Pesquise neste blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MEIO AMBIENTE: Vida nova para o Ribeirão Sobradinho!

Em busca de soluções técnicas para a recuperação do córrego, um Grupo de Trabalho vai mobilizar a comunidade da cidade. O GT é formado por técnicos de órgãos do GDF, como Adasa, Caesb, SLU e IBRAM.

O foco do movimento, que conta com a participação de estudantes e técnicos do governo na divulgação, é a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável, atitudes que visam revitalizar os 8 km do Ribeirão que estão poluídos.

Durante as comemorações do Dia da Árvore, na semana passada, foi dada a largada das ações. Foram plantadas 60 mudas de árvores nativas do cerrado nas margens do córrego, que tem 25 km de extensão e desemboca no rio São Bartolomeu.


Fonte Articulação Social Secom/GDF Secom/GDF articulacaosocialgdf@gmail.com

Marcada data da posse de Paulo Tadeu no cargo de Conselheiro do TCDF

Indicado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Distrito Federal, Paulo Tadeu tomará posse no dia 08 de outubro de 2012. A cerimônia será realizada às 15h, no plenário do TCDF.

Conforme prevê a Lei Orgânica do DF, Paulo Tadeu foi sabatinado pelos deputados distritais e teve seu nome aprovado pela Câmara Legislativa do DF. Ele ocupará a vaga deixada pelo Conselheiro Ronaldo Costa Couto, que se aposentou no dia 26 de setembro deste ano.

Fonte TCDF / foto Eduardo Nobre/JS

TST determina fim da greve dos Correios

Após 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir de hoje (28), de acordo com o horário de cada funcionário. Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.

Se o trabalho não for retomado , será aplicada multa de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”.

O presidente do TST, João Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios têm um dos salários mais baixos entre todas as empresas públicas federais. “Há uma falta de atrativos na carreira que não podemos perpetuar”.

Os ministros decidiram que greve não é abusiva porque foi comunicada com antecedência pelos empregados à empresa. Também foi determinada a formação de uma comissão com representantes da empresa e dos empregados para debater a adaptação do plano de saúde oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve, o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%.

(Por: Sabrina Craide/doplenario)

SEGURANÇA: Viatura da Polícia Rodoviária que seguia para Planaltina capota na BR-020

Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) capotou na BR-020 no trecho entre Sobradinho e Planaltina, aproximadamente no km 12, perto do condomínio Nova Colina na manhã desta sexta-feira (28/9). O acidente aconteceu por volta das 7h30.

Nenhum outro carro se envolveu no acidente e as duas pessoas que estavam na viatura sofreram ferimentos leves. Os bombeiros informaram que apenas uma das vítimas teve que ser transportada para o Hospital Regional de Sobradinho.

Fonte correioweb Foto: Willian de Farias/G1

ESPORTE: Futsal sábado no Ginásio de Esportes Carmem de Oliveira

Nesse Sábado (29/09) teremos no Ginásio de Esporte de Sobradinho jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense de Futsal. As 17h os meninos do Sub 13 disputarão uma partida que pode valer a liderança "Sobradinho x Gol de Placa", já as 18h é a vez do Sub 17 entrar em quadra e tentar mais uma vitória que deixará o time bem próximo da classificação para a semifinal "Sobradinho x Gol de Placa".

Venham e prestigiem os futuros craques do futsal mundial!

Por Fábio Martins/ blog aliastpadua.com.br

SAÚDE: Mutirão em Sobradinho faz quase 500 atendimentos em um dia de ação

*Rafaela Marrocos

O mutirão de especialidades realizado no último sábado (22), no Centro de Saúde 03 de Sobradinho II, realizou 494 atendimentos. Trabalharam na ação cerca de 30 servidores. Todos que compareceram ao local foram atendidos nas áreas de neurologia, pediatria, odontologia e nutrição, além dos exames de acuidade visual, pressão arterial, glicemia capilar e bioimpedância (que mede a idade metabólica). O objetivo da Regional de Saúde é dar continuidade a essas ações para conseguir zerar fila de espera.

De acordo com a coordenadora da Regional de Saúde de Sobradinho, Joana D´arc, o mutirão, além de produtivo, foi muito gratificante. “Nós conseguimos atender pessoas que estavam há meses esperando na fila. E foi muito bom perceber que a proposta deu certo. Nós recebemos muitos elogios dos pacientes que estavam satisfeitos e isso foi muito importante pra gente”, contou.

Os profissionais de Saúde também avaliaram, no mesmo dia, alunos com possível quadro de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As crianças foram encaminhadas pela Coordenação Regional de Educação de Sobradinho. Segundo o diretor de Atenção Primária da Regional de Saúde de Sobradinho, Gleiton Araújo, a parceria entre as duas secretarias, de Saúde e Educação, deve continuar nos próximos mutirões.

Além disso, Araújo destacou que nessa ação e nas próximas o diferencial será a aproximação com a comunidade e a realização de práticas integrativas. “Nós queremos que seja oferecido um atendimento com qualidade e humanizado nos mutirões. Esse contato mais direto e com respeito é muito importante para a população e para nós que somos gestores públicos”, explicou.

Os pacientes que aguardavam atendimento puderam conhecer os estandes de doenças sexualmente transmissíveis, dengue, leishmaniose, hantavirose e leptospirose. Nesses locais, foram feitas ações educativas, com a finalidade de ressaltar a importância da prevenção. Os interessados também realizaram a abertura do cartão do SUS e de Prontuário Eletrônico.



Por Rafaela Marrocos

ESPORTE: Sobradinho II estreia com vitória na Copa Brasília de Futsal

A equipe de Futsal de Sobradinho II estreou (27/9), no Ginásio de Sobradinho contra a equipe da Cidade de São Sebastião,com um incio de jogo muito truncado e Sobradinho II abusando de fazer faltas a equipe de São Sebastião abriu o placar aos 9 minutos do primeiro tempo, deixando a equipe de Sobradinho II um pouco nervosa, pois a maioria de seus atletas tem dezoito anos e com pouca experiência em jogos da categoria adulta,mas aos poucos a equipe foi se refazendo do susto e aos vinte e três minutos ainda no primeiro tempo empatou a partida, indo para o intervalo mais tranquila. No intervalo , a equipe recebeu algumas orientações de seu treinador e voltou para o segundo tempo disposta a apagar a atuação pífia do primeiro tempo. Aos cinco minutos do segundo tempo o jogo já estava 4 X 1, para Sobradinho II , e aos 18 minutos o jogo já estava sacramentado com um placar de 6X1, a equipe de São Sebastião ainda fez mais três gols, fechando o placar em 6X3. Destaques do jogo vão para Digo, Nenen, que marcaram dois gols cada um, e Gustavo que marcou um golaço de letra.O Goleiro Welington também teve uma boa atuação defendendo dois tiros livres.O próximo jogo de Sobradinho II será no dia 06 de outubro as 17h15, no Sesc Taguatinga Norte contra a equipe do Riacho Fundo I.A equipe retornará aos treinos nesta segunda dia 01 de outubro as 20 horas no Ginásio de Sobradinho II.

Ficha Técnica:

Atletas: Alair, Gustavo (um gol), Leonardo, Julio Cesar,Lucas,Maheus,Digo (dois gols), Ruan,Valdine, Nenem (dois gols), Welington e Willian (um gol).Adevagner (Técnico), Pedro Ribeiro (aux/massagista).

Fonte blog cfasobradinhoii.blogspot.com.br / foto Advagner

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ÚLTIMAS: Alexandre Yanez é anunciado como novo administrador da Fercal

O Governo do Distrito Federal anunciou Alexandre Yanez como novo administrador regional da Fercal. A nomeação será oficializada na edição desta quinta-feira (28/9) do Diário Oficial do DF (DODF).

Fonte Agência Brasília

FIOCRUZ Brasília divulga resultado de processo seletivo para bolsistas do Ensino Médio

AO TODO, NOVE BOLSISTAS FORAM SELECIONADOS PARA ATUAR NO PROJETO FORTALECIMENTO DA AÇÃO INTERSETORIAL EM SAÚDE: APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS EM SOBRADINHO II – DISTRITO FEDERAL

*Nayane Taniguchi

A FIOCRUZ Brasília divulgou, na tarde do dia 26 de setembro, o resultado do processo seletivo para vagas de bolsistas de Extensão e Iniciação Científica Junior – Bolsista DRP -, que atuarão no projeto “Fortalecimento da ação intersetorial em saúde: apoio à implementação do Programa Saúde nas Escolas em Sobradinho II – Distrito Federal”. Ao todo, nove bolsistas – estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Rede Pública da região de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal – foram selecionados. O início das atividades está previsto para outubro.

Os bolsistas selecionados participarão das ações que apoiam a implementação do Programa Saúde na Escola, iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, em Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. O projeto da FIOCRUZ Brasília visa a fortalecer espaços permanentes de articulação entre comunidade escolar, equipes de saúde da família, unidades básicas de saúde e movimento social, com foco nas ações de atenção à saúde da comunidade escolar em Sobradinho I e II. Entre outras atividades, os bolsistas atuarão na execução e avaliação do Diagnóstico Rápido Participativo – DRP, processo que contribuirá para a definição de prioridades acerca da situação de saúde de escolares da Região, e no apoio ao fortalecimento da implementação do Programa Saúde na Escola nas escolas da Região.

Lista de Selecionados para o cargo de Bolsista de Extensão e Iniciação Científica Junior - Fiocruz:

• Brunno Dourado Silva
• Camila Rodrigues Oliveira
• David Rodrigues Lisboa
• Erika santos de carvalho
• Jessica Soares Silva
• Lucas Rabello de Freitas
• Maíra Cristina Maia de Sousa
• Matheus Xavier Linhares Rodrigues
• Mikaella Costa de Sousa

Fonte: Fiocruz Brasília/visto no blog Clipping Sobradinho II

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TCDF: Nome indicado para vaga de conselheiro é aprovado pela CLDF

Depois de passar por mais de quatro horas de sabatina, o deputado federal Paulo Tadeu teve seu nome aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do DF. Ele foi indicado oficialmente pelo governador Agnelo Queiroz, nesta terça-feira, dia 26 de setembro. Paulo Tadeu vai ocupar a vaga deixada pelo Conselheiro Ronaldo Costa Couto, que se aposentou compulsoriamente. A sabatina é prevista pela Lei Orgânica do DF e foi realizada pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da CLDF. A indicação do sucessor foi aprovada, em seguida, pelo plenário da Câmara Legislativa. A data da posse no TCDF ainda será definida.


Fonte TCDF


PT Brasília
NOTA À IMPRENSA


O Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal parabeniza Paulo Tadeu pela indicação para compor o Tribunal de Contas do Distrito Federal - TCDF, feita pelo nosso governador Agnelo Queiroz.

O Deputado Paulo Tadeu, militante do Partido dos Trabalhadores desde sua adolescência, é reconhecido pela brilhante atuação que desenvolveu ao longo de três mandatos consecutivos na Câmara Legislativa, que culminou com sua eleição para a Câmara dos Deputados, com a expressiva votação de mais de 164 mil votos.

Como Secretário de Governo, coordenou os primeiros passos na reorganização administrativa do DF, arrasada após a Caixa de Pandora.
Com a ida de Paulo Tadeu para o TCDF perdemos um quadro partidário que fará falta ao PT, mas a população do Distrito Federal ganha a experiência e a dedicação de um servidor público que sempre atuou de maneira firme na defesa do patrimônio público, da transparência e do controle social sobre as ações do Estado.

Aproveitamos para agradecer ao companheiro pelos 16 anos de luta e construção coletiva junto ao PT/DF. Neste período demonstrou lealdade ao partido assumindo as mais diversas atividades sempre que solicitado. Sempre defendeu os direitos dos trabalhadores e dos mais necessitados com garra e seriedade conferidos a grandes homens públicos.

Por seus préstimos ao partido e à sociedade até hoje é que temos certeza de que sua missão no Tribunal de Contas do Distrito Federal será cumprida no sentido de defender os interesses do bem público ampliando a prática do controle transparente na aplicação dos recursos de erário.

Diretório Regional do PT-DF,
26 de Setembro de 2012.

Porta-voz do GDF anuncia Paulo Tadeu para vaga no Tribunal de Contas

Anúncio foi feito por Ugo Braga em rede social no final da tarde desta terça.
Conselheiro Ronaldo Couto fará 70 anos em outubro e terá que se aposentar.


Do G1 DF
Deputado federal Paulo Tadeu (PT) será indicado para vaga no Tribunal de Contas (Foto:Felipe Néri/G1)

O porta-voz do governador Agnelo Queiroz, Ugo Braga, informou por meio de sua conta no Twitter no final da tarde desta terça-feira (25) que Agnelo vai indicar o deputado federal Paulo Tadeu (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal , na vaga que será aberta com a aposentadoria de Ronaldo Costa Couto.

A aposentadoria de Couto foi confirmada nesta terça pela Tribunal de Contas. Ele completa 70 anos no dia 3 de outubro, idade limite estabelecida pela legislação para que servidores e magistrados permaneçam em atividade.

De acordo com Braga, Agnelo vai mandar uma mensagem para a Câmara Legislativa com a indicação de Tadeu para a vaga no Tribunal de Contas assim que a aposentadoria de Couto for publicada no Diário Oficial do DF.

O candidato a novo conselheiro será sabatinado pela Câmara Legislativa. A aprovação do nome pelos deputados distritais será feita em votação secreta.

Tadeu ocupou o cargo de secretário de Governo do Distrito Federal entre janeiro de 2011 e junho deste ano. No final do ano passado, o policial João Dias, autor das denúncias de suposto esquema de corrupção que levaram à saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte, tentou invadir o gabinete do então secretário. Dias foi detido acusado de agredir duas servidoras e um sargento da Polícia Militar na ocasião.
Ugo Braga anuncia que GDF vai indicar Paulo Tadeu para vaga no Tribunal de Contas (Foto: Reprodução)

Fonte G1/DF

ARTIGO: O jornal de papel não vai acabar, porque ele é matéria palpável da vida

*Conceição Freitas

Já houve quem fizesse um cálculo: o jornal vai acabar em 2043. Donos de grandes jornais no mundo inteiro se reúnem para trocar figurinhas e descobrir um jeito de adiar essa data por, pelo menos, mais um século. Filha de jornal que sou, tento me acostumar com a hipotética ideia de que, antes de eu morrer, morrerá uma de minhas casas, as folhas de papel impregnadas de letrinhas.

O jornal impresso é o cenário básico de Cidadão Kane. Na obra-prima de Orson Wells, toda a construção da infelicidade do megaempresário das comunicações percorre as folhas de papel-jornal. Mas, se a redenção de Kane está em Rosebud, a minha está nas barulhentas lâminas de celulose que me acompanham desde antes de eu conseguir decifrar o que dizia aquele tanto de letra colada uma na outra.

Vejo, porém, uma notícia no fim do túnel. Não sei se sou eu e minha saudade depois de morta ou se efetivamente há um movimento de retomada da estética do jornal impresso. Lojas de design vendendo almofadas e cortinas feitas de tecidos com o grafismo de Gutemberg. Camisetas, aventais com a mesma estamparia em preto e branco. Não me lembro se em Goiânia ou Brasília, encontrei dia desses uma loja de grife com vitrine feita de jornal.

Ao contrário do que o jornalista costuma dizer, o jornal do dia seguinte não serve apenas para embrulhar peixe. A tipologia impressa em colunas, entremeada de fotos, quadros e letras graúdas sempre teve uso estético — barquinho, chapéu, fantasias, trabalhos escolares, produções artesanais, intervenções plásticas, o papel-jornal foi uma das imagens mais recorrentes da sociedade industrial. E parece ganhar outro sentido na sociedade digital.

Dia desses, num impulso incontrolável, comprei seis almofadas cuja estampa são páginas do New York Times. Como se quisesse eternizar a fugacidade do jornal diário. Talvez venha daí meu desentusiasmo em relação às redes sociais e, por extensão, às plataformas da internet. A virtualidade me escapa das mãos — ela não tem cheiro, não tem tato, não amassa, não cola no meu corpo, não me convoca a dobrar e redobrar a folha de papel, a virtualidade é facinha e muito mais fugaz. Ela só existe na luminosidade impalpável da tela.

O papel-jornal confirma a materialidade do meu existir. Estabeleço com ele um corpo a corpo — folhas desobedientes espalhadas pelo chão nas manhãs de domingo. Quando o motoqueiro o atira na varanda, entra pelas paredes um trovão de papel e sinto o alívio de ter renascido para mais um dia.

Algo me diz que o jornal impresso não morrerá nem em 2043 nem em 3043. A virtualidade, elevada à máxima potência, vai nos fazer dar de cara com o vazio. Aí, amigos, vamos querer recuperar a materialidade do mundo real, com o que de belo e cruento há nele.


Por conceicaofreitas.df@dabr.com.br/ visto no correioweb

SEGURANÇA: Polícia recupera caminhão minutos depois de ser furtado em Sobradinho

Por volta das 20h30 desta terça-feira (25), a equipe do Grupo Tático Operacional (Gtop 33), integrada pelos Sargentos Márcio Batista, Torres Viana e Claudio, pelos Cabos Sevilha, Arilson e Igor Melo e pelo Soldado Avelar, prendeu um homem de 50 anos pelo crime de furto de veículo.

Os policiais, que foram informados de um possível furto de um caminhão, conseguiram localizar o suspeito próximo ao condomínio Nova Colina, em Sobradinho.. Na abordagem foi encontrada uma chave "micha" em posse do acusado. Ele foi preso e encaminhado à delegacia da área para registro do flagrante.

Fonte: PM-DF

Caesb interdita Farmácia Popular em Sobradinho

*Johnny Braga

As portas da Farmácia Popular, em Sobradinho, estão fechadas, com direito a correntes e cadeado. A direção da farmácia se recusou a dar qualquer esclarecimento sobre o assunto e dispensou os funcionários. O local foi interditado pela Caesb que identificou vários problemas que ofereciam riscos para usuários e funcionários do local, principalmente nos sistemas de água e esgoto. A farmácia permanecerá fechada por tempo indeterminado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – órgão ligado ao Ministério da Saúde – já estuda medidas para que a população não saia prejudicada.

Nessa segunda-feira, fiscais da Caesb identificaram os seguintes problemas na estrutura do prédio da farmácia: esgoto aberto e vazando, hidrômetro soterrado, vazamentos, infiltrações e piso da área de aten dimento ao público cedendo. Foram flagradas várias cadeiras cercando a área em que o piso estaria afundando. Além de tudo, a Caesb suspeita de contaminação da água, pois foi verificada presença de fezes e ratos no local. Segundo a prestadora, os Bombeiros, Vigilância Sanitária e Defesa Civil foram notificados sobre a situação para que o prédio fosse interditado. O relatório da Caesb aponta que o local não tem condições estruturais para funcionar, pois correr o risco de desabamento e de curto-circuito. O fechamento da farmácia incomodou muita gente que faz uso constante dos remédios oferecidos.

Após o fechamento, várias pessoas necessitadas de medicamentos foram ao local e reclamaram das portas fechadas. “Que absurdo! Tô esperando há dois meses um remédio e agora tá tudo fechado”, protestou a auxiliar de limpeza Josefa Bispo, 61 anos. Além de reclamar sobre o ocorrido na manhã de ontem, Josefa criticou a forma com a distribuição de medicamentos na rede pública do DF é realizada.

O normal é muito caro

“Não temos remédios no posto de saúde e nem na farmácia popular. Não tenho condição de comprar por um preço mais alto e pra não ficar sem o remédio, terei que reduzir gastos em outras coisas de casa. Na farmácia normal é muito caro”, reclamou. Apesar de criticar o sistema, Josefa conta que o atendimento no interior da farmácia nunca foi ruim e que a saúde pública não merecia esse descaso.

Quem também se queixou da situação foi o comerciante Rodemare Moreira, 51 anos. Ele conta que já são três meses ocorrendo problemas no sistema da farmácia, que acabam impedindo que os usuários tenham acesso aos medicamentos e, até ontem, nada havia sido solucionado. “Isso é dinheiro público queimado! Agora, fecham do nada e nem comunicam pra gente. E quem precisa, agora vai ter que comprar mais caro. É uma vergonha!” protesta.

Fonte: clicabrasilia

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ENTREVISTA: Deputado Distrital Cláudio Abrantes defende a elaboração de uma lei mais justa para ocupação do solo de forma ordenada no DF

* Júnior Nobre

LUOS - Lei de Uso e Ocupação do Solo no DF ainda está em fase de Audiências Públicas nas Satélites e deverá ser enviada em breve a Câmara Legislativa para arremate final das demandas e posterior aprovação dos deputados distritais através de votação. Esta Lei obedecerá um marco na regulamentação do uso do solo no Distrito Federal onde será necessária a ação conjunta com AGEFIS, CAESB, DFTRANS, TRANSPORTES, TERRACAP e outros órgãos de sustentação do GDF, com isso a LUOS definirá a real destinação da área, que pode ser comercial, residencial, industrial ou mista e a ocupação definirá os parâmetros para as edificações, segundo o uso adequado pela legislação. A LUOS definirá os parâmetros de uso e ocupação, um aprofundamento e detalhamento para o PDOT, dando tranqüilidade e segurança ao governo e a população.

O empresariado e parte da comunidade de Sobradinho tem visto muito o Sr. em algumas reuniões pela cidade. O que mais o aflige nessas visitas?

Tenho orgulho de ser deputado pela região norte, uma grande responsabilidade na defesa dos interesses do povo. Em todas as visitas procuro ouvir as pessoas, encontrar a melhor forma de ajudar a solucionar os problemas enfrentados. Vejo as dificuldades existentes há décadas nos transportes coletivos, principalmente para os moradores da região, que além de poucos ônibus enfrentam diariamente o congestionamento. Verifico a necessidade da regularização de condomínios que precisam receber as melhorias necessárias e dar a segurança jurídica necessária aos seus proprietários. São muitas as dificuldades da população e procuro conversar, sempre que posso, com o governador para levar todas essas reivindicações. Apresentei inúmeros projetos de lei, requerimentos e indicações na Câmara Legislativa para melhorar a vida da comunidade. Sempre quero fazer mais para conseguir exercer com dignidade e cumprir o mandato de deputado a serviço da população.

Como a LUOS poderá ajudar Brasília?

Fui o relator do PDOT - Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT que define a localização dás áreas urbanas e as destinadas para atividades econômicas e sociais da população. Enquanto o PDOT é um instrumento que planeja a política territorial e a orientação para que o governo e a sociedade atuem para a produção e administração das localidades urbanas, prevendo a expansão urbana e rural do território do Distrito Federal, a LUOS - Lei de Uso e Ocupação do Solo relaciona-se ao uso e ocupação. O uso definirá a destinação da área, que pode ser comercial, residencial, industrial ou mista e a ocupação definirá os parâmetros para as edificações, segundo o uso adequado pela legislação. A LUOS definirá os parâmetros de uso e ocupação, um aprofundamento e detalhamento para o PDOT, dando tranqüilidade e segurança ao governo e a população.

Quando o Sr acha que poderemos ter a LUOS definitivamente aprovada no DF?

A Secretaria de Estado de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano –SEDHAB tem realizado inúmeras reuniões com a população, para identificar as necessidades e anseios dos moradores, comerciantes e investidores. Tenho acompanhado essas reuniões e ajudado o governo a mobilizar a população. Ainda estamos no começo dos debates. São várias as etapas de discussões. Tentaremos aprová-la ainda este ano, dependerá de conseguir o consenso para a sua aprovação e isso leva tempo: reunir todos em torno de interesses comuns, onde todos possam ganhar. Parece difícil, até impossível, mas esse tem sido meu objetivo.

Em sua opinião qual deverá ser a maior dificuldade para aprovação final da LUOS?

Como sempre quando se tenta reunir a pluralidade de interesses, representados pelos diversos segmentos da sociedade, enfrenta-se dificuldades. Isso me anima a continuar trabalhando para que o Distrito Federal seja cada vez mais justo com toda a população. Essa maior dificuldade, que é conseguir o consenso da pluralidade, além de permitir a elaboração de uma lei mais justa, ainda serve para educar os agentes públicos e a população para a grandiosidade do exercício da democracia.

Qual deverá ser o papel CLDF na aprovação da LUOS?

Como deputado tenho atuado para mobilizar a sociedade e colaborar com o governo. Penso que esse deve ser o papel da Câmara Legislativa, chamando a população, debatendo com transparência, mostrando todas as informações e construindo de forma democrática a regulamentação que definirá o uso e a ocupação do solo. Aliado a isso, os deputados devem estar atentos às ações do governo, que precisa manter a atual prática, sempre apto a colaborar para dar informações e debater com a Câmara Legislativa e a sociedade os mais variados temas. No caso da LUOS a Câmara Legislativa e o Governo têm mostrado uma importante parceria para a elaboração de uma lei conseqüente e que efetivamente sirva aos interesses de toda a população do DF.

O que a comunidade pode fazer para ajudar?

Sempre que a comunidade é chamada para debater e contribuir com as discussões com a Câmara Legislativa e o Governo a população tem colaborado. E esse deve ser o papel da sociedade, procurar acompanhar, estar atenta, presente e participar de todas as discussões que estão sendo realizadas sobre os mais variados temas. A comunidade precisa participar sempre. No caso específico da LUOS é importante que a comunidade continue participando. É fundamental a sociedade acompanhar o trabalho dos parlamentares, dos governantes e de todos os funcionários públicos. Com certeza, agindo assim, a comunidade está ajudando.

A região norte do DF disponibiliza de grandes áreas ainda desocupadas e nas mãos de poucos investidores, muitos setores econômicos desvirtuados de funções, condomínios horizontais irregulares e cidades satélites engessadas pelo PDOT. Como está sendo sua linha de atuação em defesa da região?

Tenho procurado debater com todos os segmentos representados na região norte. Como deputado, oriundo de Planaltina, não posso privilegiar nenhum segmento, o meu mandato está aberto, de forma bastante transparente, para ouvir, discutir e defender os interesses coletivos. Tenho atuado para a regularização dos condomínios horizontais, um direito de todos esses moradores, que compraram seus lotes e construíram suas residências. Tenho feito inúmeras reuniões com órgãos do governo federal, com o governador Agnelo Queiroz, com a Infraero e investidores para implantar o Aeroporto de Cargas de Planaltina. Isto representará uma grande transformação para toda a região norte. Também tenho atuado para garantir ações nas áreas da saúde, educação, infra-estrutura e assistenciais para a região. Como sou oriundo do setor cultural, incentivo e apoio às iniciativas culturais, para isso tenho contado com o apoio de grupos de artistas da região e do Governo. Continuarei atuando dessa forma, sempre ouvindo a população e prestando contas de minha atuação.

O que o sr. gostaria de dizer aos moradores de Sobradinho e região?

Parabenizo o Jornal de Sobradinho pela sua importância para a cidade e região, afirmando que continuarei a disposição da população, da imprensa e de todos que desejam construir uma Brasília melhor para toda a sua população. Contem comigo.

Por Júnior Nobre/JS - Foto: Divulgação

UTILIDADE PÚBLICA: DIA 21 DE OUTUBRO COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO

O consumo de energia no mundo todo é uma questão que aflige os governantes, pois as reservas naturais já não são como antigamente e o este consumo está aumentando a cada ano devido ao crescimento da indústria e também da população e para amenizar este problema muitos governos tomam providências para que o consumo seja um pouco menor.

No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do horário de verão que tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.

Ficou determinado que todo ano o horário de verão começaria no terceiro domingo de outubro e terminaria no terceiro domingo de fevereiro.

O próximo horário de verão começará no dia 21 de outubro de 2012, que corresponde ao terceiro domingo de mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.

Durante o horário de verão as lâmpadas são ligadas mais tarde e no horário de pico de consumo de energia que é no final da tarde e começo da noite, muitas pessoas ainda estão nas ruas, diminuindo significativamente o consumo. O Brasil tem conseguido uma economia significativa com o horário de verão, mas poderia ser melhor.

O que falta é a conscientização por parte das pessoas que não se preocupam muito com a energia gasta, muito mais que reduzir a conta de luz no final do mês é uma questão de salvarmos o planeta que já começa a dar sinais de que a humanidade está abusando.

Luzes ligadas à toa, ar condicionado funcionando com a porta do local aberta e tantas outras situações onde vemos claramente o desperdício de energia. Programe-se desde agora, não espere o horário de verão para começar a economizar!

Reúna a família, peça a cooperação de todos! No local de trabalho seja um exemplo, cuide para não deixar luzes acessas, faça tudo que puder, nos mínimos detalhes, para economizar energia. O horário de verão é apenas mais uma forma de ajudar na economia de energia e não apenas a única forma.

É nossa obrigação durante todo o ano ter este cuidado e mais ainda no horário de verão, para que a humanidade possa usufruir deste planeta por muitas e muitas gerações.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CLDF: Câmara homenageia comunidade árabe do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta terça-feira (25) sessão solene, às 19h, em homenagem à comunidade árabe do Distrito Federal. O evento foi proposto pelo deputado distrital Raad (PPL), que está licenciado para assumir a Secretaria de Regularização de Condomínios. Quem vai presidir a sessão solene no plenário da Casa será a deputada Luzia de Paula (PEN).

"É de notório conhecimento que se trata de um povo com relevante importância no desenvolvimento social, cultural e econômico do DF. A grandeza de um povo se mede também pela participação direta e efetiva em seu desenvolvimento", justifica Raad.

Bruno Sodré - CCS/ Foto divulgação

EXCLUSIVO: Bloco Materno Infantil de Sobradinho está quase pronto


*Rafaela Marrocos

As obras do Bloco Materno Infantil de Sobradinho já estão em fase de conclusão. De acordo com a coordenadora da regional de Saúde responsável, Joana D´arc, para concluir as obras, falta apenas instalar a parte elétrica do prédio, um foco de luz no centro cirúrgico e o gás GLP no Banco de Leite, além de finalizar o corredor de acesso do hospital para o bloco.

“Esse bloco é a realização de um sonho de mais de 15 anos dos servidores. Além de ampliar o atendimento à população da regional, nós vamos poder oferecer também um atendimento mais humanizado”, ressalta Joana.
.
A Secretaria de Saúde investiu cerca de R$ 17 milhões na construção do prédio de mais de 3 mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos. O térreo comportará consultórios ginecológicos; sala para exames ecográficos; dez leitos de observação e repouso; seis leitos para parto normal; centro cirúrgico obstétrico com três salas cirúrgicas e quatro leitos de recuperação pós-anestésica; além da unidade neonatal, que tem capacidade para dez leitos de UTI neonatal, 11 de cuidados intermediários e oito para prematuros. O pavimento superior terá duas enfermarias, com capacidade para 60 leitos, banco de leite humano e serviços de triagem auditiva neonatal, fisioterapia e fonoaudiologia para os recém-nascidos.

Por Rafaela Marrocos / Fotos Eduardo Nobre/JS

CONVITE AOS SOBRADINHENSES

Olá pessoal!!! Neste Domingo (30/09/2012), às 9h00, acontecerá o Passeio Ciclístico da Padroeira, aqui na nossa Cidade. Gostaria de convidar você e sua Família para pedalar conosco, entre as quadra de Sobradinho, em um percurso de aproximadamente 20 km, teremos o apoio da Policia Militar e Corpo de Bombeiro. Teremos, também, sorteio de Bicicleta e vários brindes. Após o passeio, uma deliciosa mesa de frutas para todos os participantes. Participe, convide seus amigos e familiares. Vamos confraternizar juntos este momento.

Concentração:
Quadra 08 Estacionamento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 09h00,
Inscrições no local. Somente (01) Kg de alimento não perecível.

Maiores informações: 3591 5646
Bike Mania - Sobradinho

Por Cavalcante

SEGURANÇA: Policiais Militares do Gtop do 13º Batalhão apreenderam duas réplicas de pistola

A equipe do Gtop 33 composta pelo Sargento Edson, Cabo Marcelo e Soldado Vandré apreenderam, por volta das 23h40 de ontem (23), na quadra Central, um homem portando uma réplica de arma de fogo (tipo pistola). Ao retornar da delegacia, vinte minutos depois, a equipe passava pela DF 425, momento que viu e suspeitou de outro homem. Após a abordagem, os policiais encontraram outra réplica de pistola. Os dois homens foram autuados na delegacia da área.

Por Gilmar Santos com informações de Vandré (Gtop 33)PMDF

sábado, 22 de setembro de 2012

Mudança de cadeiras

Cada vez mais perto do TCDF

Necessidade de contar com um aliado no tribunal leva Agnelo a se definir pela escolha de ex-secretário


Ao que tudo indica, o governador do DF, Agnelo Queiroz, bateu o martelo no nome que será indicado ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF). O escolhido seria o deputado federal petista Paulo Tadeu, seu ex-secretário de Governo, por agregar as exigências do posto às necessidades do governador, que precisa emplacar no órgão uma pessoa de inteira confiança. A próxima vaga é do conselheiro Ronaldo Costa Couto, que se aposenta dia 3 de outubro. A indicação é vinculada apenas ao governador. ...

Agnelo teria se decidido por Paulo Tadeu depois de uma reunião, no início do mês, quando membros do Executivo aconselharam o governador a colocar alguém “seu” como conselheiro. A sugestão, vinda de pessoas próximas ao governador, serviria para proteger o governo durante negociações com o tribunal. Além disso, Agnelo não teria, hoje, ninguém de sua confiança no órgão. A decisão teria sido anunciada pelo próprio governador, entre amigos.

Por meio da assessoria, Paulo Tadeu afirmou que a decisão está nas mãos do governador. Entretanto, ainda não teria sido convidado para o cargo, oficialmente. Adiantou que o plano é trabalhar uma candidatura para o Senado – embora não descarte a possibilidade de ir para o TCDF – porque o assunto nunca teria sido tratado entre ele e Agnelo. Procurado pela reportagem, Agnelo disse que não falará enquanto o “tempo político” não estiver fechado.

De acordo com a Lei Orgânica do DF, os conselheiros do tribunal devem ter mais de 35 e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos necessários. “Esperamos que o governador esteja atento ao que diz a lei na hora da indicação”, afirmou o conselheiro Renato Rainha.

MUDANÇA DE CADEIRAS

Com a possível ida de Paulo Tadeu para o Tribunal de Contas, ajustes deverão ser feitos por Agnelo na estrutura de governo. A primeira delas é na Secretaria de Governo do DF, comandada atualmente por Gustavo Ponce de Leon. Ponce era secretário-adjunto da pasta quando Paulo Tadeu aceitou o pedido do governador para voltar à Câmara dos Deputados.

Sem a possibilidade de Paulo voltar à secretaria, Ponce poderá ser efetivado, e o atual coordenador de Articulação Intragovernamental da Secretaria de Governo, Reinaldo Gomes, assumiria como secretário-adjunto. “Não temos conversado sobre esta movimentação. O cargo que Reinaldo assume hoje é semelhante ao de adjunto, em nível hierárquico, e qualquer coordenador poderia assumir, já que a equipe vem, há meses, de um trabalho de parceria”, avaliou o secretário Gustavo Ponce.

Outra movimentação política envolve o nome do irmão de Paulo Tadeu, Ricardo Vale. A intenção seria articular a campanha de Ricardo para uma cadeira na Câmara Legislativa, como deputado distrital. Ricardo controla a ONG CataVento, citada nas investigações sobre verbas do Ministério do Esporte, entre 2003 e 2006. Ricardo seria o sucessor político do irmão.

Por Camila Costa
Fonte: Jornal de Brasília - 21/09/2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CONVITE AOS SOBRADINHENSES

Para iniciarmos bem este projeto, estamos contando com sua presença na primeira seresta de uma serie de outras.

LOCAL: RANCHO CANABRAVA, dia 21/09.

ENTREVISTA: Sobradinho II recebe melhorias na infraestrutura

Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Hamilton Alves da Cunha aponta à AGÊNCIA BRASÍLIA quais ações promovem o desenvolvimento de Sobradinho II

No cargo desde 1º de janeiro de 2011, o administrador regional de Sobradinho II, Hamilton Alves da Cunha, apresenta quais serviços e melhorias já fazem parte da vida dos moradores da cidade. Segundo ele, vários projetos são desenvolvidos para levar serviços à população.


Qual ação promovida pelo governo mais beneficia a população?

Acredito que a construção do Complexo de Saúde na Fazenda Mirim, entre Sobradinho e Sobradinho II, será a obra que mais beneficiará nossa população. Lá, teremos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma escola técnica de saúde. As obras já estão em andamento. Os moradores terão, além do atendimento profissional, acesso a cursos na área da saúde.

Há projetos sociais desenvolvidos na cidade?

A diretoria social da administração regional desenvolve o projeto Sobradinho II Rumo à Cidade Saudável junto às lideranças locais. Trata-se de um encontro para debater os problemas da comunidade, com foco na mobilização social. Ou seja, a comunidade discute saúde, educação, infraestrutura e outros temas para buscarmos melhorias através das políticas públicas de governo. Durante os encontros, também levamos serviços como corte de cabelo, maquiagem e exames de saúde gratuitos. O projeto teve grande aceitação na comunidade e vem crescendo a cada dia. Os encontros ocorrem toda quarta-feira na administração regional. Representantes do governo sempre estão presentes.

A infraestrutura de Sobradinho II tem recebido melhorias?

Sim. Começamos com a organização e limpeza, o que inclui poda de árvores, pintura de meios-fios, manutenção de equipamentos públicos e plantio de 100 mil metros de grama. Outras ações aumentaram a qualidade de vida e incentivaram o lazer. Para isso, foi construída uma pista de skate, instalados seis Pontos de Encontro Comunitário (PECs), o campo de futebol foi iluminado e o ginásio de esportes e as sete quadras poliesportivas reformados. Os pedestres também andam pela cidade com mais conforto. Foram construídos aproximadamente 2 mil metros de calçadas. Já os motoristas podem trafegar nas vias da Área de Interesse Social (Aris) Buritis, sem enfrentar buracos, já que o local recebeu reparos. Além disso, foi construído estacionamento novo na cidade. Houve, ainda, a reforma do Salão Comunitário de Múltiplas Funções.

Quais os projetos de incentivo a cultura?

Temos a Feira Cultural, que reúne toda quinta-feira, a partir das 17h, cerca de mil pessoas para mostras de artesanatos, shows de artistas locais, apresentações culturais e degustação de comida típica. O espaço oferece lazer para a população e, aos feirantes e músicos, a oportunidade de mostrar o seu trabalho.

Quais são as próximas ações idealizadas para a comunidade de Sobradinho II?

Há muitos projetos para Sobradinho II. Entre os que já estão encaminhados, temos o Complexo de Saúde, a passarela do Chão de Flores e a instalação da rede de esgoto em Aris Buritis. Também lutamos para conseguir o recapeamento da DF-420, asfaltamento da Aris Buritis, reforma da Feira Permanente, construção do terminal rodoviário e melhoria da iluminação na Avenida Contorno. Outra ação relevante é a liberação dos termos de posse para os moradores do Buritizinho, que está em andamento.

Por Ailane Silva, da Agência Brasília/Fotos: Brito

SEGURANÇA: CAPOTAMENTO NA BR-020 DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS, UMA EM ESTADO GRAVE.

Por volta das 9h30, desta quinta-feira, 20/09, Kailo de Jesus, 23 anos, perdeu o controle do veículo que dirigia, após realizar ultrapassagem em outro veículo que estava na faixa da direita, capotou várias vezes, atravessou a marginal sentido plano piloto/Sobradinho e ficou totalmente destruído. Kailo estava acompanhado de sua mãe Suelane de Jesus, 43 anos, que ficou gravemente ferida.

Segundo testemunhas o Fiat Pálio dirigido por Kailo seguia sentido Sobradinho pela BR-020 e havia um veículo na faixa da direita, então Kailo ultrapassou pela esquerda e ao tentar retornar para sua faixa perdeu o controle do veículo que conduzia e capotou várias vezes, atravessou a via marginal e parou fora da pista. O veículo ficou totalmente destruído.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para o local e socorreu Kailo que estava na companhia de sua mãe de 43 anos, que precisou ser retirada das ferragens do veículo e transportada às pressas ao Hospital em estado grave. Kailo sofreu escoriações leves e estava consciente.

A Polícia Militar esteve no local para realizar a sinalização do trânsito e posteriormente a Policia Rodoviária compareceu para aguardar a perícia da polícia civil.

Por Claudio Martins (texto e fotos)Especial para o Jornal de Sobradinho

Sobradinho preocupado com a preservação ambiental

Dentro das atividades do SETEMBRO VERDE, o Dia da Árvore será comemorado com plantio de mudas e apresentações culturais

Sobradinho é a única cidade do Distrito Federal localizada numa serra. Só isto já lhe confere um ar diferente das demais. As características da região, particularmente dotada de diversidade paisagística, com muitos morros, cachoeiras e clima ameno são o diferencial da cidade. Preocupados com a manutenção da qualidade de vida local, neste ano, os esforços do Governo do Distrito Federal e da Administração de Sobradinho, estão concentrados em transformar a cidade em referência no que diz respeito ao desenvolvimento econômico sustentável e preservação ambiental.

Neste mês, uma programação especial chamada SETEMBRO VERDE, foi idealizada pela Casa de Atividades Sócio-Ambientais do Ribeirão da Administração Regional de Sobradinho. Desde o dia 1º de setembro, atividades como feiras, palestras e oficinas voltadas para conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável estão sendo realizadas na cidade.

No dia 21 de setembro, atividades especiais foram preparadas para comemorar o Dia da Árvore, tais como o plantio de mudas nativas e apresentações culturais do Circuito Cultural ONG Amigos da Floresta e do Bumba Meu Boi do Seu Teodoro. Neste mesmo dia, ainda será comemorado o dia do Ribeirão Sobradinho. Além disso, será assinado o relatório do Grupo de Trabalho do Ribeirão Sobradinho, que foi instituído por meio de decreto governamental do dia 15 de junho de 2012, que dispõe sobre a criação do grupo de trabalho para diagnosticar e apresentar soluções visando a recuperação ambiental do Ribeirão Sobradinho.

SERVIÇO
Onde? Casa do Ribeirão (Quadra 09, Avenida Contorno, Área Especial 06)
Quando? Dia 21 de setembro de 2012, a partir das 9h
Em anexo, programação da atividade.


Por Juliana Freitas/ ASCOM – Adm Reg de Sobradinho I

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JÁ NAS BANCAS!!!

Comunicamos aos leitores do Jornal de Sobradinho, que a edição número 246 de Setembro de 2012 já encontra-se antecipadamente disponível, em todas as bancas de jornais e revistarias da cidade serrana. Lembrando que a edição é gratuita e dirigida à comunidade de Sobradinho I, II e região norte do DF. Essa é uma cortesia do editor e dos patrocinadores do jornal que prezam pela periodicidade ininterrupta.

Confira nesta Edição:

(*) Começa o Festival de Cinema de Brasília em Sobradinho - Capa
(*) Governador Agnelo inaugura nova iluminação em Sobradinho - Pág. 02
(*) Colégio Sete Estrelas apoia projeto do GDF – Viva a Vida Sem Drogas - Pág. 02
(*) Ruas de Sobradinho mais Seguras - Pág. 02
(*) Em Sobradinho “ O Espelho”, Instalação de Som e Imagem – Pág. 04
(*) Boletim de Ocorrências do Mês de AGOSTO/SETEMBRO, até a presente data em Sobradinho I e II - Págs 5 e 6.
(*) Social – Sucesso de Público na apresentação do novo Administrador de Sobradinho I – Márcio Guedes- “Testinha” - Pág. 07
(*) Justa homenagem ao Sr Teodoro Freire e David Meira (in memoriam) - Pág. 08

ACONTECEU: Seminário sobre “Paulo e Estêvão” em Sobradinho

O Grupo Espírita Cristão A Caminho da Luz (GECCAL), de Sobradinho (DF), promoveu na tarde/noite do dia 15 de setembro o Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos à luz da obra Paulo e Estêvão“, alusivo aos 70 anos da publicação do romance de Emmanuel (FCX). O evento foi aberto pelo presidente do GECCAL Narcizo Rocha e contou com a atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho, respectivamente, presidente interino e diretora da FEB, e dos colaboradores da FEB Mari Ayda Sasse, Cesar Adonay e Flávio Rey de Carvalho.

Informações: cfn@febnet.org.br, www.febnet.org.br

EDUCAÇÃO: Sem professores, alunos de colégio de Sobradinho ficam um mês sem aulas

Diretor alega que não conseguiu um substituto pela Secretaria de Educação

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 4, de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal estão sem aula devido a falta de professores substitutos.A responsável pelas aulas de uma das turmas precisou se afastar por 30 dias e a escola não colocou um substituto no lugar.
Sem aulas, alguns alunos temem a reprovação no fim do ano letivo. Eles estão sem aulas desde 18 de agosto.

De acordo com a direção da escola, a coordenadora que poderia fazer a substituição também apresentou médico e só volta no ano que vem. Como as outras turmas estão lotadas, 30 alunos foram dispensados sem previsão de voltar às aulas.
O ano letivo que já estava prejudicado por causa da greve dos professores ficou ainda mais complicado. A três meses do fim do ano, a turma nem fez as provas do segundo bimestre.
O diretor da escola, Oselb Freitas Cardoso, disse que faltam professores até mesmo para cobrir licenças na Secretaria de Educação do DF Ele afirma que já fez 155 ligações para a pasta, na tentativa de conseguir um substituto.

Fonte R7

Feira Modelo vira realidade em Sobradinho

Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Márcio Ribeiro Guedes apresenta à AGÊNCIA BRASÍLIA um balanço das principais realizações promovidas na cidade

O administrador regional de Sobradinho, Márcio Ribeiro Guedes, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês, acompanha de perto tudo que está sendo feito para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ele mora na cidade desde que nasceu e ressalta que muitas melhorias já foram realizadas e outras, como a Feira Modelo, estão em processo final para serem colocadas à disposição da comunidade.

A Feira Modelo será um dos diferenciais da cidade. Quando começará a funcionar?

Essa feira é um sonho dos feirantes e moradores de Sobradinho. As obras estavam paradas e foram retomadas em novembro de 2011. São 304 boxes na nova feira, que já está concluída. Estamos agora no processo de transferência dos feirantes. A lista definitiva com os nomes dos permissionários foi divulgada no dia 31 de agosto, e o sorteio para definir a localização de cada box ocorreu em 3 de setembro. Provavelmente, nesta semana, os feirantes devem ficar sabendo que modelo de box padrão deverá ser adotado. Finalizada a instalação dos boxes, a feira será inaugurada.

O senhor assumiu recentemente a Administração Regional de Sobradinho. Quais são as suas perspectivas para a cidade?

Iniciei minha gestão aqui há pouco tempo, em 8 de agosto deste ano, mas estou muito confiante. Nasci e sempre morei em Sobradinho, ou seja, tenho uma relação sólida com os moradores e conheço as dificuldades daqui. A minha meta é, com muito empenho e dedicação, manter a cidade limpa e organizada, concluir as obras e trazer mais melhorias com apoio de todo o Governo do Distrito Federal. Trazer avanços para a cidade é elevar a qualidade de vida dos seus moradores.

Que benefícios Sobradinho recebeu do governo desde 2011?

Vários pontos escuros de Sobradinho ganharam iluminação pública, o que auxilia na segurança dos moradores. Na primeira etapa dos serviços, instalamos 83 postes com lâmpadas mais potentes, de 400 watts, na Rua 03. A meta é colocar mais postes e trocar as luminárias em toda a cidade. As escolas também estão sendo revitalizadas. Além disso, por meio do programa do GDF Regularizou, é Seu, foram entregues 429 casas na Vila Dnocs, em área com saneamento básico e urbanização.

Quais espaços de lazer são oferecidos à população?

Estamos perto de inaugurar o Centro Olímpico David Henrique Conrado Meira, onde atenderemos cerca de mil alunos em diversas modalidades esportivas. Também construímos uma praça na Vila Basevi e instalamos sete Pontos de Encontro Comunitário (PECs). Além disso, revitalizamos o Parque dos Jequitibás, que ganhou bloquetes de concreto no estacionamento e nas calçadas, construção de skate parque, instalação de um PEC e reforma do anfiteatro e banheiros.

O que é feito para melhorar o trânsito em Sobradinho?

Revitalizamos placas de sinalização e faixas de pedestres, entregamos as obras de duplicação e restauração da DF-150. Também fizemos recapeamento e operação tapa-buraco de vias em vários pontos da cidade. Os pedestres ganharam calçadas, construímos rampas de acessibilidade para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, e estamos concluindo uma ciclovia com 5,4km de extensão. Ela contornará a cidade desde o balão que liga Sobradinho 1 a Sobradinho 2 à BR-020.

Sobradinho tem recebido avanços na área de Saúde?

Umas das principais realizações nessa área foram a reforma do Hospital Regional e a construção de um bloco materno infantil, que está em fase de acabamento. Os moradores também podem contar com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ajuda a desafogar o atendimento nos hospitais. O Setor Nova Colina terá, pela primeira vez, um Centro de Saúde para atender os moradores da região. Além disso, no Setor de Mansões, por meio de parcerias, foi instalado Posto de Atendimento para Primeiros Socorros.

Por Ailane Silva, da Agência Brasília/ Foto: Divulgação

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VEM AÍ : O MUTIRÃO DE SAÚDE EM SOBRADINHO II

Convidamos a comunidade para Mutirão de Saúde no CSs 03 em Sobradinho II.

ATIVIDADE: Mutirão de Saúde
LOCAL: Centro de Saúde 03 Sobradinho II – DF
Dia: 22 de setembro de 2012 de 08 às 18horas


Especialidades:
1. Neurologia;
2. Neuropediatria;
3. Pediatria;
4. Odontologia;
5. Nutrição;

Outros Serviços
6. Teste de Acuidade Visual;
7. Teste de Bio-impedância;
8. Abertura do Cartão do SUS;
9. Abertura de Prontuário Eletrônico;
10. Aferição de Pressão;
11. Teste de Glicemia Capilar
12. Stands DST/AIDS;
13. Stands da Dengue, Leishmaniose, Hantavirose e Leptospirose.

O público das especialidades será os pacientes da fila de espera da regional de saúde de Sobradinho.

Todos os pacientes de especialidade já foram contatados para esse mutirão.

A Coordenação Geral de Saúde de Sobradinho realizará até o final do ano outros mutirões para ZERAR a fila de espera.

Para a participação da população nos outros diversos serviços, será necessário que compareçam munidos de:

• CARTÃO DE VACINA;
• RG;
• CPF;
• Comprovante de Residência atualizado e com CEP.

Esses mesmos documentos são necessários para os pacientes das consultas de especialidades.

Haverá também um café da manhã com lideranças de Sobradinho II.

Por JOANA D`ARC GONÇALVES DA SILVA- Coordenadora Geral de Saúde de Sobradinho/ Foto: Divulgação

Sobradinho II rumo à cidade saudável

Na noite desta terça-feira (18), os moradores de Sobradinho II e região terão a oportunidade de discutir propostas de políticas públicas e implementação de um plano de governo voltado para a inter-relação da saúde com a educação, a habitação, o saneamento, o transporte, o lazer e a preservação ambiental.

Essa será a pauta de debates da Audiência Pública proposta pelo deputado Dr. Michel, que vai acontecer a partir das 19 horas, no Salão Comunitário (ao lado do Restaurante Comunitário), em Sobradinho II. De acordo com o distrital é preciso que o governo elabore um plano de gestão que adeque Sobradinho II ao conceito de cidade saudável. “Atualmente o tema cidades saudáveis vem assumindo importância, sendo uma nova forma de gestão municipal e de conquista de cidadania pela população”, explica Dr. Michel.

Por Ana Paula Cortes

SEGURANÇA: PERSEGUIÇÃO POLICIAL, APÓS LADRÕES FURTAREM CAMINHONETE NO SETOR DE MANSÕES DE SOBRADINHO II TERMINA COM DOIS "PEBAS" PRESOS E A CAMINHONET

Na noite desta segunda-feira, 17/09, policiais militares do GTOP-33, prenderam dois homens,Tayroni Pereira, 21 anos, e Leonardo de Souza, 22 anos, acusados de furtar uma caminhonete GM S-10 de cor branca, próxima a QMS 54 de Sobradinho II.

A equipe de GTOP-33, comandada pelo sargento Silvan e composta pelo cabo Duarte e soldados Vandré e Eduardo Sales, realizava patrulhamento na AR 01 de Sobradinho II, quando foi irradiado pelo CIADE que um assalto acabara de acontecer nas proximidades da QMS 50 do Setor de Mansões. Os policiais imediatamente seguiram para o Morro do Sansão, a fim de localizar o veículo.

No deslocamento os policiais depararam com a caminhonete roubada, no sentido contrário da viatura, em frente ao condomínio Verde Vale e começou um acompanhamento policial dentro do Setor de Mansões.

Os meliantes perderam o controle da caminhonete e saíram da pista, desceram do veículo e invadiram uma residência. Os policiais obtiveram êxito em prender os dois indivíduos e encaminhá-los até a 35ª Delegacia de Polícia, juntamente com a caminhonete furtada. Não foi localizado arma de fogo.

Por Claudio Martins /Foto: Ferreira Santos - especial para o Jornal de Sobradinho

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PARALISAÇÃO: Bancários entram em greve a partir desta terça-feira

Financiamentos em andamento nos bancos podem ficar prejudicados

*Carolina Martins

A partir desta terça-feira (18) os bancários iniciam o movimento nacional de greve e agências de todo País devem suspender o atendimento aos correntistas. Ainda não há previsão de quantos bancos devem aderir, mas a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) informa que somente os serviços disponíveis em caixa-eletrônico e pela internet vão funcionar normalmente.

Quem precisar sacar dinheiro ou pagar contas diretamente no caixa, não vai conseguir resolver os problemas. No entanto, o diretor de imprensa da Contraf, Ademir Wiederkehr, diz que não haverá problemas no pagamento de salários.

— Aposentados e pensionistas vão conseguir sacar o dinheiro normalmente no caixa eletrônico. A nossa intenção não é prejudicar a vida dos correntistas. A culpa da greve é dos bancos.

Prejuízos

Mas quem está em processo de financiamento de casa própria ou de um carro pode ser prejudicado se os serviços forem suspensos. Se quem está comprando um veículo, por exemplo, pagar a entrada e a greve começar antes do financiamento ser aprovado, o carro novo não será liberado na concessionária sem a autorização do banco.

O mesmo pode ocorrer com quem está negociando o saldo devedor de um imóvel. O valor pode aumentar durante o período da greve e o comprador será obrigado a pagar mais. Nesse caso, o presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Defesa das Relações de Consumo), Gerado Tardin, diz que é preciso guardar os comprovantes do prejuízo.

— O consumidor que tiver prejuízo financeiro comprovado, pode, depois da greve, recorrer ao Judiciário para ser ressarcido. Na questão de pagamentos de contas, não tem sido acatada a cobrança de juros e multa porque há inúmeras formas de realizar o pagamento, como pela internet ou em postos de autoatendimento.

Reivindicações

Os bancários pedem um aumento de 10,25% nos salários. No entanto, os patrões oferecem 6% de reajuste. Segundo a Contraf, a paralisação é por tempo indeterminado, até que os banqueiros façam uma nova proposta.

Nessa segunda-feira (17) serão realizadas assembleias regionais em todo o país para referendar o movimento de greve e organizar o movimento. Somente no fim do dia desta terça será divulgado o balanço de adesão das agências.

A última greve dos bancários durou 21 dias, em setembro do ano passado.

Por Carolina Martins, do R7, em Brasília/ foto google images

Cinema: um patrimônio do DF

Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, explica como a valorização da identidade local dá visibilidade a Brasília como Patrimônio Humanidade. O Festival de Brasília, que começa nesta segunda, é uma das marcas culturais da capital

À frente da Secretaria de Cultura e articulador da renovação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o poeta tocantinense Hamilton Pereira se empenha em levar as manifestações artísticas para além da realidade de concreto do Plano Piloto. Com a mesma determinação, ele se dedica a trazer para os espaços culturais uma faixa de público até pouco esquecida. Entre eles, as pessoas com necessidades especiais.

Em entrevista à AGÊNCIA BRASÍLIA, o secretário detalha as mudanças realizadas no festival e as ações do GDF para resgatar as referências históricas e culturais da capital federal, como o Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes. Há quase cinco anos fechado para visitação, ele foi reaberto no início do mês como parte do plano de revitalização dos espaços museais e do decreto, assinado pelo governador Agnelo Queiroz em janeiro desde ano, que marca 2012 como o Ano da Valorização de Brasília.

Experiência e boas ideias não faltam a Hamilton. Durante sua primeira passagem pelo GDF, na segunda metade dos anos 1990, ocupou pela primeira vez a cadeira da pasta, época em que o projeto Temporadas Populares revolucionou a história da cultura local com uma programação extensa e acessível, muitas vezes gratuita.

O Festival de Cinema do ano passado foi marcado por polêmicas em razão de mudanças nas regras. Como os participantes encararam as mudanças este ano? Houve muita reclamação junto à secretaria?

As mudanças que ocorreram no ano passado foram necessárias. Este ano introduzimos algumas pequenas modificações que foram muito bem aceitas, sem grandes polêmicas. No ano passado, antecipamos a data do festival para setembro, abolimos o critério de ineditismo, introduzimos a exibição em digital e descentralizamos para as cidades; este ano, o Gama também faz parte das exibições simultâneas junto às cidades de Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia, além do Plano Piloto. E incluímos uma nova modalidade, a premiação para documentários, que é uma modificação importante para favorecer e estimular essa vertente do audiovisual, que ganha muita força na cinematografia brasileira. Essas modificações produziram um certo desconforto na edição anterior, mas a prática mostrou que isso tudo foi eficaz. Então, a aceitação foi muito mais tranquila que no ano passado.

A descentralização do festival também é uma das grandes novidades desta edição. Isso deve acontecer com outras manifestações culturais e artísticas?

O Fundo de Apoio à Cultura (FAC) é um instrumento dessa política. O nosso apoio à cultura está sendo modernizado e este ano já disponibilizou, por meio de edital, R$ 17 milhões no primeiro semestre, e agora, nesta última semana, lançamos mais um edital com a soma de R$ 24 milhões, que contempla a realização de espetáculos nas cidades. Ou seja, com o FAC temos o mais significativo fundo de apoio à cultura do país. O FAC hoje é uma realidade democrática e está sustentando o fazer cultural de Brasília. Isso é muito importante, porque, com o apoio à circulação de espetáculos e de atividades culturais, vamos colher os frutos dessa descentralização ao levar a oferta para perto das pessoas.

Outra mudança no festival deste ano é que no Cine Brasília não haverá exibições. Excepcionalmente, a Sala Villa-Lobos acolherá o festival devido à reforma do cinema. Fale sobre os benefícios dessa revitalização e a previsão de entrega da obra.
Estamos realizando uma reconstrução de políticas públicas. O GDF trabalha para fixar uma agenda de governo que articule cultura com sustentabilidade nesse novo ciclo que Brasília está vivendo. No primeiro ano de governo, realizamos a impermeabilização do teto do Cine Brasília, que era um problema antigo do cinema e causava infiltração no edifício. Agora está em curso a segunda etapa da reforma e restauração, com o objetivo de torná-lo uma sala contemporânea de cinema. O Cine Brasília é um cinema público. Ele vai além de um lugar tombado: é um espaço afetivo da cidade. Estamos adotando novas tecnologias na recuperação, como o ar-condicionado, redes hidráulicas e elétricas. Outra medida que é uma preocupação permanente do governador Agnelo Queiroz é a acessibilidade. O cinema terá rampas de acesso, alargamento das portas dos banheiros, equipamentos que agora serão licitados para fazer do Cine Brasília o espaço mais significativo da cidade. A expectativa de entrega é para o final do ano.

A reforma do Cine Brasília e a entrega do Panteão da Pátria, no começo do mês, fazem parte do decreto do governador Agnelo Queiroz que transformou 2012 no Ano de Valorização de Brasília. Nesse resgate dos espaços museais e revitalização dos pontos culturais, qual é o próximo passo?

O Panteão da Pátria estava fechado havia cinco anos. Nós investimos para recuperá-lo e devolvê-lo para a visitação pública. Com a reabertura, foram incluídos mais 20 nomes no Livro de Aço [que relaciona os heróis nacionais]. Foram inseridos heróis como Chico Mendes e as primeiras mulheres registradas no livro, Anita Garibaldi e Ana Nery. A entrega do Cine Brasília encerra os trabalhos deste ano, junto à pintura da cúpula do Museu da República. Para 2013 estão previstas a recuperação do Museu de Arte de Brasília (MAB), na Orla do Lago; da Casa do Cantador, em Ceilândia; do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul; além de obras no Polo de Cinema para recuperá-lo como um espaço de formação para o audiovisual de Brasília.

Na sua primeira passagem pela Secretaria de Cultura, nos anos 90, o senhor esteve à frente da criação do Temporadas Populares. Existe alguma possibilidade de retorno projeto?

Já iniciamos algo semelhante. No entanto, é preciso lembrar que naquele momento do Temporadas Populares tínhamos no governo um instrumento administrativo – a Fundação Cultural –, que hoje não temos mais. Ela nos permitia uma agilidade maior do ponto de vista de gestão para realizar atividades dessa natureza. O Temporadas Populares se caracterizou por ser uma oferta bastante complexa de espetáculos culturais ao longo dos meses de férias, e isso dinamizava a vida cultural da cidade. O formato incluía música, teatro e dança. Agora estamos experimentando algo como o que aconteceu no mês de janeiro com o FestiArte [Festival Internacional de Artes de Brasília], em diálogo com a Secretaria de Educação e com gancho no Curso de Verão da Escola de Música. Fizemos uma soma vitoriosa, muito bem recebida. Com vistas nos três meses por ano sem chuva em Brasília, estamos pensando em algo chamado Temporadas de Sol, para oferecer música em espaços abertos. A meta é pôr o projeto de pé a partir do ano que vem.

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília/foto Brito

Agnelo passa o trator e derruba decisão do TCDF que impedia a realização da licitação do transporte público do DF

Ele comemorou muito na última sexta (14) . Afinal, seu governo conseguiu finalmente dar um grande passo rumo ao desenvolvimento pleno do transporte público no DF.

“Tivemos a coragem de romper com o oligopólio das empresas e promover a primeira licitação do transporte público do DF, para garantir um serviço de qualidade à população”, afirmou o governador Agnelo Queiroz e acrescentou, reforçando que o edital não tem quaisquer irregularidades e é totalmente transparente.
Publicamente Agnelo não diz, mas nos bastidores reclamou muito do TCDF, que tentou mais uma vez impedir a realização da licitação. A população agradece.

Fonte Blog Donny Silva / foto divulgação