RECENTES

SEGURANÇA: Fevereiro registra queda nos casos de roubo com restrição de liberdade


16 casos a menos que o mesmo período do ano passado

Integrar as polícias por meio do Programa Ação Pela Vida (PAV) e aplicar o policiamento com base em análises criminais se tornaram as principais armas usadas pela Secretaria de Segurança Pública para provocar a queda sensível em naturezas criminais como o roubo com restrição de liberdade da vítima, o chamado sequestro relâmpago.  Dados da pasta apontam que a modalidade sofreu queda no mês de fevereiro com 47 registros até o dia 24 de fevereiro, 16 a menos que o mesmo período de 2012. O mês completo de fevereiro do ano passado registrou um total de 78 casos, e faltando apenas dois dias para o fim do mês, as ocorrências registrados chegam a 60% dos ocorridos no ano anterior.

As cidades de Brasília e Samambaia possuem o maior número de registros (ambas com sete casos) seguidas por Taguatinga (6) e Ceilândia (6). As forças de segurança prenderam em flagrante 19 pessoas, sendo a maioria nas cidades do Paranoá, Sobradinho e Taguatinga.
Vale destacar que em fevereiro deste ano, cerca de 50% dos registros ocorreram em estacionamentos públicos, aos sábados à tarde, ou seja, período em que as vítimas geralmente estão mais distraídas.

Para ajudar a coibir a criminalidade, a Secretaria lançou na semana passada a Operação Asas, que tem como o objetivo de intensificar a prevenção de crimes em locais com grande circulação de pessoas. Entre as áreas monitoradas estarão Parque da Cidade, Rodoviária do Plano Piloto e as quadras comerciais das asas Norte e Sul.

O secretário de segurança pública, Sandro Avelar, ressalta que o crescimento demográfico e também o aumento da frota de veículos interferem na rotina dos brasilienses. “Brasília cresceu em espaço, número de habitantes e em quantidade de veículos. Em seis anos tivemos um aumento de quase 66% no número de automóveis batendo a marca de 1,4 milhão de veículos. Somos a terceira maior região metropolitana do Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. A produtividade policial alcançada no ano passado mostra o comprometimento das forças de segurança. Mais de 11,5 mil criminosos foram presos e 2,2 toneladas de maconha foiram apreendidas. Em ambos os casos batemos um recorde histórico ”, conclui Avelar.
Leia aqui, algumas dicas de segurança elaboradas dela Polícia Militar do Distrito Federal. http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=15449


Por Carolina Rangel

Nenhum comentário