Pesquise neste blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Calor coloca Brasília em estado de alerta



Brasília está mais uma vez em alerta por causa da baixa umidade do ar e das altas temperaturas. A Defesa Civil decretou na terça-feira (30) o estado de alerta. Nos últimos três dias, a umidade relativa do ar variou entre 13% e 16%. Na segunda-feira (29), a umidade chegou ao nível mais baixo do período, com 13%.

O estado de alerta só é decretado quando a unidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos. As altas temperaturas e a falta de chuvas são consequência do veranico, fenômeno climático que acontece entre a primavera e o verão, geralmente no mês de outubro.

A Defesa Civil recomenda ao brasiliense consumir bastante líquido durante o dia, evitar banhos quentes prolongados, fazer refeições leves e evitar ligar aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente. Outra orientação e não fazer exercícios físicos no período entre das 10h às 17 h. As atividades físicas estão suspensas nas escolas públicas do DF entre as 13 h e 17h.

Em alguns pontos do DF, pancadas de chuva amenizaram hoje (31) o calor hoje. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para amanhã (1º) tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas em áreas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 40%.

(Da Agência Brasil/ blog doplenario)

SOCIAL: Feicotur coordena com sucesso o Prêmio Mérito Empreendedor 2012


Muitos empresários de Brasília e região foram homenageados nesta última terça-feira (30/10) com o Prêmio Mérito Empreendedor, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Distrito Federal e Entorno – (FACI/DF), sob a coordenação da FEICOTUR e apoio oficial do BRB, BB, CAIXA, SEBRAE , GDF e Governo Federal . A entrega do prêmio foi realizada no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião foi proferida palestra pelo renomado professor e conferencista Homero Reis, que discorreu sobre “ A historia quem faz é você” tema da premiação deste ano de 2012. O prêmio tem a finalidade de homenagear personalidades e empresas que se destacaram em Brasília por sua atuação em prol da cidadania e do desenvolvimento social e econômico da capital. Um estímulo aos empreendedores que buscam incansavelmente elevar a capacidade de gestão de suas empresas.
Confira algumas fotos de homenageados da noite:





































Da redação/  fotos Franklin/JS

SEGURANÇA: Mãe de Policial Militar leva tiro na perna durante tentativa de sequestro em Sobradinho II

A mãe de um policial militar foi assaltada na madrugada desta quarta-feira (31/10) em Sobradinho II em frente a uma pizzaria da região. Ela acabou atingida na perna por um tiro disparado por um dos bandidos. Segundo a Polícia Militar, ela estava dentro do carro quando dois homens a abordaram e tentaram levá-la em um sequestro relâmpago. A vítima foi baleada quando tentou escapar da ação.

Após o disparo, os bandidos conseguiram fugir com o veículo. A senhora foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Regional de Sobradinho, onde passou por cirurgia e permanece internada sem risco de morte.

O caso está sendo investigado pela 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II). Até o momento nenhum suspeito foi preso. Se forem detidos, os suspeitos irão responder pelo crime de tentativa de latrocínio.


Alessandro Batista dos Santos, de 33 anos, conhecido como Pica Pau, foi preso nesta terça-feira (30/10), suspeito de traficar haxixe.
Na casa dele, no Condomínio Verde Vale, em Sobradinho II, a polícia encontrou 4 kg da droga. O haxixe estava enterrado no quintal, em porções de 100 gramas. A apreensão foi a maior do ano.

De acordo com o delegado Leonardo de Castro, da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), Santos trocava drogas por carros roubados em Mato Grosso do Sul, em parceria com um homem conhecido como Jairzinho, morador de Coronel Sapucaia. Ele foi preso próximo a Dourados (MS) com um Fiat Strada roubado em Ceilândia.

Santos tem uma passagem por tráfico de drogas, duas por furto e uma por tentativa de homicídio. Segundo o delegado, o suspeito lucraria R$ 40 mil com a venda da droga. Ele responderá por receptação e tráfico, podendo pegar até 19 anos de prisão.
  
Fonte: correioweb/ visto no blog Flagrante

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ARTIGO: O Projeto Político - Sobradinho II Rumo à Cidade Saudável

No artigo desta semana, o vice-presidente da Câmara, deputado Dr. Michel (PEN), aborda projeto piloto em fase de implantação que pretende transformar Sobradinho II em uma cidade saudável, por meio do atendimento das necessidades primárias, secundárias e terciárias da comunidade. O parlamentar cita o filósofo Aristóteles para ressaltar a necessidade de convivência social das pessoas.



"Quem for incapaz de se associar, ou não sente essa necessidade por causa da sua auto-suficiência, não faz parte da cidade e será um bicho ou um deus" 
(Aristóteles, 384-322 a.C.).
A necessidade de convivência entre as pessoas já era reconhecida por Aristóteles.
Mais do que uma necessidade, a convivência social humana decorreria de sua própria existência, afirmando aquele filosofo que "O Estado - cuja função é proporcionar o mais alto bem, uma vida boa - é a mais elevada forma de
comunidade, na base da qual se encontra a família".
Assim, é na convivência social que o homem busca o atendimento de suas necessidades, mas, é no exercício da politica que efetivamente se alcança a plena satisfação destas necessidades.
O Projeto Sobradinho II – Rumo à Cidade Saudável é o resultado de decisões políticas que buscam integrar as mais variadas e complexas ações governamentais e do terceiro setor, com vistas ao pleno atendimento das necessidades primárias, secundárias e terciárias de toda a comunidade de Sobradinho II.
Não se trata de um fim em si mesmo, ao revés, é a busca de soluções objetivas, cujo alcance é ampliado pela gestão política das ações estatais, até então dispersas e desconexas entre si.
O Cidade Saudável, como projeto piloto, com nossa decisão e empenho político, já se encontra em fase de implantação.
A complexidade de cada uma das ações e a necessidade de integrar umas às outras, estão a exigir o mais absoluto empenho e compromisso com a coisa pública e finíssima sintonia com as necessidades sociais locais.
Requerem do detentor de poder politico a atenciosa auscultação popular, a presença permanente na comunidade e o conhecimento integral de suas
prioridades.
Há que haver, também, a consciência plena de que nenhuma ação isolada, por mais ampla que seja, conseguirá modificar o quadro social. É imprescindível
a integração das ações governamentais e, principalmente, apoio e empenho político para uma permanente integração dessas mesmas ações, sob pena de descontinuidade do projeto com graves consequências sociais e econômicas.
A exemplo, podemos citar a instalação de saneamento básico, como uma rede de esgotos: após sua implantação, é necessário o asfaltamento das ruas, a adoção de programas permanentes de orientação à população para não ligar a esta rede as coletas residenciais das águas de chuva; não lançamento de lixo nas vias; a manutenção preventiva das chamadas "bocas-de-lobo", entre outras.
Veja-se que o complexo de ações não é ensimesmado, portanto, não basta a instalação da citada rede, o poder público deve permanecer presente junto à comunidade, orientando seus comportamentos e reduzindo o tempo de resposta para cada uma das demandas surgidas.
Não se trata de uma utopia, não é o sonho de uma Suíça em Sobradinho II. A Suíça existe e podemos tê-la aqui, basta gestão, empenho, trabalho, seriedade e compromisso público.
* Dr. Michel (PEN) é deputado distrital  e vice-presidente da Câmara Legislativa - Fonte site CLDF/ foto divulgação

Uma festa do livro e da cultura

Com programação diversificada, 2ª Feira do Livro de Sobradinho é sucesso de público












*Gizele Chaves

Foram sete dias de muita literatura, música, teatro, exposições, contações de histórias, bate papo com escritores e oficinas. A 2ª Feira do Livro de Sobradinho, fruto de uma parceria com a Coordenação Regional de Ensino, movimentou a cidade e possibilitou muito lazer e cultura aos moradores da região.

A Coordenação Regional de Ensino organizou um estande repleto de trabalhos dos alunos. Cerca de 3 mil crianças e jovens das escolas públicas e particulares da região visitaram a feira, durante os sete dias de exposição, o que comprova o sucesso da iniciativa. “Nosso objetivo é incentivar o hábito da leitura e incluir a Feira do Livro no calendário de eventos da
cidade”, afirmou o administrador de Sobradinho, Márcio Guedes.

Os visitantes puderam assistir a peças teatrais, shows, se divertir com as brincadeiras do Palhaço Bicicleta, participar de oficinas e bater papo com escritores. A programação foi bastante diversificada, com atividades durante o dia e à noite. Os alunos também participaram de concursos de desenho e redação. A exposição de livros contou com mais de 1.500 títulos da literatura nacional e estrangeira.

Por Gizele Chaves / Fotos Junior Nobre/JS 

SEGURANÇA: Assalto a coletivo com reféns na BR 020 tem final feliz graças a Polícia Militar

*Claudio Martins

Por volta das 16h de segunda-feira, 29/10, dois menores foram apreendidos por policiais militares de Planaltina, acusados de roubo a coletivo com restrição de liberdade das vítimas. Eles fizeram os passageiros de reféns durante o assalto. Todos foram libertados com vida e a arma de fogo utilizada no crime foi apreendida.
Os menores pegaram o coletivo que seguia para Planaltina/GO, na parada de frente ao Supermercado Comper de Sobradinho, pagaram as passagens e aguardaram o momento certo para anunciarem o assalto. Nas proximidades do Posto de combustível Itiquira os menores, com uma arma de fogo em punho, anunciaram o crime.

Uma guarnição da Polícia Militar, composta pelo subtenente David Costa, sargento Odemy, cabos Jean Borges, Edson e Joilson lotados no 14º BPM de Planaltina, passava pelo local, percebeu a movimentação suspeita dentro do coletivo e realizou o acompanhamento, enquanto solicitava apoio aos demais prefixos da cidade. Os menores ao perceberam a viatura policial realizaram diversos disparos de arma de fogo na direção dos policiais, alvejando o para-brisa e retrovisor do veículo.

A equipe de GTOP-34 chegou rápido do local para apoiar a guarnição que realizava o acompanhamento ao veículo. Os policiais dispararam nos pneus do coletivo e conseguiram pará-lo.

Os menores percebendo que iriam ser apreendidos pegaram um dos passageiros como refém e com arma de fogo apontada para a cabeça da vítima, ameaçaram atirar, se os policiais entrassem no ônibus.

O grupo de negociadores do BOPE foi solicitado para o local, entretanto os policiais militares de Planaltina conseguiram convencer os menores a libertar os reféns e a se entregarem.

Os menores foram apreendidos e os passageiros libertados. Muitos estavam em estado de choque, porém felizes, pois ninguém foi ferido. A arma de fogo, um revolver calibre 32 com quatro munições intactas também foi apreendida e os pertences das vítimas foram recuperados na totalidade.

Os menores foram conduzidos a DCA e autuados em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de roubo com restrição de liberdade das vítimas.


Por Claudio Martins/Fotos Ferreira Santos – Especial para o Jornal de Sobradinho

SOCIAL: Programa Ginástica nas Quadras

Com objetivo único de manter a qualidade de vida dos habitantes desta cidade, a Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho/Lions Clube Brasília Sobradinho, presidido pelo professor Ranieri Falcão, promoveu no último dia 17/10/2012 à III (terceira) caminhada noturno do programa ginástica nas quadras. Com dois polos totalmente ativos, a caminhada terminou no salão do Lions Clube com uma palestra realizada pelo (Dr. Nazion) sobre diabetes e com verificação da taxa de glicemia, regado de um farto e saboroso lanche com frutas tropicais.

Confira imagens do evento:



Por Lions Clube Brasilia/Sobradinho (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho