, em busca do aperfeiçoamento da triagem, o hospital está implantando o Protocolo de Manchester. A partir do mês de junho os médicos já serão capacitados para o sistema europeu, que irá agilizar o procedimento e melhorar o atendimento ao público. Nossa meta é que a classificação de risco seja cada vez mais rápida.

Previna-se

A Blitz da roupa privativa, organizada pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, passou pelo hospital no dia 15/5 e chamou à atenção de todos para se prevenirem das infecções hospitalares. A ação foi uma estratégia lúdica que simulava uma “blitz”, na qual os servidores, vestidos de Policiais, abordaram os profissionais que usavam jaleco ou roupa privativa. O objetivo foi sensibilizar os trabalhadores, esclarecer sobre o uso do jaleco/capote/roupa privativa ao entrar no refeitório e higienização das mãos; dúvidas relacionadas à atuação do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, entre outros assuntos.

Parabéns enfermeiros!

O mês de maio homenageou pessoas muito importantes para o nosso hospital, nossos enfermeiros. Com o tema “Consciência Profissional e a Enfermagem no cuidado com a Vida”, comemoramos do dia 15 a 17 de maio, a semana nacional destes queridos profissionais, com diversas atividades, práticas integrativas e palestras com profissionais renomados, como o professor titular da Universidade de Brasília, Elieonai Alves. O objetivo foi valorizar e agradecer esta profissão tão importante para cada um dos pacientes.


Servidores são destaques do mês


Durante o mês de maio, dois médicos do hospital foram elogiados pela Secretaria de Saúde, a Dra. Halina Carvalho Alves e o Dr. Rafael Bagustti, ambos da clínica médica. Além disso, no mês da enfermagem, cinco enfermeiras foram homenageadas na Câmara Legislativa: Lúcia Machado, Elisabete Mesquita, Simoni Gallina, Luciana Carvalho e Ruth da Silva. Nosso muito obrigado a todos vocês!

Atenção trabalhador:
CEREST chega ao Hospital Regional de Sobradinho

No dia 9 de maio foi inaugurado, no hospital, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST. O serviço é um compromisso com a segurança e saúde do trabalhador, e busca oferecer qualidade de vida a todos, desde autônomos a funcionários públicos.

O centro vai desempenhar as funções do suporte técnico, de educação permanente, de projetos de promoção e vigilância à saúde do trabalhador. Qualquer pessoa que sofrer um acidente de trabalho ou quiser se prevenir, pode procurar o centro, que fica no bloco administrativo do hospital e no telefone 3591-0665.


Metodologia de marcação de consultas não reguladas é exemplo para Brasília


Um novo sistema de marcação e agendamento de consultas criado pela direção de saúde primária do Hospital Regional de Sobradinho reduziu o tempo médio de espera dos pacientes de 210 para 62 dias. A novidade já chegou a Planaltina e hoje ambas as regionais trabalham em conjunto. Agora, a meta é chegar aos 45 dias de espera para o paciente ser atendido nas mais diversas especialidades. Há vagas para dentista, endocrinologista e dermatologista, por exemplo. Para agendar sua consulta, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Obras no Hospital:

Desculpem-nos o transtorno. Nosso hospital está em reforma para melhor atendê-lo! Agradecemos a sua compreensão.


Acompanhe nossas notícias também na Rádio Alternativa FM. Temos um programa toda sexta-feira, das 16h às 17h. Sintonize na 98,10FM e acompanhe discussões com especialistas sobre os mais diversos assuntos ligados à saúde. Este ano, já tivemos na programação, temas como saúde do idoso, banco de leite, nutrição e alimentação saudável, vacina de HPV nas escolas, o vírus da AIDS, a semana mundial de aleitamento materno, entre outros. Tem alguma sugestão para nós? Entre em contato pelo telefone: 3487-9441 ou procure a Diretoria de Atenção Primária da Saúde (Diraps), no bloco administrativo do hospital.

Tem dúvidas e/ou sugestões? Mande um e-mail para:


FONTE: Amandda Souza -ASCOM/SAÚDE – SOBRADINHO /DF

Nenhum comentário