RECENTES

CULTURA: À COMUNIDADE PARA IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS SOBRE O BOI DE SEU TEODORO



Herdeiros do Mestre iniciam processo de construção de Centro de Referência e solicitam ajuda para levantamento que contará a trajetória do Boi em Brasília

O Centro de Tradições Populares de Sobradinho – Bumba Meu Boi de Seu Teodoro completa 50 anos em 2013. Patrimônio cultural do DF, o Boi passa por um processo de inventário, que organizará a vasta documentação sobre o tema, a fim de salvaguardar essa importante expressão local.
O trabalho de Seu Teodoro e da comunidade do Bumba inspirou a produção de registros variados - vídeos, fotos, livros, entrevistas, trabalhos escolares e acadêmicos, objetos, etc. – que, agora reunidos, podem ser importantes para a construção da memória e do futuro desta tradição.
Portanto, solicitamos àqueles que possam prestar depoimentos sobre Seu Teodoro, o Boi e outros aspectos da história do Centro de Tradições, ou que tenham informações sobre documentos que possam ser copiados, catalogados e, que entrem em contato conosco, entre os dias 08 e 19 de abril, nos horários e endereços abaixo.

Centro de Tradições Populares – Bumba Meu Boi de Seu Teodoro
Quadra 15 – Área Especial no 2
Sobradinho/DF - 73.045-620
Tratar com Carlos Eduardo (Duda)
Tel. (61) 8570-0085 ou (61) 8192-9504 ou (61) 9100-3658
caefreire@gmail.com
Horário de atendimento: das 9 às 18h

Secretaria de Estado da Cultura (SeCult-DF)
Subsecretaria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
SCTN – Via N2 - Anexo do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Brasília/DF - 70.041-905
Tratar com Thaian (período da manhã) ou Gabriel (período da tarde)
Tel. (61) 3325-6751
Horário de atendimento: Das 9 às 12h e das 14 às 18h

Realização: Centro de Tradições Populares, Gunga, Secretaria de Estado da Cultura e Superintendência Regional do Iphan/DF
Apoio: Famaliá Produções LTDA., Coletivo Muruá, Transe/SOL/UnB, Fato e GF Produções

Saiba mais:

Seu Teodoro Freire veio para Brasília em 1963 com a missão de trazer o Bumba Meu Boi, tradicional no Maranhão, para a nova capital. Teve o apoio de Edison Carneiro, Darcy Ribeiro, Ferreira Gullar, entre muitos agentes e personagens que ajudaram na construção de uma identidade para Brasília como reflexo da diversidade cultural do país. Com Seu Teodoro vieram muitos outros maranhenses que, além de participarem do desenvolvimento da cidade, assumiram o legado de salvaguardar e divulgar o Bumba Meu Boi e outras expressões tradicionais do Maranhão na nova capital.

O Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula, praticados no Centro de Tradições Populares, são expressões tradicionais da cultura popular reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil. O Boi de Seu Teodoro também é reconhecido como Patrimônio Cultural do DF. Sua história se confunde com a própria história de Brasília. Os conhecimentos relativos à realização dessa expressão cultural têm sido transmitidos através das gerações e permanece vital como referência da cultura e da identidade da capital do Brasil.

Por Marcelo Manzatti

Nenhum comentário